Argentina e Chile na mesma viagem em 6 roteiros
De Norte a Sul, Argentina e Chile compartilham cerca de 5 mil quilômetros de fronteira. Por isso é muito fácil combinar os dois países na mesma viagem.
As opções de rolês entre Argentina e Chile são algumas das mais lindas da América do Sul, indo do Altiplano Andino à Patagônia – e só esses dois extremos me causam samba cardíaco!
Assim, criei 6 roteiros pra quem tá a fim de conhecer Argentina e Chile na mesma viagem, com dicas lindas de lugares, informações sobre quando é melhor ir e tudo mais.
- Roteiro Norte
- Noroeste
- Roteiro Santiago Mendoza
- Região dos Lagos Andinos
- Carretera Austral + Ruta 40
- Patagônia Austral
Lembrando que ofereço consultoria de viagem pela América do Sul e posso te ajudar a criar teu roteiro personalizado e a planejar tua viagem combinando Argentina e Chile! Aqui você pode entender melhor como funciona a consultoria ao vivo por videochamada com a maior especialista de viagens sulamericanas!
Informações gerais para viajar pela Argentina e Chile
Desde já, saiba que é possível viajar apenas com o RG pelos dois países. Você pode ler mais informações sobre como é aqui nesse post.
Cruzar as fronteiras é super fácil. O mais comum é fazer isso em ônibus. Comigo, a fronteira que mais demorou foi a do Norte, entre Purmamarca e San Pedro de Atacama, porque a inspeção por lá é bem rigorosa devida a proximidade com o Paraguai e Bolívia.
Já cruzei também a pé + carona de Chile Chile, na Carretera Austral, a Los Antiguos.
Fique esperto no que tem na mochila. A aduana chilena é chata e não permite a entrada de diversas coisas. Por isso não compre na Argentina comidas que você não poderá entrar no Chile. Leia esse post pra mais informações.
Roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem
Entre tantos pasos fronterizos, os dois países possem várias belezas e algumas possibilidades de viajar por ambos na mesma viagem.
Segue a listinha de 6 roteiros pra curtir Chile e Argentina juntos. Comenta aqui depois qual sua viagem preferida dentre as opções!
1 – Roteiro Norte
Quem lê o blog com frequência (e se não lê, te aconselho a começar a fazer isso rs) sabe que eu sou a-pai-xo-na-da pelo altiplano andino, mais comumente chamado no Chile e Argentina de Puna.
O altiplano argentino e chileno oferece desertos, salares, lagoas, montanhas…. Vários cenários lindos pra cara#%o!
Roteiro: províncias de Salta e Jujuy, no Norte da Argentina, e o Atacama, no Norte do Chile. Pra isso, eu indico as cidades bases de Salta, Tilcara e San Pedro de Atacama.
Quando ir: qualquer época do ano. Verão com possibilidade de chuvas na Argentina. Inverno com neve no Atacama (cuidado, porque o Paso Jama pode ser fechado em alguns dias).
Como chegar: Salta, Jujuy possuem aeroporto. Já para chegar ou partir de San Pedro, é preciso usar Calama. Entre as cidades existem ônibus regulares com várias saídas ao dia. Pra ir de Salta ao Atacama via Paso jama, veja aqui.
O que ver:
(Clique onde tá azul pra ler sobre cada lugar)
- Cafayate e a Quebrada de Las Conchas
- Cachí e o Parque Nacional de los Cardones
- San Antônio de los Cobres e o Trem às Nuvens
- Purmamarca e o Cerro de Siete Colores
- Tilcara e Maimará
- Humahuaca e El Hornocal
- Salinas Grandes
- Lagunas Escondidas de Baltinache
- Valle de La Luna
- Geyseres del Tatio
- Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas
2 – Roteiro Noroeste
Esse é o único roteiro da lista que eu ainda não fiz (e farei, espero).
O Roteiro Noroeste da Argentina e Chile inclui lugares incríveis, mas ainda bem fora da rota de viagem nos dois países.
Vales, salares, montanhas… Paisagens tão lindas quanto do Norte, afinal essa região também é altiplano – inclusive parte do Deserto do Atacama.
Roteiro: Inclua La Serena, Copiapó, Catamarca, La Rioja e San Juan. Os pasos fronterizos serão o de San Francisco e via Las Caracoles.
Quando ir: qualquer época do ano. No verão você vai pegar bastante calor, beirando o insuportável. Já no inverno vai tá muito frio e os pasos podem tá fechados por neve. Por isso o ideal seria na primavera e no outono.
Como chegar: Indico voar pra Santiago para começar a viagem. A volta também, assim rola um roteiro circular (que pode mesclar com o roteiro abaixo, número 3). Ainda tô buscando informações sobre ônibus que cruzem o paso de San Francisco, se não, só carona e carro. Update: o paso de San Francisco não possui ônibus de viagem que cruze a fronteira.
O que ver:
- Valle del Elqui
- Farol La Serena
- Observatório Mamalluca
- Reserva Nacional Pingüino
- Ojos de Salado
- Valle de Copiapó
- Incahuasi
- Cerro de la Cruz
- Bahía Inglesa
- Parque Nacional Pan de Azúcar
- Campo de Piedra Pómez
- Balcón de Pissis
- Vinchina
- Laguna Brava
- Volcán Galán
- Castillos de Villa Vil
- Barreal Aimogasta
- Cuesta del Viento
- Parque Nacional El Leoncito
- Antofalla
- Famatina
3 – Roteiro Santiago Mendoza
A Estrada de Los Caracoles é uma das mais lindas que eu já vi na minha vida! Cheia de curvas na Cordilheira dos Andes
Ela liga Santiago, capital chilena, a Mendoza, uma das mais importantes cidades argentinas.
A mesma estrada no lado da Argentina, que tem nome oficial de Ruta Nacional 7 (RN 7), leva a Buenos Aires.
Roteiro: Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Concón, Horcon, Mendoza, San Rafael, Cacheuta, Uspallata e Potrerillos.
Quando ir: Depende da intenção da sua viagem. Se quiser fazer uma viagem com neve, é ideal viajar no inverno, entre junho e setembro. Se quiser curtir as trilhas, as praias e um clima mais agradável, durante o verão. Mas durante todo o ano sua viagem será linda!
Como chegar: Santiago e Mendoza possuem aeroporto. Veja aqui como sair do de Santiago sem gastar um rim! Pra ir de Mendoza a Santiago (ou vice-versa) você pode fazer em ônibus de viagem internacional, que usa a Estrada de Los Caracoles parando nas aduanas para os trâmites de imigração!
O que ver (dependendo da época):
(Clique onde tá azul pra ler sobre cada lugar)
- Santiago
- Viña del Mar
- Valparaíso
- Dunas de Concón
- Horcón (comunidade hippie)
- Laguna Verde
- Parque Nacional La Campana
- Cajon del Maipo
- Valle Nevado
- Farellones
- Parque Aconcágua
- Potrerillos
- Puente del Inca
- Termas de Cacheuta
- Uspallata
- Cânion Atuel
- Valle Grande
Montanhas Coloridas na América do Sul
4 – Região dos Lagos Andinos
Só o nome Região dos Lagos Andinos remete a algo lindo e único! Viajei por lá e posso te garantir que é uma uma das seis regiões mais lindas da América do Sul.
Paisagens com cachoeiras, lagos, vulcões e montanhas, essa é uma das viagens entre Argentina e Chile que você precisa fazer!
Roteiro: Você pode começar por Puerto Montt, indo até Chiloé, passando por Puerto Varas, Frutillar, Osorno, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes, Bariloche e El Bolsón. Logo eu vou escrever aqui no blog sobre os destinos.
Roteiro completo da Região dos Lagos Andinos
Quando ir: para conhecer a Região dos Lagos a melhor época é a primavera verão. O céu está mais limpo, os lagos ficam mais azuis e o clima mais agradável. No outono a vegetação fica incrível de linda! No inverno a viagem deixa de ser pelos lagos para ser de neve!
Como chegar: Tanto Puerto Montt quanto Bariloche possuem aeroportos com voos diários vindos das capitais. De uma cidade pra outra é possível fazer de carro, alugando em cada país, ou de busão! Eu fiz praticamente tudo de carona.
O que ver:
- Parque Huerquehue
- Vulcão Villarica
- Ojos del Caburga
- Parque Huilo Huilo
- Vulcão Osorno
- Saltos de Petrohué
- Lago Todos Los Santos
- Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
- Pinguineiras de Puñihuil
- Cajón del Azul
- Lago Puelo
- Cerro Campanário
- Parque Nahuel Huapi
- Isla Victória
- Parque Llao Llao
- Bosque de Arrayanes
- Rota dos 7 Lagos
5 – Las Rutas (Ruta 40 e Carretera Austral)
Não adianta pesquisar por Roteiro Las Rutas, porque inventei esse nome! É que nessa região, você irá conhecer as belezuras de duas estradas na Patagônia norte dos dois países.
A estrada chilena se chama Carretera Austral e a estrada argentina é a Ruta 40.
Se você curte Road Trips (viagens de carro, que em inglês é mais chique), essas estradas vão ser dos melhores rolês da sua vida!
Fiordes, quedas d’água, geleiras, lagos, bosques, montanhas… Cenários de filme mesmo você vai ver!
Roteiro: Você pode começar por Puerto Montt, passando pela Ilha de Chiloé ou pode começar por Cohyaique. Inclua no rolê Puerto Rio Tranquilo, Villa O’Higgins, Chile Chico, Los Antiguos, Esquel, El Bolsón, Futaleufú e Puerto Cisnes.
Quando ir: A melhor época pra viajar pela Carretera Austral e esse trecho da Ruta 40 é durante a primavera verão.
Como chegar: As cidades que possuem aeroportos são Puerto Montt, Balmaceda (Cohyaique) e Esquel. De carro alugado você terá não poderá cruzar as fronteiras. De carro próprio é a melhor opção. Poderá haver trechos com balsas – reserve com antecedência. Sem carro rola fazer os trechos em ônibus ou carona, como eu fiz.
Aqui tem um guia completo pra viajar pela Carretera Austral.
O que ver:
- Pinguineiras de Puñihuil
- Parque Nacional Queulat
- Bosque Encantado
- Reserva Nacional Lago Jeinimeni
- Parque Nacional Patagônia
- Catedral e Capela de Mármore
- Parque Nacional Cerro Castillo
- Reserva Nacional Coyahique
- Parque Nacional Laguna San Rafael
- Glaciar Exploradores
- Valle Leones
- Cueva de Las Manos
- Monte Zeballos
- Chacras
- Rio Azul
- Lago Puelo
- Parque Los Alerces
Quais roupas levar para viajar para destinos frios
6 – Patagônia Austral
Essa região é só amor! Uma das mais lindas do nosso continente e perfeita pra viajar pela Argentina e Chile no mesmo roteiro.
Um destino extremo, tanto geograficamente – já que é a parte mais austral do planeta, como nas atividades!
Geleiras, lagos glaciares, montanhas com as formas mais incríveis, bosques, trilhas e parques nacionais cinematográficos.
Roteiro: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Puerto Natales e Punta Arenas são as cidades que você pode incluir no seu roteiro Argentina e Chile Austral.
Quando ir: O verão é a melhor época pra viajar pra Patagônia Austral, mas você pode visitar na primavera e no outono também, mas precisa ser bem próximo do verão.
Como chegar: Ushuaia, El Calafate e Punta Arenas possuem aeroporto e você pode voar pra qualquer uma delas, dependendo de como for montar seu roteiro. Já pra ir de uma cidade à outra pode ser de carro ou busão – ou pode tentar carona. Lembrando que carro alugado não pode cruzar fronteiras.
O que ver:
(clique nas palavras azuis pra ler sobre os lugares)
- Parque Nacional Los Glaciares
- Glaciar Perito Moreno
- Monte Fitz Roy
- Canal de Beagle
- Parque Nacional Tierra del Fuego
- Lagunas Fagnano e Escondido
- Laguna Esmeralda
- Pinguineras
- Parque Nacional Torres del Paine
- Parque Nacional Bernardo O’Higgins
Fala sério, né? Olha quanto lugar lindo pra conhecer nesses roteiros!
Argentina e Chile compartilham todas essas belezas de Norte a Sul e você vai poder fazer 6 viagens inesquecíveis pelos dois países.
Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde
[axathemes_title title=”Organize sua viagem” description=”Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog”]
HOSPEDAGEM
O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!
ALUGUEL DE CASAS
Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.
SEGURO VIAGEM
Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.
ROAD TRIP
Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.
LOJA DO BLOG
Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.
MUITO MAIS
Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.
20 Comentários
só opção massa hein! quero muito fazer essa trip ai da carretera, eta lugarzinho surreal de bonito!
Eu também sou doida pra fazer esse rolê! Juntando as moedas pra isso.
Que post lindo de morrer!!!! Cada foto maravilhosa!!!! Adorei as opções de roteiros, todos bem detalhados. Ficou fácil montar a viagem com as suas dicas.
Lindos roteiros, né? O difícil é escolher qual viagem fazer pro Chile e Argentina
Quantos cenários lindos! Ótimas dicas de roteiro! Vou aproveitar muito delas na minha próxima viagem por estes países. Abraços!
Quantos cenários belíssimos! Ótimas dicas de roteiros! Na minha próxima viagem a estes países com certeza vou considerá-las. Abraços!
Brigada, Denise! E se precisar de qualquer dica extra, me grita!
Adorei as sugestões. Como não conheço ainda os dois países, escolheria esse que começa em Santiago. Amo arquitetura e história e a primeira foto desse roteiro é do jeito q gosto
Com certeza você ia amar esse roteiro, porque tanto Santiago quanto Mendoza possuem construções lindas!
Nossa, quanta opção! Vou fazer o Norte agora e depois quero a Patagônia.
Uma opção mais linda que a outra! Combinar Argentina e Chile é certeza que vai ser sucesso!
Boa tarde,
Amei o poste mas fiquei com algumas dúvidas:
– para execução do primeiro roteiro quantos dias são necessários?
– Pode alugar o Carro de um país e devolver no outro?
Obrigada!
Oi! Que bom que curtiu o post!
Então, pro roteiro pelo Norte da Argentina e Chile recomendo pelo menos 10 dias, porque só no Atacama você usaria uns 3 ou 4. Aqui tem roteiro de 3 dias no Atacama e aqui tem roteiro de 3 dias em Jujuy.
Sobre o carro, não rola sair do país com o carro alugado. Você vai precisar alugar um carro em cada país.
Beijos e obrigada por ler!
Bom dia, irei fazer uma viagem no fim de julho, ida para Buenos aires e volta saindo de Santiago. Minha duvida é a seguinte, devo fazer somente Buenos aires, mendonza e Santiago (vale nevado), ou tem outros lugares proximos que são de faceis acesso? pretendo ir de Buenos Aires pra mendonza de ônibus e depois de ônibus tambem pra Santiago, é aconselhável?
Na região de Mendoza há muita coisa para ver, não só a capital.
Os trechos são de boa pra fazer de bus e até de carona
[…] Ele fica numa vila de mesmo nome, bem ao lado da Ruta 7, justamente a estrada que liga Mendoza ao Chile via Santiago e Valparaíso. Inclusive incluí todos esses destinos + Embalse Potrerillos em um dos 6 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem. […]
Amei demais! Estou viajando agora no começo de janeiro e fiquei [para onde eu vou com tantas paisagens lindas?]. Mas vou escolher Chile e Mendonza, de uma outra faço os lagoas e a austral que é minha paixão
Boa! É difícil mesmo. Chile e Argentina são lindoooos!
[…] Inclusive, essa região é uma das 5 que listei para combinar Argentina e Chile na mesma viagem. […]
[…] Veja aqui como combinar os dois países em 5 roteiros. […]