Como fazer o Circuito Chico por conta prórpria em Bariloche

Circuito Chico em Bariloche de bicicleta por conta própria

Dentre os passeios mais clássicos de Bariloche está o Circuito Chico, um passeio que passa por lagos, montanhas, praias e até um parque municipal.

O Circuito Chico pode ser feito de muitas maneiras, mas eu fiz de bicicleta por conta própria e completei os 25 km da volta à Ruta 77.

Vou escrever tudinho o que você precisa saber sobre esse rolê imperdível em Bariloche: quanto custa, dificuldade, atrações, tempo e tudo mais!

El Bolsón - Rio Negro, Patagônia Argentina

Cajón del Azul, um paraíso em El Bolsón, Patagônia Argentina

Em minha viagem de 43 dias pelo Norte da Patagônia argentina e chilena, um dos lugares que mais amei conhecer foi o Cajón del Azul, em El Bolsón.

O rolê pelo Cajón del Azul é uma trilha de 18 km que nos leva ao cânion do Rio Azul e a poções da água mais linda e cristalina que já vi!

Conhecer esse paraíso natural formado pela Cordilheira dos Andes, por um bosque patagônico e pelo Rio Azul é super fácil e barato.

Parque Nacional Los Alerces em Esquel, Ruta 40 na Argentina

Parque Nacional Los Alerces em Esquel, no Sul da Argentina

No Sul da Argentina está um dos lugares que mais amei conhecer na viagem de 43 dias pelo Norte da Patagônia: Parque Nacional Los Alerces!

Esquel é a principal cidade base para conhecer o Parque Nacional Los Alerces, perto da fronteira com Futalefúl, na Carretera Austral, no Chile.

Um parque cheio de belezas naturais: lagos de cores verdes e águas cristalinas, árvores milenares e lendárias, rios azuis e verdes, montanhas, uma geleira e muito verde!

Veja 5 roteiros pra combinar Argentina e Chile – um deles tem Esquel!

Rio Baker e Rio Neff - Carretera Austral - Chile

Confluência Rio Baker e Neff – O encontro das águas versão patagônica

O encontro das águas da Patagônia é entre um rio azul e outro leitoso. Imagina que lindeza não é ver a Confluência Rio Baker e Neff!

Entre Puerto Rio Tranquilo e Cochrane está a Confluência Rio Baker e Neff, uma das belezas da Carretera Austral, no Norte da Patagônia chilena.

Uma trilha que começa no meio da estrada e leva a uma cachoeira azul e a esse encontro de dois rios de cores inacreditáveis. Quer saber como chegar lá? A tia Aline vai contar nesse post!

Cerro Castillo, na Patagônia do Chile

Cerro Castillo, Parque Nacional na Carretera Austral

O Parque Nacional Cerro Castillo é um dos lugares mais incríveis que eu conheci na Patagônia chilena.

Localizado na Carretera Austral, o Cerro Castillo tem esse nome por causa da forma que tem, que lembra um castelo.

Aos pés do Cerro Castilho há uma lagoa azul de mesmo nome e pra chegar até lá é preciso subir, subir, subir! Mas cada metro subindo vale a pena!

Capillas de Mármol na Carretera Austral, Sul do Chile - Patagônia

Capillas de Mármol, cavernas de mármore no sul do Chile

A primeira vez que ouvi falar das Capillas de Mármol foi no Globo Repórter há muitos anos atrás.

Achei de verdade que as Capillas de Mármol eram praticamente inacessíveis, mas mesmo assim coloquei na minha lista.

Ao longo dos anos eu fui entendendo onde as Capillas de Mármol ficavam, até que finalmente fui lá conferir com meus olhos e mãos na Patagônia!

Glaciar na Carretera Austral - Ventisquero Colgante - Parque Nacional Queulat - Sul do Chile

Parque Nacional Queulat e o Ventisquero Colgante

Um dos lugares que tinham destaque na minha lista de destinos para conhecer numa viagem pelo Chile era o Ventisquero Colgante no Parque Nacional Queulat.

Ventisquero Colgante quer dizer exatamente glaciar pendente! Essa geleira fica no Sul do Chile, na Carretera Austral – a estrada que é uma viagem em si!

O Parque Nacional Queulat é um dos mais incríveis do Chile e tá entre Chaitén e Coyhaique, na Región de Aysén.

Saltos de Petrohué, Puerto Varas

Saltos de Petrohué em Puerto Varas, no Sul do Chile

Um dos lugares que eu mais gostei de conhecer no Sul do Chile foram os Saltos de Petrohué, perto de Puerto Varas.

Várias quedas d’água azuis, um rio azul e vulcões ao fundo! Tudo em meio a muito verde. Os Saltos Petrohué são incríveis e você não pode deixar de conhecer quando viajar para Puerto Varas e região dos Lagos Andinos.

Tirei o dia para conhecer 3 lugares que são bem pertinhos uns dos outros:

  • Lago Todos los Santos
  • Saltos de Petrohué
  • Laguna Verde
Ojos del Caburga, em Pucón, sul do Chile

Ojos del Caburga, passeio perto de Pucón

Pelo Instagram eu descobri os Ojos del Caburga, cachoeiras que formam um poço azul impressionante!

Os Ojos del Caburga ficam a cerca de 20 km de Pucón, uma das mais importantes cidades do Sul do Chile.

Vou te contar nesse post como chegar, quanto custa visitar e como colocar os Ojos del Caburga e a Laguna Azul no seu roteiro por Pucón – sim, ainda tem uma lagoa azul.

Dez motivos para viajar pela América do Sul

Que moeda levar pro Chile e dicas de câmbio

Não existe dúvida maior pro viajante que vai sair do país que a questão do câmbio. Se você tá de viagem pro lado de lá da Cordilheira dos Andes vou te ajudar a entender que moeda levar pro Chile!

A moeda do país é o Peso Chileno, mas já adianto que ela não é a melhor moeda pra levar pro Chile.

Vamos às cotações do câmbio em Santiago antes de começar o intensivão (dezembro/2018):

  • R$ 1 = USD 4,06
  • R$ 1 = CLP 180
  • USD 1 = CLP 685

Mochilão pela América do Sul – Uma volta ao continente

Muita gente me procura pedindo dicas pra fazer um mochilão pela América do Sul. Querem dicas pra economizar, noção de gastos, informações sobre roteiros e tudo mais que envolve uma viagem de longa data!

Dar a volta na América do Sul é um sonho que realizei em 2015 e depois disso muitas coisas mudaram na minha vida! Se você tem essa oportunidade, faça!

Se você tá pensando em tirar uns meses sabáticos pra fazer um mochilão pela América do Sul, esse post vai te ajudar! Vou tentar compilar tudo aqui, mas se restar dúvidas, comente aqui no post pra que a resposta fique disponível também pra outros rolezeiros sul-americanos!

Onde ficar em Santiago - Guia de bairros para se hospedar e informações importantes

Onde ficar em Santiago – Guia de bairros pra se hospedar

Escolher onde ficar em Santiago é uma das primeiras tarefas quando vai planejar viajar pela capital chilena. Pode até parecer difícil, mas não é!

Apesar de ter muitos bairros, existem alguns na região central que são ideais de onde ficar em Santiago e vou listar aqui pra você e deixar dicas de hospedagens.

Os principais bairros onde ficar em Santiago são:

  • Centro
  • Bellavista
  • Lastarria
  • Providencia
  • Las Condes

Copacabana na Bolívia – Tudo o que você precisa saber

Berço da civilização Inca, inspiração pra o nome do bairro carioca e um dos destinos mais incríveis da América do Sul: Copacabana na Bolívia. Não é pra menos, já que a cidade foi construída às margens do Lago Tititicaca.

Entre paisagens lindas, construções históricas e cultura milenar, Copacabana na Bolívia é um lugar tranquilo, seguro e barato! Clima frio no inverno e ameno no verão e altitude são os desafios desse lugar imperdível!

É tão fácil se apaixonar por Copacabana na Bolívia quanto incluir a cidade em um roteiro pelo Altiplano. É que ela fica entre La Paz e Cusco e é uma das paradas obrigatórias em uma viagem que combina Bolívia e Peru na mesma viagem.

Viagem pela Amazônia – Roteiro de Manaus a Belém

Fazer uma viagem pela Amazônia é algo a entrar na sua lista! Especialmente o trecho entre Manaus e Belém reservam passeios e paisagens impressionantes com natureza intocada e selvagem!

Mas não é só natureza que oferece uma viagem pela Amazônia, não! Há também história, com construções coloniais e importantes na história do Brasil.

Um roteiro pela amazônia te leva para conhecer a maior bacia hidrográfica do planeta e também a maior floresta do mundo!

Travessias em barco, visitas a comunidades indígenas e caboclas, sabores regionais, contato com natureza intocada e avistamento de animais selvagens são só algumas das experiências que você irá viver nessa viagem!