15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Guia do Equador - Tudo o que você precisa pra fazer turismo no Equador

Guia de Turismo no Equador – O que saber antes da viagem

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

O Equador é um país cheio de riquezas culturais e naturais e cada uma das quatro regiões do país oferece uma experiencia única de turismo e vivência. Vulcões, montanhas, praias, cidades históricas e selva aguardam você pra uma grande aventura no Equador.

Considerado um dos 17 países com maior biodiversidade do planeta, o Equador é morada de mais de milhares de espécies de fauna e flora, sendo assim o país com mais biodiversidade por quilômetro no mundo.

Cerca de 13 nacionalidades indígenas mantém sua própria língua e cultura no Equador, como os Kichwa, sendo um exemplo de resistência imperialista na América Latina. Além disso, há povos que vivem isolados na região amazônica como os Tagaeri e os Taromenane.

O turismo no Equador também conta com duas cidades patrimônio cultural da humanidade: Quito e Cuenca; dois patrimônios naturais da humanidade: as Ilhas Galápagos e o Parque Nacional Sangay e ainda uma reserva mundial da biosfera, como o maciço de Cajas.

E pra que você possa conhecer toda essa riqueza, escrevi este guia de Turismo do Equador, que compila uma série de informações e recomendações importantes na hora de planejar sua viagem, assim sua experiência vai ser ainda mais inesquecível no país.

Nesse Guia de Turismo do Equador você vai saber quando viajar, por onde começar e terminar, como combinar com o Peru ou Colômbia, que regiões considerar no teu roteiro e muito mais.

Veja aqui ideias pra roteiros no Equador de 10 a 30 dias

Um pequeno país sul-americano chamado Equador

Cuenca, Equador
Cuenca

Um pequeno país entre o Oceano Pacífico e a Amazônia ao norte da América do Sul, cortado pela linha imaginária do Equador e que possui uma diversidade incrível. O Equador possui grandes metrópoles, mas também pequenas cidades e povoados onde o idioma principal não é o espanhol.

Por ser tão diverso e compacto, o turismo no Equador se torna fácil e completo. Você pode conhecer de tudo na mesma viagem e pode realizar viagens curtas pra chegar de um destino a outro. Se eu te disser que em 14 horas de carro se atravessa o país da fronteira com a Colombia a fronteira com o Peru, você acredita em mim.

Informações básicas de turismo pra viajar ao Equador

Parque Nacional Machalilla/Los Frailes
Parque Nacional Machalilla/Los Frailes

Idioma no Equador

Espanhol é o idioma oficial no Equador, herança da conquista espanhola no país.

Por outro lado, há a resistência de 14 línguas indígenas faladas em todo o Equador, sendo de 8 famílias linguísticas diferentes: Barbacoa, Chocó, Jívaro, Quechua, Tukano, Záparo e duas famílias independentes Cofan (A’i) e Wao Terero.

A língua indígena mais falada no Equador, tanto na região andina quanto na amazônica é o kichwa, falada por mais de 500 mil equatorianos, mas que pode ter variações dependendo da zona.

Moeda em circulação no Equador

A moeda em circulação no Equador é o dólar estadunidense , que no final dos anos 2000 substituiu a antiga moeda chamada Sucre.

Como brasileiros, estamos familiarizados com o dólar, por isso viajar pro Equa torna o planejamento financeiro menos complicado.

Capital do Equador

São Francisco de Quito, mais conhecida apenas como Quito, é a capital do Equador, localizada no centro do país, no setor andino. A cidade está a 2.800 metros acima do nível do mar.

A capital foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1970 por ter o centro histórico mais bem preservado da América Latina.

Fronteiras do Equador com outros países

O Equador, assim como o Chile, é um país que não faz fronteira com o Brasil. O país está limitado então com o Peru ao sul e com a Colômbia ao norte, tornando possível a criação de roteiros que combinem esses países.

Documentos pra entrar a turismo no Equador

  • RG ou passaporte
  • Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela
  • Declaração de Saúde
  • Seguro Viagem

Ao planejar uma viagem de turismo ao Equador, saiba que você pode entrar no país portando apenas o RG ou passaporte, sem necessidade de permissão prévia, conhecida como visto.

No caso do passaporte, tenha em mente que o documento precisa ter no mínimo 6 meses de validade, já que esse é o tempo do visto de turista.

Caso queira viajar portando apenas o RG, ele precisa estar em bom estado de conservação e a sua foto precisa estar atualizada com a sua aparência atual. Não é uma regra, mas se recomenda que o RG tenha sido expedido há no máximo 10 anos.

Na fronteira Peru – Equador me pediram também o comprovante de vacina contra a febre amarela, coisa que não me pediram quando entrei pelo aeroporto internacional de Quito. De todas maneiras, tenha consigo a carteira internacional. Veja AQUI como emitir pela ANVISA.

Como sul-americano, vão te dar a permissão na hora, que é apenas um carimbo com a data de entrada, e você poderá permanecer até 6 meses no Equador como nacional do Mercosul. Usando todos os 180 dias, terá que esperar um ano pra entrar novamente. Caso queira passar mais de 180 dias, você então pode requerer o visto do Mercosul, grupo econômico do qual o Brasil e o Equador fazem parte.

Por conta da pandemia por Coronavírus, é preciso preencher um formulário chamado de Declaración de Salud del Viajero.

Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se ter Seguro Viagem pra viajar pelo Equador. Como há muito contato com a natureza, incluindo vulcões, praias e montanhas, o seguro garante atendimento médico caso seja necessário. Pela Real Seguro vai custar a partir de R$9 por dia de viagem.

Mapa turístico do Equador

O Equador é dividido em quatro partes: Galápagos, Costa, Serra e Oriente. Essa divisão é usada também quando o assunto é turismo, já que toda a paisagem e clima também muda em cada região.

Então, quando estiver planejando uma viagem de turismo pelo Equador, tenha em mente essa divisão pra saber aonde ir e como criar um roteiro.

Galápagos ou Região Insular

Galápagos

As ilhas Galápagos formam um dos arquipélagos mais desejados na América do Sul. São dezenas de ilhas e ilhotas de origem vulcânica que juntas formam uma área de mais de 8 mil km² de terra e mais de 59 mil km² de área total (ou seja, incluindo o oceano).

As ilhas Galápagos possuem uma diversidade biológica impressionante, inclusive foi nas Ilhas Galápagos que Darwin chegou a teoria da evolução. Desde então, as ilhas recebem muitos biólogos do mundo inteiro.

O arquipélago de Galápagos está localizado a mil km da costa do Equador. Administrativamente, as ilhas constituem uma província do Equador, cuja capital é Puerto Baquerizo Moreno e, oficialmente, é chamada de Região Insular do Equador.

Só fevereiro de 1832 as Ilhas Galápagos foram anexadas ao Equador e desde fevereiro de 1973 são uma província do país.

Estima-se que a formação da primeira ilha tenha ocorrido há mais de 5 milhões de anos, como resultado de atividade tectônica. Já as ilhas mais recentes, Isabela e Fernandina, ainda estão em formação, tendo a erupção vulcânica mais recente sido registada em 2009.

Costa Equatoriana

Los Frailes na costa equatoriana - Turismo no Equador
Los Frailes

O litoral equatoriano é banhado pelo Oceano Pacífico, mas possui águas mais mornas que de outros destinos, como Valparaíso no Chile e Máncora no Peru.

As altas ondas da costa do Equador atraem surfistas do mundo inteiro, que procuram em Montañita, Ayampe, Mompiche, Canoa e outras praias a onda perfeita.

Montañita vai além do surf! O povoado é o mais famoso lugar da região costeira, recebendo turistas de todos as nacionalidades. As festas são outro fator que faz com que tanta gente procure Montañita pra passar as férias.

Em uma faixa litorânea que vai da fronteira com a Colômbia à fronteira com o Peru, há muitas outras cidades e povoados para conhecer, como Salinas, Ayampe, Puerto Lopéz, Mompiche e Esmeraldas.

Localizado a oeste do Equador, o território do Litoral é formado por planícies férteis, colinas, bacias sedimentares e baixas elevações. Por seu território há rios que partem da região andina e chegam até o Oceano Pacífico.

A Costa está dividida em sete províncias: Esmeraldas, Manabí, Guayas, Santa Elena, Los Ríos El Oro e Santo Domingo de los Tsáchilas. Nesta área está a maior cidade do Equador: Guayaquil.

Serra equatoriana ou região Interandina

Chimborazo na Serra equatoriana - Guia de viagem do Equador
Vulcão Chimborazo

Os andes equatorianos reservam muita cultura ancestral, clima de altitude e paisagens montanhosas, além de construções seculares da época da colonização espanhola, por exemplo.

A região andina do Equador é diferente das de outros países, porque possui mais verde.

São dez províncias que compõe a região e possuem cidades de grande importância histórica como Quito e Cuenca, além de centros de artesanato como Otavalo.

Da mesma forma, existem vários parques nacionais com flora e fauna muito ricas e variadas. É composto por 10 províncias: Carchi, Imbabura, Pichincha,
Cotopaxi, Tungurahua, Bolívar, Chimborazo, Azuay e Loja.

Essa região é mais fria que outras do país, podendo haver neve em pontos mais altos.

A região serrana andina do Equador está localizada entre o Nudo de los Pastos ao norte e Loja ao sul, ocupando uma área de 600 km de comprimento por 100 km a 400 km de largura, a altura média é de 4.000 metros. O ponto mais alto do Equador se encontra nessa região, sendo então o vulcão Chimborazo, a 6263 metros acima do nível no mar. Veja aqui como é visitar o vulcão.

Esta região é caracterizada por suas impressionantes elevações montanhosas, vulcões e montanhas cobertas de neve, como o Cotopaxi, por exemplo.

Um dos destinos turísticos mais buscados do Equador está nos Andes equatorianos, o Vulcão e Laguna Quilotoa.

Selva equatoriana (Oriente)

Puyo, região Oriente
Puyo

A selva do Equador é uma das menos populares dentre os países amazônicos, mas é igualmente linda e interessante.

Dois dos destinos mais populares da selva do Equador são Puyo e Tena. Destinos onde você pode sentir a floresta amazônica, ver encontros de rios e aproveitar cachoeiras.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

A Selva do Equador inclui as províncias de Orellana, Pastaza, Napo, Sucumbíos, Morona Santiago e Zamora Chinchipe. Estende-se por uma área de 120 mil km² de vegetação exuberante, típica de florestas tropicais úmidas.

Seus limites são marcados pela Cordilheira dos Andes na parte ocidental desta região, enquanto Peru e Colômbia os limites sul e leste, respectivamente. O relevo da Amazônia é formado por uma série de colinas que se originam nos Andes orientais e descem até a planície amazônica.

Assim, existem duas regiões geográficas: o Alto Amazonas e a Planície Amazônica. Na primeira região estão as serras de Napo Galeras, Cutucú e Cóndor. Os relevos mais importantes da Amazônia se encontram na parte norte da região, próximo ao vulcão Sumaco, e os mais baixos a leste da região.

A melhor época pra viajar a turismo pelo Equador

Baños de Agua Santa - Quando viajar pelo Equador. Veja a melhor época pra conhecer o Equador - Guia de viagem
Baños de Agua Santa

Descobrir qual é a melhor época para viajar pelo Equador é também conhecer essa diversidade que você leu acima, porque ela leva o país a possuir diversos microclimas. Por isso, cada região do Equador possui uma melhor época pra ser visitada a turismo.

Primeiramente, considere que as férias escolares no Equador acontecem entre janeiro e março e entre junho e agosto. Nessa época tanto os preços aumentam, quanto os lugares estão mais cheios.

Clima do Equador

Antes de mais nada, o Equador tem um clima tropical que varia segundo a altitude e a região do país. De modo geral, o clima no Equador costuma ser agradável, dando a sensação de eterna primavera.

Por estar localizado na linha equatorial ou paralelo 0º, ou seja, se encontra parte do hemisfério sul e parte no norte, as quatro estações no Equador não existem como em outras latitudes do planeta. Em vez disso, dois períodos podem ser distinguidos: verão (estação seca) e inverno (estação chuvosa).

No entanto, o Equador tem microclimas muito diferentes com base nas quatro áreas principais que são:

Galápagos:

Durante todo o ano vai ser uma boa visitar as ilhas Galápagos, porque o clima por lá é sempre estável e ameno.

Costa:

Pra conhecer Montañita e as outras praias do Equador a melhor época é durante o verão no hemisfério Sul, porque há muito mais vida: comércio, festa e gente! Isso significa entre dezembro e marzo.

Teoricamente a época de chuva vai de janeiro a abril, mas eu estive por 2 meses entre janeiro e fevereiro e praticamente não choveu.

O clima em geral é quente, em torno de 26°C durante o dia e 23°C à noite.

Serra:

Assim como no Altiplano Andino, como o trio Bolívia, Peru e Chile, a melhor época pra viajar pelos andes equatorianos é durante o verão no hemisfério Norte, ou seja, de junho a setembro.

Selva:

Já pra viajar a turismo pelo oriente do Equador, a melhor época pra visitar é entre agosto e dezembro, porque há menos chuvas e crescente dos rios.

Estive por lá no verão e chovia à noite, mas pode ser que tenha sido um verão atípico.

Assim sendo, você pode viajar por todo o Equador durante todo o ano, mas meses como setembro, outubro e novembro, além de março, abril e maio são os que se pode aproveitar o médio clima de todo o país.

Como chegar no Equador

Como chegar no Equador - Fronteira com o Peru
Hospedagem no Equador

Seguindo as informações importantes do guia de turismo do Equador, vou te contar como chegar no país, tanto vindo do Brasil, quanto do Peru e da Colômbia.

* Valor de passagens consultadas com antecedência de 4 meses.

Do Brasil para o Equador

Assim, saindo do Brasil, a cidade de onde saem os voos mais baratos é São Paulo. Pra Quito as passagens custam R$2 mil em média ida e volta. Pra Guayaquil pode custar menos, aproximadamente R$1850 ida e volta.

Do Peru para o Equador

Pra quem está no Peru, a maneira de chegar ao Equador é voando desde Lima a Guayaquil, por R$1120, a Quito por R$1350.

Por outro lado, por terra, é muito comum que quem entre no Equador pelo Peru esteja vindo de Máncora, cidade mais popular do litoral norte do país. Dali, é possível tomar um ônibus direito a Montañita, a Guayaquil ou a Cuenca.

O ônibus passa pela aduana pra realizar os trâmites de imigração.

É possível ir por conta de maneira mais barata, mas mais trabalhosa, pegando uma van por 10 soles em Máncora que deixa você próximo à fronteira. De lá é preciso seguir até a aduana. Há um ônibus por $0,50 que te deixa lá.

Eu fui de carona desde Máncora até Guayaquil em um dia.

Da Colômbia para o Equador

Enfim, quem vem da Colômbia, geralmente o passo fronteiriço escolhido é o de Ipiales xTulcán.

Um ônibus te deixa no centro de Ipiales e de lá é preciso tomar um táxi até a fronteira. Cruza-se uma ponte e toma-se outro táxi até o terminal de Tulcán.

Uma dica é aproveitar a fronteira para conhecer o Santuário de Las Lajas, na Colômbia.

Já de avião, saindo de Bogotá a Quito, o voo custa cerca de R$1500 1h40 de viagem. De Bogotá a Guayaquil, R$1400, 2 horas. Saindo de Cartagena, o voo custa R$2 mil, mas a viagem tem escala em Bogotá, totalizando cerca de 7 horas.

Quanto custa viajar a turismo pelo Equador

Vulcão Quilotoa - Guia de viagem do Equador
Quilotoa

Apesar de ter o dólar estadunidense como moeda em circulação, o Equador não é um país caro. Na verdade, o Equador é um dos países mais baratos da América do Sul.

No que diz respeito a transporte, os ônibus de viagem estão custando cerca de $1,25 a hora de viagem. Assim que uma viagem de 6 horas vai custar em torno de $4.

O transporte público custa $0,35 em Quito, por exemplo.

Quando falamos em Alimentação, os menus custam em média $3 com sopa, prato principal e suco, mas em alguns mercados você encontra por $1,50.

Em suma, hospedagem custa entre $5 e $8 em hostels compartilhados. Já hotéis ou quantos privados custam entre $10 e $15 por pessoa. Em Baños encontrei lugar por $3,50. O destino mais caro é Montañita, onde um hostel pode custar $10 no compartilhado – o que é barato de qualquer forma.

Os passeios e atividades variam muito. Por exemplo, os parque nacionais possuem entrada grátis. Em Banõs as atividades custam entre $5 e $20. Conhecer o Quilotia com agência pode custar $40 e por conta, menos de $10.

Assim, o custo de uma viagem pelo Equador varia entre $10 e $40 por dia, dependendo do seu estilo de viajar.

Aqui no UMASULAMERICANA tem um artigo completo com informações sobre quanto custa viajar pelo Equador com dicas de como trazer dinheiro, lista de bancos onde sacar, lista de valores no supermercado, preços por destinos, etc.

Mochilando pelo Equador

Pra quem é mochileiro, o Equador é ótimo! Não é caro, é fácil conseguir trabalho, voluntariado e é compacto para viajar.

Carona

Viajei 90% do país de carona e não foi difícil. Na costa foi muito fácil de Montañita para o Norte (fui até Machalilla) e de lá à Montañita.

Na serra foi um pouco mais demorado de Guayaquil a Cuenca. E de maneira geral, demorou mais que em outras regiões.

Na selva foi extremamente fácil. Não fiquei nem 30 minutos esperando.

Mas descobri que a bandeira do Brasil me ajudava muito, porque eles não querem dar carona pra venezuelano.

Voluntariado

É muito fácil conseguir voluntariado no Equador. Eu mesma voluntariei em Montañita num hostel, em Quito num hostel e em Atahualpa numa granja.

Na costa os horários são mais rígidos, sendo 30 horas semanais na maioria dos hostels. No resto do país há a partir de 18 horas semanais.

Você pode ganhar 20% de desconto na anuidade do Worldpackers com o código UMASULAMERICANA.

Trabalho

Existe muito trabalho no Equador, seja pra quem queira trampar pra terceiros, seja pra quem quer vender na rua.

Em Montañita, por exemplo, meus amigos trabalhavam em baladas, em restaurantes e hotéis. Já eu vendia geladinho de caipirinha na praia.

Pra quem decide trampar pra terceiros, a hora custa em media $1 ou $1,50. A maioria dos meus amigos trabalhavam 8 horas por dia e ganhavam $10. Veja aqui 11 maneiras de ganhar dinheiro viajando.

GUIA DE TURISMO DO EQUADOR
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Parque Cataratas do Iguaçu | Guia Brasil-Argentina
PRÓXIMO POST
Eu vi Deus na caravela