Santuário de Las Lajas, Ipiales - Na fronteira da Colômbia com o Equador

Santuário de Las Lajas – A igreja construída em um vale na Colômbia

Quando eu tava  planejando meu mochilão de volta à América do Sul, vi a foto de uma igreja na Colômbia em uma lista de ‘igrejas mais bonitas do mundo’. Foi paixão à primeira vista e coloquei o Santuário de Las Lajas como uma das prioridades da viagem.

A Igreja de Ipiales, que está na fronteira da Colômbia com o Equador, deve entrar em qualquer roteiro que inclua os dois países, porque ela é realmente a coisa mais linda!

Adoro construções coloniais e arquitetura religiosa, mas nada se compara ao Santuário de Las Lajas, que foi construída no vale do rio Guáitara. Assim, ela se parece um castelo de contos de fadas.

Santuário de Las Lajas

O Santuário de Las Lajas fica na cidade de Ipiales, rota para quem atravessa por terra a fronteira Colômbia Equador.

Sua edificação teve início no século 18. Foram construídas várias capelas, uma em cima da outra e por diferentes pessoas e motivos. No século 20 a igreja ganhou a arquitetura que se vê hoje, neogótica (como a Catedral da Sé, em São Paulo). Ganhou também os arcos que sustentam a ponte que liga os dois lados do cânion.

No complexo do Santuário de Las lajas há um museu, uma capela, uma praça, passarelas e mirantes, além de uma queda d’água natural.

Por dentro, a igreja é muito simples, mas a parede atrás do altar é de pedra natural do cânion. Fala sério, né? Que igreja mais linda!

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

O turismo e a estrutura da cidade de Ipiales

Sabe a cidade Aparecida do Norte, em São Paulo? É nesse estilo (mas bem menos cheio). Difícil ver turistas de outro país, a não ser equatorianos católicos. Como o Rodrigo é loiro, nós dois não passávamos batido e muita gente nos olhava curiosos.

Quem visita a cidade e o santuário de Las Lajas são os religiosos colombianos e aos finais de semana Ipiales é mais cheia.

As hospedagens são simples e não são muitas. O bom é que não são caras (pagamos USD7 em um quarto de casal com banheiro).

A comida é extremamente local. A pizza tem fruta misturada com ingredientes salgados, o cuy (porquinho da Índia) é o principal no almoço e o café da manhã é comida (sim, eles comem arroz e etc de manhã). Passei uma fominha por lá.

A cidade é bem sinalizada e possui estrutura suficiente para o número de gente que recebe.

Tente evitar Ipiales aos domingos!

Estão instalando um teleférico perto da igreja, então logo a cidade estará mais turística.

Booking - Ofertas de hospedagem na América do Sul

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

Como chegar no Santuário de las Lajas

A igreja está localizada em Las Lajas, em uma cidade chamada Ipiales, passagem inevitável para quem cruza a fronteira com o Equador por terra. Está 10km da fronteira.

Estávamos em Quito e íamos para Bogotá em ônibus, mas não há nenhum direto. É necessário descer em Túlcan (Equador) e atravessar para Ipiales.

Da imigração, nós tínhamos duas opções: ir ao terminal de Ipiales pegar um ônibus ou ir a La Lajas para conhecer a igreja. Opção 2 escolhida com sucesso.

Por isso, vindo do Equador, após os tramites de saída e entrada dos países, vá a um taxista e diga que quer ir a Las Lajas. Pagamos 20 mil colombianos (USD7 ou R$28 – à época). Era noite e preferimos dormir por lá.

Vindo de outra parte da Colômbia, sentido Equador, vá a cidade de Ipiales e do terminal de ônibus ou do centro tome um dos coletivos brancos que levam os visitantes até Las Lajas. Custa 2.200 colombianos (USD0,80 ou R$3,50). Para voltar (ou ir) a Ipiales use o mesmo coletivo e pague o mesmo valor.

Hospedagem em Ipiales

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Eliane (21 de fevereiro de 2016)

    Amei a explanação sobre o Santuário.
    Gostaria de saber se posso fazer o caminho inverso, de Bogotá para Quito de ônibus.
    Pararia lá 2 dias

    • Aline Rodrigues (21 de fevereiro de 2016)

      Obrigada! Eliane, você pode sim fazer o inverso, mas não existe ônibus direto também. Precisa descer em Ipiales, onde tá tá a igreja, depois retomar um bus em Tulcan

  • Camila Goes (25 de junho de 2016)

    Oi Eliane,

    MUITO bom o seu post. Ajudou muito! Moro em bogotá e estou DOIDA pra ir lá.

    Irei fazer o caminho inverso, porém vou sair, bogotá-cali, cali-ipiales e por fim ipiales – quito.

    Só que não estou entendendo muito bem como posso ir pra quito, saindo de ipiales.

    Eu preciso pegar um onibus pra cidade de Tulcan? No terminal de Ipiales eu tenho como pegar onibus pra lá? Pq não encontrei no site do terminal essa cidade. Estou bem perdida =P Se vc puder me ajudar! =D

    Obrigada!

    • Aline Rodrigues (25 de junho de 2016)

      Oi, Camila.
      Brigada!
      Então, do terminal de Ipiales você toma um táxi até a fronteira e atravessa caminhando pra Tulcan. É só uma ponte que separa os dois países. Aí da fronteira ao terminal vc vai precisar tomar um táxi. No terminal, compra o bus pra Quito.

  • Luiz Eduardo (1 de novembro de 2017)

    Aline, eu ir de avião para Quito e ir para Ipiales de ônibus. É fácil encontrar? E para passar a fronteira, é tranquilo?

    • Aline Rodrigues (1 de novembro de 2017)

      Oi, Luiz. Vc pode ir de Bogotá a Quito de avião e terá que fazer metade desse passo a passo só pra ver a igreja. Passar a fronteira é super tranquilo. Passei a noite e foi bem de boa!

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.