Aline Miranda, idealizadora do UMASULAMERICANA
Oi, meu nome é Aline, mas também sou conhecida como Sula. Estou viajando a América do Sul desde 2014, a isso chamo de sulear! Bom, ao longo desses anos suleando, também escrevo pro UMASULAMERICANA, também conhecido por SULA.
Como tudo começou
Minha primeira viagem em 2011 pra Bariloche, no mesmo dia em que me casei. Cresci na periferia sul de São Paulo e minha única referência de viagem era a lua de mel. Ainda era estudante de Publicidade, então foi uma viagem bastante roots.
No mesmo ano comecei a estagiar numa agência de viagem, no blog, e pra escrever eu precisava estudar sobre os destinos antes. Assim me apaixonei pela América do Sul e conheci o universo do turismo. Minha lista de lugares que um dia eu queria conhecer foi ficando longa, mas eu tava certa do primeiro lugar que eu queria ver com meus próprios olhos: o glaciar Perito Moreno.
Sonhando e realizando viagens
Foi em 2014 que voltei à Patagônia pra realizar meu sonho de viagem número um! Lá conheci um casal de europeus que me contou sobre uma viagem de 3 anos que estavam fazendo pela América do Sul. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre mochilão.
Ao voltar pra casa, meu então marido sugeriu de fazer algo parecido. Eu ri, porque imaginei que nunca teríamos dinheiro pra viajar assim.
Dois meses antes da viagem eu fui demitida por, segundo a diretora nova, não ser boa suficiente pra escrever sobre viagem, mas sei que foi porque eu planejava engravidar logo depois da viagem. Então, quando voltamos pro Brasil, eu tinha tempo disponível e, entre os envios de curriculo, planejei um mochilão pela América do Sul.
E realizei um ano depois!
Primeira volta na América do Sul
Em 2015 dei start na minha vida de mochileira, começando pelo Brasil até o sul. Seguindo, viajei por Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, voltando pro Brasil pela amazônia, passando dias num barco!
Voltei em 2016 achando que a vida seguiria normalmente, com viagens curtas de final de semana e férias. Aproveitei pra viajar pelo Brasil, como Jalapão, Gramado, Cambará do Sul e outros destinos no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Liberdade geográfica
Um ano depois, em 2017, tive uma crise de pânico, pedi demissão e viajei sozinha pela primeira vez pro Peru. Na mesma época fui convidada pra trabalhar no blog de viagem de uma agência de aluguel de carro. Assim comecei a ter liberdade geográfica: trabalhava online e podia viajar quando eu quisesse.
Em janeiro de 2018 sofri um acidente numa cabeça d’água e, depois de sentir que iria morrer, aproveitei minha liberdade geográfica pra viver como eu queria!
Ao longo de 2018 mochilei sozinha por Paraguai, Argentina e Chile, inclusive pegando carona na estrada. Foi nessa época que meu espanhol começou a se desenvolver muito melhor e meus valores começaram a mudar.
Vida nômade
Com essas mudanças e com a liberdade de morar onde queria, meu então marido e eu nos separamos. Assim empreendi uma vida sem casa fixa e comecei uma segunda volta na América do Sul em 2019.
Fui dispensada do trabalho 3 meses depois do divórcio, mas não desisti! Viajei de Sul a Norte trabalhando com diversas coisas, como tradução, vendendo brigadeiro e geladinho alcoólico. Além disso, o blog UMASULAMERICANA estava começando a dar seus primeiros frutos financeiros e meu projeto começou a me dar reconhecimento como especialista em turismo na América do Sul. Saiba mais sobre trabalhar na viagem.
Em 2020, com a pandemia, fui repatriada pro Brasil e comecei a me desenvolver como artesã, produzindo joias em macramé. Nesta época recebi um convite da Worldpackers pra trabalhar no canal do Youtube como apresentadora dos vídeos em português e espanhol. Assim, pude aprender mais sobre Youtube como plataforma, consegui reforçar o UMASULAMERICANA como canal sobre América do Sul e latinidades e manter minha vida nômade.
Consultoria de viagens
Em 2022, já mais confiante no meu projeto, pedi demissão e passei a me dedicar inteiramente ao UMASULAMERICANA. Ainda que eu ofereça consultorias e roteiros personalizados desde 2018, foi em 2022 que passei a usar este título pra falar sobre um dos meus trabalhos no meu projeto.
7 Comentários
ai tem coragem
Mulher guerreira , corajosa e q sabe ser feliz !! Bençãos e viagens 💙💚❤️
Brigada pelo carinho, Angélica!
Tenho uma diferença do que li ali no insta… eu viajo com todas cuecas velhas, lavo quando preciso, e vou descartando pra esvaziar a mala… compro novas só quando volto… não ligo pra vergonha de deixar elas penduradas no beliche…kkkk.
Outra tática…rs
Amando seu blog!!!
Vou usá-lo mais…
HAHAHAHAHAHAHA boa!
Gostei muito de tudo aqui
Ebaaaa! Obrigada e bem vindo