Quanto custa Deserto do Atacama - Lagunas Escondidas

10 lugares no Chile que você precisa conhecer

Um amigo no hostel Minka, em Valparaíso, me pediu pra falar 10 lugares no Chile que todo mundo deveria conhecer. Levei dias pra chegar nos 10 lugares. Foi difícil, mas quando terminei virou post no blog.

Gente do céu, o Chile é gigante! Apesar de ser estreito, o território é longo, indo do Altiplano à Patagônia. Lugares no Chile pra explorar é o que não faltam e cabem em mil viagens – sem exagero!

Entre os lugares no Chile pra conhecer estão vulcões, desertos, lagos, glaciares, Patrimônios da Humanidade… Tantas belezas naturais e históricas que eu nem acredito que ficam tudo num só país.

Na minha seleta lista de destinos chilenos imperdíveis:

  • Torres del Paine
  • Carretera Austral
  • Deserto do Atacama
  • Parque Lauca
  • Valparaiso
  • Chiloé
  • Pucón
  • Valle del Elqui
  • Isla de Pascua
  • Cascada Invertida

10 imperdíveis lugares no Chile de Norte a Sul

Carretera Austral

Antes de começar minha listinha, vou deixar avisado que esse post pode causar crises severas de ansiedade!

E também avisar que obviamente vão faltar muitos destinos no Chile, porque a ideia é ter apenas 10 lugares! Mas deixa aqui seu comentário com seu lugar favorito que ficou de fora da lista.

Ah, fica minha dica de ouro: como Chile e Argentina são países que compartilham centenas de quilômetros de fronteira, uma ótima opção é fazer os dois países juntos na mesma viagem.

Leia 10 coisas que você precisa saber antes de viajar pelo Chile.

1 – Parque Nacional Torres del Paine

Torres del Paine - 10 lugares no Chile para conhecer

Dono de uma das paisagens mais lindas da América do Sul, o Parque Torres del Paine tá localizado perto de Puerto Natales, na Patagônia, extremo sul do país.

Pra conhecer o parque você pode fazer um dos trekkings, de 3 a 10 dias. O mais popular é o Circuito W, que pode durar entre 3 e 5 dias.

Mas se você não é de caminhar muito, pode visitar o parque em um dia, fazendo apenas a caminhada até a Base das Torres ou até o Glaciar Grey.

Alugar um carro e conhecer diferentes setores do parque é uma ótima ideia pra quem não quer mesmo caminhar! Você poderá conhecer coisas incríveis, como o Salto Paine, por exemplo.

Existem passeios de dia inteiro com agência, que foi como eu conheci o parque pela primeira vez. Nesse passeio ao Parque Torres del Paine você vai conhecer o Lago Pehoé, ver os Cuernos e muito mais!

Veja aqui os posts sobre o Parque Torres del Paine.

2 – Carretera Austral

Catedral de Mármore no Chile - Carretera Austral
Menos de R$6 por dia na América do Sul

A Carretera Austral, pra mim, é a melhor região turística chilena! Dentre tantos lugares no Chile, a Carretera Austral tem vários.

Carretera Austral é o nome turístico da Ruta 5, uma estrada no Norte da Patagônia Chilena. A estrada mais isolada do país!

Você precisa conhecer as Capillas de Mármol, cavernas de mármore esculpidas pela água e pelo vento em meio ao maior lago do Chile.

Outra atração imperdível dessa rota é o Ventisquero Colgante, um glaciar suspenso no alto de uma montanha dentro de um Parque Nacional.

Além disso, na Carretera Austral você pode conhecer o Cerro Castillo, uma laguna azul na base de uma montanha em forma de castelo, onde também repousa uma geleira!

São tantas atrações que eu já tô escrevendo um post sobre essa estrada recheada de destinos no Chile que todo mundo precisa conhecer antes de morrer!

3 – Deserto do Atacama

Lugares no Chile para conhecer

O Deserto do Atacama é um destino caro, mas que vale cada centavo! As paisagens são surreais, parecem de outro planeta, mas fica no Norte chileno.

Dicas para economizar em uma viagem pelo Atacama.

Lagoas, montanhas, vales, vulcões e salares em meio ao deserto mais alto e árido do mundo.

Você precisa conhecer o Valle de La Luna, um lugar sensacional, cheio de formações rochosas milenares, cordilheira de sal, dunas e muito mais!

Outro lugar que amo no Atacama são as Lagunas Escondidas! Que cores são aquelas? O mais legal é a experiência de boiar na água hiper salgada.

Os Geysers del Tatio é outro rolê imperdível, porque é um dos poucos campos geotérmicos do mundo! Se prepare para sentir um frio absurdo a uma grande altitude.

Outro passeio que indico é o das Lagunas Altiplânicas, onde você conhece o Salar do Atacama e algumas das altas lagunas do Altiplano Andino.

Leia aqui quais passeios fazer no Deserto do Atacama.

4 – Parque Lauca

Parque Lauca - 10 destinos no Chile
Foto: Denomades

Na região de Arica, em Parinacota, está um dos Parques Nacionais chilenos mais incríveis que você pode conhecer!

O Parque Nacional Lauca, no Norte, é um dos lugares no Chile que tão na minha lista e deveria estar na sua também.

Lagos, montanhas e tantas outras paisagens surreais, como a Laguna Roja, em meio a cordilheira altiplânica, a mais de 3700 metros de altitude.

Conhecer o Parque Lauca vai ser uma das experiências mais sensacionais que você vai viver na sua vida!

O parque é uma das fronteiras mais lindas da América do Sul, se tornando em Parque Sajama no lado boliviano.

5 – Valparaíso

Valparaíso - Lugares no Chile para conhecer

Valparaíso com certeza estaria na minha lista de 10 lugares no Chile para conhecer!

Apesar de não ter uma beleza excepcional como outros destinos no Chile, Valpo é dona de uma energia particular e de uma história especial.

A cidade é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Valparaíso foi a primeira capital chilena e seu porto já foi o principal da América do Sul na era colonial.

Ela é também a terceira cidade com maior número de grafite na América do Sul, atrás apenas de São Paulo e Medellin, na Colômbia.

Valparaíso possui vários mirantes, bondinhos, trolebus históricos, becos grafitados, praias com direito a penhascos… Mas o que eu mais amo na cidade é sua particularidade.

Veja aqui o clássico pra fazer pelos Cerros Alegre e Concepcion em Valparaíso.

Nem parece Chile, indo na contra-mão de muita coisa no país. Feita metade de locais e metade de forasteiros artistas, Valpo possui 10 universidades, além de várias escolas de teatro, dança e muito mais!

Tanto amo que estou vivendo aqui, na Joia do Pacífico! Vim pra ficar 15 dias fazendo voluntariado no Hostel Casona Minka e não consigo ir embora.

6 – Arquipélago de Chiloé

No Sul se encontra um dos mais interessantes lugares no Chile: Chiloé.

O arquipélago fica no Oceano Pacífico, na costa Sul no Chile, na Região de Los Lagos.

Um lugar autêntico, que parece saído de um conto de fadas, como as igrejas construídas em madeiras coloridas, das quais 16 são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O lugar que eu mais gostei foi o Muelle de Las Almas, em Cucao. Parecia que eu tava na Irlanda! Tô devendo os textos de Chiloé, desculpa!

Em Chiloé é possível ver pinguins nos Islotes de Puñihuil.

Em Queillon, de onde eu peguei um barco para a Carretera Austral, termina a Panamericana, estrada que corta toda a América, desde o Alaska, nos Estados Unidos.

Outras ilhas e setores que você precisa conhecer são: Decalhue, Ancud, Castro, Lemuy, entre outras.

7 – Pucón

Parque Huerquehue - Mirador vulcão Villarica

Pucón é daqueles destinos no Chile que todo mundo quer conhecer.

Com certeza a atração mais desejada da cidade é a subida ao Vulcão Villarica. É um rolê caro, mas que quem fez não se arrepende.

Há muitas termas pela região de Pucón e a mais famosa é chamada de Termas Geométricas.

Não deixe de conhecer os Ojos del Caburga, com cachoeiras, poços e rio de água cristalina e extremamente azul.

O Parque Nacional Huerquehue é imperdível! São várias trilhas possíveis e com vistas lindas! Eu fiz a dos Lagos e amei.

Na região de Pucón existem vários lagos pra você curtir, seja pegando uma praia no verão, seja pra navegar com passeios ou só pra caminhar pela orla, como nos lagos Caburga, Villarica e Tinquilco.

Não deixe de conhecer, como eu fiz (esqueci!), a Reserva Nacional Huilo Huilo, em meio a floresta patagônica.

Roteiro completo da Região dos Lagos Andinos com Pucón

8 – Valle del Elqui

Valle del Elqui - Lugares no Chile
Foto Noé González-Gallegos via Wikimedia

No Centro Norte do Chile você pode conhecer um dos vales mais importantes do país.

Além de produzir vinhos e piscos maravilhosos, a região possui uma paisagem incrível, entre morros e pequenas comunidades.

Muitos aventureiros visitam o Valle del Elqui, porque lá há rotas de trekking e trilhas pra bike.

Uma coisa imperdível em La Serena, onde fica o Valle del Elqui, é avistar o céu noturno. A região foi o primeiro Santuario Internacional de Cielos Oscuros del Mundo.

Recomenda-se acampar por lá pra conhecer rios e vales, mas é possível fazer passeios de um dia ao Valle del Elqui.

9 – Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa, no Chile - Ilhas e arquipélagos da América do Sul

A Ilha de Páscoa é um sonho distante. Distante porque é literalmente longe pra c4r4lh0! É a ilha mais distante do continente no mundo!

Somente com voos para chegar à Ilha de Páscoa e a viagem saindo de Santiago leva absurdas 5 horas.

Apesar disso, a ilha é um lugar especial, onde estão os moais – estatuas gigantes que ninguém consegue explicar como e porquê existem.

Além dessas curiosas estátuas na Ilha Rapa Nui, nome original, as belezas naturais são incríveis!

A Ilha de Páscoa possui várias regras para visitação, além de muitos mistérios que a envolvem.

Certamente esse é um dos destinos no Chile que você deve conhecer quando tiver oportunidade, já que uma viagem pra lá não custa barato!

Veja aqui uma lista com os mais lindos arquipélagos e ilhas da América do Sul.

10 – Cascada Invertida

A Cascada Invertida é uma cachoeira que “cai” pra cima e pra baixo. É que o vento é tão forte que faz com que um grande volume de água suba.

Olha só na foto acima o quanto sobe comparado com a pessoa que tá ao lado da queda.

A Cascada Invertida é um dos lugares que morro de vontade de conhecer no Sul do Chile, por isso coloquei aqui na lista!

Ela fica em San Clemente, na Região do Maule, a duas horas de Talca, na fronteira com a Argentina.

Para chegar o ideal é alugar um carro e pegar o Paso Internacional Pehuenche. A Cascada Invertida fica tão perto da Argentina que é preciso se registrar na aduana chilena. Também rola chegar em tours ou de carona.

Nas proximidade ficam a Laguna Maule e o Salto Maule, que você pode conhecer no mesmo dia!

Eu sei que existem muitos outros lugares que ficaram de fora da lista e que mereciam estar, mas esse post com os 10 lugares no Chile pra conhecer já tem quase 1700 palavras! Imagina se eu escrevesse um texto com mais destinos hehehe!

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

10 lugares no Chile para conhecer antes de morrer

Organize sua viagem

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.