Passeio de 2 dias e 1 noite em Puno - Uros, Amantani e Taquile

Puno – 2 dias e 1 noite nas Ilhas de Uros, Amantani e Taquile

O Lago Titicaca é por si só uma das atrações mais lindas e procuradas da América do Sul. Eu posso listar dezenas de motivos para isso, mas vou falar apenas de 3 nesse post: Ilhas flutuantes de Uros, Ilha Amantani e Ilha Taquile, todas acessadas por Puno, no lado peruano do Titicaca.

Puno

O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, a mais de 3800 metros acima do nível do mar. O maior lago sul americano possui 190 km de comprimento, possui algumas ilhas e é dividido entre Puno, no Peru, e Copacabana, na Bolívia. Uma das fronteiras mais lindas da América do Sul.

Puno, a cidade peruana margeada pelo Lago Titicaca é uma das rotas do turismo do Peru, especialmente para quem vai à Bolívia.

Prepare-se para o soroche em Puno, já que ela está a 3855 m de altitude. Aqui, os sintomas do mal agudo da montanha podem ser sentidos ao mínimo passo. Eu, que já estava há um bom tempo viajando pelo Peru e não tinha sentido nada nem na região de Arequipa aos 5 mil metros, me senti muito cansada em Puno.

Puno, em si, não oferece muito, mas a partir do porto da cidade é possível alcançar as lindas ilhas Taquile, Amantani e as flutuantes de Uros.

Valores para referência de câmbio: S/ 1 = R$1,05

As Ilhas Uros, Amantani e Taquile em 2 dias e 1 noite

Um dos rolês mais lindos que tive a felicidade de fazer na vida! Depois vou fazer um relato mais pessoal, porque esses dois dias merecem!

O tour de 2 dias e 1 noite passa pelas Ilhas Flutuantes de Uros, pela Amantani e pela famosa Taquile.

O dia começa cedo, perto das 8 horas da manhã, quando os turistas, os capitães e os guias se encontram no pier de Puno para iniciar o primeiro dia do passeio.

Ilhas Flutuantes de Uros

A primeira parada são as Ilhas Flutuantes de Uros. São comunidades camponesas que vivem em ilhas artesanais na Reserva Nacional do Titicaca.

As ilhas de Uros são construídas com totora, uma planta típica do Lago Titicaca. A partir dessa planta, as comunidades criam seu próprio “solo”, que flutua sobre o lago, além de construírem seis barcos e suas casas. Da totora também se tira alimento, conhecido como banana. Tenho um vídeo. Posto no relato.

Ali, conhecemos o Presidente da ilha que visitamos e sua família. Mesmo que seja bem turístico, eles cantam e nos mostram como são construídas as ilhas. E, claro vendem artesanatos, que são lindos e baratos.

É possível dar a volta na ilha em um barco feito de totora. Custa S/10. É durante esse passeio de barco que o Presidente explica mais sobre a planta e também colhe para que possamos provar. A banana do Titicaca não tem gosto de nada (mas não confiem no meu paladar).

Ilha Amantani

A Ilha Amantani é a menos turística das três, até porque ela é bem mais afastada de Puno, a 36 km do porto, e só é visitada por quem opta fazer o passeio de 2 dias e 1 noite pelas ilhas.

É na ilha Amantani que temos a maior imersão cultural desse passeio. Nela almoçamos, jantamos, dormimos e desayunamos com os donos das casas.

Não há hotéis ou restaurantes na Ilha Amantani.  Isso é que nos dá a oportunidade de passar um dia como eles. A comida é bem caseira e simples. Não há eletricidade, apenas para as lâmpadas e não há banho quente. A vida lá é bem diferente da vida em Puno.

Cada família pode receber entre 4 e 6 pessoas, por isso nós somos divididos em grupos no barco. Eu fiquei na mesma casa com um casal argentino e sua amiga e uma bielorrussa chamada Victória, com quem dividi o quarto. Já o Félix, um alemão que está vivendo no Peru, ficou em um quarto separado na casa ao lado.

Outros dois grupos se formou a partir das pessoas do meu barco, mas cada uma ficou em um lado diferente da ilha, que tem 9km².

Na Ilha Amantani há duas ruínas tiwanakus, cada uma construída em um monte acima dos 4 mil metros. Para chegar até elas, é necessário fazer uma trilha de mais ou menos uma hora caminhando devagar e respeitando os limites do corpo na altitude.

Chegando perto, há uma bifurcação. À direira está o Templo Pachatata, que é mais alta. À esquerda, Templo Pachamama.

Os guias levam todos ao Pachatata para ver o pôr do sol, mas no dia em que estive ali, parecia que tava rolando o apocalipse e o Félix e eu fizemos diferente. Conto no relato!

Ilha Taquile

Das ilhas alcançadas a partir de Puno, a Ilha Taquile é a mais visitada. Depois do meio dia começa a lotar, por isso, partimos cedo da Isla Amantani.

Seguimos longos minutos até a entrada, de onde faríamos também uma trilha para chegarmos à Praça de Armas, uns 30 minutos sofridos, e depois outra trilha para chegar até a umas ruínas pré-incaicas e no ponto de almoço, mais uns 20 ou 30 minutos.

Vale muito a pena pagar os S/20 do almoço, porque a comida é deliciosa! Na como comer uma truta no alto de uma colina e de frente para o Lago Titicaca.

Lago Titicaca em 2 dias e 1 noite desde Puno

Onde comprar e quanto custa

Este passeio pode ser comprado em qualquer agência de Puno. Estará sempre denominado como ‘2 días e 1 noche’ ou ‘2D 1N’.

Tomei um ônibus noturno em Arequipa e cheguei às 5h30 na rodoviária de Puno. Ali mesmo comprei o passeio por S/100 + S/20, incluindo:

Transfer até o porto

Guia

Barco em todos os trechos, sendo Puno x Islas Flotantes de Uros x Isla Amantani x Isla Taquile x Puno

Hospedagem em quarto duplo compartilhado em Amantani

Almoço, jantar e café da manhã na Isla Amantani

Entrada na Isla Taquile

Almoço na Isla Taquile (S/20)

Paguei mais barato, porque cheguei em cima da hora da saída do passeio, mas o preço cheio está entre S/150 e S/220.

Mas tem como fazer por conta, saindo muito mais barato que o preço cheio. Foi o que o Félix, meu companheiro de trilha fez.

Basta ir direto ao porto de Puno, contratar o serviço de barco, avisando que deseja ficar na casa da família do próprio capitão.

Custos:

S/ 30 por todos os trechos Puno x Islas Flotantes de Uros x Isla Amantani x Isla Taquile x Puno

S/ 45 pela hospedagem com as refeições incluídas

S/ 10 pela entrada na Isla Taquile

S/ 20 pelo almoço na Isla Taquile (opcional)

= S/105

A desvantagem é não ter o guia, mas dificilmente você estará num barco sem um. Nesse caso, acho legal você dar uma gorjeta, mesmo que seja S/ 10 por acabar usando indiretamente os serviços do guia. Eles ganham tão pouco e S/ 10 você gasta com qualquer bobeira, né?

Sul do Peru, no Lago Titicaca - Passeio de 2 dias e 1 noite em Puno - Uros, Amantani e Taquile

Minha viagem a Puno

Passeios

• 2 dias e 1 noites pelas Ilhas Flutuantes de Uros, Ilha Amantani e Ilha Taquile

Gastos

S/ 145
R$ 152
USD 46

Rotas

⇒ Arequipa em ônibus
S/22
Cusco em ônibus
S/ 15

Hospedagem

Casa de Família na Isla Amantani – Valor incluído no passeio

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.