Roteiro Lagos Andinos: Bariloche, Puerto Varas e Pucón na mesma viagem

Lagos Andinos – Roteiro pela Argentina e Chile

A Região dos Lagos Andinos é uma das mais lindas regiões para conhecer na América do Sul. Montanhas, vulcões, lagos e bosques patagônicos que criam um cenário surreal.

Viajar pela Região dos Lagos Andinos foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida! Voltei ainda mais apaixonada pela Patagônia! Conheci diversas cidades da Argentina e Chile e quero compartilhar com você essa belezura.

Vou compartilhar meu roteiro com você e te dar as dicas e informações que você precisa pra fazer uma das seis opções de viagem entre Argentina e Chile pelos Lagos Andinos.

O que é a Região dos Lagos Andinos

Puerto Varas - Região dos Lagos
Rio Petrohué
Menos de R$6 por dia na América do Sul

A Patagônia é uma região extensa demais, com diferentes tipos de paisagem e clima. Por isso é é dividida entre Patagônia Austral, onde há geleiras, a Carretera Austral, com um pouco de tudo e os Lagos Andinos, onde predomina os lagos.

A região dos Lagos Andinos é a parte norte da Patagônia. E além dos lagos possui vulcões, montanhas, bosques e cachoeiras.

Essa zona é dividida entre Chile e Argentina, por isso você pode escolher fazer apenas um dos países ou fazer os dois juntos.

10 coisas pra saber antes de viajar pelo Chile

Essa região possui opções de atividades pra aventureiros, como rafiting, ascensão a vulcões, trekking e esqui.

Mas é também um destino perfeito pra casais que buscam um lugar romântico ou pra famílias com crianças.

Quando viajar pelos Lagos Andinos

Villa la Angostura - Região dos Lagos
Lago Espejo

Viajar pelos Lagos Andinos do Chile e Argentina é uma boa ideia durante o ano todo, dependendo do que você busca.

Lembrando que as estações do ano por lá correspondem às nossas.

Verão

Eu prefiro essa época! Durante o verão a região é bem verde e possui dias mais extensos, amanhecendo perto das 6h e escurecendo perto das 21h.

O clima é bem agradável. Mais ao norte, como em Pucón e Bariloche o sol pega mais, mas pode rolar noites frias e, se tiver vento, frio na sombra.

No verão que você pode praticar rafiting, trekkings e subir em um vulcão.

Primavera

A primavera vai depender do mês. Quanto mais perto do verão, mais se assemelha o clima, tipo final de novembro e começo de dezembro. Já setembro e outubro o clima é mais parecido com o inverno.

O bom da primavera são os preços. Por ser baixa temporada, os valores são mais baixos em hospedagens e passeios.

Em setembro rolam as Festas Pátrias em todo o Chile, então se você for viajar perto do dia 18 desse mês é preciso reservar tudo com antecedência.

Outono

Durante o outono a vegetação fica muito linda na região dos Lagos Andinos, com tons de verde, vermelho e amarelo.

E assim como a primavera, no outono os preços são mais baixos por ser baixa temporada.

No final de março e no mês de abril o clima é mais parecido com o verão, apesar de fazer mais frio. Já maio e junho são meses bem mais frios, apesar de ainda não ter neve.

Inverno

Durante o inverno algumas cidades dos Lagos Andinos possuem neve e em algumas é possível praticar esportes, como esqui, como Bariloche.

Se você pretende subir um vulcão não é a melhor época, porque faz muito frio. Além disso nessa época chove muito e os dias são mais nublados.

Os dias são mais curtos também, amanhecendo perto das 8h e escurecendo perto das 17h.

Quais cidades conhecer na região dos Lagos Andinos

Argentina e Chile na mesma viagem - 5 roteiros de Norte a Sul
Pucón

Nos dois países há cidades incríveis para conhecer os Lagos Andinos. E, mesmo estando todas na mesma região, cada uma possui uma beleza particular.

Inclusive as cidades da Argentina são bem diferentes das do Chile: cor da água, vegetação, paisagem e clima também.

No lado argentino há mais morros e montanhas, as águas são azul royal com verde, a vegetação é mais alta e o clima é menos frio.

10 coisas sobre a Argentina que você precisa saber antes de visitar

Já no lado chileno há água azul turquesa, vulcões e vegetação mais baixinha.

As cidades pra conhecer na Região dos Lagos Andinos são:

  • Pucón
  • Frutillar
  • Puerto Varas
  • Puerto Montt
  • Bariloche
  • Villa La Angostura
  • San Martin de Los Andes

Pucón

Parque Huerquehue - Mirador vulcão Villarica

Pucón é uma das cidades mais lindas do Chile, onde você pode conhecer parques nacionais e subir em um vulcão.

É um pueblo pequeno, mas ainda assim possui mais de 800 opções de hospedagem.

Em Pucón um dos passeios mais procurados é a ascensão ao vulcão Villarica. Uma caminhada pesada, mas possível para quem tá disposto a alcançar o topo.

As termas são outra atração imperdível em Pucón. As Termas Geométricas são as mais famosas. Um ótimo lugar pra relaxar o corpo no dia seguinte da subida ao vulcão.

Pra fazer por conta própria e sem gastar muito, rola conhecer os Ojos del Caburga, um complexo turístico onde está um poço, cachoeiras e um rio de um azul impressionante.

Há praias do Lago Caburga e no verão elas ficam bem cheias.

Outro passeio imperdível é o Parque Huerquehue, onde você pode fazer algumas trilhas e ter vistas lindas do vulcão com o lago!

Frutillar

Frutillar na Região dos Lagos Andinos, um dos roteiros pra combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Frutillar é um pueblo muito charmosinho às margens do Lago Llanquihue. Ali da praia se pode ver o vulcão Osorno.

Frutillar é uma cidade com basicamente por alemães que imigraram durante e depois da segunda guerra. Por isso é interessante conhecer o Museu Colonial Alemão.

Comer kuchen em alguma das lanchonetes também é uma das coisas que você não pode deixar de fazer.

Meio dia é suficiente pra conhecer o pueblo.

Puerto Varas

Saltos de Petrohué em Puerto Varas, Sul do Chile

Também às margens do Lago Llanquihue, em Puerto Varas você pode caminhar pelas praias ou alugar uma bicicleta pra passear pelo entorno do lago.

Uma das coisas mais legais que eu fiz na região dos Lagos Andinos foi conhecer os Saltos de Petrohué. Pensa numa água azul turquesa, coisa mais linda, caindo em uma cachoeira com vulcões atrás.

No mesmo rolê dos Saltos de Petrohué conheci o Lago Verde e o Lago Todos Los Santos. Fiz tudo por conta própria com micro-ônibus local.

De Puerto Varas rola subir o vulcão Osorno. No inverno o local vira uma estação de esqui.

Puerto Montt

Chiloé, ilha do Chile

Cainhar pela cidade de Puerto Montt é uma das opções de passeio. A cidade possui uma bonita orla do Pacífico. Você pode conhecer a Plaza de Armas e a Catedral e também o shopping Costanera.

Perto de Puerto Montt você pode visitar o Parque Nacional Alerce Andino, onde se encontra um bosque típico da Patagônia Austral e árvores da espécie milenar alerce (como no Parque Nacional Los Alerces de Esquel).

No parque rola fazer algumas trilhas entre uma e seis horas, como a da Laguna Triángula.

Outra opção é cruzar até Chiloé, um arquipélago cheios de patrimônios da UNESCO. Nesse caso sugiro dormir pelo menos uma noite por lá.

Bariloche

Circuito Chico em Bariloche, na Argentina

Bariloche é sem dúvidas um dos melhores destinos da Argentina e uma joia da região dos Lagos Andinos.

Cercada por cerros e montanhas, a cidade possui paisagens surreais, como a vista incrível do Cerro Campanário, eleita como uma das mais lindas do mundo.

Em Bariloche você encontra o Parque Municipal Llao Llao, cheio de lugares lindos e trilhas fáceis de percorrer. Lá você pode conhecer um pequeno bosque de arrayanes, o Lago Escondido, o Lago Tacul e Lago Moreno, por exemplo.

Uma das experiência mais legais que vivi na vida foi fazer o Circuito Chico de bicicleta. Passei por muito lugares lindo, com vistas incríveis! Mas a coisa mais legal foi estar sozinha pedalando na estrada cercada por montanhas e lagos.

Outro passeio é visitar a Isla Victória, partindo do Puerto Pañuelo. O passeio é feito junto com uma visita ao bosque do Parque Nacional Arrayanes.

Na região há muito outros cerros, como o Cerro Tronador, o Cerro Otto e Cerro Catedral.

Bariloche no inverno lota de brasileiros em busca de neve. A cidade possui alguns dos principais centros de esqui da América do Sul.

Villa la Angostura

Rio Correntoso desde a Ruta 40 - O que fazer em Villa La Angostura

Um pueblo charmoso no sul da província de Neuquén, Villa la Angostura é bem esquecido por alguns turistas que vão a Bariloche. A maioria só passa por lá ao fazer o passeio chamado de Ruta de Los Siete Lagos.

A verdade é que vale muito a pena passar uns dias em Villa la Angostura. Além de caminhar pelo centro, não deixe de conhecer o Lago Correntoso e também o menor rio da Argentina. Das cores mais lindas que eu já vi na vida!

Entre as coisas para fazer em Villa La Angostura tá conhecer o Parque Nacional Arrayanes, de onde se pode ter uma das vistas mais lindas do Lagos Andinos, o da Bahia Mansa. Meodeos, que lindeza!

Conheça também o Lago Espejo, o Puerto Manzano, o Cerro Bayo e a Villa Traful.

O Cerro Bayo no inverno se torna uma estação de esqui, onde você pode curtir a neve!

San Martin de Los Andes

San Martin de Los Andes, na Região dos Lagos Andinos

San Martin de Los Andes não é um dos vilarejos mais lindos da região dos Lagos Andinos, mas ainda assim vale a visita. O pueblo faz parte da Ruta de Los Siete Lagos.

O Lago Lácar banha San Martin de Los Andes, formando praias onde os locais se divertem no verão. Um bom lugar pra curtir o pôr do sol.

O Cerro Chapelco é uma estação de esqui no inverno com diferentes pistas para vários níveis de dificuldade. No verão é um mirante natural!

Outra opção é o Mirante Bandurrias, de onde se tem uma linda vista do Lago Lácar depois de subir por uma trilha fácil e bem demarcada, apesar de ter partes bem íngremes.

Seguindo a trilha, descendo ao lago, você pode curtir a Playa la Islita. No verão a prainha lota. Apesar do calor, a água é extremamente gelada. Eu comprovei!

Um dos passeios pra fazer por lá é conhecer o Parque Nacional Lanín, em Junín de Los Andes, onde há vários mirantes lindos e o vulcão Lanín, na fronteira com Chile.

Roteiro Lagos Andinos

Vulcão Villarica, na Região dos Lagos Andinos entre Argentina e Chile
Vulcão Villarica

A região perfeita pra criar um roteiro circular, assim você pode compra ida e volta do mesmo aeroporto.

As cidades com aeroporto na região dos Lagos são Temuco (a 106 km de Pucón), Puerto Montt e Bariloche.

Viajando via Chile

Minha sugestão é usar Temuco e/ou Puerto Montt via Santiago. As passagens podem custar a partir de USD 15 da capital chilena até uma dessas cidades com as empresas low cost (saiba mais).

Assim, o roteiro Lagos Andino seria:

Temuco- Pucón | Frutillar | Puerto Varas | Puerto Montt | Chiloé | Puerto Varas | Bariloche | Villa la Angostura | San Martín de Los Andes | Temuco

ou:

Puerto Montt | Chiloé | Puerto Varas | Frutillar | Puerto Varas | Bariloche | Villa La Angostura | San Martín de los Andes | Pucón – Temuco

Viajando via Argentina

Você pode usar base a Argentina. Existe uma empresa low cost que liga Buenos Aires a Bariloche (saiba mais), ou você pode comprar pela Aerolíneas Argentinas um voo Brasil – Bariloche (sempre há escalada na capital).

Assim o roteiro Lagos Andinos seria:

Bariloche | Villa la Angostura | San Martin de Los Andes | Pucón | Frutillar | Puerto Varas | Puerto Montt | Chiloé | Puerto Varas | Bariloche

E caso vá se manter só pela Argentina ou se puder dar uma esticadinha mais ao sul de Bariloche, inclua El Bólson no seu roteiro.

A cidade é um charme e lá se pode visitar o Rio Azul, uma das paisagens mais lindas que vi na vida!

Cidades base

Bariloche

Você pode ir dormindo em cada cidade ou vilarejo ou usar cidades base.

Pucón com certeza merece ser base para conhecer a região, como Villarica, Caburga e Panguipulli, por exemplo.

Veja onde se hospedar em Pucón

Puerto Varas pode ser base para conhecer Frutillar, Puerto Octay, Puerto Montt e para ir a Chiloé.

Veja opções de hospedagem em Puerto Varas

Bariloche pode ser base para conhecer toda a região dos Lagos Andinos argentina, especialmente se você está de carro. Assim pode tirar um dia para cada um dos vilarejos. Mas ainda assim recomendo não fazer isso.

Veja as hospedagens disponíveis em Bariloche

Caso resolva segui os conselhos da tia Aline, use Villa La Angostura pra conhecer os pueblos da região, como Villa Traful e Puerto Manzano.

Veja onde se hospedar em Villa La Angostura

Sugiro também dormir em San Martín de los Andes, onde você pode conhecer a região e também o parque em Junín de Los Andes.

Conheça as opções de hospedagem em San Martín de Los Andes

Como se locomover

Vulcão Lanín

Entre as cidades da região dos Lagos Andinos é muito fácil se locomover. As distâncias são curtas, sendo a mais longa entre Pucón e Frutillar, sendo quase 300 quilômetros.

Você pode alugar um carro em cada país e fazer completamente tudo por conta própria e com muito mais tempo. De verdade, é uma ótima ideia fazer isso.

Se não, você pode viajar tudo em ônibus. São vários horários de ônibus entre as cidades.

Uma opção é viajar de carona. A região dos Lagos Andinos é bem tranquila pra pedir carona nas estradas. Eu viajei quase toda a região assim. Tive dificuldade apenas entre Villa la Angostura e San Martin de Los Andes porque há muitos turistas em carros alugados fazendo a Ruta de Los 7 Lagos.

Cruzando as fronteiras

Para cruzar as fronteiras existem ônibus que ligam Puerto Varas a Bariloche, via Osorno, e San Martin de Los Andes a Pucón, via Parque Lanín. As viagens são diurnas e saem bem cedo de cada cidade.

Uma maneira de cruzar as fronteiras é a através do chamado Cruce Andino, uma travessia em balsa via Lago Todos los Santos e Lago Nahuel Huapi. A viagem usa também ônibus, ligando Peulla, no Chile, a Puerto Blest, na Argentina.

Apesar de ser cara, a travessia é uma experiência única, passando por lagos, vulcões, montanhas e bosques.

A documentação é a mesma para entrar nos dois países: passaporte válido ou RG em bom estado.

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Roteiro Lagos Andinos: Bariloche, Puerto Varas e Pucón na mesma viagem

Organize sua viagem

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como


Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.