Patagônia Austral – Como escolher seu destino
A Patagônia Austral é uma das regiões mais incríveis da América do Sul! Climas extremos e paisagem surreal, com geleiras, montanhas, animais andinos e lagos glaciares.
A Patagônia é compartilhada entre Chile e Argentina, começando na Região dos Lagos, desde Pucón (Chile) e Bariloche (Argentina) até Cabo de Hornos (Chile) e Ushuaia (Argentina).
Por ser muito extensa, nesse post foi focar só na parte mais ao sul, conhecida como Patagônia Austral.
A Patagônia Austral
As possibilidades são enormes pra viajar pela Patagônia Austral, com muito tipo de passeios e atividades. Trekkings, trilhas, trem, navegações…
É preciso saber escolher muito bem seus destinos pra não acabar fazendo uma viagem que não combina com você.
Os lugares que aparecem nos roteiros são Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Torres del Paine e Punta Arenas. Mas qual combina com você? Qual destino visitar na Patagônia?
A tia Line vai te ajudar a entender a região e os destinos!
Patagônia Austral para aventureiros
Se você faz a linha aventureira, a Patagônia Austral tem diversas oportunidades, com trekkings, trilhas, bike e camping.
Seus principais destinos na região devem ser El Chatén e Torres del Paine.
El Chaltén – Argentina
El Chaltén é a Capital do Trekking na Argentina. A cidade foi fundada em 1985 justamente pra receber os andarilhos, montanhistas e trekkers que buscavam aventura na região.
Ela está praticamente dentro dos limites do Parque Nacional Los Glaciares, onde estão cerca de 6 trilhas oficiais, com subtrilhas – somando cerca de 12 caminhadas. Algumas dessas trilhas chegam a mais de 20 km, como a Laguna de Los Tres, e partem da avenida principal da cidade.
Além disso, há outra dezena de trilha para fazer fora dos limites do parque, com acesso fácil pelas estradas.
Algumas das trilhas podem ser feitas com bike, como a Lago del Desierto, que soma 37 km pedalando de volta até a cidade.
Destino perfeito para quem curte acampar!
Torres del Paine – Chile
O Parque Nacional Torre del Paine é um dos paraísos dos aventureiros na América do Sul. É que nele há dois circuitos de trekkings, conhecidos como W e O (ou Maciço Paine).
Os trekkings duram entre 3 e 10 dias, com caminhadas diárias que podem chegar a mais de 20 km.
Enquanto caminha no parque, você pode dormir em refúgios aconchegantes ou acampar, inclusive com opção de campings grátis.
Durante os percursos é preciso encarar o clima extremo da Patagônia Austral, como nevoeiro, ventos fortes, neve… E tudo isso enquanto sobre e desce vales, beira precipícios, atravessa rios e pontes suspensas.
Mesmo recebendo centenas de visitantes todos os meses, Torres del Paine possui clima selvagem. Inclusive, você pode se deparar com pumas, vicuñas, guanacos e raposas.
Você pode incluir El Calafate em seu roteiro por dois motivos:
- Tá no caminho entre El Chaltén e Torres del Paine
- Possui opções de caminhadas no gelo, como o Minitrekking e o Big Ice no Perito Moreno.
Ushuaia também não fica pra trás e oferece algumas caminhadas, tanto no Parque Tierra del Fuego, quanto nas proximidades da cidade. Além disso, há possibilidade de fazer canoagem.
Patagônia Austral para sedentários
Se você nem leu a parte anterior por ter ficado cansado já na palavra ‘aventureiro’, sem problemas, porque tem Patagônia Austral pra sedentários também! Também vale pra quem tá com idosos e crianças.
Seus principais destinos na região são Ushuaia, El Calafate e Punta Arenas.
Ushuaia – Argentina
Na cidade turística mais ao sul do planeta você pode fazer diversos de passeios sem esforço. Uma das opções é o passeio no Trem do Fim do Mundo, que corta o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Há também passeios de barco pelo Canal de Beagle, que te leva sem esforço físico até o Farol do Fim do Mundo.
Outros passeios mais tranquilos são a Pingunera, Passeio dos Lagos, sobrevoo de helicóptero… São muitas as opções pra quem não quer ou não pode caminhar.
El Calafate – Argentina
É possível conhecer o Glaciar Perito Moreno e outros glaciares do Parque através de navegações, com zero esforço físico.
Já nas passarelas, há opções curtas e até acessíveis, sem escadas ou longas pernadas pra ver a geleira.
Existem ainda passeios até estâncias, onde não é preciso fazer nenhuma ou pouca caminhada.
Punta Arenas – Chile
Ilha com pinguins, museus e passeios urbanos, incluindo compras são as opções de Punta Arenas.
Entre palácios coloniais, está o cemitério mais lindo que já visitei. Parece mórbido, mas vale a pena o passeio.
Torres del Paine pode ser, sim, uma opção pra o seu roteiro. Nesse caso, ou entre em uma excursão de um dia, ou alugue um carro pra conhecer vários pontos da região. Você pode fazer isso desde Punta Arenas ou de El Calafate.
Nem aventureiro, nem sedentário
Bater perna é com você, desde tenha uma cama quentinha no final do dia. A Patagônia Austral é todinha indicada!
Em Torres del Paine você pode optar por apenas fazer uma ou outra trilha, nem precisar dormir várias noites no parque.
Em El Chaltén existem trilhas pequenas, como a Chorrillo del Salto ou a Mirador de Los Cóndores e Las Águilas, além das subtrilhas, como a Mirador Torre, parte do Sendero Laguna Torre.
Em El Calafate existem circuitos de passarelas e caminhadas no gelo pra conhecer o Perito Moreno.
Punta Arenas também oferece rolê de bike na Reserva Florestal Magallanes.
Ushuaia possui algumas trilhas que levam a lagos glaciares.
Patagônia pra o mão de vaca
Se a grana tá curta e você precisa economizar, seu destino na Patagônia é, com certeza, El Chaltén.
A entrada do Parque Los Glaciares é franca nesse lado (já do lado de El Calafate é preciso pagar cerca de R$100). Todas as trilhas do parque podem ser feitas sem gastar nada!
Você pode acampar gratuitamente dentro do parque nos campings demarcados, como o Poincenote.
A dica pra economizar mais é comprar seu alimento ainda em El Calafate, que é mais barato que em El Chaltén.
Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde
HOSPEDAGEM
O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!
ALUGUEL DE CASAS
Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.
SEGURO VIAGEM
Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.
ROAD TRIP
Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.
LOJA DO BLOG
Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.
MUITO MAIS
Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.
10 Comentários
Que sonho de viagem, Aline! Sou doida pra conhecer a Patagônia e adorei tuas dicas, deve ser uma experiência incrível. 🙂
É mesmo um lugar absurdamente lindo! É tem pra todos os gostos, pra combinar com seu tipo de viagem.
Valeu pelo comentário, Katarina 😚
Conhecer esta região tão selvagem apesar de tão explorado deve ser o máximo! Mas quero com uma cama quentinha no final do dia!
É mesmo o máximo, viu, Luis Felipe! Uma das regiões mais lindas da América do Sul pra viajar. E o melhor é que tem várias opções pra quem quer cama quente no final do dia, hem!
Adorei o post. A classificação entre aventureiro, sedentário e “meio termo” facilitou muito entender todas as opções. Aprendi muito, pois só tinha lido o básico de El Calafante, etc.
Que bom que gostou! É legal saber qual rolê combina mais com a gente, né?
Esta região é belíssima né?! Sempre fico viajando nas imagens, desejando ver ao vivo! Gostei muito da divisão e classificação que você fez: sedentários, aventureiros… assim não há surpresas desagradáveis ao fazemos nossas escolhas. 🙂
A Patagônia Austral é maravilhosa! Uma das minhas preferidas.
Pois é, a intenção é justamente ajudar a galera que vai pra lá a não escolher um rolê que não tem nada a ver!
Que bom que gostou!
Achei o seu post bastante explicadinho e acho que nos encaixamos no terceiro estilo se formos com a nossa pequena de 4 anos porque tem um pouco de belas paisagens e trilhas né?
Sim! Tem muita trilha que crianças conseguem vencer. Com certeza com lindas paisagens.