Viagens na América do Sul – 6 regiões incríveis para conhecer

Opções de viagens na América do Sul é o que não faltam! Você pode criar centenas de roteiros por aqui e alguns deles podem incluir as seis regiões mais incríveis da geografia sul-americana.

Do Caribe, ao Norte, à Patagônia, ao Sul,  conheça as seis regiões mais lindas e planeje suas viagens na América do Sul.

6 regiões para viagens na América do Sul

A América do Sul se subdivide em outras, como a América Andina, que compreende os países por onde passa a Cordilheira dos Andes, ou a América Platina, que combina os países banhados pela Baía Hidrográfica do Rio da Prata.

A geografia no nosso continente nos permite fazer roteiros incríveis para as melhores viagens na América do Sul. Escolhi as 6 regiões mais bonitas e indicadas para turismo:

Booking - Ofertas de hospedagem na América do Sul

Região 1: Caribe

Das possíveis viagens na América do Sul, a região do Caribe é uma das mais desejadas e visitadas. As águas cristalinas em tons de azul turquesa e verde, com as areias brancas e finas, são o cenário perfeito para quem curte praia. O mais legal é que entre as praias e ilhas do Caribe há muita natureza intocada.

Roteiro:

Coloque a Colômbia e a Venezuela no pacotão do Caribe e faça uma das mais lindas viagens na América do Sul. Considere Cartagena, Santa Marta, Parque Tayrona, Isla Margarita, Los Roques, Caracas, Madrisquí, entre outros destinos.

Infelizmente não rola mais atravessar a fronteira Colômbia Venezuela por terra. Por causa da crise na Venezuela, a fronteira tá bem perigosa. Você pode comprar passagens de múltiplos destinos, começando sua viagem em Bogotá, na Colômbia, e terminando em Caracas, na Venezuela, cruzando os dois países de avião.

Viagens na América do Sul - 6 regiões incríveis para você conhece agora mesmo
Praias de Santa Marta, caribe colombiano

6 regiões para fazer viagens na América do Sul
Isla Margarita – Venezuela

Região 2: Patagônia

Uma das melhores viagens na América do Sul rolam na Patagônia! Sem dúvida, essa é uma das regiões geográficas mais lindas do mundo, com belezas e climas extremos.

O sul da Patagônia oferece uma viagem por montanhas, lagos glaciares e geleiras, tudo acompanhado de muito frio e ar seco. Durante o verão, os dias são bem longos, chegando a escurecer depois das 21 horas.

A região da Patagônia abrange ainda outra região, o arquipélago da Tierra del Fuego, bem no extremo sul do continente.

A fauna e flora locais também são únicas, com guanacos, raposas, pumas, flamingos e até pinguins.

Roteiro:

A Patagônia é dividida entre Argentina e Chile. Coloque no seu roteiro: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Torres del Paine e Punta Arenas.

Você pode fazer os deslocamentos de ônibus ou de avião. A região é uma das mais seguras para viagens na América do Sul. Não se esqueça de se vestir usando a técnica das 3 camadas para se proteger do frio.

Viagens na América do Sul - os 6 melhores destinos pra você conhecer
Ushuaia – Argentina

Guia passo a passo do Circuito W em Torres del Paine
Torres del Paine – Chile

Região 3 – Altiplano Andino

Não existe lista de viagens na América do Sul que não inclua o altiplano dos Andes. Essa região é um platô que tem uma média de 4 mil metros de altitude e, por isso, possui um clima seco, ar rarefeito e ventos gelados.

Sou apaixonada pelo altiplano: lagoas coloridas, montanhas com picos nevados, montanhas coloridas, vales secos, desertos, animais de altitude e um legado cultural e histórico sem igual na América do Sul.

Foi nesse território que os incas e outros povos pré-hispânicos fizeram suas vidas e construíram cidades e fortalezas.

Roteiro:

O altiplano andino abrange o sul do Peru, o oeste da Bolívia, o noroeste do Chile e o norte e noroeste da Argentina, chamado de NOA. Inclusive aqui no blog tem um post com 6 opções de roteiros que combina Chile, Bolívia e Peru.

Considere colocar no seu roteiro o Lago Titicaca, Atacama, Salar de Uyuni, La Paz, Cusco, Machu Picchu, Quebrada de Humahuaca, Cafayate e Cachí.

Pra curtir uma das melhores viagens na América do Sul, cuide para não sofrer com o mal de altitude, conhecido no altiplano como soroche.

Machu Picchu - Peru - Viagens na América do Sul - 6 regiões para curtir os melhores roteiros
Machu Picchu – Peru

Salar de Uyuni - Bolívia - Viagens na América do Sul - 6 regiões para curtir os melhores roteiros
Salar de Uyuni – Bolívia

Região 4 – Amazônia

A região amazônica é uma das mais importantes do mundo e também uma das melhores para fazer viagens na América do Sul.

Apesar de não ser tão fácil explorar a amazônia, muitos turistas – especialmente europeus – se aventuram em barcos em meio à selva intocada, respirando o ar mais puro e conhecendo tribos indígenas, comunidades ribeirinhas e animais selvagens.

A amazônia, ou amazonía em espanhol, é a maior bacia hidrográfica do mundo, onde está o Rio Amazonas, o maior do mundo!

Roteiro:

A região amazônica abrange muitos países sul-americanos, mas o turismo amazônico é focado no Brasil, no Peru e na Bolívia.

Fazer um roteiro completo como no Altiplano ou na Patagônia é bem difícil, mas é possível conhecer várias cidades em uma mesma viagem. Eu mesma fui de Letícia, na Colômbia, a Alter do Chão, no Pará, passando por Tabatinga e Manaus.

Considere: Manaus (BR), Alter do Chão (BR), Anavilhanas (BR), Iranduba (BR), Presidente Figueiredo (BR), Puerto Maldonado (PE), Iquitos (PE) e Rurrenabaque (BO).

Viagens na América do Sul - 6 regiões para curtir os melhores roteiros
Perto de Manaus

Alter do Chão - Viagens na América do Sul - 6 regiões para curtir os melhores roteiros
Alter do Chão

Região 5 – Gran Chaco

Apesar de ser uma região pouco falada no turismo, o Chaco – ou Gran Chaco, possui destinos muito visitados individualmente.

Com mais de 1,2 milhão de km², o Chaco possui diversos ecossistemas e microclimas. As temperaturas, por exemplo, podem ultrapassar os 48° no verão, chegando a -7° no inverno.

Os rios são a grande característica da região do Chaco e por isso reservam viagens na América do Sul com foco em ecoturismo.

Roteiro:

Também será difícil criar roteiros completos e circulares no Chaco, especialmente por causa dos rios, mas você pode viajar para diversos destinos que fazem parte da região. O Gran Chaco abrange o Brasil, o Paraguai, a Bolívia e especialmente a Argentina.

Considere o Pantanal brasileiro, Santa Cruz de la Sierra (BO), Cochabamba (BO), parte de Salta (AR), Santa Fé (AR), Santiago del Estero (AR), Tucumán (AR) e parte de Assunção, Paraguai.

Viagens na América do Sul - As 6 mais lindas regiões para você criar roteiros
Pantanal, Brasil

Região 6 – Lagos Andinos

A Região dos Lagos é uma das mais lindas pra viagens na América do Sul. Ali começa a Patagônia, mas são os lagos esverdeados, montanhas e vulcões que predominam a beleza.

O clima durante o verão e o inverno são bem diferentes e oferecem experiências de viagens diferentes também. Por exemplo, no verão, o clima é mais ameno, com dias longos e folhagens verdes. Já no inverno os dias são curtos, frios e há estações de esqui por conta da neve.

Roteiro:

A Região dos Lagos Andinos abrange a Argentina e o Chile, podendo facilmente combinar os dois na mesma viagem. Basta cruzar os lagos com barcos ou usar as estradas.

Considere conhecer Bariloche, San Martín de los Andes, Villa la Angostura (Argentina), Puerto Varas, Puerto Montt e Frutillar (Chile).

Viagens na América do Sul - As 6 mais lindas regiões para você conhecer - Frutillar
Frutillar – Chile

Viagens na América do Sul - As 6 mais lindas regiões para você conhecer - Villa la Angostura
Villa la Angostura – Argentina

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Rodrigo Cardoso (20 de fevereiro de 2018)

    A amazônia é minha região preferida, mas o Altiplano e a Patagônia também são viagens na América do Sul que me marcaram muito!

    • Aline Rodrigues (20 de fevereiro de 2018)

      Sabia que você gostaria mais da Amazônia rs. Eu tenho as minhas preferidas, mas vou continuar experimentos umas viagens na América do Sul pra confirmar hehe

  • Camila Neves (8 de março de 2018)

    Nossa, adorei o post! Já fiz todas essas viagens (Nasci no Chile), tirando Machu Pichu. Amei! 🙂

    • Aline Rodrigues (8 de março de 2018)

      Que delíciaaa! Pra mim falta o Grand Chaco. Doida pra conhecer o Pantanal

  • Viviane Carneiro (8 de março de 2018)

    A América do Sul é realmente encantadora e rica. Os lugares citados nesse post são lindos e muito diferentes um dos outros. Adorei as dicas!

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      Demais, né, Vivi? Eu sou suspeita pra falar, mas a América do Sul é o melhor continente rs.

  • Família que viaja junto (8 de março de 2018)

    O pantanal e a Amazônia são destinos que temos muita curiosidade, mas confesso que tenho medo de viajar com crianças por causa dos bichos, hahaha! Acha que é perigoso?

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      Imagina! Acho que é bem tranquilo. Os bichos mais perigosos não estão na área turística. A criançada vai se divertir horrores nessas regiões!

  • Luciana Freitas (9 de março de 2018)

    Que post interessante! Adorei essa visão de dividir o continente em regiões e destacar o que há de interessante em cada uma delas. Vemos que há muuuuita coisa para se explorar. Você mencionou o perigo da fronteira Colômbia x Venezuela, mas eu acrescentaria que visitar a Venezuela hoje por conta de toda a crise que está passando é bem complicado… apesar dos lugares lindos do caribe venezuelano.

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      Obrigada, Luciana! Dividindo assim é mais fácil de planejar uma viagem, né?
      Pois é, que triste ver a Venezuela assim. Um país tão lindo, que tem muito a oferecer pro turismo. Torcendo pra crise diminuir e a gente poder contribuir como turistas de novo!

  • quartodeviagem (9 de março de 2018)

    Realmente a América do Sul é um lugar espetacular pra se fazer turismo, não vejo a hora de conhecer a Patagônia!

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      A Patagônia é uma das minhas preferidas! Tem tanta paisagem linda e atividades pra tudo quanto é gosto. É caro, mas vale cada centavo.

  • Roberta Lan (9 de março de 2018)

    Pensar que o meu marido, que é holandês, só não visitou a Amazônia e o Gran Chaco no mochilão que ele fez. Enquanto isso eu só conheço Buenos Aires. Que vexame, rs

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      Tá devendo mesmo rs! Quando vier ao Brasil, tire um tempo pra fazer um desses rolês. Vai valer a pena!

  • Ruthia (9 de março de 2018)

    Na América do Sul só conheço um pouco do Brasil, então o seu post mexeu com o meu bichinho nómada. O Peru, em particular, habita os meus sonhos há longos anos.
    Lindo post

    • Aline Rodrigues (9 de março de 2018)

      Que bom, Ruthia! Essa é a intenção – alimentar os bichinhos!
      O Peru é meu país preferido. O roteiro pelo altiplano inclui um pedacinho dele e super vale a pena. Além de ser barateza!

  • Thais (12 de março de 2018)

    Nossaaaa cada lugar lindo.
    Difícil é escolher um para conhecer…. preciso de 6 meses de férias 🙂
    Valeu pelas dicas

    • Aline Rodrigues (12 de março de 2018)

      Super apoio esse semestre sabático, Thais! Se bem que, pra garantir, tire um ano todinho rs

  • De boa na trip (12 de março de 2018)

    Eu sou completamente apaixonada pela América do Sul. Já conheço vários lugares, mas ainda faltam muuuitos. Com certeza vou deixar seu roteiro guardado porque tem cantinhos aos quais não fui.

  • Luli (15 de março de 2018)

    Tanto pra ver nesse mundo e tão pouco dinheiro! rs Sou louca para ir para Amazônia!!!

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.