Viajar de ônibus pelo Peru – O que você precisa saber

Viajar de ônibus pelo Peru é muito fácil. Podemos percorrer o país de Norte a Sul em viagens de poucas horas e gastando bem pouco.

Graças ao seu território, que não é nem muito largo, nem muito cumprido, o Peru é facilmente explorado de ônibus, como vou explicar tudo nesse post: preços, estradas, distâncias e empresas de ônibus no Peru.

Valor de referência de câmbio - S/1 = R$1,05

Como é viajar de ônibus pelo Peru

Uma das melhores maneiras de explorar as belezas do Peru, é pegando a estrada e viajando de busão. As estradas são lindas e as viagens são curtas na maioria dos trechos.

Nas principais cidades turísticas você encontra ônibus para seguir viagem, seja para destinos no Peru ou para os países vizinhos, incluindo São Paulo.

Viajar de ônibus pelo Peru é muito fácil e barato, além de ser cômodo e seguro.

Há empresas de ônibus no Peru que possuem serviço de bordo semelhante ao de avião, com avisos de segurança, televisão pessoal por assento, alimentação e tudo!

Os horários dos ônibus são perfeitos pra ajudar na hora de economizar e planejar sua viagem.

Os ônibus possuem dois andares, sendo os assentos de baixo maiores, com mais inclinação e com preços mais altos.

Viajar de ônibus pelo Peru - Tudo o que você precisa saber
Estrada entre Lima e Ica

Quanto custa viajar de ônibus pelo Peru?

O valor das passagens de ônibus no Peru depende muito do trajeto, da antecedência da compra, do assento escolhido e, principalmente, da empresa escolhida para viajar.

Assim como nesse post, onde conto tudo sobre viajar pela América do Sul de ônibus, gosto de calcular o valor por hora de viagem.

O custo médio para viajar de ônibus pelo Peru é de S/7 por hora com as principais empresas.

Principais viagens com distâncias e preços:

Quanto custa Viajar de ônibus pelo Peru

Terminais de ônibus no Peru

A maioria das cidades peruanas não possuem uma rodoviária, como estamos acostumados no Brasil e em outras cidades pelo mundo.

No Norte e no centro do Peru, incluindo Lima, funciona da seguinte maneira: cada empresa de ônibus possui um terminal de ônibus, de onde partem e chegam os ônibus de viagem.

Na parte sul do país, em cidades como Arequipa, Puno e Cusco, há terminais de ônibus, onde você pode encontrar empresas de ônibus mais baratas – mas menos seguras, menos comprometidas com horários e com menos conforto.

As rodoviárias do sul do país cobram taxa de embarque, que você deve pagar antes de ir ao portão do seu ônibus.

Leia aqui sobre como foi viajar sozinha em um ônibus de S/15 de Puno a Cusco.

Viajar de ônibus pelo Peru - Estradas do Norte, entre Caraz e Huaraz
Estrada no norte do Peru

Booking - Peru

Segurança ao viajar de ônibus pelo Peru

As principais empresas de ônibus no Peru oferecem mais segurança que as empresas mais baratas.

Fotos e vídeos no embarque

Ao fazer o embarque na maioria das empresas de ônibus do Peru, você será filmado ou fotografado. As empresas fazem isso para terem imagens de todos os passageiros, caso algum tenha intenções de agir de maneira criminosa.

Detectores de metal

Na maioria das empresas, sua bagagem de mão será revistada e você deverá passar por um detector de metais antes de embarcar no ônibus.

Velocidade

A maioria dos ônibus possuem um painel marcando a velocidade em que o ônibus está e qual é o limite que deve atingir. Todos os passageiros podem controlar isso.

Despachando a bagagem nos ônibus no Peru

Viajar de carro pelo Peru - Estrada que liga Piura a Máncora
Vista da estrada perto de Máncora

A questão da bagagem funciona de duas maneiras, dependendo da empresa que você comprar a passagem de ônibus.

Com as empresas mais baratas: você despacha como no Brasil, entrando numa fila ao lado do ônibus para entregar e retirar sua bagagem do porão.

Com as melhores empresas: antes do embarque é preciso despachar a bagagem, assim como em aeroportos. Para retirar a bagagem é preciso aguardar no saguão até que as bagagens estejam disponíveis.

Limite de peso: 23 kg

Ao viajar de ônibus pelo Peru, uma das principais diferenças que notei é que há um limite de peso de bagagem para viajar com as principais empresas do país.

É preciso respeitar o limite de 23kg. Sua bagagem é pesada na hora que você despacha.

Principais empresas de ônibus no Peru

Cruz del Sur

Viajar de ônibus pelo Peru - Cruz del SurA principal empresa para viajar de ônibus pelo Peru é a Cruz del Sur. Apesar de ter preços mais altos, a empresa oferece um serviço de extrema qualidade.

Os ônibus da Cruz del Sur são limpos e muito confortáveis, com descanso para os pés e tela individual.

Na tela há jogos, músicas ou filmes para você passar melhor o tempo durante a viagem de ônibus pelo Peru.

A empresa possui uma espécie de comissário de bordo, que oferece cobertores, travesseiros e fones de ouvido.

Além disso, há refeições incluídas nas viagens noturnas, tendo jantar e até café da manhã, dependendo do tempo da viagem.

Alguns veículos possuem wi-fi funcionando relativamente bem.

Você pode comprar online através do site da Cruz del Sur com um cartão de crédito ou comprar na cidade – mas não deixe para comprar muito em cima da hora, porque a os assentos se esgotam rápido nessa empresa. Veja aqui os endereços.

Oltursa

Outra empresa que indico usar para viajar de ônibus pelo peru é a Oltursa, que possui ônibus igualmente confortáveis e novos.

A Oltursa também possui serviço de bordo, mas com qualidade pouco menor que a anterior.

Espere ter refeições em viagens mais longas e cobertores em viagens noturnas. Conte também com tela de entretenimento e, possivelmente, wi-fi.

Tirando Cusco e Arequipa, a Oltursa não atende destinos no sul do Peru, como Puno ou Juliaca, por exemplo.

Você também pode comprar suas passagens pra viajar de ônibus pelo Peru via internet com antecedência. Também pode deixar pra comprar antes de viajar. Não espere ficar muito em cima da hora para garantir que encontrará vaga.

SuperCiva e ExcluCiva

Muita gente não indica a Civa, mas é porque pegou o ônibus errado.

A Civa possui 3 empresas atuando em viagens de ônibus pelo Peru: a EconoCiva, a SuperCiva e a ExcluCiva.

A EconoCiva se assemelha às empresas de ônibus mais baratas, com atrasos, assentos desconfortáveis e sem serviço de bordo.

Já as outras duas possuem serviços de excelente nível, sendo a ExcluCiva do nível da Cruz del Sur ou da Oltursa.

Viajei em 2015 com a SuperCiva (trecho Lima – Máncora). Tive alimentação a bordo e filmes em telas compartilhadas. O assento era confortável o suficiente e não me decepcionou em nada!

Você pode comprar passagens pela internet. Comprar na hora é menos arriscado, já que a empresa não lota tanto.

Outras empresas confiáveis no Peru

Movil Tours – Outra empresa de confiança para viajar de ônibus pelo Peru, que liga o país de norte a sul. Ainda não viajei com ela, mas vejo muitas recomendações. Possui ônibus novos, limpos e atendimento de qualidade. Acesse o site.

Tepsa – Super bem indicada pelos viajantes e mochileiros que percorrem o Peru, a Tepsa possui um serviço semelhante a Movil Tours. Acesse o site da Tepsa.

Por que não viajar em qualquer ônibus no Peru?

Já viajei de Cruz del Sur, Oltursa e SuperCiva. Também já viajei de Power Puno, Titikaka e outros ônibus super barateza.

O problema é que eles não possuem as mesmas medidas de segurança. Além disso, o conforto é zero e nunca respeitam os horários.

O Titikaka não tinha nem descanso pros pés. A Power Puno tava um gelo (ainda bem que eu sempre tenho um saco de dormir) e o banco não inclinava direito, porque tava quebrado.

Eu me senti super insegura no Titikaka por causa da maneira que eles vendem os assentos. Entenda.

Dicas para viajar de ônibus pelo Peru

• Procure viajar a noite. As viagens de ônibus no Peru costumam durar 8 horas em média – o tempo certinho pro sono! Assim, você economiza na hospedagem e não perde tempo útil no seu roteiro.

• Especialmente se você está indo pra uma região alta, como Huaraz, é importante ir de ônibus por causa da aclimatação.

• Tenha uma mantinha ou saco de dormir para viajar de ônibus pelo Peru, pois o ar geralmente é frio e nem toda empresa oferece cobertores.

• Os ônibus no Peru não param em restaurantes na estrada, por isso, tenha comidinhas, especialmente se a empresa não oferece refeições a bordo.

• Os melhores assentos são o 1, 2, 3 e 4, no andar de cima. Eles ficam na frente, por isso possuem mais espaço pras pernas e ninguém inclina em você.

• Caso não esteja viajando em um dia de grande movimentação, deixe para comprar em cima da hora. Os preços ficam menores.

• Cuide dos seus pertences! Uma amiga teve a mochila revirada em um busão de liga La Paz a Cusco. Coloque cadeado e use essas correntes de bike para prender tua mochila ao busão. Grana sempre na doleira presa ao teu corpo. Retire os cartões de memória pra garantir pelo menos as lembranças.

• Tenha seu próprio papel higiênico, sempre.

• Meninas, usem o condutor urinário pra fazer xixi em pé.

• Coloque a roupa mais confortável da sua mochila (veja como viajar com uma mochila leve).

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Viajar de ônibus pelo Peru - Todas as informações que você precisa saber: quanto custa, quais as melhores empresas, tempos de viagens, dicas gerais e muito mais

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Vera Miranda (8 de janeiro de 2018)

    Muito bom!

  • Luciana Freitas (13 de março de 2018)

    Que interessante viajar de ônibus pelo Peru. Muitas diferenças para o Brasil (para começar o “serviço de bordo” e a inspeção de bagagem). Realmente uma opção boa e barata para conhecer o país.

    • Aline Rodrigues (13 de março de 2018)

      É verdade, Luciana! E o serviço de bordo é melhor que muita cia aérea, viu!

  • Angela Castanhel (13 de março de 2018)

    Precisei pegar onibus de Lima para Huaraz para fazer a trilha Laguna 69. Mas nao tinha nada de demais não. Era o onibus comum e a viagem durou 8 horas. Por falta de tempo, acabei pegando o avião e pagando mais caro mesmo para fazer o trajeto lima-cusco. Valeu pelas dicas, são ótimas

  • Keul Fortes Ana Raquel (14 de março de 2018)

    Não sabia que era barato dessa forma. Gostei de saber! Ainda mais por saber que é seguro e tem serviço de bordo. Uma boa opção para economizar em uma viagem assim com paisagens tão bonitas!

    • Aline Rodrigues (14 de março de 2018)

      As paisagens são um brinde pra quem viaja de ônibus pelo Peru! Tem que ficar com a cara grudada na janela.

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.