15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Que moeda levar para viajar pela América do Sul

Qual moeda levar para viajar pela América do Sul: Real, Dólar, Cartão ou Remessa Online?

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

Qual é a melhor moeda para levar ao viajar pela América do Sul, já que são 13 países diferentes para 13 moedas diferentes? Quando estamos nos planejando para fazer um mochilão por vários países ou quando vamos passar por mais de um país na mesma viagem sempre surge essa dúvida.

Levar Real ou Levar Dólar? Trocar no Brasil ou no país de destino? Sacar pelo Western Union ou usar uma conta global? São muitas opções e saber qual moeda levar pra viajar pela América do Sul não é a tarefa mais fácil do mundo, mas nesse artigo vou te contar quais opções você tem por país.

Além de entender quais são as melhores opções viajando pela América do Sul, entenda como calcular na hora de fazer compras e câmbios. Ensinamentos de quem mochila a América do Sul desde 2014.

Esse texto foi escrito originalmente em 23 de janeiro de 2016, mas devido as atualizações de câmbios e as novas contas globais, foi atualizado e republicado com seus comentários originais.

Quais são as moedas em circulação na América do Sul?

Primeiramente, vale mencionar que Dólar é a moeda em circulação em apenas um país da América do Sul, no caso, o Equador. Todas as outras nações soberanas utilizam suas próprias moedas:

PAÍSMOEDACÓDIGOSÍMBOLO
ArgentinaPeso ArgentinoARS$
BolíviaBolivianoBOBBs.
ChilePeso ChilenoCLP$
ColômbiaPeso ColombianoCOP$
EquadorDólar EstadunidenseUSD$
ParaguaiGuaraníPYG
PeruNuevo SolPENS/.
UruguaiPeso UruguaioUYU$
VenezuelaBolívar SoberanoVEF ou VESBs.S.
Moedas em circulação na América do Sul

Veja a cotação das moedas da América do Sul em comparação com o Real em tempo real.

E a moeda local, é melhor trocar no Brasil ou no país de destino?

Que moeda levar para viajar pela América do Sul - Moeda do Equador

Para ter a moeda em circulação no país será preciso fazer cambio, certo? Antes de explicar qual moeda levar para viajar por cada país da América do Sul, te conto que o melhor negócio a ser feito é fazer cambio na moeda local no país em questão.

No Brasil seu Real sempre será mais desvalorizado que no outro país, não muito, mas alguns centavos ou poucos reais. Isso porque aqui se trata de compra de moeda estrangeira e em outros países se tratará de venda de moeda estrangeira. O que vale mais, compra ou venda? São se esqueça dessa regra e nunca restará dúvidas.

Além disso, o melhor de trocar no outro país é não precisar trocar tudo. Lá você tem a chance de trocar conforme suas necessidades. Já pensou fazer câmbio de 2 mil reais e acabar usando apenas R$1700?

A dica é trocar, se possível, um pouco antes de sair. O suficiente para pagar o táxi ou o ônibus, por exemplo. Caso contrário terá que fazer câmbio no aeroporto, que quase sempre possui as piores taxas.

Aceitação de Real em países da América do Sul

Ao viajar por outros países da América do Sul, seja em um mochilão sabático ou durante um roteiro específico, como Peru Bolívia e Chile, fique tranquilo quanto a levar seus reais.

Em todos os países você consegue fazer câmbio de reais para a moeda local, isso porque a presença de viajantes brasileiros é muito forte no continente. Mas é também porque o Real é uma das moedas mais importantes e fortes do Mercosul.

Real ou Dólar: qual moeda levar ao viajar pela América do Sul?

Dez motivos para viajar pela América do Sul

Sabendo que a moeda local deve ser comprada no país de destino, fica então a dúvida sobre qual moeda levar para viajar pela América do Sul: levar real ou dólar.

Isso depende muito pra qual país você está indo, porque em cada um o real possui um valor diferente. A economia também influencia muito nessa decisão, por isso quando estiver planejando a sua viagem, use este artigo para se direcionar, mas faça sua própria pesquisa..

Antes de mais nada, quero voltar a mencionar que Dólar dos Estados Unidos, apesar de ser uma moeda presente universalmente, não está em circulação nos países sul-americanos com exceção é claro do Equador.

Com isso quero dizer que a dúvida entre levar Real ou Dólar ao viajar pela América do Sul não deveria existir. Na maioria dos casos NÃO VALE A PENA LEVAR DÓLAR para viajar pela América do Sul. Você vai fazer dois câmbios, mas ainda assim irá ganhar alguns centavos, que em grandes quantidades, se tornam reais.

Mas a resposta não é tão simples quanto ‘leve reais para viajar’, porque existem muitos fatores a serem considerados, especialmente com a presença dos bancos globais que existem hoje em dia, como vou explicar neste artigo.

→ Como saber se é melhor levar dólares ou os reais como moeda para viajar a América do Sul?

Que moeda levar para viajar pela América do Sul

A conta para saber que moeda levar para viajar para um país na América do Sul é a seguinte:

Suponha que você pagou R$5 em cada dólar. Chegando na Colômbia cada dólar está 3,795 COP e cada real está 790 COP.

Você precisa multiplicar 790 por 5 vezes, que é o valor do Dólar. 790 x 5 = 3950 COP. Isso quer dizer que você terá então mais pesos colombianos se trocar seus reais e NÃO dólares.

Na Bolívia, por exemplo, 1 USD está valendo 6,88 BOB e cada 1 Real vale 1,43 BOB. Ou seja, para cada 5 reais, que é o valor do dólar, você terá 7,15 BOB, mais uma vez mostrando que compensa levar reais para viajar pela América do Sul.

Qual moeda levar para viajar pela Argentina

Cambio paralelo blue na Argentina

Ao viajar pela Argentina, leve em consideração que existem dois tipos de câmbio: o oficial e o paralelo, também conhecido como câmbio blue.

Pelo oficial vale a pena levar Reais, porque 1 Real está 25 ARS e 1 USD vale 121 ARS. Para cada 5 reais, valor do dólar, 125 ARS.

Já quando falamos em câmbio blue ou paralelo, não recomendo levar dinheiro em espécie, porque você corre risco de cai em um dos golpes mais famosos na América do Sul: nota falsa na Argentina. Então, a dica é sacar em agências e lojas parceiras da Western Union, que trabalha com câmbio paralelo.

Assim, com a Western Union na Argentina, você envia dinheiro da sua conta brasileira para si mesma a ser retirado na cidade onde está e recebe para cada real 43 ARS. Ou seja, quase o dobro do que teria levando real ou dólar.

Nenhuma conta global vale a pena quando falamos de Argentina, porque o saque se dá no câmbio oficial.

Qual moeda levar para viajar pela Bolívia

Ao viajar pelo Bolívia, como na demonstração acima, a melhor moeda para levar é o Real, seja em espécie, seja retirando pelo Western Union.

Já quando falamos em contas globais, nenhuma possui Boliviano como moeda corrente, por isso, na hora do saque, o banco irá usar o saldo disponível em Reais ou Dólares ou em qualquer outra moeda que você tenha ativado em sua conta no caso da Wise, que possui conta multimoeda.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Qual moeda levar para viajar pelo Chile

Notas chilenas

Existe aqui no UMASULAMERICANA um texto completo com dicas e informações sobre qual é a melhor moeda para levar ao viajar pelo Chile, mas aqui vou deixar algumas dicas rápidas.

Se for pagar hospedagem em espécie, leve dólares para ser isento da taxa IVA – para saber mais, acesse o artigo completo. Assim você economiza 19% usando dólares.

Já para outros custos da viagem, a melhor moeda para levar ao viajar pelo Chile é o Real, porque para cada 1 USD temos 823 CLP e para cada 1 Real temos 170 CLP. Ou seja, para cada 5 reais, 850 CLP.

A Wise possui conta em Peso Chileno e nela para cada 1 Real temos 171 CLP, vantagem muito mínima, mas que pode ser mais seguro que levar dinheiro em espécie. Já pela Western Union a cotação também é de 170 CLP por Real enviado.

Qual moeda levar para viajar pela Colômbia

Pela demonstração acima, você viu que levar reais para a Colômbia é a melhor opção.

A Wise não possui conta em Peso Colombiano, mas sacando com o saldo em Real você teria 790 COP para cada 1 BRL, segundo o site do banco. Já pelo Western Union, cada 1 Real equivale a 775 COP, ou seja, menos vantajoso.

Assim, para a Colômbia compensa levar reais ou cartão global Wise.

Qual moeda levar para viajar pelo Equador

Como levar dinheiro pra viajar pro exterior

A moeda em circulação no Equador é o Dólar estadunidense, sendo assim, não será necessário fazer dois câmbios, diferente de quando falamos sobre qual seria a melhor moeda a levar ao viajar a América do Sul em outros países.

Se voce quiser levar reais para trocar por dólares estando em solo equatoriano, para cada 100 USD investirá 495 BRL. Mas se quiser levar dólares daqui do Brasil, pagará o equivalente a 504 BRL. Ou seja, mesmo sendo dólar a moeda em circulação, compensa levar reais para o Equador.

Assim, considerando as opções de saque, sacando pela Wise, para ter 100 USD você paga 490 BRL e pela Western Union, pra cada 100 USD, 497 BRL, ou seja, vale mais a pena a Wise.

Que moeda levar para viajar para o Paraguai

Quando falamos em viajar pelo Paraguai temos oficialmente 1 BRL pra 1424 PYG e pra cada 1 USD, 6834 PYG, ou seja, 7120 PYG. Mais uma vez vemos qual é a melhor moeda para levar para viajar pela América do Sul: o Real.

Pelo Western Union você vai retirar 1382 PYG para cada Real. Já pela Wise seria 1424 PYG, mas procure saber sobre a opção de saque no país.

Qual moeda levar para viajar pelo Peru

Qual moeda levar para o Peru e dicas de câmbio

Quando falamos em viajar pelo Peru, aqui no UMASULAMERICANA já tem um artigo completo com dicas de moedas e cambio. Mas aqui deixo umas dicas rápidas.

Para cada 1 USD temos 3,70 PEN e para cada 1 BRL temos 0,75 PEN, ou seja, para cada 5 reais temos 3,75 PEN. Então tanto faz levar reais ou dólares para viajar o Peru. Mesmo assim aconselho levar reais, porque o dólar não faz diferença e você terá que pagar duas taxas.

Pela Western Union você sacaria Soles a 0,75 por cada Real. Já pela Wise você sacaria 0,79 PEN por cada Real, ou seja, a Wise é a melhor opção para viajar pelo Peru.

Qual moeda levar para viajar pelo Uruguai

Se está planejando viajar pelo Uruguai, saiba que pela Wise a cotação é de 8,27 UYU para cada Real. Já pela Western Union você recebe 8,09 por cada Real.

Já a cotação oficial está 8,35 UYU por cada Real e 40 UYU para cada 1 USD, ou seja, 41,75 pra cada 5 reais, valor do dólar. Então levar reais compensa mais que levar dólares para viajar pelo Uruguai.

Como saber o valor em Real das coisas em moeda estrangeira ao viajar pela América do Sul

No começo eu penava, porque não sabia ao certo que conta fazer para saber quanto custava determinada coisa se fosse em reais.

Isso é normal, porque a gente leva um tempo até entender que conta fazer. Mas aqui te conto como saber o valor em Real das coisas em preço na moeda local quando estiver viajando pela América do Sul.

Existem duas maneiras de calcular o valor em real:

  • No caso de moedas que valem menos que o Real, a conta a ser feita é a de divisão.
  • Se a moeda é mais valiosa que o Real, a conta a ser feita é a de multiplicação.

Moedas menores que o Real

As moedas menos valiosas são aquelas em um Real compra mais que 1 na moeda local, ou seja, Boliviano, Peso Uruguai, Peso Chileno, Peso Argentino, Guaraní e Peso Colombiano, por exemplo.

Ao fazer uma compra, para saber o valor em real dos itens, use a divisão. Por exemplo: um saco de pipoca custa 50 pesos argentinos. Divida 50 pelo valor que você vendeu seu real. Usando R$1 x AR$43 a conta a ser feita é 50/43, que é igual a R$1,20 –  Esse é o preço da pipoca em reais. SUPER BARATO!

Moedas maiores que o Real

Por outro lado, se a moeda é mais valiosa que o Real, como o dólar dos Estados Unidos (usada no Equador) ou o Sol Peruano, a conta a ser feita é a de multiplicação.

Por exemplo: uma hospedagem custa 15 soles peruanos. Você trocou R$1 por 0,75 soles e a primeira conta a se fazer é a de quanto vale cada sol em real. O calculo é 1/0,75, que é igual a R$1,33. A segunda conta é multiplicar o valor da hospedagem, ou seja, 15 pelo valor do resultado, os 1,33. Ou seja, 15 x 1,33 = 19,95. Barato também!

Parece complicado, mas a primeira conta você só precisa fazer uma vez por câmbio diferente. Se for 0,70 ou 0,80 as contas mudam, mas se toda vez trocar por 0,75 valor de 1,33 será o mesmo.

Em resumo, com moedas menores divida o valor e com moedas mais valiosas primeiro divida e depois multiplique.

Onde fazer câmbio ao levar determinada moeda para viajar a América do Sul?

  • Primeiramente, evite trocar dinheiro em aeroportos, portos e rodoviárias. Nestes locais, em geral, o câmbio costumam ser mais caros. Em Colônia del Sacramento, no Uruguai, por incrível que pareça, o melhor câmbio estava na rodoviária, ao lado do porto. Então, se tiver oportunidade, pesquise bem antes de trocar.
  • Evite fronteiras, porque geralmente a cotação é muito mais baixa. Troque em uma cidade grande o equivalente para entrar no próximo país.
  • Durante o planejamento veja qual moeda levar para viajar por cada país da América do Sul que deseja visitar na sua viagem. Abra sua conta na Wise e na Western Union, ou então em outros bancos globais e empresas de remessa online.
  • Procure pelas ruas principais nos centros das capitais, que são geralmente os melhores lugares onde fazer câmbio.
  • Geralmente as Plazas de Armas do Peru são onde estão as melhores cotações.

Compartilhe esta imagem no Pinterest e veja qual é a melhor moeda para levar pela América do Sul sempre que quiser

É melhor levar dólar ou real para viajar pela América do Sul

POST ANTERIOR
Águas Turquesas de Millpu, piscinas naturais de Ayacucho no Peru
PRÓXIMO POST
Qual a melhor roupa para o frio? Técnica de camadas pra viajar no inverno

6 Comentários

  • 19 de outubro de 2016 a 16:27

    Aline, tudo bem? Você tem uma estimativa de média de gastos por dia pelos países? Sei que isso depende, claro, do tipo de viagem, mas com base na sua mesmo. Eu pretendo fazer uma viagem similar com meu marido e filha. Então, trocamos o quarto compartilhado por quarto privativo, mas fora isso, o estilo é mochilão mesmo. Brigada pelas informações. Beijos.

  • 2 de dezembro de 2018 a 11:57

    Eu estava precisando bem disso. Principalmente no quesito dinheiro na Argentina e no Chile, estava com dúvida de que moeda levar pra viajar pela america do sul. Muito obrigada pelo post, super me ajudou.

    • 2 de dezembro de 2018 a 13:38

      Que bom ter ajudado, Aline! Desfrute a América do Sul!

  • 21 de março de 2019 a 00:31

    Adorei o post,bem detalhado foi muito útil. Obrigada 🙂

  • 31 de julho de 2019 a 16:28

    Gostei desse blog, salvei até no meus favoritos em meu navegador.