O que fazer em Huaraz, no norte do Peru

Huaraz tem ganhado destaque nos roteiros dos viajantes independentes pelo Peru. E começou tarde! A região é incrível e a lista com o que fazer em Huaraz é tão linda e completa quanto Cusco.
Vem ver neste post os principais passeios da região de Huaraz! Mas atenção, este artigo contém imagens fortes. Fortíssimas, aliás! Fica a ansiedade por sua conta e risco.
Referência de câmbio - S/1 = R$1,05
O que fazer em Huaraz
Já que você assumiu o risco de ler esse post cheio de lindezas peruanas, veja quais são as principais atrações para ver e fazer em Huaraz.
Na verdade, nenhuma fica em Huaraz, propriamente dita. A cidade serve mesmo como base para conhecer as belezas as proximidades.
A maioria fica no Parque Nacional Huascarán, com mais de 160 km. Esse paraíso no norte do Peru possui montanhas e lagoas glaciares. Depois escrevo mais sobre o parque, porque ele merece um post só pra ele <3
Além dos passeios dentro do Parque Nacional Huascarán, há passeios em sítios arqueológicos na região de Huaraz.
Os passeios são os de um dia, pois há muitas opções de trekking e escalada na região. Isso, fica para os próximos posts.
O que fazer em Huaraz: Parque Nacional Huascarán
Lagunas Llanganuco
Chinancocha e Orconcocha são conhecidas como Lagunas Llanganuco, entre os nevados Huascarán e Huandoy.
As águas azuis dessas lagoas atraem centenas de turistas e é uma das atrações mais visitadas do Parque Nacional Huascarán.
Como é o passeio
Em Huaraz, os passeios vendidos como Lagunas LLanganuco duram o dia inteiro, aproveitando o caminho para fazer uma parada em Yungay, uma cidade que foi completamente destruída por um terremoto que aconteceu em 1970, deixando a cidade em baixo de muitos metros de lodo.
Ótima opção de aclimatação para fazer em Huaraz.
Quanto custa:
O passeio para as Lagunas Llanganuco, custa entre S/30 e S/50.
Glaciar Pastoruri
Glaciar Pastoruri ou Nevado Pastoruri, como chamam a maioria das agências em Huaraz. Isso porque a geleira está derretendo e, o que antes era um imenso glaciar, hoje é um restinho que sobrou. Ainda assim é lindo e emocionante estar ali! Eu amo glaciares <3 (chorei tanto no glaciar da Argentina, quanto no glaciar do Peru hehe).
Quando você pergunta “O que fazer em Huaraz?”, 9 entre cada 10 viajantes que voltaram de lá vão te recomendar o Glaciar Pastoruri. Aquele 1 que não recomendou, é porque não foi!
A geleira está acima de 5 mil metros, então, leia como amenizar os sintomas do mal de altitude.
Como é o passeio:
Você pode comprar o passeio em Huaraz, que sai às 9h e dura o dia todo. No caminho, há paradas em alguns pontos relativamente interessantes, mas certamente muito lindos.
Para chegar ao Glaciar Pastoruri é preciso fazer uma pequena trilha a partir do estacionamento, mas que não é moleza, não. Leia aqui como é e outras dicas e informações.
Quanto custa:
Visitar o Glaciar Pastoruri com agência custa entre S/35 e S/ 50. A entrada no Parque custa S/10.
Laguna Páron
Uma das mais lindas atrações do Peru todinho e uma das mais fáceis que se pode fazer em Huaraz, a Laguna Páron é uma extensa lagoa, com 3200 metros de comprimento, cercada pelos nevados Huandoy, Paria, Pisco, Arteson e Caraz e Pirâmide.
A Laguna Páron está em uma altitude de 4200 metros acima do nível do mar.
Como é o passeio
Os passeios saem de Huaraz bem cedo e seguem para o Parque Nacional Huascarán.
O caminho até lá é muito bonito, mas nada se compara à cor daquelas águas.
Para curtir o passeio, que dura o dia todo, você pode optar por fazer a trilha em volta da lagoa ou a escalaminhada que leva a um mirante.
Para ler mais sobre esse passeio e a Laguna Parón, acesse esse post.
Quanto custa
A entrada no Parque custa S/ 5. O tour com agências de Huaraz custam entre S/ 50 e S/ 70.
Laguna 69
A lagoa mais desejada de Huaraz – ou até do Peru! A Laguna 69 é queridinha não só por sua beleza, mas também porque é uma vitória chegar até ela.
É preciso fazer uma pesada trilha, com 700 metros de ascensão, já começando perto de 4 mil metros acima do nível do mar.
Tem soroche e tem calor e frio. Tudo para dificultar chegar àquela belezura! (Veja como se vestir para o frio)
Mesmo com a dificuldade em chegar, todo mundo coloca a Laguna 69 na lista do que fazer em Huaraz. Por isso, é melhor se preparar com essas dicas!
Como é o passeio
Partimos de Huaraz bem cedo, paramos horas depois para o café e seguimos para enfrentar a trilha de 14 km totais acima dos 4 mil de altitude.
Mas antes há uma parada fotográfica em uma das Lagunas Llaganuco, que está bem no caminho para a trilha da Laguna 69.
A trilha é linda e chegar ao final é recompensador, com a beleza da Laguna 69!
Quanto custa
Esse passeio custa entre S/ 35 e S/ 65, saindo de Huaraz. A entrada do Parque custa S/ 10.
Laguna Churup
A Laguna Churup é uma laguna azul turquesa, que está a 4450 metros acima do nível do mar. Para chegar nela, dale caminhada acima! Certamente uma linda opção para quem tá buscando trilhas para fazer em Huaraz.
Como é o passeio
Os passeios que levam à Laguna Churup e partem de Huaraz levam o dia todo, saindo cedo em direção ao Parque Nacional Huascarán.
Dependendo do tour, é possível passar antes pela cachoeira Churup e pela Laguna Churupita.
Da entrada do parque é necessário fazer uma íngreme trilha de cerca de 2h30 até a lagoa.
Quanto custa
Os passeios com as agências de Huaraz custam entre S/40 e S/70 soles. A entrada no parque custa S/ 5.
O que fazer em Huaraz: Sítios Arqueológicos
Chavín de Huántar
As ruínas das construções da cultura Chavín é um dos passeios históricos da região e está sempre em listas tipo “o que fazer em Huaraz”.
O local era um centro cerimonial, onde se pode ver um complexo de praças e um grande templo de 12 metros de altura.
Como é o passeio
Com agência, você irá sair perto das 9h de Huaraz sentido sudeste. No caminho há uma parada fotográfica na Laguna Querococha.
Passeia-se pelas ruínas, compreendendo a cultura e os costumes, que era centrado no dualismo.
O ponto alto do passeio é ver a única cabeça clava ainda no local.
Vou escrever sobre este passeio e esse povo. Fique ligado aqui no blog 😉
Quanto custa
Os tours guiados que saem de Huaraz custam entre S/35 e S/ 50. A entrada no complexo de Chavín custa S/ 10.
Ruínas de Wilcahuaín
Esse sítio arqueológico do Peru nem sempre está nas listas “o que fazer em Huaraz”. Menos interessante que a cultura Chavín, a cultura huari deixou sua herança na região de Ancash também, mas só depois que os Chavín foram exterminados.
Como é o passeio
É possível tomar um táxi ou uma van pública para ir a essas ruínas, que estão próximas a Huaraz.
Ali, basta contratar um guia que irá contar mais sobre a história e cultura do povo huari, conhecendo as galerias e Grande, a atração mais popular desse sítio. É uma pirâmide de três andares.
Quanto custa
A van custa S/ 5 ida e volta. O táxi, 30 soles ida e volta. A entrada para as ruínas é de S/5. O serviço de guia depende de qual escolher, mas não passa de S/ 15.
Minha viagem a Huaraz
Passeios
• Glaciar Pastoruri
• Laguna Parón
• Laguna 69
• Chavín de Huántar
Gastos
S/ 420
R$ 440
USD 130
Rotas
⇒ Lima
em ônibus
⇐ Lima
em ônibus
Hospedagem
Hostel Andescamp – USD5 / dia (comp.)
Hostal La Cabaña – UDS8 / dia (indiv.)
25 Comentários
Obrigada pelo post, Aline. Tô indo pro Peru em maio do ano que vem e já tava pra pesquisar o que fazer em Huaraz.
Sabe me dizer porque os preços variam (tipo, entre 35 e 50 soles)? O que as agências vendem de diferente? Brigada. Beijos
Oi, Jualiana. Que bom que te ajudou <3 Olha, na verdade não muda quase nada. Algumas agências incluem cafés da manhã no meio dos passeios, de frente pras lagoas e tals, mas essas cobram absurdos.
As outras cobram entre S/35 e S/50 por pequenas diferenças. Algumas oferecem uma outra coisa além, como bastão de trekking. Outras não incluem o guia nas trilhas.
Bom dia! Com qual empresa vc fez os passeios? Vi que realmente os valores divergem muito! Adorando seus posts
Oi, Tatiane! Que bom que tá curtindo. Obrigada por ler. Então, em Huaraz fiz com a Lalo, mas achei os caras meio desorganizados (pelo menos comigo). Além de me cobrarem mais caro, mudavam a ordem dos meus passeios e só me avisavam quando eu mandava mensagem perguntando o horário de saída no dia seguinte. Teve um dia que eu tive que trocar de roupa, porque achei que ia pra Chavín (que é quente), mas tava indo pra Parón (que é mais friozinho). Mas de forma geral, em os passeios de Huaraz são os mesmo vendidos em todas as agências e custam mais ou menos o mesmo valor.
O Peru é demais, mas só estive em Cusco…. Huaraz já tá na minha lista! Valeu pelas dicas!
Eu voltei no Peru mais por causa dessa cidade! Com o tanto de coisa linda pra ver e fazer em Huaraz, com certeza vale a viagem!
Uau, que lugar maravilhoso! Não acredito que nunca havia ouvido falar sobre ele antes. Fiquei apaixonada principalmente pela foto do glaciar 🙂
Lindo, né Camila? Eu tô apaixonada por Huaraz, que além de linda é barata!
Olha só que lugar incrível! Eu não tinha pensado a respeito de conhecer Huaraz, mas agora, fiquei com água na boa. E tenho certeza que vou querer incluir quando formos ao Peru. Obrigada pela dica.
Que bom que inspirou a conhecer. Vale muito a pena conhecer Huaraz e a região de Ancash
Nossa… que lugar lindo com paisagens maravilhosas! Quero muito conhecer o Peru. Amei o post e as fotos!
Vivi, super recomendo o Peru! País mais lindo e cheio de belezura natural e histórica!
Tem horas que acho que os cenários da América do Sul são imbatíveis. Mas esse mundão é tão diverso, que acho injusto também! Mas que são lindos, ah, isso são!!! hahaha
Não sei se o continente mais lindo, mas que preenche os olhos e o coração, ah sim!
Oi Aline, Td bem?? . Seu post me encantou!. Estarei no Peru em Outubro com uma galera.. e depois queria esticar com meu marido até lá!.. Quero saber se dá pra conhecer lugares legais em 4 dias! Os hoteis ficam no Centro.. perto das agências?.. A maioria dos passeios fica no Parque Nacional Huascarán?? Como terei pouco tempo quero fazer passeios de 1 dia (indo e voltando).
Oi, Viviane! Huaraz é mesmo encantadora, né?
Então, eu fiquei exatamente 4 dias na cidade e fiz passeios de um dia até os locais. Foram 3 no Parque Nacional Huascarán e 1 em Chavín.
Dá uma olhada no meu roteiro.
Ola, amei suas dicas, eu queria ir a patagônia Argentina no fim do ano, mas quando soube dessas lagoas no Peru, mudei de destino sem pestanejar, na verdade adiei a patagônia e priorizei o Peu. Valeu por dedicar tempo para ajudar os futuros visitantes.
Que legal, Manuella! É um prazer poder ajudar.
Você com certeza vai amar o Peru 😍
Aline,
Gostaria de saber quantos dias você sugere ficar em Huaraz e qual o melhor período?
Obrigada
Aline, tudo bem? Por qual empresa você fechou os passeios em Huaraz?
Oi, Natacha. Fiz com a Lalo, mas achei tudo bem confuso, viu! Dá uma olhada na Denomades.
Oi, Aline…eu e meu namorado estamos planejando um mochilão e Huaraz está no nosso roteiro. Na verdade construímos o roteiro com base no seu blog (muito obrigada). Os valores que pesquisamos até agora estão divergentes dos seus, numa das agencias o valor do Glaciar, por exemplo, está 40 dólares. Gostaria de saber se compensa fechar pacotes antes ou deixar pra comprar alguns passeios lá mesmo.
OBS.: Eu venho lendo vários post seus sobre seu mochilão e em um deles você relata um encontro com dois irmãos alagoanos, eu sou alagoana também e conheço os dois. Achei de uma sincronia danada.
Obg pelo blog, tem me ajudado muito.
Nossa, tô chocada que você conhece os meninos. Que mundo pequeno!
Então sobre os preços, pode ser que estejam realmente mais altos porque tem quase dois anos, já. Mas nunca que tá 40 dólares. Deixa pra comprar tudo lá mesmo. Dá pra comprar até pro mesmo dia. Sempre tem gente vendendo na rodoviária.
Olá!
Qual época do ano você foi para Huaraz?
As fotos estão incríveis!
Oi, Renata. Brigada! Era outubro, começo do mês.