15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Qual agência escolher no Atacama Compro no Brasil ou lá Dá pra fazer por conta própria

Qual agência escolher no Atacama? Compro no Brasil ou lá? Dá pra fazer por conta própria?

Desconto Fui Gostei - Passeios em Santiago, Atacama, Uyuni e Cusco

O Atacama é uma das regiões da América do Sul mais visitadas por turistas do mundo todo, afinal, estamos falando sobre o deserto mais alto e árido do planeta! E na mesma proporção, crescem os números de empresas que vendem os passeios da região. São dezenas de opções e por isso acaba gerando muitas dúvidas em quem precisa fazer uma escolha de agência pra conhecer o Atacama.

Como blogueira e consultora de viagens na América do Sul, recebo semanalmente várias dúvidas sobre passeios e como escolher uma agência segura e confiável no Atacama. Então, em parceria com a agência Fui Gostei Trips, trago aqui no UMASULAMERICANA esse publipost com respostas sobre o tema!

Precisa mesmo de agência no Deserto do Atacama? Não dá pra fazer por conta própria?

Não existe uma resposta pronta, porque depende do seu estilo de viagem, dos passeios que você deseja fazer no Atacama, da disponibilidade pra fazer o planejamento e de certas habilidades que são necessárias caso queira viajar pelo deserto sem agência.

Atacama de bicicleta

O que fazer em San Pedro de bicicleta

Se você gosta de pedalar, alguns passeios do Atacama podem ser feitos por conta própria de bicicleta, como o Valle de la Luna, o Valle de Marte, Pukará de Quitor e Piedra del Coyote, por exemplo.

Tenha em conta que estamos falando de um deserto localizado no altiplano andino, ou seja, é uma região alta e seca. Além de cuidados pra proteger olhos e pele do sol e levar uma quantidade considerável de água, é preciso estar em boa condição física.

Conhecendo o Atacama de carro sem agência

Como fazer o Deserto do Atacama de carro sem agência

Por outro lado, algumas atrações estão mais distantes da cidade base, que é San Pedro de Atacama. Nestes casos, você vai precisar alugar um carro pra percorrer o deserto por conta própria.

Sem agência, você tem mais autonomia e liberdade no roteiro pelo Deserto do Atacama, organizando conforme a tua viagem e não o contrário (tua viagem adequada aos horários dos tours).

A Carla Boechat, que foi uma das fundadoras da agência Fui Gostei Trips, que está patrocinando este artigo, morou e trabalhou anos no Atacama e é especialista no assunto. Ela me contou que é possível conhecer o deserto de carro por conta própria, mas que vai ser preciso investir tempo no planejamento prévio.

Vai ser necessário estudar as rotas, a geografia local e as condições climáticas, mas também reservar os parques com data e hora, segundo a Carla me contou. Cada atração é administrada por um parque diferente e é preciso estar lá na hora exata da reserva.

Além disso, é preciso se planejar bem em relação ao combustível ao viajar pelo deserto de carro sem agência, porque no Atacama só há um posto de gasolina e fica no povoado de San Pedro.

Resgatar desconto de 10% de desconto nos passeios do Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Santiago Cusco com a Fui Gostei Trips

Vantagens de fazer o Atacama com agência:

  • Comodidade e segurança: A agência cuida de tudo, desde a logística até o transporte e guias experientes.
  • Roteiros completos: As agências oferecem roteiros que otimizam seu tempo e te levam aos melhores lugares.
  • Experiência personalizada: Algumas agências oferecem atendimento personalizado e podem adaptar o roteiro aos seus interesses.
  • Acesso a lugares exclusivos: Algumas agências têm acesso a lugares que não são facilmente acessíveis por conta própria.
  • Menos estresse: Você não precisa se preocupar com nada, apenas relaxar e aproveitar a viagem.

Desvantagens de ir com agência:

  • Menos flexibilidade: Você fica presa ao roteiro da agência e não terá tanta liberdade pra vivenciar a viagem no teu tempo.
  • Menos autenticidade: Os passeios de agência geralmente são mais turísticos.
  • Menos economia: O investimento nas agências geralmente são mais altos, porque ela organiza de tudo pra você.

Dicas para ir por conta própria:

  • Pesquise muito: Leia blogs, fóruns e guias de viagem pra se informar sobre o Atacama.
  • Planeje seu roteiro com antecedência: Defina quais lugares você quer visitar e como você vai se locomover. A gente pode fazer uma videochamada e te ajudo a planejar tua viagem.
  • Reserve tudo com antecedência: Especialmente se você estiver viajando na alta temporada.
  • Seja flexível: Os planos podem mudar no Atacama, então seja flexível e esteja preparada pra imprevistos.

Vale a pena comprar os passeios com antecedência ou deixar pra comprar lá no Atacama?

Como sempre digo: não existe resposta pronta, porque cada viagem e cada viajante têm necessidades únicas.

A decisão de comprar com antecedência ou pessoalmente os passeios no Atacama vai depender muito da época da tua viagem. Na alta temporada, que abrange os meses entre junho e agosto e especialmente entre dezembro e fevereiro, pode ser necessário fazer reservas pra garantir tua viagem.

As melhores empresas ficam com a agenda mais apertada e, deixando pra fechar no Atacama, pode acabar rolando passeios com alguma agência menos qualificada.

E quanto menos dias você tem pra tua viagem pelo Atacama, mais se faz necessário ter um planejamento prévio, afinal você não vai ter tempo pra fazer pesquisas e levantar a cotação.

Veja aqui ideias de roteiro no Deserto do Atacama entre 3 e 10 dias.

É verdade que é mais barato comprar no destino?

Viagem Chile - Lagunas Escondidas de Baltinache

Comprar os passeios do Atacama, do Uyuni, Cusco e Vale Sagrado pessoalmente pode custar mais barato, porque você vai negociar com as agências.

Entender essa vantagem tá associado primeiramente com a questão anterior. Ou seja, é sim mais barato comprar na hora, mas também é verdade que é necessário ter disponibilidade e disposição pra negociações.

Considere que a negociação deve ser realizada em um idioma e moeda diferentes, exigindo um tempo específico no seu planejamento.

É possível comparar preços nas agências localizadas nas principais ruas de San Pedro. Importante anotar o nome e o contato da agência pra pesquisar sobre sua reputação antes de decidir, pois escolher uma boa agência faz toda a diferença pra uma experiência positivamente marcante.

Além disso, anote o preço cheio e com desconto pra comparar com outras agências. Tenha muito claro tudo o que está incluído nesses acordos, especialmente considerando as barreiras do idioma, tá?

Importante estar preparada emocionalmente pra imprevistos, como ficar sem vaga em alguma coisa que desejava muito! Nesse caso, já tenha um plano B e C no planejamento. Uma vez no Chile, mas na região da Patagônia, comprei pessoalmente a última vaga num passeio e o casal que entrou depois de mim na agência ficou sem poder fazer o rolê!

IMPORTANTE: Ao negociar, é vital respeitar a cultura local e valorizar o trabalho das pessoas. A negociação não consiste apenas em buscar descontos, mas também em oferecer algo em troca. Isso pode incluir comprar múltiplos serviços de uma mesma agência, promover a agência nas redes sociais, deixar avaliações positivas online, ou utilizar estratégias de compra de última hora para obter preços mais acessíveis.

Como escolher uma agência no Atacama?

Quanto custa Atacama - Laguna Chaxa

Essa é uma grande dúvida pra quem tá planejando viajar pra o Atacama, já que há muitas agências disponíveis, tanto na internet quanto locais.

Neste mar de opções, é importante conhecer a confiabilidade da agência, a qualidade dos serviços e o custo-benefício. Antes, vou te contar como funciona mais ou menos o serviço de turismo:

  • A operadora local arma os pacotes, ela é a responsável por realizar o passeio já no destino. Guias e motoristas, por exemplo, são parte disso!
  • A agência de viagem é a que faz a ponte entre a operadora local e as viajantes. É a parte responsável por vender e se responsabilizar pelos acordos com você como viajante.

Muitas agências vendem os pacotes de passeios das mesmas operadoras, então é comum que no mesmo passeio estejam duas pessoas que vão receber o mesmo serviço, mas que pagaram preços diferentes. E isso não necessariamente é uma enganação.

Cada agência possui sistemas diferentes e com custos diferentes. Escolher uma agência apenas pelo preço baixo pode acabar te colocando em contato com um atendimento menos confiável, com problemas em relação a datas ou que trabalham com operadoras menos preparadas.

Na minha opinião como viajante desde 2014 e trabalhadora do setor de turismo desde 2011, uma agência boa mesmo é aquela que:

  • Tem transparência no que tá te oferecendo e te explique claramente o que você tá comprando e também as políticas de alteração e cancelamento
  • Tem atendimento personalizado, que não te enxergue como uma comissão, mas sim como uma cliente que tá investindo numa experiência
  • Trabalha com operadoras locais, preocupada em apoiar o turismo comunitário, mantendo os ganhos de mercado na cidade entre seus locais
  • Entrega mais do que promete, como dicas exclusivas e pós-atendimento

Indicação de agência confiável no Atacama

Agência Fui Gostei Trips é confiável

Ao longo dessas visitas pra região do Altiplano Andino, já conheci diversas agências, tanto em atendimento local, quanto online.

Uma das minhas principais sugestões é a Fui Gostei Trips, que é brasileira, então o atendimento é em português e o pagamento é em real e com possibilidade de parcelamento, o que facilita muito nossa vida!

A FGT trabalha com as melhores operadoras locais, justamente pra garantir um serviço à altura dos destinos, né? Porque ter guias que conhecem profundamente a história, geografia, filosofia e sociologia local faz uma diferença imensa pra quem viagem com imersão.

A Fui Gostei Trips foi fundada por uma mulher viajante, em sociedade com um amigo, Renato. Carla chegou no Atacama viajando, e ficou. Ela tem um blog também, então tem uma bagagem como viajante e profissional de turismo imensa. E a equipe é formada por uma galera que também é viajante. Isso reflete demais no atendimento, porque são pessoas que sabem exatamente quais são as necessidades, medos e vulnerabilidades de uma viajante!

Agora mesmo estou em Cusco fazendo passeios com a agência. Você pode acompanhar também pelo Instagram @umasulamericana.

Fui Gostei Trips é uma agência de experiência no Atacama

Valle de la Luna - tudo o que você precisa saber

A Fui Gostei Trips é uma agência confiável, que existe desde 2017, começou no Atacama com passeios também pro Salar de Uyuni e recentemente chegou a Cusco e a região do Vale Sagrado, inclusive Machu Picchu.

A FGT se destaca como uma agência de experiência no Atacama e outros destinos na América do Sul, oferecendo aos seus clientes muito mais do que apenas passeios turísticos.

  • Experiência personalizada: Roteiros elaborados de acordo com teus interesses e necessidades.
  • Atendimento diferenciado: Equipe dedicada durante toda a tua viagem.
  • Passeios exclusivos: Experiências autênticas e inesquecíveis na América do Sul.
  • Compromisso com a comunidade: Viagem responsável, que respeita a vida local e valoriza o turismo de base comunitária.
  • Preços competitivos: Um justo custo-benefício pra tua viagem.

Destinos pra viajar com a Fui Gostei Trips:

Atacama e outros destinos, como Salar de Uyuni e Machu Picchu.

A Fui Gostei Trips é uma agência que confio, acredito e admiro! Ela vai te ajudar a vivenciar este deserto mágico de forma única e especial. Entre em contato com a equipe da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento personalizado com 10% de desconto.

E pra quem faz consultoria de viagem comigo, além de ter ajuda especializada pra planejar o roteiro personalizado, tem 15% desconto exclusivos nas reservas dos passeios com a Fui Gostei Trips.

Com que antecedência devo comprar meus passeios?

Deserto do Atacama a Purmamarca

Tô ficando repetitiva, mas é isso: Não existe resposta pronta, então depende! Mas, lembre-se que existe diferença entre comprar e planejar.

Planejamento prévio é importante, recomendo fazer isso com antecedência de cerca de 6 meses. Enquanto isso, você pode estudar sobre o Deserto do Atacama: cultura, história local e geografia, além de melhorar teu espanhol. Aqui no UMASULAMERICANA escrevi um artigo com dicas definitivas pra aprender espanhol sozinha.

Esse planejamento vai influenciar na parte financeira da viagem. Na Fui Gostei, por exemplo, comprando com antecedência você pode aproveitar a possibilidade de parcelamento, que ajuda a planejar o orçamento do valor que você vai levar pra viajar pelo Atacama.

E caso você vá pra o Atacama com intenções de negociar pessoalmente com as agências, já sabe que precisa planejar também os planos B e C.

Espero que este resumo tenha te ajudado a decidir como você vai viajar para o Atacama!

Este artigo foi patrocinado pela Fui Gostei Trips

Como escolher uma boa agência no Atacama
canal de viagens no youtube
Categoria:Atacama, Chile
POST ANTERIOR
Lugares pra conhecer na Colômbia – Diversidade natural e cultural
PRÓXIMO POST
O que fazer em Huaraz: A Capital da aventura no Norte do Peru