Viagem pela Amazônia – Roteiro de Manaus a Belém

Fazer uma viagem pela Amazônia é algo a entrar na sua lista! Especialmente o trecho entre Manaus e Belém reservam passeios e paisagens impressionantes com natureza intocada e selvagem!

Mas não é só natureza que oferece uma viagem pela Amazônia, não! Há também história, com construções coloniais e importantes na história do Brasil.

Um roteiro pela amazônia te leva para conhecer a maior bacia hidrográfica do planeta e também a maior floresta do mundo!

Travessias em barco, visitas a comunidades indígenas e caboclas, sabores regionais, contato com natureza intocada e avistamento de animais selvagens são só algumas das experiências que você irá viver nessa viagem!

O que ver e fazer em uma viagem pela Amazônia

Day tour na amazônia - Como é o passeio de um dia a partir de Manaus

  • Parque Nacional de Anavilhanas
  • Travessia pelos rios do amazonas
  • Encontro das Águas
  • Praias de Rio
  • Visitar comunidades indígenas e caboclas
  • Passeios na floresta Amazônica
  • Reconhecimento da fauna e flora
  • Visita a construções históricas

Roteiro pela Amazônia, de Manaus a Belém

Escolhi o trecho entre Manaus e Belém na região amazônica porque fica bem mais fácil criar um roteiro!

  • Manaus
  • Presidente Figueiredo
  • Novo Airão
  • Alter do Chão
  • Belém
  • Ilha do Marajó

Reserve pelo menos 15 dias pra o seu roteiro pela amazônia, porque há muito o que fazer. Além disso as travessias em barco podem consumir muitos dias da viagem.

Manaus, AM

Viagem pela Amazônia, roteiro de Manaus a Belém

Travessia de barco de Tabatinga a Manaus

Comece sua viagem por Manaus, que recebe voos diários de várias cidades do Brasil.

Na capital do Amazonas você pode conhecer algumas construções históricas, como o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, o Mercado Adolpho Lisboa, inaugurado em 1882 e a Igreja Matriz, construídas em 1695 por irmãs carmelitas, destruída em 1850 em um incêndio e reconstruída no final do século 19.

Em Manaus você pode conhecer paisagens e fazer atividades ligadas aos rios, como a Praia de Ponta Negra (rio Negro), Encontro das Águas (Negro e Solimões), Porto de Manaus (tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional) e avistamento de botos.

Saindo de Manaus você pode fazer visitas a comunidades indígenas, como a Dessana, por exemplo.

Presidente Figueiredo – AM

Presidente Figueiredo. Foto: Embratur

Presidente Figueiredo. Foto: Embratur

Um dos destino onde você irá encontra as águas mais cristalinas do Brasil, Presidente Figueiredo fica a cerca de 1h30 de Manaus.

Várias cachoeiras em meia à floresta Amazônica, cavernas e grutas podem ser visitadas na cidade, deixando sua viagem pela Amazônia ainda mais especial! Mas nada é mais encantador que a Lagoa Azul de Presidente Figueiredo.

Novo Airão – AM

Crédito: David Rêgo Jr via MTur

PARQUE MANAUS
Autor:Paulino Menezes/ MTur

O município de Novo Airão fica a 180 km de Manaus e é lá que está o arquipélago de Anavilhanas, um parque nacional e também o maior arquipélago de água doce do mundo, com mais de 400 ilhas!

Praias, passeios de barcos e muito contato com natureza intocada, além de poder ver muito botos-cor-de-rosa!

Escrevi sobre Anavilhanas pra essa lista de ilhas e arquipélagos na América do Sul!

Extra: Parintins – AM

Foto Mtur

Caso sua viagem acontece entre junho e julho, inclua Parintins no roteiro e veja o Festival Folclórico de Parintins, onde rola as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, uma das festas mais incríveis do Brasil.

Alter do Chão – PA

Alter do Chão, quando ir e como chegar

Alter do Chão, quando ir e como chegar

Alter do Chão é uma vila de pescadores que fica em Santarém, no Pará. Banhada pelo rio Tapajós, a vila é conhecida como Caribe Amazônico, como contei nesse post de Caribes Brasileiros que fiz pra Reservecar.

As praias são lindas e tem também passeios mais imersivos, como visitas a comunidades caboclas e pela Flona (Floresta Nacional do Tapajós), passando por seringueiras e sumaúmas, árvores gigantes!

Vale a pena conhecer Alter do Chão, que tem uma vibe única! Fui pra passar 5 dias e fiquei 35, pra você ter noção! Não deixe a vila de fora da sua viagem pela Amazônia!

Belém – PA

Theatro da Paz. Foto: Embratur

Estação das Docas. Foto: Embratur

A capital do Pará oferece muitas opções e pra tudo quanto é tipo de turista!

Entre as coisas que você não pode perder está o Forte do Presépio, Mercado Ver-o-Peso, Basílica de Nazaré e Theatro da Paz.

Há muitas praias de rio pra você aproveitar e se refrescar na cidade! E partindo de Belém há muitas opções de passeios, como baía do Guajará, formada pelo encontro da foz dos rios Guamá e Acará.

Ilha do Marajó – PA

Foto: Divulgação/Embratur

Foto MTur

A Ilha do Marajó, no Pará, é alcançada desde Belém com um catamarã, barcos ou balsas, numa travessia que dura entre 2 e 3 horas.

Considerada a maior ilha Maior ilha fluviomarinha do mundo, a Ilha de Marajó é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Imagina a belezura!

Matas, rios, campos, mangues e igarapés, formam o cenário perfeito para uma viagem pela Amazônia!

Transportes da viagem pela Amazônia

Travessia Tabatinga - Manaus em barco

Quem já pesquisou sobre viajar pela região amazônica sabe que por causa da quantidade de rios e mata fazer as viagens por terra é impossível na maior parte da região.

O principal transporte, mas que será parte da experiência da viagem pela amazônia, são os ferry boats.

De Manaus até Santarém, por exemplo, são 2 dias em um barco e você precisa ter uma rede para dormir. Há uma embarcação que cobra um pouco mais caro, mas a viagem dura 30 horas (São Bartolomeu). Evite a Amazon Star, péssima embarcação!

De Santarém a Belém é o mesmo: embarcações que levam 2 dias ou o São Bartolomeu em 30 horas.

Essas travessias de barco são incríveis. Algumas incluem comida, outras não! Fique atento aos dias em que saem, porque tem dias corretos na semana.

Você precisará ter uma rede própria para dormir. Leve snacks e coisas para passar o tempo, como caça palavras, livros e filmes baixados!

Quando viajar pela Amazônia

O Clima na região amazônica é quente e úmido! Parece que a gente tá num banheiro cheio de vapor rs.

Por causa da proximidade da linha do equador, a região vai ser sempre quente, mas a melhor época é na seca, que vai de junho a novembro.

Já no verão as chuvas podem atrapalhar o rolê.

Acesse o site do Ministério do Turismo voltado pra Amazônia. Com certeza tem muito material legal pra sua viagem pela Amazônia!

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Viagem pela Amazônia, dicas para um roteiro de Manaus a Belém

Organize sua viagem

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.