Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Patagônia Argentina 6

Parque Nacional Tierra del Fuego no Ushuaia – Tudo sobre

Na fronteira com o Chile, o Parque Nacional Tierra del Fuego, no Ushuaia – Patagônia Sul argentina, tem lindos 63 mil hectares, sendo apenas 2 mil liberados para turismo.

Ushuaia é uma das cidades que mais amei conhecer! Fica bem no fim do mundo, quase na Antártida, possui paisagem montanhosa, vários lagos e um dos parque mais importantes da região – o Parque Nacional Terra do Fogo.

Entre fauna e flora se exibindo aos visitantes, há diversas trilhas e atividade no parque, que oferece paisagens incríveis, como a Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle.

Veja neste post todas as informações para visitar o parque: onde fica, como chegar, o que fazer, quanto custa e como acampar.

Valor de referência de câmbio - ARS1 = R$0,20

Preços atualizados em 08/2017

Tudo sobre o Parque Nacional Terra do Fogo

 Onde fica o Parque Nacional Tierra del Fuego

O parque está há 12km de Ushuaia, beirando o Canal de Beagle. Parte dele está em território chileno (inclusive algumas montanhas que a gente vê por lá não são argentinas).

Ushuaia é a última cidade habitada ao sul do palneta, por isso a cidade é chamada de Fim do Mundo e o Parque Nacional Terra do Fogo, ou Tierra del Fuego, em espanhol, acaba sendo chamado de parque do Fim do Mundo por algumas pessoas.

Você sabia? O Parque Nacional Tierra del Fuego é o mais austral do planeta!

Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Patagônia Argentina

Como chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego

Caso você não esteja com veículo próprio, há 4 maneiras de chegar ao parque desde Ushuaia:

1 – De ônibus

Em frente ao muelle turístico (Av. Maípu com a Calle 25 de Mayo) há ônibus regulares que custam cerca de 100 pesos ida e volta.

Horários: ida entre 9h e 14h e volta entre 12 e 15h.

2 – De transfer ou agência

O transfer pega os visitantes de manhã na hospedagem e deixa em um dos diversos pontos dentro do parque. Fica combinado três horários diferentes em diversos pontos para retornar (às 13h, às 15h e às 17h). Custa 300 pesos, aproximadamente. É a forma mais usual.

Foto: Albasmalko | Wikipédia Commons

Já com agências você segue um roteiro pré montado com guia e tudo. Custa cerca de 500 pesos, dependendo do tour.

3 – De táxi ou remix

Estando em três ou quatro pessoas, compensa muito contratar um serviço remix ou táxi. O valor da corrida será cerca de 150 pesos (cada trecho), que dividindo fica bem baratinho para cada um.

4 – Com o Trem do Fim do Mundo

O trem é mais turístico mesmo, porque ele está há 8 km da cidade, ou seja, você precisa pagar um táxi para chegar na estação e depois pagar a passagem, que não é barata. A viagem dura 1 hora (de ida). Geralmente, a galera que vai de trem, volta de ônibus ou táxi. A passagem custa 690 pesos. Veja mais no site oficial.

Entrada e horários do Parque Nacional Tierra del Fuego

O valor da entrada sofre muitas alterações, mas hoje está constando como 350 pesos no site oficial.

A entrada só é cobrada durante a alta temporada e dentro do horário do guarda-parque, ou seja, de setembro a abril, das 7h às 22h.

Entrada franca de maio a agosto ou entre 22h e 7h.

O que fazer no Parque Nacional Tierra del Fuego

Mapa Parque nacional Tierra del Fuego - O que fazer

Trem do Fim do Mundo

Caso você chegue no Parque nacional Terra do Fogo de outra forma, dá para passear no trem. Você compra a passagem de ida e volta e percorre o caminho até a Parada do Fim do Mundo, depois volta para o parque.

Bahia Lapataia

Um dos pontos mais importantes do parque, a Bahia Lapataia está no final da Ruta 3, importante via argentina, que corta grande parte do país.

Um caminho de madeira leva os visitante a diversas pequenas trilhas com paisagens surpreendentes.

 

Baía Lapataia - Parque nacional Tierra del Fuego | Ushuaia - Patagônia Argentina
Foto: NTNU Vitenskapsmuseet i Trondheim/ Flickr Creative Commons

Laguna Negra

Uma pequena lagoa com águas escuras por causa de um pântano de turfas. Conforme a luz incide na água ela pode ficar mais escura ou mais clara, podendo refletir completamente a superfície. O cenário é lindo com o Valle de los Conejos, contornado por um muro de pedras.

Lago Roca

Também conhecido como Lago Acigami, o lago Roca é bem grande e de origem glacial. Ele é dividido entre Chile e a Argentina, a quem pertence uma parcela menor.

A vista é simplesmente uma das mais lindas do Parque Nacional Terra do Fogo. O Cerro Condor é a estrela das fotos, mas a vegetação do bosque e as aves aquáticas dão um show também.

Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Patagônia Argentina

Cascada del Río Pipo

A pequena cascata corre no Cañadon del Toro, sobre o Rio Pipo. Uma caminhada por ali vai te dar um tempo de paz e contato com a natureza.

Ensenada Zaratiegui

Conhecida apenas como Ensenada, é o ponto inicial de algumas trilhas do parque. É lá que está o Correio do Fim do Mundo, onde se pode carimbar seu passaporte e mandar postais para amigos e familiares.

Seguro Viagem Barato e Confiável

Como percorrer e conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego | Ushuaia - Patagônia Argentina
Foto: Claudio Elias / Wikimedia Commons

CARRO/MOTO – Com seu veículo você pode percorrer alguns caminhos dentro do parque e ir parando para apreciar e curtir os pontos de interesse. No inverno é obrigatório o uso de correntes nos pneus.

TRILHAS – Há muitas opções no parque, mas as mais importantes e buscadas são as trilhas, com opções para qualquer tipo de viajante: os mais aventureiros podem encarar uma subida ao Cerro Guanaco e os mais sedentários (ou que estejam com crianças e idosos) podem curtir pequenas caminhas de alguns metros.

TOUR GUIADO – Outra maneira de conhecer o parque é contratar tour guiados nas agências de Ushuaia. Como comentei acima na seção “Como chegar”, a agência te leva de Ushuaia até o Parque Nacional Terra do Fogo e lá dentro percorre um caminho pré determinado. Entre as excursões há três opções mais comuns:

1 – Ensenada Zaratiegui, caminhada, Baía Lapataia e Lago Roca
2 – Trem do fim do mundo, caminhada, Baía Lapataia, Lago Roca e Ensenada
3 – Trilha Costeira (Senda Costera) + canoagem no Lago Roca

Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Patagônia Argentina
Ensenada

Acampando no Parque Nacional Tierra del Fuego

Não se tem muitas informações oficiais, por isso vou expor informações segundo relatos de viajantes.

Os campings são liberados durante a alta temporada (verão, de dezembro a março), quando também é cobrada a entrada no parque.

Você terá direito a duas noites de acampamento e, caso queira ficar mais, é necessário pagar outra vez a entrada. É necessário ter um permisso, dado pelo guarda-parque.

São quatro áreas de camping, sendo que apenas um é pago e, por consequência, oferece mais estrutura (veja no mapa acima que as barracas vermelhas indicam a área de camping):

Camping Lago Roca (é o pago. Passei por ele quando estive no parque em 2014, mas no site oficial diz está fechado até segunda ordem)
Camping Río Pipo
Camping Bahia Lapataia
Camping Ensenada

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Babi Mac (19 de outubro de 2017)

    O Post que eu precisava! Ajudou muuuitissimo

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.