15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Vulcão Quilotoa por conta própria

Vulcão Quilotoa no Equador: o lago verde numa cratera

Powered by Rock Convert

Um dos lugares mais lindos que conheci no Equador é o Vulcão Quilotoa, a 3914 metros de altitude nos Andes equatorianos. Diz a lenda que os arredores dele foi a última morada do imperador inca Atahualpa.

O Vulcão Quilotoa é um dos mais importantes pontos turísticos do Equador. Também é o vulcão mais desejado pelos turistas comuns no país. É aquele que tem um lago verde/azul na cratera! Com certeza você já viu fotos dele.

Visitar o vulcão e a Laguna Quilotoa é uma experiência inesquecível. E nesse post vou te contar mais sobre ele: informações básicas, onde fica, o que fazer e como chegar – especialmente por conta própria!

A Laguna Quilotoa e a beleza da cratera

Vulcão Equador - Quilotoa

Acesse o Guia do Equador com tudo o que você precisa saber

Esse é vulcão teve sua última erupção em 1280, quando abriu a cratera e se formou o lago. Esse colapso vulcânico alcançou o Oceano Pacífico, levando à costa suas cinzas.

Dentro dessa cratera se formou uma caldeira de quase 9 quilômetros de diâmetro* e 250 metros de profundidade. Essa cor esverdiada-azulada se dá por conta dos minerais presentes na água.

*Algumas fontes dizem que a laguna tem 3km de diâmetro.

A Laguna Quilotoa cria um espetáculo de cores conforme a luz solar. As nuvens e neblina brincam com suas águas calmas! A cada momento que você observa, há uma cor nova!

Diferente de outros vulcões do Equador, como o Chimborazo ou o Cotopaxi, o que chama atenção no Quilotoa não é o vulcão em si, se não seu lago.

Por isso o Vulcão Quilotoa é o mais popular entre os turistas comuns, ou seja, que não são montanhistas.

O que fazer no Quilotoa

Se você não curte fazer trilhas e nem atividades de aventura, você pode ir ao vulcão Quilotoa apenas pra apreciar esse jogo de cores!

Ou os visitantes podem realizar ecoturismo com uma alta dose de adrenalina, se preferir:

Trekking Laguna Quilotoa Circular

Eu fui até lá pra realizar o trekking ao redor da lagoa. São 10 km de trilha, levando cerca de 5 horas pra completar o percurso circular. O desnível da trilha é de quase 600 metros.

A trilha tem dificuldade moderada (veja o que isso quer dizer) e o caminho é bem demarcado, apesar de ser muito confuso em algumas partes.

Vulcão Equador - Quilotoa

Veja como escolher uma bota de trekking

Me perdi com uma amiga e fomos parar num pueblo nada a ver chamado Quilotoapampa. Acabamos dormindo por lá depois de invadir uma cabana e ser pegas. As meninas que trabalhavam lá ficaram com dó e deixaram a gente ficar num quarto por $10 ao total, bem mais barato que o valor cheio!

Me perdi porque usei o Mapsme, que apesar de ser ótimo, tá mais confuso que as trilhas locais. Algumas pessoas me disseram isso depois do que rolou comigo.

Terminamos a trilha no dia seguinte hahahaha

Trekking Laguna Quilotoa Orla

Outra opção de trekking é descer até a orla da lagoa. A trilha de cerca de 2 km é um caminho estreito e leva cerca de 40 minutos. Pra subir, cerca uma hora e meia.

Estando lá embaixo na Laguna Quilotoa, você poderá fazer um passeio de kayak por $3.

Onde fica o Vulcão Quilotoa

Menos de R$6 por dia na América do Sul

O Quilotoa se encontra na Reserva Ecológica Los Ilinizas, no meio do Equador, nos Andes equatorianos, ou Serra.

A Comunidade de Quilotoa, também conhecida como Ruta de la Cumbre, abriga o vulcão. O povoado de Zumbahua é o único acesso à comuna.

Como chegar por conta própria

Chegar ao vulcão Quilotoa sem agência é super fácil!

Estando em qualquer parte do Equador, você precisa primeiro chegar a Latacunga. Ela é cidade base pra o Quilotoa e também pro Cotopaxi.

De Quito a Latacunga a viagem dura 1h30 e custa $2,50. Eu estava em Riobamba, onde conheci o vulcão Chimborazo, e a passagem custou $3,10.

Já em Latacunga, há um ônibus que leva a Zumbahua em cerca de 1h de viagem. Alguns dias na semana o mesmo ônibus leva diretamente à comunidade Quilotoa.

Esse busão custa $2,50 e sai a cada hora do terminal a partir das 7h. O último a voltar pra Latacunga sai às 18h.

Estando em Zumbahua, caso o busão não vá até a Comuna de Quilotoa, há carros que cobram a partir de $2 por pessoa.

Cupom desconto worldpackers 10 dólaresPowered by Rock Convert

Minha amiga e eu fomos de carona desde Latacunga até Zumbahua. Dali caminhamos pra pedir carona, quando um carro ofereceu por $1 cada uma e topamos. No dia seguinte, já que a gente se perdeu e dormiu por lá, descemos por $2 cada uma. De Zumbahua voltamos de carona a Latacunga.

Veja dicas pra pegar carona

Resumindo:

  • Quito – Latacunga
  • Latacunga – Zumbahua
  • Zumbahua – Quilotoa

Como chegar com agência

Caso você prefira sair de Quito com tudo organizado, existem muitas agências que oferecem o tour de um dia ao Vulcão Quilotoa.

Provavelmente não há tempo pra dar a volta na lagoa, mas acredito que incluam a trilha até a orla da Laguna Quilotoa. Mas os tours costumam incluir outras paradas, como o Cânion do Rio Toachi.

Os valores partem de $40 por pessoa, podendo chegar a $100.

Quanto custa conhecer o Vulcão Quilotoa

Fotos Laguna Quilotoa Equador
Cupom desconto worldpackers 10 dólares

Desde 2017 não cobram mais entrada pra ingressar na Reserva Ecológica Los Ilinizas.

Com entrada grátis, você só vai gastar com transporte, tours ou atividades.

Ir e voltar de Quito fazendo tudo por conta própria e sem caronar, você vai gastar $14 aproximadamente. Eu gastei $3, porque já estava em Latacunga e caronei. +$5 por ter passado a noite numa cabana!

Se quiser fazer passeio de kayak acrescente mais $3. Se for subir de mula a trilha da orla, mais $10.

Contratando o tour desde Quito, vai custar a partir de $40. Desde Latacunga não sei o valor, mas deve ser mais barato.

Quilotoa no roteiro

Incluir o vulcão Quilotoa no roteiro é indispensável! Você não pode deixar de conhecer essa cratera e seu lago.

Estando em Baños você poderá ir direto a Latacunga em uma viagem de 1h30 custando cerca de $3. Você pode colocar Latacunga entre Baños e Quito, porque está no caminho de qualquer maneira.

Outra opção é combinar Latacunga com Riobamba pra conhecer mais vulcões, como o El Altar, Chimborazo e Cotopaxi, além do Vulcão Quilotoa.

Reserve entre um e dois dias pra conhecer o Quilotoa por conta própria.

O que vestir

Claro que o clima depende muito da época. Nos meses de junho a agosto é quando faz mais frio, por isso capriche no agasalho usando a técnica das 3 camadas.

Eu fui no verão, era mês de março. Usei um casaco corta vento e um casaquinho leve de trilha por baixo. Hora tirava, hora colocava o maior.

Importante saber:

Pela altitude, que chega a quase 4 mil metros acima do nível do mar, é ideal que você aclimatize uns dias antes de fazer a trilha. Baños e Quito são boas opções!

Veja aqui como evitar o mal de altitude e o que fazer em caso de sintomas.

Onde se hospedar em Latacunga

Eu fiquei hospedada por duas noites no Hostel Tierra de Fuego, que custa $5 o quarto compartilhado, sem café da manhã. Gostei bastante e recomendo! Tem nota 8,7 no Booking.

Outro lugar que custa $5 é o Old House backpackers B & B que tem pontuação de 7,8.

O ADVENTURE CLIMBERS custa $6. O La Posada também.

Pra quem busca quarto individual, o HOSTAL LOS RIELES custa só $7.

Aqui tem outras opções de hospedagem em Latacunga.

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Vulcão Quilotoa: como chegar, como conhecer sem agência, o que vestir, quanto custa e tudo mais!

Organize sua viagem

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
Categoria:Equador, Latacunga
POST ANTERIOR
Chimborazo, o vulcão no Equador que ganha do Everest
PRÓXIMO POST
Coronavírus e viagem – 5 conselhos pra viajar depois da pandemia

1 Deixe teu comentário

Deixe uma resposta