15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Como escolher uma bota de trekking - Todas as informações que você precisa para escolher a bota de trekking ideal para as suas trilhas

Como escolher uma Bota de Trekking

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Todos os itens de viagem exigem um bom planejamento antes de comprar. É uma decisão importante, que vai influenciar diretamente no sucesso das suas trilhas e rolês. Por isso, escrevi nesse post dicas e informações indispensáveis de para você escolher uma bota de trekking perfeita.

Conheça os modelos de calçados de trekking, entenda as características e veja as dicas para comprar sua bota de trekking.

Tudo o que você precisa para escolher uma Bota de Trekking

Antes de tudo, você precisa analisar qual será o uso da bota de trekking. As características do solo, do clima, o tempo de caminhada… Tudo isso conta muito na escolha do modelo.

O que é o calçado de trekking e porque preciso de um?

Os calçados criados especialmente para fazer trilhas em solos terrosos e acidentados se chamam papete, tênis ou bota de trekking. Esses calçados são indispensáveis para quem se aventura por caminhos em meio a natureza.

Os tênis comuns de caminhada urbana, esses que a gente usa na academia, não são projetados para proteger seus pés e corpo dos impactos de uma caminhada em meio à natureza. Por isso é muito importante escolher uma bota de trekking ou outro calçado especial para trilhas.

Os solados das pepetes, tênis e botas de trekking são diferenciados: inflexíveis, tratorados e resistentes. Eles são desenvolvidos para melhorar seu desempenho durante uma trilha, onde pode haver pedras, solos escorregadios,solos quentes ou frios, troncos, poças e até animais perigosos.

Quais são os modelos de calçados de trekking?

[axathemes_single_image image=”3968″ img_size=”full”]

As botas são indicadas para qualquer tipo de trilha. Antes de escolher uma bota de trekking, é preciso conhecer as subcategorias delas:

Botas para trilhas leves – Combinam tecido e couro e são indicadas para quem vai caminhar em solos de dificuldade baixa e com mochilas pesando menos de 10kg.

Botas de trekking – São modelos em couro e completamente impermeáveis. A estrutura é ainda menos flexível e é mais pesada, pois o solado é feito com um material muito mais resistente a solos acidentados. Com elas você pode carregar mochilas mais pesadas sem perder a eficiência e conforto do calçado.

Bota de neve e gelo – Essas só são indicadas para quem for se aventurar em montanhas nevadas, trilhas de inverno intenso, caminhas sobre o gelo e em terrenos extremamente acidentados. São muito pesadas e desconfortáveis, mas protegem muito mais em caso de torções e climas extremos.

Ele é recomendado para quem curte correr em trilhas.

Esses tênis possuem o solado especial, aderentes e tratoradas, evitando que você se machuque com pedras no caminho e que não escorregue em solos molhados ou com lodo.

A papete esportiva, ou sandália esportiva, são indicadas para esportes aquáticos, como rafiting, caiaque e boia cross, por exemplo. Mas também são indicadas para pequenas trilhas na praia ou em locais muito quentes, onde o pé necessita “respirar”.

Devo escolher uma bota de trekking ou um tênis de trekking?

[axathemes_single_image image=”15784″ img_size=”full”]

Minha resposta vai ser bem direta: você deve escolher uma bota de trekking.

Por ter o cano alto, na altura do tornozelo, ela oferece uma proteção diferente do tênis. A bota de trekking vai prevenir torções caso você pise em falso durante uma trilha. Além disso, ela protege ainda mais seus pés em climas frios e de ataques de animais pequenos e rasteiros, como cobras, aranhas e escorpiões.

Caso você curta corridas e pretenda correr em trilhas, compre os dois, porque é impossível correr confortavelmente com a bota de trekking, devido ao cano mais alto.

Eu tenho uma bota de trilha leve, uma bota de trekking impermeável e uma papete, que uso em trilhas na praia ou para entrar no mar em praias de pedra.

Como escolher uma bota de trekking?

Agora que você já entendeu a importância e as características, chegou a hora da verdade: como escolher uma bota de trekking?

Criei esse infográfico para te ajudar a chegar à escolha perfeita:

[axathemes_single_image image=”15778″ img_size=”full”]

Características da bota de trekking

Legal que você encontrou a partir da imagem acima a sua bota de trekking perfeita, mas você sabe como identificar?

Bota de trekking, de neve e de trilha, cada uma com suas particularidades que vou tentar explicar rapidinho pra você.

Pico do Pão de Açucar do Mamanguá - Trilha em Paraty

Bota de trekking Hi Tech Lima

Material

Na hora de escolher uma bota de trekking verifique o material. As que misturam couro e tecido fino (parecidos com de tênis comum), são indicadas para trilhas. Elas possuem transpirabilidade, pois o tecido permite a entrada de ar e ajudam na eliminação do suor dos seus pés. As botas que possuem tecido não são impermeáveis.

Já as botas que são confeccionadas totalmente em couro são indicadas para trilhas ou trekkings que possuem água no caminho ou em locais e épocas em que podem ocorrer chuvas fortes o suficiente para molhar seus pés. Outra coisa, é que a bota de couro não permite que galhos e pedras afiadas firam os seus pés, por isso, em trilhas com solo acidentado demais, é melhor escolher uma bota de trekking em couro. O problema é que ela retém a umidade dos pés, por isso é preciso avaliar a região. Se for muito quente, dispense.

Cano

O cano das botas de trekking servem para dar uma segurada nos nossos tornozelos. Se torcer o pé, as chances de a bota de proteger é bem grande, pois ela ajuda a impedir que o pé vire.

Na hora de escolher uma bota de trekking para neve, caso vá valer a pena para você, claro, escolha as mais altas e com “pelinhos” dentro. É que esse modelo ajuda a proteger pés e canelas do frio, já que ele entra especialmente pelas extremidades do corpo, como já expliquei nesse post sobre como se vestir no frio.

Solado

Os solados mais tratorados são os mais seguros em relação a galhos e pedras afiadas, já que pela altura dos “dentes” seus pés ficam mais distantes do chão. O problema é que, geralmente, esses solados são mais pesados e podem atrapalhar em trekkings de vários dias.

[axathemes_single_image image=”15786″ img_size=”full”]

Bota de neve

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional
[axathemes_single_image image=”15787″ img_size=”full”]

Bota de trilha leve

[axathemes_single_image image=”15788″ img_size=”full”]

Bota impermeável

Quais marcas de bota de trekking escolher

Antes de escolher uma bota de trekking, saiba que o investimento deve ser bem pensado para não se arrepender depois. Especialmente se você for fazer trekking (e não trilhas), escolha muito bem e invista sem medo!

As botas da marca Quechua, vendidas na Decathlon são as que possuem melhor custo x benefício hoje no mercado.

A Solomon é uma das marcas mais indicadas para quem não tem medo de investir nos melhores produtos.

A Timberland é uma marca muito conhecida para botas, mas é preciso escolher bem o modelo. Veja aqui algumas opções.

A marca Hi-Tec possui botas muito boas e é possível encontrar promoções na internet o tempo inteiro.

MacBoot é outra marca conhecida, mas que deve-se analisar bem o modelo a ser escolhido. Confira alguns modelos.

The North Face, essa é uma das marcas preferidas dos viajantes e possui botas muito boas.

Seguro Viagem Barato e Confiável

Compre seu seguro por aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog

Dicas gerais para você escolher a bota de trekking perfeita

[axathemes_single_image image=”15783″ img_size=”full”]

Aqui tem umas dicas minhas e outras da loja Trilhas e Rumos.

• Antes de experimentar a bota de trekking, mesmo comprando pela internet, faça uma caminhada ou corrida. Assim, seus pés estarão mais inchados e cansados, ideais pra provar a bota e saber se será confortável.

• Use meia grossa ou meia de trekking para provar e ter certeza do número que irá servir confortavelmente.

• Experimente os dois pés para ter certeza que a bota será confortável. Já pensou escolher o 35 baseado em um pé, sendo que o outro é pouco maior? Todos nós temos os tamanhos dos pés diferentes.

• Ao provar, mexa os dedos dos pés e veja se há espaço suficiente pra isso. Mas não esqueça de verificar se o cadarço não está “enforcando” a bota de trekking.

• Use uma ladeira ou rampa na loja e teste a descida. Eu já fiquei com a unha preta por causa da descida (tudo bem que a unha tava grande, mas é importante avisar, né rs).

• Caminhe! Seja na loja ou na sua casa em compras online. Só assim você saberá se o cano te machuca, se aperta, etc.

• Nunca escolha pela beleza! Não é desfile; é trilha. Escolher uma bota de trekking por ser bonitinha pode te prejudicar pra caramba. Mas existem opções boas, bonitas e baratas, é só procurar com carinho.

• Compre com antecedência razoável. É preciso deixar as botas certinhas no seu pé para que durante a trilha elas não te machuquem.

[axathemes_single_image image_type=”image-link” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.segurospromo.com.br%2Fp%2Fsulamericana%2F%3Fcupom%3DSULAMERICANA5||target:%20_blank|” align=”center” image=”5258″ img_size=”full”]
[axathemes_title title=”Ajude a rentabilizar o blog” description=”Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso” align=”center”]
[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Uros, Amantani e Taquile – Passeio de 2 dias nas ilhas de Puno
PRÓXIMO POST
Vale do Colca e um dos maiores cânions do mundo, no Peru

1 Deixe teu comentário

  • 4 de dezembro de 2017 a 20:42
    Rodrigo Cardoso

    Zero dúvida de como escolher uma bota de trekking depois desse post! Sugiro fazer um post com preços e marcas, como você fez no post de como escolher a mochila de viagem.