Mochila de viagem - Tudo o que você precisa saber para escolher a mochila de viagem perfeita

Mochila de viagem – Tudo o que você precisa saber

Tá achando que escolher uma mochila de viagem é só chegar na loja e pegar a mais bonita e barata? Não, senhor!

É preciso avaliar várias coisas antes de escolher uma mochila: tamanho, modelo, marca… Vish, a lista é grande! Mas eu sou muito maneira e vou compartilhar com você todas as informações que eu levantei como uma doida quando comprei minha primeira mochila de viagem, em 2015.

Tudo para você escolher a mochila de viagem perfeita

Antes de iniciar os trabalhos, responda pra si mesmos umas perguntas: Que tipo de viagem eu gosto de fazer? Quais tipos de atividades eu costumo fazer? Quantos dias eu costumo viajar? Quanto eu tô disposto a pagar por uma mochila de viagem?

E se você for uma mulher, tenho um post inteirinho dedicado a você: como escolher uma mochila de viagem feminina. Mas não deixe de ler esse post, porque aqui tem informações gerais, que no outro post não tem.

Tipos de Mochila

Modelo cargueira

As mochilas cargueiras são as mochilas grandes, acima de 40 litros. São dois modelos: mochila de trekking e mochila de viagem.

Mochila de viagem - Como fazer um mochilão

♥ Mochila de trekking

O modelo mais popular de mochila cargueira. São grandes e possuem diversos compartimentos externos para facilitar a vida do viajante.

Possuem também fitas para prender barraca de camping, colchonete e saco de dormir, além de bastões de trekking.

O compartimento principal se parece com um saco, fechando na parte de cima através de um cordão. Alguns modelos tem acesso ao meio da mochila através de zíper no meio da mochila.

Quando escolher a mochila de trekking – Você deve escolher esse tipo de mochila se você pretende acampar, fazer trekkings ou carregar muitas coisas do lado de fora da mochila, como saco de dormir e bastão de trekking.

Escolhendo sua mochila de trekking – Pense na sua facilidade durante a trilha/viagem. Essa mochila deve ter bolsos para itens que você precisa sempre ter à mão (como água, guias, mapas, câmera ou passaporte). É ideal que tenha um zíper ao longo dela, que dê acesso ao compartimento principal, caso contrário, para pegar algo no fundo da mochila, você terá que tirar tudo que está em cima.

Verifique também se ela possui os itens de ajuste. O ideal é que ela tenha 6 pontos de ajuste (veja aqui quais são). Assim, não importa sua altura e seu porte físico, porque sua mochila vai caber em você como uma roupa. Muita atenção para a barrigueira, porque ela precisa ser bem acolchoada.

E já que você vai fazer trilhas e trekkings, veja aqui as dicas para escolher a bota certa.

Quanto custou meu mochilão de meses pela América do Sul

♥ Mochila de viagem 

Outro tipo de mochila cargueira, a mochila de viagem não oferece facilidades para camping e trilhas, mas possui características de mala de viagem. Não possuem compartimentos externos, nem fitas do lado de fora.

A mochila de viagem é um misto da mochila convencional, de uso urbano, e da mala de rodinhas.

O compartimento principal abre 180°. Dentro há fitas que prendem os itens para que não fiquem “sambando” na mochila, assim como uma mala. Os zíperes possuem espaço para cadeados e algumas possuem alças para carregar nas mãos.

Quando escolher a mochila de viagem- Se você não vai caminhar por longas horas com as mochilas nas costas, nem vai acampar, essa pode ser sua mochila. Ela é ideal para quem precisa despachar muitas vezes durante uma viagem, por ser mais segura (por causa dos cadeados, coisa que a mochila de trekking não permite).

A mochila de viagem deve ser escolhida quando suas viagens não fazem muito o tipo aventureiro, dessas que você vai se enfiar numa caminhadas de dias. Trips urbanas são mais a cara desse tipo de mochila.

Escolhendo sua mochila de viagem – Essa mochila precisa apenas atender sua necessidade de carregar suas bagagens.

Na hora de escolher sua mochila de viagem, você pode exigir menos da resistência, porque ela só será colocada à prova durante os deslocamentos em aviões ou ônibus. Mas se atente para costuras e qualidade do zíper. Como ela será mais despachada que a de trekking, você precisa garantir que seus pertences ficarão seguros.

Uma boa é escolher as opções que possuem capa acoplada ou capa de chuva total para cobrir as alças da mochila na hora de despachar.

Dicas e informações - Praia do Sono

Modelo de ataque

As mochilas de ataque são pequenas, com menos de 35 litros. Pode ser uma urbana comum. Elas servem para você carregar itens importantes que você precisa ter a mão.

Se chama mochila de ataque porque é um modelo criado para que montanhistas coloquem itens necessários para alcançar o topo de montanhas.

Quando escolher a mochila de ataque 

Se você vai fazer trilhas curtas, de um dia, na sua viagem, tenha uma mochila de ataque. Nela você levará alimento, casaco, câmeras e outros itens assim.

A maioria dos mochileiros e viajantes usam mochilas de ataque mesmo tendo uma mochila cargueira. Nelas nós colocamos os itens importantes e valiosos e nunca desgrudamos delas. Ela é usada para os passeios e tours, enquanto a mochila grande fica na hospedagem.

A mochila de ataque também serve para viagens de final de semana, ou um bate e volta (dependendo, claro, do destino).

Tamanho da Mochila

A capacidade das mochilas é medida em litros. Quanto maior a capacidade em litros, maior a mochila será.

Existe uma variedade imensa de tamanhos, partindo de 10 e alcançando mais de 90 litros.

O tamanho da mochila de viagem que você vai escolher vai depender muito do tipo de mochila que você escolheu: mochila de ataque, mochila de trekking ou mochila de viagem. Seu estilo de viagem, tempo de viagem e seu tamanho e tipo físico também vão contar muito nessa decisão.

Como arrumar e ajustar a mochila de viagem

Mochila de trekking

Na hora de escolher o tamanho da sua mochila de trekking considere o que você vai carregar nela. O peso e tamanho da barraca e dos demais equipamentos vão influenciar na escolha.

Outra coisa é o seu tempo de viagem, ou seja, a quantidade de bagagem que você terá. Leve em consideração se terá acampamento, se terá de levar sua própria alimentação, etc. Use a tabela abaixo para ter uma base, mas se você é mulher, veja o outro post para não errar no tamanho.

Tempo de Trekking Meio dia/ 1 dia inteiro 2 a 5 dias 6 a 12 dias 13 a 20 dias Mais que isso
Tamanho da Mochila Até 30 l De 35 a 45 l De 50 a 60 l De 65 a 70 l Acima de 75

 

Mochila de viagem

O tamanho da sua mochila de viagem vai depender muito do tempo e do destino. Lugares de frio exigem espaços maiores; praia exige espaço para toalha, canga, etc. Viagens urbanas requerem menos espaços.

Tempo de Viagem Final de semana 3 a 5 dias 6 a 12 dias De 13 a 18 dias Acima disso
Tamanho da Mochila Até 40 l De 45 a 55 l De 50 a 60 l De 65 l 70 l

 

Mochila de ataque

O tamanho vai depender muito do que você ira carregar. O tamanho da sua câmera, se vai precisar de alimento, etc. O indicado é de no máximo 30 litros.

Marcas de Mochila

Há muitas marcas de mochilas e há para todos os gostos e bolsos. As principais marcas que atuam no Brasil são: Quechua, Deuter, Nautika, Trilhas e Rumos, The North Face, Kailash e Curtlo.

As marcas brasileiras são: Trilhas e Rumos, Nautika, Kailash e Curtlo.

Marcas mais acessíveis Quechua Trilhas e Rumos Kailash Nautika
Marcas mais conceituadas Deuter The North Face Curtlo
Mochila de viagem - Tudo o que você precisa saber para escolher uma mochila de viagem

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Cristina Soarez (21 de novembro de 2017)

    Esse post me ajudou demais! Vou escolher uma mochila de viagem feminina, como li no seu outro post, porque não faço trekking (e nem tenho mais idade e disposição pra começar agora).

    • Aline Rodrigues (21 de novembro de 2017)

      Boa, Cristina! A mochila de viagem é muito mais indicada, porque alguns modelos de trekking só possui acesso pelo bolsão, sem acesso no meio da mochila.
      Sem trekking, sem necessidade de uma mochila pra colocar bastão, saco de dormir e tudo mais, né?

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.