Como arrumar e ajustar a mochila de viagem

Como arrumar e ajustar a mochila cargueira

Já escrevi muito aqui no blog sobre esse assunto, dando muitas dicas e informações para escolher o mochilão perfeito, mas o mais importante é saber como arrumar e ajustar a mochila cargueira, fazendo com que ela sirva direitinho no seu corpo.

Não adianta seguir essas dicas aqui para escolher um modelo, se você não souber arrumar e ajustar a mochila: vai te causar dor nas costas, sobrecarregar seus joelhos e machucar seu quadril.

Veja aqui todas as informações e dicas para você viajar com a mochila arrumada e ajustada direitinho.

Como arrumar e ajustar a mochila de viagem

Arrumando a mochila

Vou dividir a mochila em três partes horizontais e duas verticais para ficar mais fácil de explicar como arrumar e ajustar a mochila.

Divisão horizontal

1 – Alto

2 – Meio

3 – Final

Divisão vertical

1 – Fundo

2 – Frente

Divisão da mochila e o que colocar

Parte alta

Na parte alta da sua mochila devem estar os itens mais usuais, como mapas, capa de chuva ou um casaco leve, por exemplo.

Parte do meio + fundo

O meio da mochila é sub-dividido de forma vertical, sendo o FUNDO e a FRENTE. No fundo da mochila, coloque itens meio pesados, como um notebook ou um casaco grosso, por exemplo. É que o peso deve estar encostado nas suas costas para que você não seja “puxado” pra trás em escadas ou ladeiras.

Parte do meio + frente

Essa é a parte mais tranquila da mochila. É só colocar as roupas, seguindo a lógica “pesadas profundo e final” e “leves pra frente e pro alto”.

Parte final (ou baixa)

Na hora de arrumar e ajustar a mochila de viagem, essa é uma das partes mais importantes, pois os itens pesados, como a barraca de camping, precisam estar no final da mochila, usando o apoio dado pela barrigueira da mochila.

Nos bolsos externos é preciso deixar itens ainda mais usuais, como documentos, dinheiro e água.

» Salve essas imagens no seu Pinterest pra acessar o post quando quiser

Como arrumar e ajustar a mochila cargueira. Todas as dicas e informações que você precisa saber para arrumar a mochila para viajar
Como arrumar e ajustar a mochila cargueira. Todas as dicas e informações que você precisa saber para arrumar a mochila para viajar

Ajustando a mochila

Como arrumar e ajustar a mochila cargueira - Fitas de ajuste corporal

Arrumar e ajustar a mochila é o segredo pra o seu mochilão ficar perfeito no seu corpo, como falei antes.

Agora vou falar sobre os ajustes: quais são e como regular.

Antes de tudo, se você é mulher, leia esse post aqui. É que a gente tem estrutura corporal diferente dos rapazes e a escolha da sua mochila vai influenciar muito na hora do ajuste.

Bom, a maioria das mochilas de viagem possuem seis pontos de ajuste corporal. Dois das alças dos ombros, um do peitoral, uma para as costas (costado) e dois da barrigueira. Cada corpo pede um ajuste diferente para cada ponto. Esse é o verdadeiro segredo do mochilão perfeito.

Antes de começar a ajustar a mochila, encha ela com qualquer coisa, como travesseiro e cobertores. O mochilão só precisa estar cheio como se fosse ser usado.

Ajustes 1, 2 e 3

Algumas mochilas possuem costado. Esse ajuste é ótimo, porque ele vai fazer a mochila se encaixar melhor no seu corpo, seja lá a sua altura! As alças precisam encontrar seus ombros e a barrigueira, o seu quadril. O costado fará o meio de campo, aproximando ou afastando esses dois importantes ajustes.

Vista a mochila e prenda a barrigueira. Se as alças ficarem altas, flutuando no seu ombro, tire a mochila e desça o ajuste das costas. O costado altera a altura das alças, deixando a mochila do tamanho do seu tronco (espaço entre os ombros e a bacia).

As fitas da parte de baixo das alças são para ajustar o tamanho delas. Ao perceber que a altura (costado) está num tamanho OK, mas as alças estão te apertando, solte um pouco da fita.

As fitas na parte de cima, atrás da cabeça, são para aproximar a mochila do seu corpo. Você deve sentir a mochila tocando a parte de trás dos seus ombros, mas sua cabeça precisa ter movimento.

Ajustes 5 e 6

É nesse ponto que vai estar o maior peso da sua mochila. Isso é para não sobrecarregar seus ombros e as costas.

Ao arrumar e ajustar a mochila, a barrigueira deve estar exatamente na linha da sua bacia, bem em cima do osso. Isso é bem importe para que o peso seja distribuído de forma correta e pra que não pressione seu estomago.

Prenda e ajuste a fita da frente para ficar apertado da maneira que for confortável para você. A fita da parte de trás da barrigueira vai aproximar a mochila do seu corpo.

As fitas da parte de baixo das alças são para ajustar o tamanho delas. Ao perceber que a altura (costado) está num tamanho OK, mas as alças estão te apertando, solte um pouco da fita.

Ajuste 4

Esse ponto garante que a mochila fique presa ao seu tronco. Caso corra atrás da sua corona ou sente numa moto, sentirá total segurança por causa do peitoral.

Use o ajuste da frente para deixar o ponto apertado no seu peito. E use o ajuste de altura para ajeitar o peitoral acima dos mamilos. No caso das meninas, na linha onde começa os seus seios, pouco abaixo das axilas. Encontre o ponto mais confortável para você.

Outros posts interessantes pra você

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Cleber Alves (12 de dezembro de 2017)

    Muito boa a matéria. Comprei meu mochilão pela internet e quando ela chegar vou ajustar que nem voce tá ensinando.

    • Aline Rodrigues (12 de dezembro de 2017)

      Eba! Que bom que vai ajudar, Cleber. Brigada pela visita e pelo comentário <3

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.