15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
como arrumar a mochila de viagem de forma leve e funcional com menos de 10kg

Como arrumar a mochila de viagem leve e funcional com 10 Kg

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Detesto carregar peso, por isso aprendi a montar uma mochila de viagem leve e funcional. Um exemplo disso, foi a viagem sozinha que fiz por 17 dias pelo Peru, passando por lugares frios, como o Glaciar Pastoruri ou a Rainbow Montain, e quentes, como Huacachina, com uma mochila de 50L. E viajei apenas com a bagagem de mão, que pesava apenas 8,5kg.

Se ser um viajante minimalista é tua missão no próximo rolê, esse artigo é teu guia! Escrevi nele dicas lindas pra de como arrumar a mochila de viagem leve e funcional, levando itens inteligentes e versáteis, além de deixar o desnecessário em casa.

Como arrumar a mochila de viagem

Com as novas regras da Anac, viajar com a bagagem de mão pesando menos de 10 kg é o objetivo de vida da maioria dos viajantes do Brasil.

O segredo está em ter itens funcionais e versáteis e roupas leves e inteligentes na hora de arrumar a mochila de viagem.

Além disso, deixar o desnecessário é essencial! É preciso perder o medo de precisar das coisas.

Tão importante quanto ter itens e roupas funcionais, é parar de se preocupar com os looks do dia e se preocupar mais com a qualidade e economia da sua viagem.

Como arrumar a mochila de viagem: Roupas

A primeira regra para ter uma mala ou mochila de viagem leve, que pese no máximo 10kg, é levar apenas o essencial. Mas o que é essencial?

Pense no seu dia a dia. Você usa uma calça e já coloca para lavar? Ou espera quantas “usadas”? E com camisetas? Perceber seu hábito na vida cotidiana vai te ajudar a saber o que é essencial levar.

Outra coisa é desapegar da ideia de look do dia. Muita gente enche a mala ou a mochila focando em não repetir as roupas durante os dias de viagem, mas isso deve ser menos importante. Um exercício de desapego, mesmo! Arrumar a mochila de viagem pode ser um exercício de auto avaliação. Olha só, que profundo.

Agora, o mais importante é saber escolher a roupa da viagem. Eu, por exemplo, costumo chamar minhas roupas de estilo Dora Aventureira, porque são roupas especiais para viagens e atividades outdoor. Olha só nas fotos acima a diferença de volume das roupas.

E quando me bate o espírito blogueirinha, opto por roupas versáteis, que vai com tudo e que se combinam entre si.

Roupas funcionais e inteligentes:

Camisetas ultraleves

Como arrumar a mochila de viagem leve de viagem com menos de 10kg
Como pagar barato em hospedagem
Reserve pelo Booking. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog

Entre uma blusinha estampada e outra, coloco algumas camisetas ultraleves. Juro, elas não pesam nada, secam rápido e ficam minúsculas na hora de dobrar. As que eu uso vêm até com elástico para prender a peça na hora de guardar.

E o melhor: não amassa! Pode fazer um bolinho de tecido com ela, pode jogar na mochila com pressa, pode lavar no chuveiro e ela continua perfeita para usar.

Calças modulares

Calças modulares de trilha

Ao fazer uma viagem com trilhas e atividades outdoor, opto pela calça-shorts, que é dois em um. Uma única peça que serve para dois looks diferentes.

A parte de baixo da calça pode ser retirada e você usa a mesma peça como shorts. Tudo isso por causa de um zíper! Olha nas fotos a seguir, tiradas no mesmo passeio pelas ruínas Moray e salineras Maras no Peru:

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Casacos 2 ou 3 em 1

Como eu comentei nesse post, se vestir para o frio é mais fácil do que a gente imagina. Basta escolher as peças corretas e criar as 3 camadas.

Uma das invenções mais maravilhosas para um viajante são os casacos 3 em 1. Ele é fleece e corta vento, mas pode ser usado separado também. Ou seja, pode ser usado de 3 maneiras: como corta vento (camada 3), como fleece (camada 2) ou os dois juntos.

A opção 2 em 1 não é destacável, por isso usamos as camada 2 e 3 sempre juntas.

Não deixe de ler o post de como se vestir em 3 camadas em destinos frios

>>> Como arrumar a mochila de viagem: calçados

Como escolher uma bota de trekking - Todas as informações que você precisa para escolher a bota de trekking ideal para as suas trilhas
Menos de R$6 por dia na América do Sul

Para o Peru eu levei apenas um chinelo na mochila e nos pés estava a bota de trilha que eu usaria para qualquer coisa. Como nessa viagem eu faria muitas atividades, optei por não levar nenhum outro sapato.

Mas caso quando viajo e quero levar comigo um sapato diferente, pra fazer um role a noite ou não esportivo, escolho um All Star, porque o modelo é leve e ocupa pouco espaço, além de combinar com tudo.

Na hora de viajar, pra deixar a mochila de viagem mais leve, no pé vai o sapato mais pesado e volumoso, como a bota.

Como escolher uma bota de trekking

>>> Como arrumar a mochila de viagem: itens gerais

Às vezes a gente abarrota a mochila ou a mala com coisas que TALVEZ serão usadas, mas se você chegou a se questionar, pode cortar da lista!

Comigo, por exemplo, não rola maquiagem na maioria das viagens que faço. Agora, só levo o básico do básico, olha aqui.

Outra coisa é escolher itens funcionais quando for arrumar a mochila de viagem. Alguns exemplos:

Toalha de microfibra compacta

Como arrumar a mochila de viagem leve com menos de 10kg

Dependendo do seu estilo de viagem e dos locais por onde vai passar, hosteis e hostals não costumam oferecer toalhas e você terá que carregar uma na mala ou mochila.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Você já parou para perceber o tamanho da toalha convencional? Deus me defenderay! É um monstro.

A toalha de microfibra é a melhor opção: é superleve, seca muito rápido e fica bem pequena quando dobrada.

Descanso de pescoço inflável

Não sou adepta desse item, porque ainda tô me sentindo confortável pendurando o meu pescoço em qualquer lugar, mas é um item indispensável pra muita gente e a versão inflável é muito inteligente.

Pesa quase nada e cabe em qualquer bolso da mochila quando você não estiver usando.

Carregador USB com múltiplas portas

Tragam um Nobel da Paz pra pessoa que inventou o carregador USB com múltiplas portas!

Ao invés de levar o carregador do celular, o do MP3, o da câmera e da câmera de ação, eu levo apenas um carregador com 6 entradas USB.

Não preciso usar mais de uma tomada (coisa rara em muitos hostels), nem preciso levar na mochila 300 carregadores diferentes. E a tomada tem lindos 1,4 m de extensão.

O meu carregador possui 6 entradas, mas uso 3 ou 4 ao mesmo tempo. Há opções com 2, 3 e 4 entradas, caso não precise de muitas.

>>> Como arrumar a mochila de viagem: necessaire

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Juro para você que um dos itens mais pesados na minha mochila era a necessaire. E olha que eu nem sou a louca da perfumaria! Não uso perfume, só tinha maquiagem básica e mesmo assim o peso era absurdo.

Daí eu me dei conta de que eu estava viajando com uma quantidade desnecessária dos produtos básicos. Os potes iam inteiros na bagagem: shampoo, condicionador, creme de pentear, hidratante e protetor.

Tirando quando o mochilão é sabático, pra que eu preciso carregar o pote todo? Mesmo meio vazio, ocupa um espaço da porra e pra nada!

Agora, na hora de arrumar a mochila de viagem, eu só levo a quantidade que preciso mesmo! Analiso quantos dias irei viajar, o quanto de atividade farei e quanto de calor vou pegar para saber o quanto lavarei o cabelo durante a viagem. Daí, coloco a quantidade nos potinhos pequenos e pronto. 1/4 do espaço e do peso.

Na foto acima, à frente está o que eu carrego hoje (e nem encho se não for preciso).

Veja aqui como monto minha necessaire

>>> Como arrumar a mochila de viagem: farmácia

Não adianta fazer o hipocondríaco e meter na mochila tudo quanto é remédio.

Analise para onde você vai e pense no que vai precisar especificamente para aquele local. Se você vai para viajar para um local úmido, seco, alto… Isso influencia na sua farmacinha.

Esqueça esse monte de remédio nada a ver! Uma cartela pequena para dor e remédios necessários para o clima que irá pegar são os únicos que você precisa ter. E olhe lá! Muita coisa você pode comprar no local, SE precisar.

Veja aqui o que levar pro trio Chile, Peru e Bolívia

Dicas e outros itens

• Se vai comprar uma câmera, procure uma mirrorless ou uma câmera de ação. Ou ainda um celular com câmera boa.

• Tenha um cartão micro-SD e passe as fotos da câmera para a nuvem usando o micro através do celular.

• Toucas, blusas e luvas de fleece ocupam menos espaço que as de lã, além de serem mais leves.

• No dia da viagem vá vestido com as peças mais pesadas e volumosas.

• No dia da viagem amarre o casaco na cintura, caso não esteja frio.

Sobre o que levar na mochila, vou escrever um post com as listas para cada tipo de viagem.

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

como arrumar a mochila de viagem de forma leve e funcional com menos de 10kg

ORGANIZE SUA VIAGEM

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

ASSINE A NEWS

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Huacachina – Conheça o divertido oásis do Peru
PRÓXIMO POST
Dicas para chegar à Laguna 69 e vencer a trilha

19 Comentários

  • 20 de novembro de 2017 a 10:02
    Mariana Bueno

    Amei!!! Tenho viajado cada vez mais leve, mas, confesso, ainda tenho uma certa dificuldade na hora de arrumar a bagagem. Essas dicas com certeza vão me ajudar na próxima.

    • 20 de novembro de 2017 a 13:29

      Oi! Mariana, é assim mesmo. Aos pouquinhos a gente vai se livrando dos excessos.

  • 20 de novembro de 2017 a 10:17

    Adorei as dicas! É sempre uma tarefa árdua arrumar as malas. Mas com jeitinho e as dicas que deu, acredito que na próxima viagem vou sofrer menos heheheh.

    • 20 de novembro de 2017 a 13:31

      Que bom que gostou, Eloah! Antes eu fazia check-lists imensas. Hoje tenho praticamente uniforme de viagens e nem ligo se tô repetindo um look de outra trip rs

  • 20 de novembro de 2017 a 14:51

    Dicas maravilhosas!! Desde que tive a minha filha a regra aqui em casa é que independente do tempo de viagem levaremos no máximo uma mala de cabine de 10 kg por pessoa! Lavamos as roupas a cada 7 dias e tem dado super certo!!

    • 20 de novembro de 2017 a 19:47

      Nossa, arrasou! Ainda mais com criança, que geralmente os pais carregam a casa inteira.

  • 20 de novembro de 2017 a 20:14

    Adorei as dicas. Detesto viajar com muita bagagem e saber seus segredinhos foi essencial para planejar a minha próxima mala! 😉

    • 21 de novembro de 2017 a 09:46

      Eba! Que bom que na próxima trip você vai mais leve <3

  • 21 de novembro de 2017 a 15:43
    Cristina Soarez

    Amei as dicas! Realmente é cansativo demais carregar uma mala pesada e eu tava muito querendo trocar pra uma mochila pra eu poder ter liberdade.
    Seu blog já me ajudou a entender o que preciso pra comprar uma mochila de viagem, que eu nem sabia que tinha modelo feminina. Agora me ajudou de novo!
    Obrigada, Aline! Parabéns pelo blog e continue e bom trabalho.

    • 21 de novembro de 2017 a 15:51

      Ebaaa! Que bom que você gostou. Fico muito feliz, de verdade! E que bom que a gente aprende a viajar com pouca bagagem.
      Você vai ver como viajar de mochila é libertador. Eu, particularmente, acho até mais seguro. Bjs e muiiito obrigada pelo carinho!

  • 23 de março de 2018 a 21:39
    LUIZA

    Amei tudo. Saindo em 9/4 para o Peru. Suas dicas são preciosíssimas e já pratico desapego de coisas em bagagem faz tempo. Mochila com menos de 7kgs sempre. Gratidão.

    • 23 de março de 2018 a 21:41

      Que maravilhosa! Quanto menos, melhor ❤

  • 10 de abril de 2018 a 14:11
    Vanessa Scarduelli

    Oi Alinee

    Em média quantas peças você leva de cada tipo de roupa?
    Tipo, quantas camisetas, meias, calcinhas?
    Vou passar 15 dias no Peru e tenho algumas dúvidas

    • 10 de abril de 2018 a 16:08

      Oiee! Vanessa, levo umas 5 camisetas, 2 calças, 7 meias, 7 calcinhas e 2 casacos (um mais quente e outro mais fino)

  • 1 de maio de 2018 a 19:55
    carol

    que dicas sensacionais, obrigada por compartilhar. vai super ajudar.

    • 1 de maio de 2018 a 20:15

      Que maravilhoso poder ajudar, Carol!

  • 23 de dezembro de 2018 a 21:51
    Luiza Leão

    Ameeei as dicas. Só uma dúvida que estou… Normalmente essas mochilas de litro acabam passando das medidas exigidas pelas companhias. Você precisa despachar sua mochila? Ou não é necessário despachar estando dentro do peso permitido?

  • […] Tenha sua própria comida, esqueça o melhor assento e viaje leve – veja minhas dicas pra ter uma mochila de no máximo 10 kg. […]