Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10 kg

Como arrumar a mochila de viagem leve e funcional com 10 Kg

Viajei sozinha por 17 dias pelo Peru, passando por lugares frios, como o Glaciar Pastoruri ou a Rainbow Montain, e quentes, como Huacachina, com uma mochila de 50L pesando apenas 8,5kg. Aprendi como arrumar a mochila de viagem de forma funcional depois de passar 5 meses com uma mochila de 60L que pesava 13kg.

Passei a manjar dos paranauês, mas viajar leve foi a maior motivação pra mudar a maneira de arrumar a mochila de viagem, tirando itens que não são necessários e levando opções mais leves e funcionais.

Como arrumar a mochila de viagem

Com as novas regras da Anac, viajar com a bagagem pesando menos de 10 kg é o objetivo de vida da maioria dos viajantes do Brasil.

O segredo está em ter itens funcionais e versáteis e roupas leves e inteligentes na hora de arrumar a mochila de viagem.

Além disso, deixar o desnecessário é essencial! É preciso perder o medo de precisar das coisas.

Tão importante quanto ter itens e roupas funcionais, é parar de se preocupar com a aparência e se preocupar com a qualidade da sua viagem.

Como arrumar a mochila de viagem: Roupas

A primeira regra para viajar leve e ter uma mala ou mochila que pese no máximo 10kg é levar apenas o essencial. Mas o que é essencial?

Pense no seu dia a dia. Você usa uma calça e já coloca para lavar? Ou espera quantas “usadas”? E com camisetas? Perceber seu hábito na vida cotidiana vai te ajudar a saber o que é essencial levar.

Outra coisa é desapegar da ideia de look do dia. Muita gente enche a mala ou a mochila focando em não repetir as roupas, mas isso deve ser menos importante. Um exercício de desapego, mesmo! Arrumar a mochila de viagem pode ser um exercício de auto avaliação. Olha só, que profundo.

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Agora, o mais importante é saber escolher a roupa da viagem. Eu, por exemplo, costumo chamar minhas roupas de estilo Dora Aventureira, porque são roupas especiais para viagens e atividades outdoor. Olha só nas fotos acima a diferença de volume das roupas.

Se você é mesmo ligado nas moda, é todo fashion e não abre mão de uns bons look, vou escrever outro post dando umas dicas pra levar as roupas certas. Agora, se você topa fazer a Dora Aventureira, anota essas informações.

Roupas funcionais e inteligentes:

Trilha da Laguna 69 - Relato de como é a trilha em Huaraz, Peru

Camisetas ultraleves

Entre uma blusinha estampada e outra, coloco algumas camisetas ultraleves. Juro, elas não pesam quase nada, secam rápido e ficam minúsculas na hora de dobrar. As que eu uso vêm até com elástico para prender a peça na hora de guardar.

E o melhor: não amassa! Pode fazer um bolinho de tecido com ela, pode jogar na mochila com pressa, pode lavar no chuveiro e ela continua perfeita para usar.

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Calças modulares

Ao invés de levar 1 calça + 1 shorts, eu opto pela calça-shorts, que é dois em um.

A parte de baixo da calça pode ser retirada e você usa a mesma peça como shorts. Tudo isso por causa de um zíper!

Casacos 2 ou 3 em 1

Como eu comentei nesse post, se vestir para o frio é mais fácil do que a gente imagina. Basta escolher as peças corretas e criar as 3 camadas.

Uma das invenções mais maravilhosas para um viajante são os casacos 3 em 1. Ele é fleece e corta vento, mas pode ser usado separado também. Ou seja, pode ser usado de 3 maneiras: como corta vento (camada 3), como fleece (camada 2) ou os dois juntos.

A opção 2 em 1 não é destacável, por isso é necessário usar as camada 2 e 3 sempre juntas.

Como arrumar a mochila de viagem: calçados

Para o Peru eu levei apenas um chinelo na mochila e nos pés estava a bota de trilha que eu usaria para qualquer coisa. Isso porque levei uma sapatilha no mochilão de 5 meses em 2015 e mal usei. Não foi útil pra nada.

Mas caso você precise, escolha o modelo mais leve e enxuto que tiver, para que ocupe o menor espaço e faça o menor peso possível.

Uma dica de calçado são os tênis baixos, estilo All Star.

Na hora de viajar, esteja com o calçado mais volumoso e pesado nos pés.

Como arrumar a mochila de viagem: itens gerais

As vezes a gente abarrota a mochila ou a mala com coisas que TALVEZ serão usadas, mas se você chegou a se questionar, pode cortar da lista!

Comigo, por exemplo, não rola maquiagem na maioria das viagens que faço. Agora, só levo se for viagem bem urbana, sem atividades, como Gramado. E só o básico, olha aqui.

Outra coisa é escolher itens funcionais quando for arrumar a mochila de viagem. Alguns exemplos:

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Toalha de microfibra compacta

Dependendo do seu estilo de viagem e dos locais por onde vai passar, hosteis e hostals não costumam oferecer toalhas e você terá que carregar uma na mala ou mochila.

Você já parou para perceber o tamanho da toalha convencional? Deus me defenderay! É um monstro.

A toalha de microfibra é a melhor opção: é superleve, seca muito rápido e fica bem pequena quando dobrada.

Descanso de pescoço inflável

Ainda não sou adepta desse item, porque ainda tô me sentindo confortável pendurando o meu na mochila, mas é um item muito inteligente.

Pesa quase nada e cabe em qualquer bolso da mochila quando você não estiver usando.

Carregador USB com múltiplas portas

Tragam um Nobel da Paz pra pessoa que inventou o carregador USB com múltiplas portas!

Ao invés de levar o carregador do celular, o do MP3, o da câmera e da câmera de ação, eu levo apenas um carregador com 6 entradas USB.

Não preciso usar mais de uma tomada (coisa rara em muitos hostels), nem preciso levar na mochila 300 carregadores diferentes. E a tomada tem lindos 1,4 m de extensão.

O meu carregador possui 6 entradas, mas uso 3 ou 4 ao mesmo tempo. Há opções com 2, 3 e 4 entradas, caso não precise de muitas.

Como arrumar a mochila de viagem: necessaire

Juro para você que um dos itens mais pesados na minha mochila era a necessaire. E olha que eu nem sou a louca da perfumaria! Eu não uso perfume, só tinha maquiagem básica e mesmo assim o peso era absurdo.

Daí eu me dei conta de que eu estava viajando com uma quantidade desnecessária dos produtos básicos. Os potes iam inteiros na bagagem: shampoo, condicionador, creme de pentear, hidratante e protetor.

Tirando o mochilão de 5 meses, pra que eu precisava carregar o pote todo? Mesmo meio vazio, ocupa um espaço da porra e pra nada!

Agora, na hora de arrumar a mochila de viagem, eu só levo a quantidade que preciso mesmo! Analiso quantos dias irei viajar, o quanto de atividade farei e quanto de calor vou pegar para saber o quanto lavarei o cabelo durante a viagem. Daí, coloco a quantidade nos potinhos pequenos e pronto. Menos da metade do peso.

Na foto, à frente está o que eu carrego hoje (e nem encho se não for preciso).

>> Veja post 7 itens que toda mulher precisa pensar em ter na mochila.

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg

Como arrumar a mochila de viagem: farmácia

Não adianta fazer o hipocondríaco e meter na mochila tudo quanto é remédio.

Analise para onde você vai e pense no que vai precisar especificamente para aquele local. Se você vai para viajar para um local úmido, seco, alto… Isso influencia na sua farmacinha.

Esqueça esse monte de remédio nada a ver! Uma cartela pequena para dor e remédios necessários para o clima que irá pegar são os únicos que você precisa ter. E olhe lá! Muita coisa você pode comprar no local, SE precisar.

Dicas e outros itens

• Se vai trocar sua câmera, procure uma mirrorless ou uma câmera de ação

• Caso sua câmera não exija micro cartão SD, compre um micro assim mesmo, e passe as fotos da câmera para a nuvem usando o micro através do celular

• Toucas, blusas e luvas de fleece ocupam menos espaço que as de lã, além de serem mais leves

• No dia da viagem, vá vestido com as peças mais pesadas

• No dia da viagem, amarre o casaco na cintura, caso não esteja frio

• Não leve a capa de chuva da mochila caso não vá mudar muito de cidade e nem fazer trekking

Sobre o que levar na mochila, vou escrever um post com as listas para cada tipo de viagem. Se você vai fazer o roteiro Peru, Bolívia e Chile, veja aqui o que levar.

Como arrumar a mochila de viagem com menos de 10kg para viajar leve

Na hora de arrumar a mochila de viagem, o ideal é enrolar as peças

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Mariana Bueno (20 de novembro de 2017)

    Amei!!! Tenho viajado cada vez mais leve, mas, confesso, ainda tenho uma certa dificuldade na hora de arrumar a bagagem. Essas dicas com certeza vão me ajudar na próxima.

    • Aline Rodrigues (20 de novembro de 2017)

      Oi! Mariana, é assim mesmo. Aos pouquinhos a gente vai se livrando dos excessos.

  • Eloah Cristina (20 de novembro de 2017)

    Adorei as dicas! É sempre uma tarefa árdua arrumar as malas. Mas com jeitinho e as dicas que deu, acredito que na próxima viagem vou sofrer menos heheheh.

    • Aline Rodrigues (20 de novembro de 2017)

      Que bom que gostou, Eloah! Antes eu fazia check-lists imensas. Hoje tenho praticamente uniforme de viagens e nem ligo se tô repetindo um look de outra trip rs

  • aline aguiar (20 de novembro de 2017)

    Dicas maravilhosas!! Desde que tive a minha filha a regra aqui em casa é que independente do tempo de viagem levaremos no máximo uma mala de cabine de 10 kg por pessoa! Lavamos as roupas a cada 7 dias e tem dado super certo!!

    • Aline Rodrigues (20 de novembro de 2017)

      Nossa, arrasou! Ainda mais com criança, que geralmente os pais carregam a casa inteira.

  • Alessandra Fratus (20 de novembro de 2017)

    Adorei as dicas. Detesto viajar com muita bagagem e saber seus segredinhos foi essencial para planejar a minha próxima mala! 😉

  • Cristina Soarez (21 de novembro de 2017)

    Amei as dicas! Realmente é cansativo demais carregar uma mala pesada e eu tava muito querendo trocar pra uma mochila pra eu poder ter liberdade.
    Seu blog já me ajudou a entender o que preciso pra comprar uma mochila de viagem, que eu nem sabia que tinha modelo feminina. Agora me ajudou de novo!
    Obrigada, Aline! Parabéns pelo blog e continue e bom trabalho.

    • Aline Rodrigues (21 de novembro de 2017)

      Ebaaa! Que bom que você gostou. Fico muito feliz, de verdade! E que bom que a gente aprende a viajar com pouca bagagem.
      Você vai ver como viajar de mochila é libertador. Eu, particularmente, acho até mais seguro. Bjs e muiiito obrigada pelo carinho!

  • LUIZA (23 de março de 2018)

    Amei tudo. Saindo em 9/4 para o Peru. Suas dicas são preciosíssimas e já pratico desapego de coisas em bagagem faz tempo. Mochila com menos de 7kgs sempre. Gratidão.

  • Vanessa Scarduelli (10 de abril de 2018)

    Oi Alinee

    Em média quantas peças você leva de cada tipo de roupa?
    Tipo, quantas camisetas, meias, calcinhas?
    Vou passar 15 dias no Peru e tenho algumas dúvidas

    • Aline Rodrigues (10 de abril de 2018)

      Oiee! Vanessa, levo umas 5 camisetas, 2 calças, 7 meias, 7 calcinhas e 2 casacos (um mais quente e outro mais fino)

  • carol (1 de maio de 2018)

    que dicas sensacionais, obrigada por compartilhar. vai super ajudar.

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.