15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Dicas para chegar à Laguna 69 e vencer a trilha

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Pode até parecer drama, mas a verdade é que muita gente não aguenta fazer essa trilha. Eu fui encarar meus desafios sem muitas expectativas, pois já havia lido sobre as dificuldades antes. Mas eu consegui e agora te dou as dicas para chegar à Laguna 69, em Huaraz, norte do Peru.

Powered by Wikiloc

Dificuldades de chegar à Laguna 69

São três as principais sofrências:

• A altitude

• O esforço físico

• O clima

[axathemes_single_image image_type=”image-link” link=”url:http%3A%2F%2Fumasulamericana.com%2Fdicas-para-planejar-uma-viagem-ao-peru%2F||target:%20_blank|” image=”14362″ img_size=”full”]

O frio misturado com o calor acaba criando obstáculos para quem não tá preparado, por isso leia abaixo minhas dicas do que vestir.

A trilha em si, por ser subida (e descida depois), requer um esforço danado para ser vencida. Veja também as dicas que deixei abaixo!

Já a altitude é uma dificuldade refletida no seu corpo, mas que não tem como prever. Mesmo quem está acostumado a grandes altitudes, pode sofrer com algum dos sintomas do soroche. Mas existem formas de prevenir e amenizar. Leia aqui.

[axathemes_single_image image=”14944″ img_size=”1200×727″]

O que vestir para a trilha da Laguna 69?

A roupa certa vai ajudar muito! Vai na minha: uma das melhores dicas para chegar à Laguna 69.

Vista uma calça confortável e com boa abertura de perna. Vi algumas pessoas de jeans e imagino como foi para abrir as pernas na hora de pular as pedras ou subir degraus altos durante a trilha.

Como segunda pele, tenha uma camiseta de fácil secagem, seja de manga longa ou curta! Comprei umas para fazer trilhas e também exercícios no dia a dia. Como contei no meu relato da trilha da Laguna 69, pode ser que você sue bastante e é bom que a camiseta seque rápido para o caso de começar a esfriar. Imagina receber vento gelado nas costas molhadas!

Tenha um casaco corta vento! Se tiver fleece acoplada, melhor ainda. Esse itens eu indico também para quem quer viajar com a mochila mais leve.

O frio que faz em alguns momentos da trilha é acompanhado por fortes ventos e não se vestir adequadamente só vai aumentar suas dificuldades, prejudicando sua chegada à Laguna 69.

Nos pés, bota ou tênis de trekking são os calçados mais indicados, mas se você não tiver um, pode alugar em Huaraz mesmo.

O calçado tem que ser bem confortável e no tamanho certo, porque na descida seu pé vai bem para a frente. Caso esteja apertado, seu pé vai ficar bem machucado. E o ideal é que este calçado esteja bem usado antes da trilha. Caso compre para ir a Huaraz, use bem na sua cidade antes.

[axathemes_single_image image=”14946″ img_size=”800×1200″]
Booking.com

Dicas para chegar à trilha da Laguna 69

[axathemes_single_image image=”14961″ img_size=”full”]

Antes de fazer a trilha para chegar à laguna 69, ainda na sua cidade, prepare seu corpo! Não pelo soroche, porque o condicionamento físico não interfere em nada, mas pela trilha. Ter o corpo preparado vai amenizar pelo menos um dos 3 maiores sofrimentos.

Não precisa ir para a academia, não! Basta escolher uma ladeira perto da sua casa e fazer treinos diários. Suba e desça entre 5 e 10 vezes por dia com pelo menos um mês de antecedência (foi o que eu fiz hehe). Se puder, faça isso debaixo de sol, pelo menos aos finais de semana, porque é como você fará para chegar à laguna 69.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Agachamento também é indicado para fortalecer as pernas e você também pode fazer na sua casa!

• Não deixe a trilha para o último dia se for embora a noite em ônibus noturno, porque você vai precisar descansar;

• Também não faça nos primeiros dias, para dar tempo de aclimatar antes;

• Se vista adequadamente;

• Tenha comida e muita água;

• Não carregue muito peso;

• Tome soroche pills antes, como indico nesse post;

• Durma cedo e descanse bem;

• Não coma carne vermelha na noite anterior e evite frituras;

• Esqueça bebidas alcoólicas na altitude;

• Preste atenção no seu corpo e confira os níveis dos sintomas de soroche durante a trilha (veja aqui como medir);

• Carregue bem a câmera e esvazie o cartão de memória, você vai querer ter espaço;

• Sente-se no lado direito da van, porque tem o melhor visual no caminho;

• Não desista facilmente, mas respeite os seus limites;

• Curta a trilha, porque ela é linda! Não fique apenas fissurado em chegar à Laguna 69.

[axathemes_title title=”Ajude a rentabilizar o blog” description=”Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso” align=”center”]
[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Como arrumar a mochila de viagem leve e funcional com 10 Kg
PRÓXIMO POST
Boleto Turístico de Cusco e Vale Sagrado

6 Comentários

  • 7 de fevereiro de 2018 a 02:00
    Testa

    Aline,
    muito MUITO obrigado pelas dicas…

    Não entendi, no entanto, a parte
    ” Não deixe a trilha para o último dia se for embora a noite em ônibus noturno, porque você vai precisar descansar; ”

    O que vc quis dizer é que não se descansa a contento a bordo de um ônibus, correto?!? (e, assim, é preferível uma hospedagem para estar inteiro pra encarar a cidade seguinte… a ex.: Lima)

    Eu pretendia chegar em Huaraz às 6 da manhã e nesse dia fazer Ruínas de Wilcahuain + Laguna Churup.
    Dia seguinte Pastoruri e no último, Llanganuco+Laguna 69, pegando busão noturno nessa msm noite…
    Vc sugeriria, então, inverter o 2o.com o 3o.dia?!?

    Grato pela atenção!

    • 7 de fevereiro de 2018 a 10:02

      Oii! Que bom que gostou das dicas! Olha, a Laguna Churup é bem alta e a trilha é bem puxada. Não recomendo fazer no primeiro dia sem aclimatar. Então, depende do seu condicionamento. Eu amei ter uma cama depois da trilha da Laguna 69, porque eu tava morta de cansaço, mal consiga caminhar até o hostel. O Pastoruri é mais alto, mas exige menos esforço, então seria uma boa deixar ele por último, apesar de ter menos tempo pra aclimatar pra Laguna 69.

  • 29 de março de 2019 a 09:03

    Mais um excelente post, seu blog é muito bom. Você disse para levar muita água. Estou pensando em levar 1 L, um filtro portátil Sawyer e tabletes purificadores Clor-In para reabastecer no caminho, assim não precisaria levar toda a água desde o início. Existem riachos no caminho para eu encher a garrafa? Muito obrigado.

    • 29 de março de 2019 a 16:49

      Brigada, Rodrigo! Sim, existem, sim! Boa ideia

  • 4 de abril de 2019 a 16:48
    Anndreza

    Olá, adorei suas dicas e seus relatos que já li, obrigada por compartilhar!

    Eu gostaria MUUITO de conhecer a Laguna 69 (pre-ci-so!), porém meu prazo é curto, chego em Lima dia 02/07 e já quero pegar um ônibus em direção à Huaraz para chegar o mais cedo possível e dormir bem para no dia seguinte fazer a Laguna, porque dia 4 já estarei voltando para Lima novamente. Você acha muito arriscado? Posso perder a viagem? Não queria desistir 🙁

    Desde já, obrigada pela atenção!

    • 8 de abril de 2019 a 17:43

      Oi! Olha, corrido é, mas não é impossível.
      Você chegando em Lima dia 2 pode já pegar um busão pra Huaraz a noite, no dia 3 faz um passeio mais baixo pra dar uma aclimatada. Aí dia 4 você faz a Laguna 69 e pega um busão noturno pra Lima.