Huacachina – Conheça o divertido oásis do Peru
Em meio a dunas gigantescas de areia dourada, um pequeno lago cria um dos cenários mais lindos do Peru: Huacachina, uma das atrações do deserto peruano.
O oásis de Huacachina, que está na nota de 50 da moeda peruana, o Nuevo Sol, já está inserida na rota turística dos mochileiros ao redor do mundo, mas ainda assim passa desapercebida pela maioria dos viajantes que seguem para Machu Picchu, mesmo estando no caminho que liga Lima e Cusco.
Nesse post vou dar as dicas e informações para você incluir essa belezura no seu roteiro. Mas cuidado! Esse texto pode causar graves crises de ansiedade 😉
Eu juro que não tô exagerando quando digo que o Peru é surpreendente. Essa semana mesmo escrevi sobre uma geleira do Peru e agora vou falar sobre um oásis. O Peru é meu xodó, sim!
Huacachina, o oásis das Américas
Construída ao redor de um lago, Huacachina é uma vila com cerca de 100 moradores, que vivem basicamente do turismo local.
A vila no meio do Deserto de Ica é chamada também de Oásis da América, já que é o único em todo o continente americano.
Onde fica o oásis de Huacachina
A vila do oásis de Huacachina fica a pouco mais de 5 km do centro de Ica, cidade que fica a menos de 300 km de Lima.
Ica fica no sudoeste do Peru. Seu deserto é um dos mais áridos do mundo, mas seco que o próprio deserto do Saara.
As grandes dunas acompanham parte da costa do Oceano Pacifico. No ônibus, vindo de Lima, quem se senta ao lado direito pode acompanhar a parceria mágica que o deserto e o mar fazem ao lado da estrada. Já quem se senta ao lado esquerdo, verá a imensidão de areia.
Como chegar em Huacachina
Para quem vem de Lima, a viagem dura quase 5 horas.
Como Lima não possui rodoviária, é preciso escolher a empresa de ônibus e seguir até o terminal da própria empresa. Custa em média, 50 soles
Chegando em Ica, você pode pegar um táxi até Huacachina. Custa 10 soles.
Eu cheguei em Lima perto das 7h, desde Huaraz. Como estava com o ônibus da Oltursa, tive que ir até o da Cruz del Sur para pegar o ônibus das 10h para Ica. Paguei 45 soles. Me sentei, sem querer, no lado direito do ônibus e tive que brigar com o sono pra me manter acordada. A paisagem é simplesmente linda!
Cheguei em Ica perto das 15h e tava olhando os horários dos ônibus para Arequipa (para onde eu seguiria), quando vi duas capas de mochila da Nautika. Sabia que eram brasileiros. Assim conheci os irmãos Yuri e Igor, de Maceió. Rachamos o táxi para Huacachina. Deixei minha mochila no Hostel Arena e passei a tarde com eles.
A paisagem do caminho. Clique nas fotos para ver as imagens completas.
O que fazer em Huacachina
Apreciar o oásis
Caminhar em volta do oásis é o que todo mundo precisa fazer. Você pode fazer isso em 30 minutos, mas te aconselho a descer bem na beiradinha para ver melhor a cor verde do lago.
Escolha um dos barzinhos e restaurantes no em torno e beba uma cerveja enquanto admira a paisagem única do Oásis da América!
Custo: grátis
Ver o sol de pôr nas dunas
Depois de dar uma volta e beber alguma coisa, suba as dunas depois que o sol estiver menos forte. Perto das 16h, comece a subir as dunas, que não é tarefa fácil, não!
A cada dois passos dados para cima, o pé recua um mergulhando na areia fofa. Suba o máximo que conseguir e espere o sol se por atrás daquela imensidão de areia.
Dali do alto, a visão do oásis é incrível!
Custo: grátis
Se aventurar em um buggy
Uma das coisas que se tem para fazer por ali é explorar parte do deserto em um buggy. As dunas são altíssimas e a adrenalina vai a mil a cada descida.
Os passeios duram entre 30 minutos e 2 horas, mas o de 1 hora é o mais comum e inclui o sandboard, que é a prática de “surfar” nas areias.
Custo: entre 25 e 40 soles + 3,5 soles para pagar a entrada nas dunas
Eu paguei 30 soles com um cara vendendo na rua mesmo.
Praticar sandboard
Você pode praticar o esporte nas dunas de Huacachina mesmo sem integrar um passeio de buggy. Há muitos lugares alugando a prancha no em torno do lago.
Escolha fazer isso pela manhã ou no fim da tarde
Custo: 5 soles por até duas horas
Andar de pedalinho
Outra opção é passear de pedalinho pelo lago de Huacachina. Vi muitos casais e famílias com crianças nos pedalinhos.
Eles são bem bonitinhos, mas esse tipo de rolê não me atrai, por isso esqueci de perguntar o preço. Me desgulpi!
Dicas
• Use uma calça para praticar sandboad, porque a areia é muito quente
• Nem pense em ir de chinelo. Eu me ferrei com a areia quente
• Migas, prendam os cabelos, porque o vento dá nó nos fios
• Não invente de subir as dunas entre 10h e 16h, porque o calor é absurdo
• Leve um casaquinho corta vento caso vá ver o sol se pôr, porque é ele começar a baixar pro vento gelado bater
Minha viagem a Huacachina
Gastos
S/ 140
R$ 147
USD 44
Hospedagem
Hostel Arena – USD 7 (dia)
1 Deixe teu comentário
Parabéns, seus post está completo, adorei!