Ruínas Moray - Maras e Moray - sítios arqueológicos incríveis perto de Cusco

Maras e Moray – Incríveis sítios arqueológicos perto de Cusco

Maras e Moray são dois sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas que provam definitivamente que os caras eram gênios da engenharia. Juro! Maras é impressionantemente simples e inteligente e as ruínas de Moray parecem até obras de ETs.

O passeio que leva a Maras e Moray é bem baratinho e dura apenas meio dia, sobrando tempo pra perambular por Cusco.

Conheci as ruínas de Maras e Moray na última viagem ao Peru, em um roteiro de 17 dias sozinha. Veja os gastos da viagem aqui.

Valor de referência de câmbio - S/1 = R$1,05

Sobre Maras e Moray

São 14 cidades e/ou vilarejos que fazem parte do Vale Sagrado dos Incas, inclusive Maras e Moray.

Essas são duas ruínas pequenas, se comparada a outras, como Ollantaytambo ou Machu Picchu, por exemplo. Mesmo assim, Maras e Moray são muito importantes para compreender a engrenharia de todo o resto que você verá ao longo da sua viagem por Cusco e Vale Sagrado.

Onde se hospedar em Cusco

Maras

São milhares de piscinas rasas na encosta da Montanha Qaqawiñay, a quase 3400 de altura. Essas mais de 3 mil piscinas recebem a água salgada de um rio, que os Incas desviaram para que passasse antes por esse processo.

Por serem poças rasas e com o sol forte que faz ali na região, a água vai secando e deixando apenas o sal para ser colhido.

As salineras Maras foram criadas pelos Incas há centenas de anos, mas o povo da Comunidade de Maras usam as piscinas até hoje para colher o sal do manancial.

Salineras Maras - Maras e Moray - sítios arqueológicos incríveis perto de Cusco

Salineras Maras - Maras e Moray - sítios arqueológicos incríveis perto de Cusco

Moray

Ainda na Vila de Maras está o Sítio Arqueológico de Moray, que são terraços circulares. Os círculos são perfeitos, completamente simétricos. Parece impossível que um povo tão antigo tenha conseguido construir algo tão perfeito!

Esses terraços foram construídos para que os incas fizessem investigações agrícolas. Cada degrau possui um microclima diferente, determinando as condições favoráveis para o cultivo de cada espécie de alimento.

Eu falei que os caras são gênios!

Como fazer o passeio de Maras e Moray

Na Plaza de Armas e nas ruas próximas você vai encontrar dezenas de agências que fazem o passeio para Maras e Moray. Eu fiz com a Peru Happy Travel, que saiu da própria praça perto das 9h.

O tour faz primeiro uma parada em Chinchero. não no sítio arqueológico, mas em um dos mercados de artesanato, onde há uma apresentação muito interessante sobre como era e é feito o artesanato local. Sobre a lã, lavagem, tintura e tecelagem.

Depois seguimos a Maras, onde é necessário comprar a entrada de S/10. O guia passa os primeiros minutos com a gente, contando sobre o lugar e nos deixa livres depois para caminharmos como quisermos.

Apenas prove a água e sinta como ela é salgada! É impressionante.

Por último, seguimos às ruínas de Moray. Para entrar é necessário ter o Boleto Turístico. Veja aqui se você deve comprar o boleto parcial (S/70) ou o inteiro (S/130).

Nas ruínas de Moray, o guia explica rapidamente sobre o local e sobre as pesquisas agrícolas e depois podemos caminhar livremente até a hora marcada para retornar a Cusco.

Esse passeio termina perto das 15h, por isso muita gente aproveita para fazer o city tour em Cusco depois dele.

Quanto custa fazer o passeio a Maras e Moray

O passeio para Maras e Moray organizado pelas agências de Cusco custam entre S/25e S/35.

A entrada para Maras custa S/10.

A entrada de Moray depende de qual Boleto Turístico você vai escolher, mas pode custar S/70 ou S/130. Não deixe de ler sobre o Boleto Turístico aqui.

Salineras Maras - Maras e Moray - sítios arqueológicos incríveis perto de Cusco

Quando fazer o passeio de Mara e Moray

Aconselho fazer esse passeio no primeiro ou no segundo dia, antes mesmo de fazer o restante do Vale Sagrado e, com certeza, antes de fazer Machu Picchu.

Se você chegar em Cusco antes das 9h, consegue entrar em um tour facilmente. Ou você pode já deixar agendado com alguma agência de lá. Fiz isso quando estava em Puno com a Peru Happy Travel.

O passeio a Maras e Moray foi uma cortesia da agência Peru Happy Travel. As impressões e opiniões descritas aqui são pessoais e verdadeiras.

Minha viagem a Cusco

Passeios

• Maras e Moray
Vale Sagrado
Vinicunca
• Laguna Humantay

Gastos

S/ 272
R$ 285
USD 86

Rotas

Puno em ônibus
S/15
Lima em avião
USD 60

Hospedagem

Pachamama Hostel
USD 6 (compartilhado)

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Maras e Moray - incríveis ruínas arqueológicas perto de Cusco

Ajude a rentabilizar o blog

Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como
  • Rodrigo Cardoso (22 de dezembro de 2017)

    Realmente os incas são incríveis! Tem muita coisa interessante pra ver, hem!

  • Isabella (7 de janeiro de 2018)

    Aline,

    Adorei o relato e tudo o que estou lendo aqui no site! Mas tenho uma dúvida… Por que você indica ir pra Maras e Moray antes do Valle Sagrado e do Machu Picchu?
    Na minha viagem planejava ir primeiro ao tour do Valle e no dia seguinte ao MP (após o primeiro dia de aclimatação).

    Obrigada!

    • Aline Rodrigues (8 de janeiro de 2018)

      Oi, Isabella. Obrigada por ler o blog 🙂
      Então, Maras e Moray é um ótimo passeio pra fazer quando se chega na cidade antes das 8h, porque você consegue comprar na hora da saída na Plaza de Armas. Por durar meio dia, você consegue comprar os outros passeios a tarde.
      Outra coisa é o impacto das ruínas. Se você for a Machu Picchu primeiro, não vai ver graça em Moray. O mesmo com Pisac e Ollantaytambo, que são maiores que Moray.

      Beijos

    • Aline Rodrigues (8 de janeiro de 2018)

      Ah, outra coisa, os únicos passeios que necessitam realmente de aclimatação é a Laguna Humantay e a Montanha Colorida de Vinicunca.

    • Guilherme Vicino (2 de fevereiro de 2018)

      Faça Maras e Moray antes de Machu Pichu, depois tudo perde a graça 😛

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.