15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Visto e imigração para voluntariar com a Worldpackers no Exterior

Imigração e visto para viajar com a Worldpackers para o exterior

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

A Worldpackers oferece mais de 9 mil oportunidades de voluntariado em mais de 140 países ao redor mundo, mas a pergunta que fica é: como funciona o voluntariado internacional em relação a visto e imigração?

Se você está planejando fazer voluntariado no exterior, provavelmente tem muitas dúvidas sobre a documentação necessária, mas fica tranquila. Ao longo deste artigo vou responder tudo sobre como viajar com a Worldpackers para outros países.

Como funciona o voluntariado Worldpackers no exterior

Como fazer trabalho voluntário fora do Brasil
Programada de voluntariado em ONG em Jocotenango, Guatemala

A Worldpackers é uma plataforma que conecta viajantes a mais de 9 mil anfitriões promovendo experiências colaborativas em todo o mundo! São mais de 140 países onde você pode trocar tuas habilidades por acomodação.

Os requisitos para fazer voluntariado internacional variam a depender de cada anfitrião, já que cada um possui uma necessidade e condições diferentes, como idiomas, conhecimento básico de certas habilidades e idade mínima e máxima, por exemplo.

No site ou aplicativo da Worldpackers você pode filtrar buscando pelo continente ou país onde deseja se voluntariar, seja em projetos sociais, ecológicos ou de hospitalidade. Você poderá ver tudo sobre como funciona a Worldpackers clicando aqui.

Entre os países onde a Worldpackers oferece vaga de voluntariado:

Em suma, a Worldpackers é a facilitadora dessa conexão, mas apenas isso! O que isso quer dizer?

Visto e imigração ao viajar com a Worldpackers para o exterior

Como mencionei, a Worldpackers é apenas a facilitadora entre o projeto anfitrião e a voluntária, portanto toda e qualquer outra demanda em relação à logística externa da viagem é responsabilidade da viajante, como passagens, passaporte, transporte local, seguro viagem e o visto, por exemplo!

Primeiramente, é preciso entender que o objetivo das experiências propostas pela Worldpackers são trocas culturais e colaborativas que promovem o desenvolvimento das pessoas e dos projetos anfitriões. Sendo assim, a Worldpackers não é uma plataforma de emprego e o voluntariado não é uma experiência de trabalho, e sim uma troca cultural durante uma viagem a turismo.

Viagem essa que é todinha planejada pela própria viajante, já que a Worldpackers NÃO pode prestar nenhuma ajuda nesses casos pois cada viajante tem circunstâncias muito individuais e cada país possui legislações e regras específicas para entrada de turistas. 

Ou seja, a parte administrativa, vamos dizer, da viagem é inteiramente de responsabilidade sua como viajante. Sendo assim, vou te orientar sobre como se planejar para voluntariar com a Worldpackers em outros países.

Tirando o Brasil, já fui voluntária pela Worldpackers no Chile, Argentina, Peru e Equador e posso te ajudar a entender o processo de visto e outros documentos necessários.

Documentação para voluntariado internacional

Voluntariado internacional em ONGs - Como funciona o trabalho voluntário no exterior

A primeira coisa importante é que você obtenha as informações oficiais sobre vistos e documentações, assim você vai viajar tranquilo e sem medo de imigração. Outros viajantes podem sim te ajudar, mas informações oficiais são sempre mais confiáveis.

O local correto para consultar os requerimentos de viagem internacional é o consulado ou a embaixada do país que você deseja conhecer, já que esses dados são frequentemente atualizados, especialmente em tempos de pandemia.

No caso de nacionalidade e cidadania brasileira, você pode consultar também o Portal Consular do Itamaraty e o Ministério de Relações Exteriores para saber mais sobre os acordos entre o país onde você deseja voluntariar pela Worldpackers, como documento de viagem, vacinas, visto e permanência, por exemplo.

Esse é um passo importante do planejamento da tua viagem, então se dedique e tire um tempo pra checar esses requerimentos antes mesmo de confirmar tua experiência de voluntariado pela Worldpackers no exterior.

Você também pode acompanhar mais sobre possíveis restrições de fronteira nestes sites: SkyScanner e IATA.

Entre os documentos que podem ser exigidos estão:

  • Visto
  • Comprovante de vacinas
  • Comprovante de hospedagem
  • Passagem de retorno ou saída do país
  • Passaporte com validade de pelo menos 6 meses
  • Extrato bancário comprovando um valor específico

Ao viajar pela América do Sul a questão de documentação é muito mais tranquila, porque existe o acordo do Mercosul, sendo assim você pode viajar portando apenas seu RG e sem necessidade de comprovar saída ou valor mínimo para viajar.

Veja mais informações neste guia de Planejamento de Viagem pela América do Sul.

Qual é o visto para voluntariar com a Worldpackers em outros países

Descubra porque é seguro viajar com a Worldpackers

Sabendo que a Worldpackers não é uma plataforma de emprego e tampouco escola de intercambio, o visto a ser solicitado é o de turismo.

Alguns países, como os Estados Unidos ou o México, por exemplo, exigem do brasileiro a solicitação prévia de visto. Mesmo que a intenção da sua viagem com a Worldpackers seja para se desenvolver em um idioma, o visto deve ser solicitado para fins de turismo.

Outros países, como Chile e Portugal, por exemplo, não exigem visto prévio, sendo que a entrada é autorizada pelo agente da imigração já no país. Da mesma maneira você deve comunicar sua viagem como de turismo.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Isso porque o voluntariado ainda não é regulamentado como atividade a parte e sim considerada uma experiência de viagem.

Cuidado, porque se você menciona ao agente de imigração que está viajando para trabalhar em uma fazenda ou para fazer intercambio voluntário, ele poderá negar sua entrada alegando que é necessário pedir visto para estudante ou de permanência temporário de trabalho.

Assim, evite constrangimentos ou problemas com a imigração. Diga sempre que está viajando a turismo. Lembrando que a proposta do voluntariado pela Worldpackers é de turismo colaborativo, ou seja, O VISTO É DE TURISMO.

Imigração ao viajar como voluntária para o exterior

Visto e imigração para voluntariar em outro país com a Worldpackers
Meu primeiro voluntariado Worldpackers no Chile

Bom, agora que você já identificou juntos aos órgãos oficiais tudo que precisa providenciar para a sua viagem internacional, vamos falar um sobre imigração.

Assim como cada país tem sua particularidade quanto ao visto, cada imigração também funciona de forma diferente. Procure se informar sobre o procedimento imigratório do país de destino e esteja com tudo pronto.

É responsabilidade do viajante garantir que todos os documentos necessários estejam em mãos para a viagem.

Como eu comentei, alguns países podem exigir comprovação de estadia, ou seja, reserva de hospedagem no país. Pode ser uma carta-convite para ficar na casa de alguém ou a reserva de um hostel.

Quem viaja como voluntária com a Worldpackers também recebe uma documentação para apresentar à imigração.

A Worldpackers fornece um voucher de confirmação enviado por e-mail a cada experiência confirmada na plataforma. Nele constam nome, endereço do projeto e os contatos do anfitrião. Não se esqueça de imprimir este voucher e anexar junto aos documentos de viagem.

Além disso, outros documentos podem ser exigidos na chegada, como vacinas, comprovante de rendas, comprovante de saída do país. Se informe nos órgãos oficiais sobre essa documentação.

E aqui, volto a dizer: é muito importante entender que a Worldpackers é uma plataforma de intercâmbio cultural e não de emprego. Você estará viajando para outro país para compreender sua cultura, além de colaborar e aprender com as pessoas locais. Então lembre-se sempre de frisar isso para as autoridades de imigração nos países que for visitar deixando claro que se trata de uma viagem de turismo.

Eu, pessoalmente, nunca menciono nada em relação ao meu voluntariado. Quando me perguntam qual o intuito da viagem, sempre digo que é a turismo. 

Outros viajantes Worldpackers no exterior

Qual é o visto para voluntariar em outros países com a Worldpackers

Minha última recomendação sobre voluntariado em outros países é que você conte com a comunidade da Worldpackers, que pode te ajudar muito!

Pela plataforma você pode conversar com outros viajantes através da funcionalidade Worldpackers Community, onde você pode filtrar por nacionalidade do viajante e país de interesse e assim encontrar pessoas que já foram voluntárias no país onde você deseja.

Você pode perguntar para elas sobre como foi a experiência na imigração, quais foram as perguntas que fizeram, quais as dificuldades e saber se a viajante tem alguma dica para você.

Com certeza vão ter muita coisa maneira para compartilhar, mas não deixe de consultar também as informações oficiais nas fontes que mencionei antes!

Resumo das informações sobre visto e imigração para voluntariar com Worldpackers no exterior

Visto e imigração Worldpackers em outros países

Espero que a eu tenha conseguido te ajudar a entender melhor quais passos seguir para garantir que tudo dê super certo na tua experiência com a Worldpackers no exterior. 

Em caso de deportação ou não autorização de entrada em algum país, a Worldpackers não será responsável por qualquer ônus. Então prepare bem seus documentos para que não haja nenhum problema, tá certo?

  • O visto para viajar com a Worldpackers no exterior é o de turismo
  • Não entre em detalhes sobre o voluntariado com o agente da imigração
  • Veja informações oficiais sobre documentações e exigências
  • Imprima o voucher de confirmação do voluntariado que a Worldpackers envia ao seu e-mail assim que a a viagem é confirmada na plataforma
  • Converse com outras pessoas que foram voluntárias no país em questão

Deixa aquele comentário lindo para eu saber que o artigo foi útil.

E não esquece de que, enquanto planeja teu voluntariado em outro país, no Brasil a Worldpackers possui mais mil anfitriões incríveis para você vivenciar experiências transformadoras.

Muitos destinos lindos onde você pode colaborar em projetos sociais, como ONGs e escolas, projetos ecológicos, como fazendas e ecovilas e propriedades, como pousadas e hostels.

Veja outros artigos aqui no UMASULAMERICANA sobre voluntariado, como As vantagens de ser membro Worldpackers e Os maiores erros de um viajante voluntário.

Código promocional Worldpackers

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Ganhe 10 dólares de desconto ao inserir o cupom UMASULAMERICANA no campo de código promocional.

O valor da Worldpackers parte dos $49, ou seja, com o cupom de desconto você paga apenas $39 para voluntariar por um ano em mais de 140 países ao redor do mundo.

POST ANTERIOR
10 motivos para fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses em 2022
PRÓXIMO POST
Entenda como escolher o melhor mochilão de viagem