15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Rota das Emoções - Marnhão, Piauí e Ceará na mesma viagem

10 motivos para fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses em 2022

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais lindos do Nordeste brasileiro, a cerca de 250 km de São Luís, para onde é possível fazer uma viagem inesquecível para conhecer o deserto tropical do Brasil.

Passei quase dois meses na região dos Lençóis Maranhenses voluntariando e por isso consegui ter mais tempo para conhecer o Parque Nacional. Caminhei por dias  seguidos no parque, fiz passeios em 4×4, mergulhei nas lagoas mais lindas e conheci algumas cidades e povoados da região, como Barreirinhas e Atins, por exemplo.

Apesar de ser um dos lugares mais lindos do Brasil, não é um dos top destinos quando o tema é viajar pelo Nordeste do Brasil. Por isso escrevi este artigo com 10 motivos para você fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses ainda este ano.

Porque fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses

As razões para se fazer uma viagem são muito pessoais, mas se voce está na dúvida sobre o destino das próximas férias, te dou 10 motivos para escolher este destino incrível no Nordeste do Brasil.

A melhor época para conhecer a região e muitas outras informações podem ser vistas no Guia Prático do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aqui no UMASULAMERICANA.

#1 Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul

Fotos dos Lençóis Maranhenses para você se inspirar

Primeiramente, é que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui o maior campo de dunas da América do Sul!

São 155 mil hectares de deserto: assim, quase o tamanho da cidade de São Paulo, sendo que 90 mil são apenas de dunas.

As areias brancas mudam de posição constantemente por conta dos fortes ventos que rolam na região. Inclusive fica por ali um dos parques eólicos do Brasil, gerando energia através do vento.

Bom, essas alterações das dunas, além de darem sempre uma nova cara ao parque, criam novas lagoas a cada ano e essa é nossa segunda forte razão pra você fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses.

#2 Mais de 36 mil lagoas nos Lençóis Maranhenses

Conheça a beleza do Nordeste do Brasil

São mais de 36 mil lagoas interdunares localizadas nos Lençóis Maranhenses, olha que viagem. A cada ano podem surgir 7 mil novas, dependendo das chuvas e das novas formações de dunas.

Além disso, pode ser que, numa visita ao parque, você nade numa lagoa virgem e que, na próxima visita, ela já nem exista mais! Por essa razão, nem todas as lagoas recebem nomes, apenas as perenes, como a Lagoa Azul, a Lagoa Bonita, a Lagoa da Betânia e a Lagoa do Piador, por exemplo!

As lagoas são naturais, de água doce e algumas possuem vida, como peixes e tartarugas, dependendo da presença de algas.

As águas são sempre frescas, ou seja, nem frias, nem quentes, e algumas possuem altas profundidades, chegando a 7 metros.

#3 Os Lençóis Maranhenses são um Parque Nacional

10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses na Próxima viagem

Por ser um lugar tão especial, os Lençóis Maranhenses são protegidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra os parques nacionais do Brasil, como as Cataratas do Iguaçu e Fernando de Noronha.

A unidade de conservação dos Lençóis Maranhenses foi criada em 1981 e, desde então, tá sob proteção, vigilância e estudo do ICMBio.

Ser um parque nacional garante a preservação do lugar, por isso os Lençóis Maranhenses são extremamente lindos e intocados, ideal para fazer uma viagem de ecoturismo sem impacto negativo.

E, mesmo sendo uma reserva, não é necessário pagar entrada pra visitar as dunas e lagoas.

Veja como viajar sem gerar impacto negativo no meio ambiente e comunidades locais.

#4 Existem 3 biomas diferentes nos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesa

Essa região precisa mesmo ser preservada! Ao fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses a gente encontra três diferentes biomas brasileiros, acredita nisso?

O principal bioma é o Cerrado, mas a região dos Lençóis Maranhenses recebe influência da Amazônia e da Caatinga, ou seja, são encontradas espécies dos 3 biomas!

Fala sério, que lugar mais especial, né?

Isso significa uma diversidade de fauna e flora imensa, que dificilmente você verá em outra região do planeta. Não sei você, mas isso me convence muito a escolher os Lençóis Maranhenses como meu próximo destino de viagem no Brasil.

#5 Trekking de 2 a 8 dias nos Lençóis Maranhenses

Trekking pelos Lençóis Maranhenses - Cruzando a pé de Atins a Santo Amaro

O quinto motivo para que os Lençóis Maranhenses seja o próximo destino da tua lista de viagem é fazer um trekking pelos Lençóis Maranhenses.

Existem opções de 2 a 8 dias e através dessa caminhada você vai conhecer lagoas virgens, outras perenes que ficam longe dos tours convencionais, além disso vai poder conhecer os oásis do parque.

Sim, o deserto tropical do Maranhão possui dois oásis. São pedacinhos verdes alimentados por rios que passam na região.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Eu fiz o trekking de 4 dias e foi uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida! Cruzei os lençóis a pé, indo de Atins a Santo Amaro.

Aqui deixo o contato do meu guia, o Galego ou 98 988588396 no WhatsApp. O Galego é um guia nativo da região, nasceu e cresceu por ali, tornando-se guia aos 9 anos de idade, quando acompanhava o pai nas expedições. Seu pai acabou falecendo e Galego, mais velho de 9 irmãos, acabou herdando a função.

#6 Os Lençóis Maranhenses é um destino democrático

_Como é fazer uma uma viagem para os Lençóis Maranhenses

Além de cruzar a pé os Lençóis Maranhenses, existem outros tipos de atividades que encaixam em tudo quanto é tipo de viagem que você queira fazer. Todo viajante fica feliz!

Senso assim, você pode fazer passeios de barco ou flutuação em boia pelo Rio Preguiças. Rola também alugar um quadriciclo para percorrer as dunas. Existem passeios regulares para quem não pode ou não quer caminhar muito. Nas lagoas você pode nadar e mergulhar. Tem também sobrevoo nas dunas. E rola curtir kitesurf durante agosto! Massa né?

O mais legal é que ao fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses você contribui com a comunidade, porque praticamente todas essas opções que mencionei são oferecidas por agencias locais. O turismo de base comunitária é uma realidade nesta região do Brasil.

#7 Sol e calor o ano todo nos Lençóis Maranhenses

10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses na Próxima viagem (1)

O sétimo motivo que eu vou te dar para conhecer os Lençóis Maranhenses na próxima viagem é que na região faz sol e calor o ano todo! Peguei um inverno rigoroso de mais de 30 graus.

Bom, existem dois climas marcados na região: período de chuva e período de seca, sendo a seca a melhor época para visitar o parque, ou seja, de maio a agosto. Mesmo assim, durante o ano todinho rola visitar os Lençóis Maranhenses. Veja mais informações no guia.

Vale mencionar que a baixa temporada de uma viagem pelos Lençóis Maranhenses rola entre novembro e janeiro – tirando as semanas de festas de final de ano, claro!

#8 Opções para viver uma imersão cultural nos Lençóis Maranhenses

Se você curte vivenciar as viagens com mais imersão, uma opção massa da região é o volunturismo! Através deste tipo de turismo eu passei dois meses pela região.

Apliquei para colaborar em um projeto de hospitalidade em Barreirinhas enquanto conhecia mais profundamente a vida local, a rotina e os lugares não turísticos.

O anfitrião, Janas, me levou para fazer alguns passeios alternativos, como por exemplo visitar Tapuio e ver a produção artesanal da farofa de cuba. Legal, né?

E além dessa imersão durante o voluntariado, economizei muito dinheiro! Em troca da minha ajuda no preparo do café da manhã no hostel do Janas e da Pam, recebi hospedagem gratuita e ganhei descontos em vários passeios pelos Lençóis Maranhenses.

Nos passeios regulares na minha viagem pelos Lençóis Maranhenses cheguei a economizar cerca de R$165 com os descontos que o anfitrião me ofereceu e de hospedagem foram mais mil reais de economia!

Se assim como eu você quer vivenciar os Lençóis com mais tempo e imersão e economizar esse dinheiro, faça teu cadastro gratuitamente na Worldpackers, complete teu perfil, escolha um plano para se tornar membro e aplique para uma das oportunidades da região!

O legal é que a membresia na Worldpackers tem validade de um ano, então além de vivenciar o volunturismo nos Lençóis Maranhenses, você pode aplicar para voluntariar em outros destinos do Brasil e do mundo!

Na Worldpackers há mais de 9 mil projetos anfitriões e em mais de 140 países. São projetos sociais, ecológicos ou de hospitalidade. Aqui no UMASULAMERICANA há vários artigos contando minhas experiências e explicando melhor o que é voluntariado nas viagens.

#9 Combinar os Lençóis Maranhenses com a Chapada das Mesas

Ao fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses é possível conhecer outros dos lugares mais lindos do Nordeste do Brasil. Inclusive você pode se voluntariar em Carolina também e assim conhecer a maravilhosa Chapada das Mesas!

Esse destino lindo fica também no Maranhão! Com a economia da viagem pelos Lençóis você pode aproveitar para explorar a região de Carolina.

Um destino que não é barato, mas que garante boas recordações maranhenses. E que pode ser combinada também com a capital São Luis, que faz ponte entre a região dos Lençóis Maranhenses e Carolina.

#10 Fazer a incrível Rota das Emoções

Jericoacoara com Lençóis Maranhenses

Ou, assim como eu, você pode seguir para outros estados do Nordeste brasileiro para fazer a chamada Rota das Emoções! Olha esse nome, gente! Imagina o tanto de lindeza, né?

Em suma, a Rota das Emoções é um roteiro que inclui o Ceará, o Piauí e o Maranhão para conhecer dunas, lagoas, praias e as paisagens surreais de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses na mesma viagem.

Você pode começar tua viagem pelo Maranhão e seguir pra Jeri passando por Parnaíba, como eu tô fazendo, ou o inverso também! Recomendo o inverso, deixando os Lençóis Maranhenses por último, porque é o lugar mais bonito e especial desse roteiro pelo Nordeste.

E o massa é que você pode viver a imersão e a economia do volunturismo em toda a Rota das Emoções, já que existem anfitriões também em Parnaíba e Jericoacoara.

Bom, esses são os 10 motivos que te dou para conhecer os Lençóis Maranhenses na próxima viagem pelo Nordeste do Brasil, mas sei que já te convenci no primeiro motivo, afinal, conhecer o maior campo de dunas da América do Sul já é o bastante, né?

Espero que este artigo tenha te inspirado. Me conta aí nos comentários. E não esquece, aqui no UMASULAMERICANA tem vários artigos importantes para tua próxima viagem.

Lençóis Maranhenses melhor época para viajar é de junho a agosto
POST ANTERIOR
Como viajar barato para qualquer lugar do mundo em 33 dicas
PRÓXIMO POST
Imigração e visto para viajar com a Worldpackers para o exterior

0 Deixe teu comentário

    Deixe uma resposta