15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Chualluma - Linha Vermelha La Paz

Roteiro no Teleférico de La Paz, a cidade vista do alto de transporte público

agencia de turismo Atacama Salar de Uyuni e Santiago Fui Gostei Trips
Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

La Paz é uma cidade peculiar que foi construída nas encostas das montanhas a uma altitude de mais de 3600 metros acima do nível do mar e que você pode conhecer através do famoso sistema de teleférico.

Como você pode ver na foto de capa, enormes torres se erguem no meio da cidade pra transportar quase que voando a milhares de trabalhadores desde o município de El Alto até o centro da cidade de La Paz.

O MiTeleférico é um sistema de transporte público aéreo que conecta toda La Paz através de uma rede de cabos. Assim que proporciona uma vista panorâmica incrível e uma experiência de imersão cultural única

Atualmente, o Teleférico de La Paz possui 10 linhas que ligam os pontos mais importantes da cidade e da região, como El Alto, a cidade vizinha que é mais populosa que La Paz.

Este sistema de transporte aéreo não só facilita a mobilidade das pessoas que vivem nas cidades, mas também oferece a quem chega de visita uma maneira emocionante de conhecer a região. Vem ver como usar o teleférico de La Paz na tua viagem pela Bolívia!

MiTeleférico, o sistema de transporte público de La Paz

Sistema de Transporte de Teleféricos de La Paz

Chamado de MiTeleférico, o sistema de transporte público aéreo de La Paz foi inaugurado em 2014, durante o mandato do presidente Evo Morales, o MiTeleférico é a maior rede urbana de teleféricos do mundo, composta por 10 linhas, cada uma identificada por uma cor diferente.

O principal objetivo do Teleférico de La Paz era unir as cidades de La Paz e El Alto, proporcionando uma solução eficaz pra os problemas de trânsito e transporte público precário na região.

Desde então, o sistema de transporte aéreo público de La Paz não só melhorou significativamente a mobilidade urbana, como também se tornou uma das principais atrações turísticas da Bolívia.

Estação MiTeleférico de La Paz
Como andar no teleférico de La Paz

Uma das características mais marcantes do MiTeleférico é a sua acessibilidade. Com tarifas acessíveis, é uma opção de transporte conveniente e econômica para moradores locais e visitantes.

Além disso, o sistema oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem urbana de La Paz e El Alto, tornando o trajeto uma experiência turística memorável.

Com diferentes rotas e estações estrategicamente localizadas, o sistema de Teleférico permite que sobrevoar a cidade de La Paz, desfrutando assim de uma perspectiva única de sua arquitetura, paisagem e cultura.

Desde a linha vermelha, que oferece vistas espetaculares de El Alto, até a linha Amarela, que passa por bairros populares como Sopocachi, o MiTeleférico oferece uma maneira conveniente e emocionante de conhecer La Paz e El Alto.

Como andar no Teleférico de La Paz

Mapa do MiTeleférico de La Paz
Mapa disponível no MiTeleférico.bo

Ainda que tenham 10 linhas pra você percorrer e conhecer a cidade de La Paz, as mais atrativas do ponto de vista turístico, na minha opinião, são as linhas vermelha, azul e amarela.

Quanto custa andar no MiTeférico?

Iglesia Amor de Dios - El Alto Bolívia
Vista de El Alto

Como mencionei antes, andar no MiTeleférico é muito acessível, ainda mais por ter uma infraestrutura tão moderna.

O valor do bilhete por cada trecho é de 3 bolivianos, aproximadamente R$2. Um preço bastante acessível pra fazer um passeio aéreo, sobrevoando uma das cidades mais altas do mundo!

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Opções de Bilhete do MiTeleférico:

MiTeleférico, sistema de transporte público de La Paz
  • Bilhete Simples: Custa 3 bolivianos e permite percorrer uma linha inteira, mas não dá acesso às demais.
  • Bilhete pra duas ou mais linhas: Preço de 5 bolivianos, permitindo acesso a várias linhas, conhecido como transferência.
  • Bilhete de Circuito: Custa 11 bolivianos e permite fazer o circuito completo de suas linhas, retornando ao ponto de origem.

Dessa forma, o bilhete de Circuito é ideal pra viajantes. Mas, dependendo do teu roteiro, o segundo bilhete já é suficiente. Lembre-se que a cada desembarque, é preciso comprar um novo bilhete.

Posso te ajudar a montar teu roteiro e planejar tua viagem. Veja aqui como funciona a Consultoria de Viagem na América do Sul.

Roteiro circular no Teleférico de La Paz

Antes de mais nada, cada roteiro de viagem é único, mas aqui quero deixar uma sugestão de passeio no MiTeleférico que cobre pelo menos metade de um dia.

Comece o passeio circular a partir do centro de La Paz, logo depois de conhecer o Mercado de Las Brujas, a Plaza Murillo e outros pontos que já escrevi aqui no blog. Não deixe de ler aqui no UMASULAMERICANA um roteiro de dia inteiro pra conhecer La Paz por conta própria.

Linha Vermelha: Estação Central, Parque de las Culturas, Barrio de Chualluma e Feira de El Alto

Chualluma visto do Teleférico de La Paz
Chualluma – Linea Roja

Comece o passeio pela Linea Roja, que é a linha vermelha do sistema de teleféricos da cidade, partindo da Estação Central. Neste terminal está o Parque de las Culturas y de la Madre Tierra.

Um espaço de interação cultural, onde você pode passar um tempo antes de seguir viagem pelo teleférico. Você pode ver um dos espetáculos de águas dançantes, participar de jogos interativos e curtir atividades artísticas.

Em seguida, suba em uma das cabines da linha vermelha, a que tem vistas mais lindas do Teleférico de La Paz. Desça na Estação Cementério caso seja quinta-feira ou domingo, quando montam a maior feira da América Latina.

No caminho, enquanto sobrevoa o bairro de Chualluma, observe as construções coloridas. Esses murais som obra da equipe liderada pela artista Nnorke Leaf, también conocida como Norka Paz.

Depois siga pra Estação 16 de Julio pra fazer conexão com a Linha Azul.

Linha Azul: Cholets

Cholets de La Paz e El Alto

Uma vez feita a baldeação, vá até o final da Linea Azul pra ver os famosos cholets. Um dia, o arquiteto Freddy Mamani decidiu mudar a aparência de La Paz e Cochabamba, assim construiu casas e edifícios com um estilo muito peculiar que muitos o chamam de “barroco galáctico”.

Ainda que os cholets da Villa Adela sejam mais imponentes e famosos, os da Linha Azul já vão te mostrar o suficiente sobre a particularidade dessa arquitetura boliviana.

Volte até a Estação 16 de Julio pra fazer baldeação com a Linha Prata pra em seguida se conectar à Linha Amarela pela Estação Mirador.

Linha Amarela: bairro Sopocachi

Linha Amarela MiTeleférico La Paz

Você pode então desembarcar na Estação Sopocachi pra comer em um dos restaurantes da região, seja perto do almoço, seja mais próximo do jantar.

Em seguida, siga pra linha Celeste, na estação Libertadores, que nos levará até a estação Prado, não muito longe da Plaza Sucre e finalizando o tour circular no Teleférico de La Paz.

Informações pra tua viagem pela Bolívia

Como andar nos teleféricos de La Paz na Bolívia
canal de viagens no youtube
Categoria:Bolívia, La Paz
POST ANTERIOR
O que fazer em La Paz, Bolívia: conhecendo a cidade em um dia
PRÓXIMO POST
Mulheres Inspiradoras: histórias extraordinárias das Heroínas da América Latina