15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Quando ir à Patagônia - Clima mês a mês

Quando ir à Patagônia – Estações e clima mês a mês

Powered by Rock Convert

Um bom planejamento de viagem começa com a escolha do destino combinado com a escolha da época da viagem. Só assim a gente pode curtir as melhores opções de cada lugar. Por isso, se você tá pretendendo conhecer o Sul da Argentina e do Chile, começou bem: quando ir à Patagônia?

De forma geral, todo mundo usa as estações do ano pra indicar quando se deve ir ou evitar os lugares, mas pra facilitar seu planejamento de vagem pela Patagônia vou listar como é o clima mês a mês.

Antes de começar a ler o post, saiba que o clima na Patagônia é extremamente instável! A previsão as vezes erra, as vezes chove numa semana que era pra ser sem chuva, tem dias que tem as quatro estações do ano e tem o vento, que é bem forte e muda a sensação térmica!

Quando ir à Patagônia – As estações do ano

Quando ir à Patagônia - clima mês a mês

A Patagônia é um destino de frio, mas isso não quer dizer necessariamente que seja destino de inverno. É que a região Sul da Argentina e do Chile possui temperaturas baixas durante quase todo o ano!

As estações do ano nos dois países correspondem com as do Brasil, já que tá todo mundo no hemisfério sul.

Patagônia no verão

Essa é a melhor época pra conhecer a Patagônia! Se você perguntar exatamente quando ir à Patagônia, te direi que no verão.

É que nessa época do ano as temperaturas são mais agradáveis, os dias são bem longos e o céu é mais aberto, sem chuvas. Nada de congelar o popo e o dia todo pra rolezar pelos parques e cidades.

Pra quem vai fazer trilhas e trekkings, como o Circuito W em Torres del Paine, o verão é perfeito!

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são o trio maravilha da Patagônia.

Patagônia no inverno

Quando ir à Patagônia - clima mês a mês

Já o inverno costuma ser bem rigoroso e acaba sendo o “não” quando perguntam quando ir à Patagônia. Mas existe sim uma chance de visitar a região durante os meses de inverno.

Cupom desconto worldpackers 10 dólaresPowered by Rock Convert

Pra quem pretende fazer atividades de inverno, como esqui e passeios de trenó, o inverno é a melhor época. Fora do período as estações de esqui não funcionam em Ushuaia, Bariloche e Pucón, por exemplo.

No inverno os dias são mais curtos, amanhecendo perto das 9h e escurecendo perto das 17h.

Atenção que alguns parques e atrações podem ser fechados, como o Parque Nacional Torres del Paine ou as trilhas de El Chaltén. Se você quiser fazer trekkings, será preciso contratar um guia para te acompanhar.

Patagônia na Primavera e no Outono

Os meses da Primavera do Outono pode ser uma ótima opção pra conhecer a região da Patagônia. Além de aproveitar os vestígios da alta temporada (verão), os preços e a lotação ainda são de baixa.

Outubro e novembro, na primavera e março e abril, outono.

Quando ir à Patagônia – Mês a mês

Quando ir à Patagônia - Clima mês a mês

Menos de R$6 por dia na América do Sul

Agora que você já sabe no geral quando ir à Patagônia, vou mostrar como é mês a mês a região mais austral, que engloba Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Torres del Paine, Purnta Arenas e Puerto Natales.

Em junho, quando chove mais na região da Patagônia, a média é de 9 dias de chuva no mês. Já outubro, quando teoricamente menos chove, a média é de 5 dias de chuva.

Isso é só uma média mensal de vários anos e de várias cidades, só pra você ter uma ideia de quando ir à Patagônia.

Fui em abril e peguei garoa leve em Puerto Natales, metade de um dia de neve em El Chaltén e um período de 2 horas de chuva em Torres del Paine. Também estive na região em maio e peguei um dia chuvoso e nublado em Ushuaia.

Já vi relatos de quem foi em julho e pegou tempo firme e também quem pegou chuva e neve em novembro! Lembre-se: o clima na Patagônia é instável!

Quando ir à Patagônia - Clima mês a mês com índices de chuva, máximas e mínimas para você saber quando visitar o Sul da Argentina e do Chile, na região mais fria da América do Sul

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

[axathemes_single_image align=”center” img_size=”full” image=”17752″]
[axathemes_title title=”Organize sua viagem” description=”Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog”]

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
Booking - Ofertas de hospedagem na ArgentinaPowered by Rock Convert
POST ANTERIOR
Como sair do aeroporto de Santiago gastando pouco
PRÓXIMO POST
Inti Raymi – A festa do Sol que acontece em Cusco

6 Comentários

  • 24 de outubro de 2018 a 21:13
    Lucigleice Soares Duarte

    Adoro ler seu conteúdo, porque sempre parece que tô conversando ao vivo, hahahaha 🙂

    RESPOSTA
  • 7 de novembro de 2018 a 22:11
    leonardo henrique

    Pretendo ir no mês de abril assim como vc. As cores do outono são demais. Demais as informações. Mesmo sabendo que o tempo é instável por lá, estou receoso com a neve em abril. Abraços.

    RESPOSTA
    • 8 de novembro de 2018 a 10:21

      Nossa, as cores são lindas demais! Acaba valendo a pena, viu. Se nevar, aproveite a neve de outro jeito rs

      RESPOSTA
  • 18 de março de 2019 a 23:59
    isadora

    gostaria muito de fazer o circuito w, duvida, ir agora nas ultima semana de abril ou esperar ano que vem e ir no verao?

    RESPOSTA

Deixe uma resposta