15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Teleférico de Mérida nos Andes da Venezuela

Teleférico de Mérida nos Andes da Venezuela: o mais alto e longo da América

Dentre tantas experiências que vivi nestes 10 anos viajando a América do Sul, está conhecer todas as estações do Mukumbarí, o teleférico de Mérida, na Venezuela, no Parque Nacional da Serra Nevada.

Com uma extensão impressionante de 12,5 km, o Teleférico de Mérida Mukumbarí não é apenas uma maravilha arquitetônica, mas também detém o título de um dos teleféricos mais altos do mundo, atingindo a incrível altitude de 4.765 metros em plena Cordilheira dos Andes.

Neste artigo do UMASULAMERICANA vou te contar como é conhecer o teleférico de Mérida e te dar algumas dicas e informações pra incluir este destino no teu roteiro pela Venezuela. Vem ver!

A cidade de Mérida na Venezuela

Mérida na Venezuela

Mérida é uma cidade situada nos Andes venezuelanos, na região oeste da Venezuela. Localizada a 1600 metros de altitude, Mérida é cercada por picos montanhosos que atingem 5.000 metros acima do nível do mar.

Além disso, Mérida possui uma atmosfera vibrante, com ruas charmosas, praças encantadoras e uma arquitetura que reflete sua rica história. A cidade é lar de instituições educacionais , como a Universidade dos Andes, contribuindo pra uma atmosfera cultural e jovem, com bares e clima universitário.

Mérida é um destino turístico completo, onde a beleza natural, mas também tem sua importância histórica. Em 1813, Simón Bolívar liderou a invasão à Venezuela, entrando em Mérida em 23 de maio, onde foi proclamado El Libertador. Bolívar avançou pra a capital e Caracas foi reconquistada em 6 de agosto, data em que foi proclamada a segunda República Venezuelana.

Veja opções de hospedagem em Mérida

Parque Nacional Sierra Nevada na Venezuela

Parque Nacional Sierra Nevada Venezuela

O Parque Nacional Sierra Nevada (PNSN) está localizado entre os estados de Mérida e Barinas, no sudoeste da Venezuela. A Sierra Nevada é uma área de grande importância ecológica pra Venezuela, porque garante a preservação do ecossistema de maior altitude do país.

No parque está então a cadeia montanhosa de maior altitude dos Andes venezuelanos, incluindo o Pico Bolívar. Este é o pico mais de maior elevação geográfica da Venezuela, com 4.978 metros acima do nível do mar.

Dentro do Parque Nacional Sierra Nevada, se destaca o Mukumbarí, o sistema de Teleférico de Mérida, que oferece uma experiência única pra apreciar as paisagens deslumbrantes da região, proporcionando acesso fácil às alturas da Sierra Nevada.

Mukumbarí: a poesía indígena dos andes venezuelanos

Viagem pra Mérida

Mukumbarí” significa em voz indígena “lugar onde repousa ou dorme o Sol”, numa alusão metafórica a uma divindade solar, o Sol, Zuhé.

Nessa narrativa originária e poética, o Sol, apaixonado pela montanha mais alta, envolta por um manto de neve, a acaricia desde o amanhecer até o anoitecer. Durante as noites, os indígenas tateyes (ou tatuyes) e mirripuyes, entre outras etnias, presumiam que seu deus solar “dormia” ou “repousava” enamorado ao lado de sua amada montanha, pois viam o reflexo da luz lunar (Lua, Chía) nos glaciares durante a noite.

Naquela época, antes da invasão espanhola, explicações mágicas predominavam diante da falta de conhecimento científico. Assim, pra compreender essa aparente relação entre o Sol, a montanha e a Lua, sem compreender sobre física ou fenômenos ópticos no espectro visual humano, os habitantes originais dos Andes venezuelanos acreditavam que, secretamente, o Sol se deixava envolver por aquele manto e deitava em sua amada. O gelo então derretia, e a água descia pra os vales, fertilizando tudo o que tocava, proporcionando vida à região.

Teleférico de Mérida Mukumbarí

Teleférico de Merida Mukumbarí

Pois dentro do Parque Nacional Sierra Nevada funciona o Mukumbarí Sistema Teleférico de Mérida, considerado o teleférico tipo vaivém (duas cabinas que sobem e descem fazendo um movimento de balanço) mais alto, longo, moderno e seguro do mundo.

Ele é catalogado assim como a obra de infraestrutura turística em seu estilo com o maior avanço tecnológico no planeta. Mukumbarí é um luxuoso meio de elevação que facilita o acesso de quem visita às mais belas montanhas venezuelanas, oferecendo um cenário único na nossa linda América do Sul.

Alcançando uma altitude de 4.765 metros acima do nível do mar, seu percurso está dividido em quatro segmentos. Assim é possível acompanhar a transformação da paisagem. Vi as montanhas verdes com cachoeiras e lagos dando lugar ao cinza das altas montanhas com seus glaciares.

O teleférico de Mérida foi construído em 1960, no entanto, em 2008, se fez necessário fechar a atração pra uma restauração, que levou oito anos. Em 2016 o teleférico de Mérida foi reinaugurado com novas cabines e instalações muito mais modernas.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

As estações do Teleférico de Mérida na Venezuela

Teleférico Mukumbarí Venezuela

O teleférico de Mérida possui um sistema com quatro teleféricos distribuídos entre cinco estações, cobrindo assim uma extensão total de 12,5 km a uma velocidade aproximada de 18 km/h. O percurso completo tem duração em torno de 50 minutos.

  1. Estação Barinitas: localizada a 1577 metros sobre o mar.
  2. Estação La Montaña: a 2452 metros.
  3. Estação La Aguada: a 3452 metros de altitude.
  4. Estação Loma Redonda: alcança os 4045 metros sobre o nível do mar.
  5. Estação Pico Espejo: última estação, a 4756 metros.

Estação Barinitas

O primeiro trecho vai da Estação Barinitas, na cidade de Mérida, a 1.577 metros acima do nível do mar. A estação é onde se encontra a bilheteria, banheiros e lanchonetes, próxima à Plaza Las Heroínas.

O primeiro percurso vai até a Estação La Montaña, a 2.452 metros de altitude, de onde se tem uma vista privilegiada de toda a cidade de Mérida.

Estação La Montaña

O segundo trecho começa em La Montaña e termina na Estação La Aguada, a 3.452 metros de altitude, já mostrando sob nossos pés a diferença de flora entre as montanhas mais baixas e mais altas. A paisagem vai se transformando diante dos nossos olhos na janela do teleférico.

Estação La Aguada

Enquanto no terceiro trecho, partimos de La Aguada e chegamos à Estação Loma Rendonda, a quarta e penúltima parada na viagem no teleférico turístico mais alto da América. Esta estação está situada a 4.045 metros acima do nível do mar, no meio do páramo andino. Durante o percurso deste terceiro trecho, é possível avistar (em dias claros como o que eu fui) o extinto glaciar de La Concha, a Cascada del Sol e a icônica silhueta da Cara del Indio.

Estação Loma Redonda

A partir da Estação Loma Redonda, surge o antigo caminho que leva à pitoresca vila de Los Nevados, ainda utilizado por alguns moradores locais do páramo, que se revesam vendendo produtos artesanais, como queijo, na estação.

Nas proximidades da estação, você também pode curtir a vista das lagoas de origem glacial e fazer passeios de mula a um preço adicional.

Estação Pico Espejo

Enfim, no quarto e último trecho do Teleférico de Mérida Mukumbarí, deixamos Loma Redonda pra alcançar a Estação Pico Espejo, a 4.765 metros e altitude e apenas duzentos metros abaixo do Pico Bolívar. A estação final possui um estilo muito moderno e todos os serviços necessários pra passar o dia, com cafeteria.

No exterior da estação, há um mirante onde você encontra uma escultura da Virgem das Neves, mas que deveria ser de uma mulher indígena local, na minha opinião.

Nesta estação senti muito frio! Enquanto na primeira estação eu tava usando roupas de calor, na última sentia que precisava de luvas!

Em dias claros, o que não é comum pela altura da estação, ao sul, está os Llanos venezuelanos. Ao norte, o Pico Bolívar, que parece estar muito próximo, mas para alcançar o cume a partir daqui, são necessárias seis horas, equipamento de escalada, contratação de guia e excelente condição física.

Teleférico de Mérida: Tarifas 2023

Cidade de Mérida na Venezuela

A tarifa no teleférico Mukumbarí tem valors diferentes pra pessoas venezuelanas e estrangeiras, além disso, possui valor por estação ou viagem completa.

Pra pessoas venezuelanas, é cobrado o valor de USD 5 por estação, o que dá USD 20 (ou equivalente em Bs). até o Pico Espejo. Para a viagem completa, idosos e crianças de 3 a 12 anos pagam apenas $12 USD. Há também o ingresso VIP

Já a tarifa pra estrangeiras tem o valor de 40 USD (ou equivalente em Bs). Sim, é caro, mas infelizmente não existe ainda um ingresso pra sulamericanas ou latinoamericanas.

Pagar mais caro, ao menos, nos dá direito a atendimento VIP: prioridade de embarque nas cabines sem fila e assento preferencial na frente, além ganhar um drink ou bebida quente (tomei chocolate).

Crianças menores de 3 anos têm entrada gratuita, mas só podem chegar até a Estação Loma Redonda devido aos riscos que a altitude do Pico Espejo representa pra elas.

Dias e horários de funcionamento do Teleférico de Mérida

Viagem pela Venezuela

Passei duas semanas em Mérida e reservei uma quinta-feira de céu aberto pra conhecer as estações do Mukumbarí. O sistema de teleférico do parque funciona entre quinta e segunda, das 9h às 19h30, dependendo da estação.

Os horários de ascensão às estações são então a seguinte:

  • Estação La Montaña: até as 19h30
  • Estação La Aguada: até as 17h30
  • Estação Loma Redonda: até as 16h30
  • Estação Pico Espejo: até as 14h

Dicas pra conhecer o Teleférico de Mérida

Teleférico de Merida Mukumbarí Venezuela
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Trekking Vale do Pati na Chapada Diamantina – Guia completo
PRÓXIMO POST
Denomades, maior plataforma de turismo da América Latina e Caribe