15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
TOP 8 lugares para conhecer na Patagônia argentina

TOP 8 lugares na Patagônia Argentina para você conhecer

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

A Patagônia argentina é um dos lugares mais lindos da América do Sul e recebe viajantes do mundo todo atraídos pelas montanhas, lagos cristalinos, trilhas em parques nacionais e geleiras.

Entre as atrações imperdíveis da Patagônia argentina está o Glaciar Perito Moreno, o Cerro Fitz Roy, o Farol do Fim do Mundo, o Parque Los Arrayanes, a Ruta dos 7 Lagos e o Circuito Chico, por exemplo.

Essa é a região mais austral do mundo e pode ser uma opção de viagem para o verão e para o inverno, seja para curtir praias de água doce ou centros de esqui.

Avistamento de baleias e pinguins. Trilhas nos mais cinematográficos parques nacionais. Cultura gaúcha. Centros de esqui. Descubra neste artigo os TOP 8 lugares na Patagônia Argentina que provam que a região é o paraíso.

Descobrindo a Patagônia argentina

O ano era 2011. Aquela foi minha primeira viagem da vida. Não sabia nem falar espanhol, nem entendia de aeroportos, nem mala eu tinha. Só havia ouvido falar de Bariloche e para lá fui, dando o primeiro passo nessa vida de mochileira.

A verdade é que, depois daquela primeira vez, tive a oportunidade de voltar outras tantas à Patagônia argentina.

Inclusive, foi em uma dessas viagens, lá em 2014, que minha vida mudou completamente e hoje tenho viagem como estilo de vida e vivo como nômade. Mas isso conto em outro artigo.

Em suma, viajar para esta região da Argentina e descobrir suas belezas pode ser transformador. Sugiro que você faça mais de uma viagem pela Patagônia.

Essa é uma região que vai da província de Neuquén a Terra do Fogo. Ao longo do seu lindo território, é possível realizar três viagens diferentes. Esses roteiros estão neste artigo mostrando como dividir a Patagônia.

Os melhores lugares para conhecer na Patagônia argentina

Agora vou compartilhar com você os lugares mais lindos para conhecer na Patagônia argentina.

Assim, vamos começar pela região norte:

Conheça a linda Villa La Angostura

Villa La Angostura é um dos destinos mais interessantes para conhecer na Patagônia argentina
Veja quais destinos conhecer no Sul da Argentina
O que fazer em Villa la Angostura - Lago Espejo
O que fazer em Villa La Angostura, Neuquen - Patagonia argentina - Lago Espejo

Villa La Angostura, que fica na província de Neuquén, é um dos lugares mais bonitos que eu conheci na vida. E olha que eu vi coisa bonita, hem.

São vários lagos em tons de azul e verde e que viram praia durante o verão, como o Lago Espejo, por exemplo, que é a coisa mais linda tanto com incidência de sol, quanto sob a luz indireta do entardecer.

Conheça também o Lago Correntoso, onde se pode conhecer também o rio mais curto da Argentina, com 200 metros de cumprimento.

Acima de tudo, conheça a Ruta de los 7 Lagos, que é um dos passeios mais imperdíveis de toda a Patagônia argentina.

A rota pelo lagos inclui a cidade vizinha San Martin de Los Andes e outros povoados.

Assim como o verão possui suas atrações, o inverno reserva altas aventuras. Entre as opções do que fazer em Villa La Angostura está a prática de esqui durante inverno no Cerro Bayo.

Não deixe de conhecer o Parque Nacional Los Arrayanes, onde se pode conhecer o maior bosque da árvore secular arrayán no mundo.

No parque se pode realizar trilhas a pé ou bike passando por vários mirantes ou passeios de barco.

Em suma, Villa La Angostura é um destino que você não pode deixar de considerar ao viajar pela Patagônia Argentina.

Sabendo que o aeroporto mais próximo de Villa la Angostura é o de Bariloche, passamos para o próximo destino da nossa lista:

Bariloche, perfeita durante o ano todo

Bariloche é um dos destinos mais visitados do país, localizado na Patagônia argentina
Como fazer o Circuito Chico por conta prórpria em Bariloche
Circuito Chico em Bariloche, na Argentina

Primeiramente, entenda que Bariloche é uma das principais cidades da Patagônia argentina.

Bariloche está cheia de turistas durante todo o ano. Isso porque é possível vai fazer uma viagem incrível tanto no verão, quanto no inverno, dependendo do que busca vivenciar.

Durante o verão, Bariloche ganha cores vibrantes. Os Lagos cristalinos ganham tons de azul turquesa ou Royal ou ainda verde. Os morros são bastante verdes e durante o dia faz um clima agradável, esfriando mais quando cai a noite. Os lagos viram praias, se bem que com aguas bastante frias.

Já no inverno o que rola mesmo são os esportes de neve, como o esqui. A cidade recebe turistas do mundo todo, principalmente brasileiros, que buscam os vários centros de esqui de varias categorias de dificuldade, inclusive para principiantes.

Seja no inverno ou no verão, Bariloche vai te surpreender com o Circuito Chico, um passeio de bicicleta ao redor do parque Llao Llao. Além disso, se encante com o Cerro Campanário, que tem uma vista impressionante para os lagos da regiçao, como o Nahuel Huapi.

Bariloche é um ótimo destino caso você queira viajar como voluntário pela Worldpackers, inclusive com oportunidade de morar de graça em uma cabana. Veja as vagas em Bariloche.

El Bolsón, uma surpresa na Patagônia argentina

El Bolsón é destaque no Sul da Argentina
Sul da Argentina - El Bolsón e o Cajón del Azul
Descubra o Lago Puelo, perto de El Bolson

Descendo um pouco a Patagônia argentina, chegamos a El Bolsón, um povoado bastante charmoso e acolhedor.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Você pode pegar ônibus locais para conhecer as belezas patagônicas nas proximidades de El Bolsón.

Um deles é o Parque Nacional Lago Puelo, onde existem diversas trilhas e praias de lago – como sempre, gelado.

Mas para para mim o destaque vai para o Cajón del Azul, onde você pode fazer uma trilha de 18km ou um trekking com pernoite em camping, incluindo próximo à geleira.

Esse é um destino pouco conhecido dos brasileiros, mas que certamente vai ser uma grande surpresa na tua viagem pela Patagônia argentina.

Não deixe Esquel fora do teu roteiro

Conheça Esquel e o Parque Los Alerces, na Patagônia
Parque Nacional Los Alerces em Esquel, Ruta 40 na Argentina
Rio Arrayanes, Esquel - Norte da Patagônia Argentina em Chubut
Glaciar Torrecillas - Patagônia - Esquel

Como comentei antes, aqui no blog há um artigo inteiro dedicado aos destinos da Patagônia argentina e chilena, no qual explico certinho como dividir a região em 3 roteiros diferentes. Assim, Esquel fica na média Patagônia, o roteiro que casa com a Carretera Austral, no Chile.

Esse é um dos meus destinos preferidos, porque eu não imaginava que seria tão lindo.

A cidade de Esquel em si não tem nada de mais, a não ser a Reserva Natural Laguna la Zeta, mas é nas proximidades que está a surpresa: o Parque Nacional los Alerces.

Além de ser morada de árvores milenares, as alerces, e o maior bosque dessa espécie no mundo, esse parque possui várias trilhas, que podem ser percorridas por uns dias com pernoites em campings e chalés, por exemplo.

Uma dessas trilha é a Laguna Verde, que possuem as cores mais impressionantes que eu já vi. Sério!

Além disso, existe o Glaciar Torrecillas, de onde se tem uma vista espetacular as margens do lago, no final da trilha.

Avistamento de baleias em Puerto Madryn

Avistamento de baleias jubarte na Argentina

Saindo da Patagônia Andina e indo para a costa da Argentina, encontramos Puerto Madryn, um destino bastante buscado durante o verão, época de reprodução das baleias jubartes.

De Puerto Madryn, destino mais famoso da costa da Patagônia, saem passeios regulares para o avistamento desses animais em alto mar. Legal, né?

Essa é uma das experiência na Patagônia que me falta viver pra eu zerar a vida.

El Chaltén, a capital do trekking da Argentina

El Chaltén é um dos principais destinos da Argentina, localizado na região da Patagônia
roteiro pela Patagônia, opções de 7 a 20 dias para viajar entre o sul da Argentina e Chile
Esquibunda na trilha ao Fitz Roy, em El Chaltén
Trilha ao Fitz Roy e Laguna de Los Tres - El Chaltén

El Chaltén é a cidade mais nova da Argentina, com pouco mais 30 anos. Ela foi construída para abrigar as dezenas de montanhistas e trekkers que chegavam na região para alcançar picos como Fitz Roy e Piegle del Tumbado, por exemplo.

É um dos lugares mais fáceis e baratos de conhecer na Patagônia Argentina, porque a entrada ao Parque Nacional los Glaciares é gratuita e os campings que nele estão, também.

Então, existem muitas trilhas em El Chaltén e elas são dividas em 3 níveis de dificuldade diferentes, como a fácil Salto El que y a difícil Laguna de Los Tres.

O aeroporto mais próximo é o de El Calafate, nosso próximo destino na Patagônia Argentina.

El Calafate, TOP 1 na Patagônia argentina

El Calafate lidera lista de destinos mais incríveis da Patagônia
Minitrekking no Perito Moreno em El Calafate-Patagonia Argentina
Fotos Minitrekking Perito Moreno

El Calafate é um destino muito turístico e conhecido pelos brasileiros, porque é dali que se parte para conhecer o impressionante Glaciar Perito Moreno.

Assim, para conhecer essa geleira é possível fazer passeios de barco que se aproxima dos paredões, trilhas com agências que sobem em parte da geleira com grampones e avistamento desde as passarelas.

Além do Perito Moreno existem outras geleiras que podem ser avistadas através de um passeio de barco chamado Todos los Glaciares.

De El Calafate, então, é possível viajar a Patagônia chilena para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, inclusive em passeios de um dia com agências.

Ushuaia, o Fim do Mundo

Conheça Ushuaia, a cidade do Fim do Mundo, localizada na Terra do Fogo
O que fazer em Ushuaia - Parque Nacional Tierra del Fuego - Patagônia Argentina

Por fim, no extremo sul da Patagônia argentina está o arquipélago da Terra do Fogo, onde se encontra Ushuaia, a cidade turística mais austral do planeta.

Numa viagem por Ushuaia você irá conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde se puede fazer trilhas e andar no trem do Fim do Mundo.

Além disso, você pode navegar pelo importante Canal de Beagle, conhecer o Glaciar Martial e fazer trilhas para chegar em alguns lagos, como a Fagnano e a Escondido.

Finalmente, não deixe de visitar uma pinguinera para fazer avistamento de pinguins de Magalhães.

Essa é uma região única, que fica isolada do resto da Argentina, já no limite com a Antártida.

Bom, esses são 8 destinos que mostram que a Patagônia argentina é um paraíso na Terra. Me conta aqui no comentários qual você mais gostou.

Para saber mais siga @umasulamericana no Instagram.

Top 8 destinos para conhecer na Patagônia argentina
Booking - Ofertas de hospedagem na ArgentinaPowered by Rock Convert
POST ANTERIOR
Como se locomover em Ubatuba sem carro
PRÓXIMO POST
O guia definitivo de como fazer um mochilão passo a passo

0 Deixe teu comentário

    Deixe uma resposta