15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Como fazer um mochilão - Passo a passo

O guia definitivo de como fazer um mochilão passo a passo

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

Essa é a terceira vez que saio para uma viagem sabática e decidi 3 meses antes a data da viagem, mas isso porque já aprendi a me organizar para fazer um mochilão.

Porém, em 2014/2015, vivi um planejamento mais completo antes de fazer um mochilão pela América do Sul e anotei todo o passo a passo.

Se você está planejando tirar um ano sabático, vai gostar das dicas deste artigo, porque vou compartilhar o passo a passo de como fazer um mochilão. Veja o que fazer de ano antes até um dia antes da partida para a jornada mais incrível da tua vida.

O que significa fazer um mochilão

Mochilão são várias viagens dentro de uma única viagem de longa duração. Tem esse nome porque usa-se uma mochila grande chamada de cargueira ou mochilão.

A maior parte das viagens de um mochilão são feitas por terra, já que este é o modo mais barato de viajar e essa é outra característica dessa modalidade de viagem: ela precisa custar o menos possível. As dicas que escrevi para viajar sem dinheiro vão ajudar bastante neste caso.

Além disso, o mochileiro busca viver imersões culturais, além de conhecer lugares turísticos, por isso ao fazer um mochilão, o viajante costuma ter a mente mais aberta e a aceitar mais aventuras.

Um mochilão pode durar quanto o viajante quiser e puder, podendo levar anos até que ele volte para casa.

É muito comum determinar regiões para fazer um mochilão, assim você poderá ver mochileiros percorrendo o Brasil, pessoas fazendo mochilão pela América do Sul, também pela Europa, além da sonhada volta ao mundo.

Veja aqui um guia completo para se planejar para fazer um mochilão pela América do Sul.

Resumindo, fazer um mochilão significa:

  • Fazer várias viagens dentro de uma só viagem
  • Fazer uma viagem de longa duração
  • Viajar por terra ou com os meios mais baratos
  • Economizar o máximo possível ao longo da viagem
  • Viver imersões culturais

Se você se pergunta se é caro tirar um ano sabático, este outro artigo aqui no UMASULAMERICANA responde quanto custa fazer um mochilão pela América do Sul – incluindo Brasil.

Como se planejar para fazer um mochilão

Trello de planejamento do mochilão pela América Central

Agora que você entendeu o que significa fazer um mochilão, veja como se planejar e se organizar um ano antes, seis meses antes, três meses antes, um mês antes, duas semanas antes e no dia anterior a viagem.

Voce pode usar uma planilha no Excel, anotar tudo no bloco de notas do celular, criar uma lista no word, como quiser.

Eu uso o Trello, que é um site e aplicativo que me ajuda a me organizar em tudo na vida. Tenho a lista de ‘tarefas’, daí vou arrastando os cartões, que são as tarefas, para as listas de ‘em andamento’ ou ‘concluído’, conforme foi realizando cada tarefa.

O que fazer um ano antes de tirar um ano sabático

Organizando uma viagem pelo mundo - como juntar dinheiro
  • Faça o planejamento do seu roteiro
  • Faça um planejamento financeiro

Planejamento do roteiro

Numa viagem de longa duração é muito difícil traçar um roteiro, porque é impossível prever os imprevistos. Além disso, é preciso estar disposto a abraçar o acaso.

Pode acontecer de você conhecer alguém que te fala de um lugar novo ou que você decida passar meses num só lugar, por exemplo. Ou que desista de viajar até uma determinada cidade que já estava no roteiro.

Mas então, como planejar o roteiro?

Pelo MyMaps do Google eu crio uma espécie de lista de desejos, marcando no mapa todos os lugares que eu gostaria de conhecer, mas sem me comprometer com eles.

Isso me ajuda a ter uma ideia do caminho que posso percorrer. Na imagem abaixo, veja meu planejamento de mochilão pela Colômbia, por exemplo. O que está vermelho é meu ponto de início, já o que está de amarelo são os lugares que eu gostaria de conhecer.

Para o meu primeiro mochilão pela América do Sul eu comprei um guia de viagem que me ajudou muito. Assim pude ler mais sore a história dos países que queria conhecer, saber mais sobre a moeda, a cultura e descobrir novos lugares.

Li muitos blogs e sites também, assim eu pude conhecer experiências reais de pessoas que estavam na estrada realizando suas viagens. Aqui no UMASULAMERICANA você vai poder ler muito sobre mochilão e América Latina.

Planejamento financeiro

Também levantei média de valores dos passeios que queria fazer, do transporte, hospedagem e dicas de câmbios.

Isso foi para nortear meu planejamento financeiro, porque eu deveria saber quanto eu precisaria e, consequentemente, de quanto tempo eu precisaria para juntar o dinheiro para viajar.

No meu primeiro mochilão eu levei o dinheiro que precisaria e trabalhei só no final, quando já tinha gastado tudo, mas no segundo mochilão eu tive outro comportamento de viagem, como comentei nesse vídeo no canal UMASULAMERICANA.

Existem várias maneiras de viajar barato ou praticamente sem dinheiro, como comentei neste outro vídeo aqui.

Quando você souber quanto quer ter para fazer um mochilão, é hora de se programar para isso acontecer, ou seja, peça um aumento ou mude de emprego, porque teu foco ao longo do próximo ano é juntar dinheiro para viajar.

Veja neste artigo como juntar dinheiro para viajar.

E para então conseguir juntar essa grana, você precisa mudar teu comportamento de consumo, como pode ver nessas dicas.

O que fazer seis meses antes de fazer um mochilão

Planejamento de mochilão, comprando os equipamentos da viagem
  • Compre parte dos equipamentos/materiais
  • Compre as passagens aéreas se necessário
  • Tire o passaporte e o visto

Equipamentos de viagem

Seis meses depois dos primeiros passos, é hora de dar o passo seguinte: comprar os equipamentos.

Com teu planejamento do roteiro você já sabe quais tipos de aventuras vai viver, se vai acampar, se vai fazer trilhas, se quer se dedicar a fotografia ou a vídeos, por exemplo.

Então, nesse período de seis meses para a data da viagem, comece a comprar os itens, lembrando de fazer pesquisas minuciosas para economizar o máximo possível.

Cada viagem é única, mas de maneira geral, considere:

  • Uma mochila cargueira ou de viagem
  • Uma mochila de ataque de até 20 litros
  • Uma bota de trekking
  • Toalha de microfibra
  • Barraca e itens de camping
  • Saco de dormir
  • Carregador portátil
  • Bolsa de hidratação ou cantil de água
  • Jaqueta corta-vento
  • Câmera fotográfica
  • Cartão SD

Posso criar um artigo só sobre os itens. Me conta nos comentários se seria interessante.

Costumo comprar meus equipamentos de viagem na Decatlhon, mas existem muitas marcas a serem consideradas. Também considere comprar itens usados.

Comprando as passagens

Caso o mochilão que você quer fazer precise de passagens aéreas, considere comprar seis meses antes, porque assim você consegue garantir melhores preços.

Claro, não é para comprar EXATAMENTE com seis meses de antecedência, mas começar olhar para isso seis meses antes. Assim você pode comparar e acompanhar os preços.

Na Worldpackers Academy tem um curso inteiro ensinando comprar passagens aéreas, recomendo.

Tire o passaporte e o visto

Como tirar o passaporte

Seis meses antes da data da viagem é importante ter essa documentação, em especial se a viagem exige tempo de vida do passaporte e visto.

Caso você ainda não tenha o documento de viagem, veja então neste artigo como tirar o passaporte pela primeira vez.

Assim que tiver em mãos o documento, procure os órgãos responsáveis pela emissão do visto. Lembrando que se a tu viagem for para países mais rígidos, como os Estados Unidos, o ideal é tirar o visto com um ano de antecedência.

Caso vá fazer um mochilão pela América do Sul, não é necessário ter tanta pressa. Assim, poderá deixar para tirar o passaporte com três meses de antecedência ou faça um novo RG, já que é possível viajar portando apenas a identidade.

O que fazer três meses antes de sair para viajar

  • Tente acordo no trabalho
  • Avise que vai deixar a casa
  • Comece a vender suas coisas/móveis, se for o caso
  • Se você mora de aluguel é hora de conversar com o locatário
  • Faça check-up médico
  • Ganhe mais condicionamento físico

Tente acordo no trabalho

Com três meses de antecedência de fazer um mochilão, avise no trabalho que pedirá demissão, mas tente um acordo, assim você consegue mais dinheiro para a viagem.

Nesse período comece a concluir projetos e saiba a hora de não aceitar novos, já que você não estará para mantê-los.

Avise que vai deixar a casa

Caso você more de aluguel, avise com três meses de antecedência que saíra da casa, assim vocês acertam todos os detalhes e o proprietário já pode começar a procurar novos inquilinos.

Venda tuas coisas

Nesse período comece a vender roupas, sapatos que não vai mais usar, além disso comece a vender móveis caso vá entregar a casa onde mora de aluguel.

Comece a eliminar as coisas para assim ter menos o que administrar quando chegar a hora de fazer o mochilão.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Faça um check-up médico

Primeiramente, é muito importante viajar com a saúde em dia e você só vai saber se tá tudo ok se fizer um check-up, especialmente se for mulher.

Passe então na ginecologista, endocrinologista e gastro, clinico geral… Faça exames de sangue e pergunte sobre tudo: vacinas, remédios, etc.

Se você usa remédio controlado ou de uso contínuo, por exemplo, peça uma receita nova para ter consigo durante a viagem.

Ganhe mais condicionamento físico

Você vai precisar ter condicionamento para levar a mochila pesada, fazer trilhas e fazer longas caminhadas, por isso comece a se preparar para tais experiências.

Não precisa investir em academia se a grana tiver curta, mas procure um aplicativo ou vídeos que ensinem exercícios caseiros.

Eu costumo encher a mochila de coisas pesadas e sair para caminhar com ela. Além disso, faço longas caminhadas para entrar no ritmo. Se precisar perder ou ganhar peso, esta é a hora.

O que fazer dois meses antes de fazer um mochilão

  • Peça demissão
  • Inicie o plano
  • Abra uma conta internacional

Peça demissão

O ideal é pedir demissão dois meses antes de tirar um ano sabático, porque você tem a chance de cumprir o aviso prévio. Caso contrário, terá de pagar um mês de salário para a empresa. Em contrapartida, se trabalhar durante o aviso, receberá um salário a mais.

Assim, cumprindo o aviso prévio você terá um mês livre para terminar de organizar tudo o que precisa, como vou te mostrar daqui a pouco.

Caso você ainda tenha medo ou sinta culpa de pedir demissão, recomendo que leia este artigo com dicas para largar o emprego para viajar.

Inicie o plano

Enquanto espera o início da viagem, comece a coloca-la em prática para o próximo destino.

Primeiramente, recomendo muito que você use a Worldpackers ao fazer um mochilão, porque assim você economiza com hospedagem e pode viver uma imersão local. Caso não saiba o que é, neste artigo você poderá entender as vantagens de viajar como voluntário.

Assim, caso se anime a ser voluntário pela Worldpackers, essa é a hora de assinar a plataforma, com desconto ainda por cima, e se aplicar para o primeiro voluntariado. Veja aqui um curso gratuito que eu ofereci sobre como ser um voluntário na viagem.

Se for se hospedar de modo convencional, já pode fazer as reservas também. Neste caso, veja no Booking as melhores opções e compare preços.

Por fim, se for solicitar couchsurfing, faça isso também para ter tempo de conhecer seu anfitrião.

Abra uma conta internacional

Quando viajamos para outros países uma das maiores dúvidas é sobre que moeda levar. Isso vai depender muito da região por onde irá fazer um mochilão, mas já adianto que é essencial ter um cartão internacional e uma conta no Western Union.

Vou ainda fazer um artigo respondendo qual cartão internacional levar para viajar, mas já adianto algumas opções:

  • Wize
  • Inter
  • BS2
  • Nomad

Com uma conta internacional você poderá sacar e usar a função débito pagando apenas 1,1% no IOF, que é de 6,8% pelos bancos convencionais, por exemplo. A taxa de cambio também é melhor, porque usa-se a comercial e não a turismo.

Além disso, abra sua conta no Western Union, porque assim você poderá sacar com a melhor cotação enquanto estiver viajando.

Se for levar dinheiro em espécie, veja aqui qual moeda levar para viajar pela América do Sul.

Neste período também compre dólares, seja em espécie ou então pelo banco internacional.

O que fazer um mês antes de tirar um ano sabático

  • Cancele os contratos de serviços (celular, água, etc)
  • Se mude para a casa dos pais ou de algum amigo
  • Faça um seguro viagem
  • Tome as vacinas

Cancele os serviços

Você vai estar em casa depois de então cumprir seu aviso e terá tempo para resolver tudo o que faltar. Cancele o plano do celular caso vá sair do Brasil e a TV a cabo, por exemplo.

Como você já está para sair da casa, tire a conta de água e luz do teu nome. Resolva todas as burocracias possíveis.

Caso vá deixar uma procuração, por exemplo, essa é a hora.

Se mude para casa de alguém

Dentro do último mês você deverá sair da casa, então se mude para a casa dos teus pais ou de algum amigo. Assim poderá economizar um pouco, ter acolhimento de alguém que ama e se organizar para fazer o mochilão.

Faça um seguro viagem

Alguns lugares pedem obrigatoriedade de seguro de viagem, já em outros lugares é recomendável.

Eu sempre faço pela Real Seguros ou pela SegurosPromo, que funcionam super bem e possuem os melhores preços.

Tome as vacinas

Por fim, tome as vacinas e conclua a documentação de viagem.

Na América do Sul alguns países pedem obrigatoriamente a vacina contra febre amarela, que pode ser tomada gratuitamente nos postos de saúde.

Veja neste artigo como tirar certificado internacional, documento obrigatório.

O que fazer duas semanas antes do mochilão

como pedir demissão para viajar sem culpa
  • Faça um check-list da mochila
  • Confirme a hospedagem
  • Organize suas coisas que vão ficar

Faça um check-list da mochila

Faltando cerca de quinze dias, faça um check-list do que vai levar, assim se tiver faltando alguma coisa, essa é a hora de providenciar.

Confirme sua primeira hospedagem

Entre em contato com o anfitrião da Worldpackers pela plataforma e confirme a viagem, assim você tem tempo suficiente de providenciar outro hospt caso algo de errado.

Se for fazer couchsurfing, faça o mesmo.

Organize as coisas que vão ficar

Se você ainda vai manter alguma coisa, organize então faltando duas semana para fazer o mochilão.

Lave, encaixote e embrulhe, por exemplo. A ideia é que você comece a se manter com as coisas da mochila, até mesmo para se adaptar.

O que fazer uma semana antes de fazer um mochilão

  • Arrume as mochilas
  • Avise seu banco e seu cartão de crédito
  • Coma suas comidas preferidas
  • Comece as despedidas dos amigos e família

Arrume as mochilas

Já comece a organizar as coisas que vai levar, assim voce não precisa correr na véspera. Lave o que precisar ser lavado e se certifique que não falta nada. Mas se faltar, paciência, compra quando sentir falta.

Avise seu banco e seu cartão de crédito

Caso seja necessário, avise seu banco sobre a viagem e libere a função internacional do cartão.

Caso tenha cartão internacional, não será necessário.

Coma suas comidas preferidas

Organizando uma viagem pelo mundo

Sem gastar horrores, claro, vá àquele restaurante que você gosta ou coma aquela comidinha bem típica da sua cidade. Dependendo de para onde você irá, não vai comer essas coisas tão cedo.

Eu comi bastante feijão, comi coxinha, tomei café na padaria e comi em uma das minhas hamburguerias preferidas em São Paulo.

Comece as despedidas dos grupos de amigos

No primeiro mochilão eu fiz até festa de despedida, mas não é necessário. Eu é que estava emocionada com a primeira vez.

Apenas se reuna com os grupos de amigos, passem um tempos juntos e se despeçam.

Faça o mesmo com a família, arme encontros, visite a vó, a madrinha, os irmãos… Assim aos poucos você vai deixando tudo certo para partir.

Finalmente, o que fazer um dia antes de fazer um mochilão

Organizando uma viagem pelo mundo 1
  • Cubra os móveis de casa (caso vá deixa-la desocupada)
  • Coma bem
  • Durma cedo
  • Se despeça da sua última versão

Essa foto foi do meu primeiro ‘um dia antes’. Estava bastante ansiosa, mas confiante.

Antes de partir curti meu sofá, deitei na rede, tomei sol na varanda e dei água para minhas suculentas.

é importante dormir cedo e relaxar. Ouça mantras, acenda um incenso e deixe a roupa de ir separada. É amanhã!

E então, este artigo ajudou no planejamento do teu ano sabático? Ficou claro como fazer um mochilão? Me conta aí nos comentários ou no meu Instagram @umasulamericana.


POST ANTERIOR
Guia de Turismo Patagônia Argentina – Tudo para sua viagem
PRÓXIMO POST
8 motivos para conhecer Ubatuba e se apaixonar

6 Comentários

  • 30 de agosto de 2015 a 23:13

    Caramba, é muita informação, muitas dicas legais e muitos detalhes que nem sabia que precisaria ter caso viajasse.
    Mas, queria saber o porque dessa viagem, porque largar o emprego num momento tão difícil no Brasil?
    Boa viajem, boa sorte, acompanho vocês aqui no blog. Aliás, a mochila me pareceu muito cheia, ela não fica muito pesada?

    • 30 de agosto de 2015 a 23:25

      Oi, Rômulo. Obrigada!
      É muita coisa mesmo, por isso é bom começar a planejar muito tempo antes.
      Então, a época da viagem foi quando nasceu no coração mesmo. Depois de pesquisar e ver que era possível, decidimos fazer o quanto antes, porque se adiássemos até o Brasil entrar numa boa fase acabaríamos não fazendo. Ia acabar trocando os móveis, começando uma pós graduação, engravidando… Eu sempre brinco: porque não pensamos nisso antes, quando o dólar tava uns 2 reais e a economia tava melhor? Já que apareceu agora, temos que arriscar.
      E sobre a mochila, a minha chegou a uns 12kg, mas já vi mulheres levando até 16kg, então acho que to bem rs. Bom, o peso no ombro é aliviado por causa da barrigueira, mas preciso me acostumar com a sensação de desequilíbrio que ela me dá hahahaha.

  • 31 de agosto de 2015 a 18:59
    Tânia Macedo

    Aline, parabéns pelo desprendimento. Nós, brasileiros, temos dificuldade para deixar tudo para trás e seguir um sonho. Já larguei emprego e família duas vezes para viagens por quase um ano cada uma, e faria tudo novamente. Emprego sempre se conquista, sempre escutamos sobre crises há anos e assim vai continuar.
    Saindo para o sul da Patagônia por exemplo, está repleto de estrangeiros principalmente europeus fazendo viagens que duram anos, tanto de motorhome, como de bicicleta, com crianças pequenas, de toda forma.
    A experiência que adquirimos é fantástica, e quando saímos pensamos: porque não fiz isso antes? e concluímos que podemos viver com bem menos.
    Boa viagem e viva cada momento.
    Abraços
    Tânia

    • 2 de setembro de 2015 a 14:50

      Lindas palavras, Tânia. è bem assim mesmo. Para maioria dos brasileiros tirar um período sabático ou quer dizer que somos ricos ou que somos vagabundos. Vamos aos poucos mostrando que não! Obrigada e beijos

  • […] analise sua vida profissional, analise suas condições financeiras num total e planeje antes (veja aqui como planejar e aqui dicas para antes de […]

  • […] Passo a passo pra organizar uma viagem de longa duração. […]