Documento de Viagem – Como tirar o Passaporte

Passaporte: o documento mais querido e desejado por quem ama viajar.

Tirei o meu agora e conto como é, quanto é e onde tirar o seu passaporte.

*Tem update sobre o novo passaporte

Como tirar o passaporte

Para a maioria dos países sul-americanos você não precisa ter o passaporte. Em outro post falei sobre os prós e contras de usar o RG para viajar e resolvi tirar o meu passaporte. Afinal, quero meus carimbos comigo 🙂

Primeiro, acesse a página da Polícia Federal com os seguintes documentos em mãos:

  •         RG
  •         CPF
  •         Título de Eleitor
  •         Certidão de nascimento (para crianças que não possuem RG)
  •         Reservista ou documento de dispensa militar
  •         Passaporte antigo (se houver)

Aqui você vai preencher seus dados para dar entrada no requerimento. Ao final será gerado um protocolo junto com a Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor para tirar o passaporte é de R$156,07 (o valor mudou. Tem novas informações no final do post).

Depois de pagar a GRU, guarde muito bem o comprovante de pagamento e passe para o próximo passo: agendar sua ida ao posto da Polícia Federal (em alguns postos não é necessário).

Aqui você vai fazer esse agendamento com o número do seu protocolo.

No dia e hora mascados, você vai comparecer na PF com seus documentos originais mais o protocolo e a GRU paga (com comprovante). Se você tiver alteração de nome, leve o documento oficial (certidão de casamento/divórcio/averbação judicial…). Não precisa levar foto, porque agora eles fazem lá na hora.

Será entregue outro protocolo com a data prevista de entrega do seu documento, sendo no máximo 6 dias úteis. Só você poderá buscá-lo, porque entregam perante reconhecimento digital, mas leve um documento com foto para garantir.

O passaporte brasileiro tem validade de 5 anos para pessoas acima de 4 anos (crianças de 0 a 1 ano, 1 ano de validade; de 1 a 2 anos, 2 de validade; 2 a 3 anos, 3 de validade e 3 a 4 anos, 4 de validade).

Demais dúvidas podem ser tiradas aqui.

– UPDATE – Informações sobre o novo passaporte

DivulgaçãoO novo modelo de passaporte brasileiro

Alguns meses depois de fazer meu passaporte, o novo modelo chegou com nova validade e novo preço.

O que muda? Agora o documento de viagem passa a valer por 10 anos e custa R$257,25.A capa também é diferente, mais moderna e sem o brasão do país (que divide opiniões).

Os documentos de menores de 18 anos não vão ter o mesmo tempo de validade, mas vai variar de 1 a 4 anos.

Além disso, o novo modelo do passaporte brasileiro é mais seguro, porque foi adotado um novo modelo de criptografia e as contracapas receberam novas marcas d’água.

Muita gente tem ido agora (agosto/2015) fazer o novo passaporte, mas estão pagando a taxa antiga ainda. Então corre.

Dá uma olhada nesse informativo da PF

O que não muda? Os procedimento continuam os mesmos. A quantidade de páginas também. Os pedidos de vistos não foram alterados por causa das mudanças.

Minha opinião: prefiro o prazo e o preço antigos, porque 10 anos é muito tempo. Você pode acabar fazendo mitas viagens e, se não tiver mais espaços em branco, vai ter que tirar outro antes da data de expiração. E outra, em 10 anos você vai engordar, emagrecer, mudar o cabelo muito mais radicalmente que em 5 anos e isso pode gerar alguma dificuldade para conseguir vistos.

O que você achou?

  • Maísa (29 de abril de 2015)

    Quanto tempo esta demorando para tirar o visto, estou querendo visitar um conhecida no EUA, estou de ferias, saiu antes do meu tempo programado, em maio. Sera que ainda consigo?

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.