15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Machu Picchu - exploração financeira

Como chegar em Machu Picchu de 8 maneiras diferentes

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Definitivamente, ‘como chegar em Machu Picchu’ é maior dúvida de todo viajante que quer conhecer essa lindeza no Peru, ou seja, todo os viajantes que existem no planeta Terra!

Muita gente passa a informação incompleta de que são três formas de chegar: trem, van pela hidroelétrica e caminhando pela Trilha Inca. Contudo, a verdade é que existem 8 maneiras diferentes de chegar em Machu Picchu.

Nesse artigo eu vou compartilhar com você um resumão sobre essas 8 formas de chegar lá pra você decidir qual combina mais com você e que se encaixa mais no teu orçamento, inclusive se você for mochileiro sem grana!

Por fim, até o final do texto você vai descobrir uma nona maneira misteriosa de chegar em Machu Picchu desde o Brasil. Quem sabe você se anima a tentar, né?

Passo a passo de como chegar em Machu Picchu

Acima de tudo, sou APAIXONADA pelo Peru. Já estive lá algumas vezes, vivi em Cusco por uns meses e sempre que posso dou dicas aqui no meu blog pra quem quer viajar bem lindo pelo país, como você pode ver nesse link aqui. Uma dessas dicas é esse post lindo com 8 maneiras de chegar em Machu Picchu.

Antes de tudo, você precisa entender que existem 3 passos pra chegar lá:

  1. Você precisa chegar em Cusco
  2. Depois você precisa chegar em Águas Calientes
  3. E só aí você precisa chegar em Machu Picchu

♥ Passo 1 – Chegar a Cusco

O que fazer em Cusco

Explicando rapidão pra quem ainda não conhece a região, Machu Picchu fica no Vale Sagrado de Cusco e a cidade de Cusco é a principal do vale, onde tem aeroporto e terminal de onde chegam e partem voos e busões pra várias regiões do Peru e do resto do mundo.

Portanto, desde o Brasil, você pode pegar um voo a Cusco com escala em Lima. Mas também pode chegar de outras partes, dependendo do teu roteiro, como esse meu de 17 dias na segunda vez que estive no Peru e passei por 6 cidades de norte a sul.

Se você for fazer o trio andino Peru Bolívia e Chile, pode chegar a Cusco desde Copacabana, por exemplo.

Passo 2 e 3 – Chegar a Águas Calientes e a Machu Picchu (ruínas)

Sete maneiras de chegar em Machu Picchu Pueblo - Águas Calientes

Contudo, Águas Calientes é um povoado que fica aos pés da montanha de Machu Picchu. Em suma, desde este povoado existem duas maneiras de subir a montanha pra conhecer as ruínas famosas:

  • De van ecológica, que custa 12 dólares pra subir, mais 12 pra descer
  • Ou a pé por uma escada de mais de 1700 metros.

Igualmente, você pode subir de van e descer de escada, se preferir. Mas caso esteja em modo mochileiro, econômico, simbora subir de escada, como eu, que inflamei o joelho nesse rolê! Inclusive, vem ver essas 7 dicas pra viajar sem dinheiro!

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Enfim, agora que você entendeu essa parte, te conto que essas 8 maneiras de chegar em Machu Picchu, na verdade, são pra chegar em Águas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo.

Em conclusão, vou te explicar como chegar e te dar uma noção de preço, mas sempre vale confirmar, porque os preços podem mudar depois de um tempo, né?

Extra: Ollantaytambo

Ollantaytambo - Como chegar em Machu Picchu

De antemão, existe um povoado no Vale Sagrado chamado Ollantaytambo, de onde você também pode partir pra Machu Picchu. Lá você chega desde Cusco com van por cerca de 8 soles ou com excursão, como você pode ler nesse post aqui.

Outra coisa, algumas maneiras de chegar em Machu Picchu é via hidroelétrica, o ponto mais próximo de Águas Calientes que um carro consegue chegar. Dalí é preciso caminhar, como vou te explicar daqui a pouco.

8 maneiras de chegar em Machu Picchu Pueblo

MACHU PICCHU - Como chegar de 8 maneiras diferentes

Antecipadamente, saiba que pra algumas dessas maneiras você vai precisar de dias disponíveis. Por isso, leve em consideração teu tempo disponível, a grana e tua condição física!

Em conclusão, essas são as 8 maneiras de chegar em Machu Picchu:

  1. Trem
  2. Via Hidroelétrica de ônibus
  3. Via Hidroelétrica de van
  4. Via KM82
  5. De bike
  6. Trilha Inca
  7. Trilha Salkantay
  8. Lares

1 – Machu Picchu de trem

Como chegar em Machu Picchu de trem

Desde já, a forma mais comum para chegar em Águas Calientes. Até 2009 havia como partir de Cusco direto para lá, mas agora o viajante deve seguir a Poroy, Urubamba ou Ollamtaytambo.

Para chegar a Poroy, a 15 km de Cusco, você tem três opções: táxi (30 minutos), micro-ônibus (leva 40 minutos e custa bem barato. Parte da C. Puente Rosário) ou de ônibus (cerca de 40 minutos. Parte da C. Monjapasta, bairro Santiago – avise o motorista que irá ficar em Poroy).

A Peru Rail opera três serviços de viagem até Águas Calientes: Vistadome, Expedition e Hiram Bingham. Os preços variam de acordo com o serviço e com a época (a alta temporada é de abril a novembro e de 21 a 31 de dezembro). O Expedition é o serviço mais barato e o Hiram Bingham, é o mais luxuoso. Comprando ida e volta sai menos caro.

As saídas começam às 6h40 em Poroy, com chegada prevista em Machu Picchu Pueblo às 10h.

→ Quanto custa?

Apesar de as distâncias não serem longas e o trem ser o transporte mais utilizado, os preços são bem altos. Escolhendo a ida e volta mais em conta (volta para o dia seguinte, por causa dos horários), as passagens custariam USD 137.

Acesse o site da Peru Rail e veja os preços e horários.

2 – VIA HIDROELÉTRICA | ônibus + táxi

Como chegar a Machu Picchu pela hidroelétrica

Expliquei em outro post como chegar em Machu Picchu via Hidroéltrica, que foi a forma que escolhi quando estive na cidade inca. Você pode ler mais informações e o relato da minha aventura.

Em Cusco, na Avenida Antônio Lorena, há dois terminais de onde partem os ônibus para Santa Maria. O tempo de viagem é de 4 a 5 horas, aproximadamente.

Em Santa Maria é necessário pegar um ônibus até Santa Teresa, levando mais 2 horas.

De Santa Teresa você deve tomar um táxi ou kombi para a hidroelétrica numa viagem de 1 hora. O táxi pode ser compartilhado com outros viajantes ou você paga o total da corrida para ir sozinho.

Enfim, da hidroelétrica você vai caminhando, seguindo o trilho do trem. Essa trilha leva cerca de 2 horas. Leia o post que comentei para ver mais detalhes dessa caminhada e, por fim, chegar em Machu Picchu!

→ Quanto custa?

O primeiro ônibus custa 25 soles; o segundo, 10 soles e o táxi compartilhado, cerca de 8 soles por pessoa, totalizando 43 soles por trecho.

3 – VIA HIDROELÉTRICA | by car

Como chegar a Machu Picchu pela hidroelétrica

Também explicadinho no post que mencionei, essa é a forma mais escolhida por mochileiros, como eu!

As agências de Cusco ou Ollanta vendem os passeios chamados Machu Picchu by car (ou by bus). As vans das agências saem de Cusco, passando nas hospedagens pegando os turistas e seguem viagem. Caso tenha passageiro em Ollanta, a van passa lá, se não, vão direto a hidroelétrica. Essa viagem dura cerca de 6 horas.

Em suma, chegando na hidroelétrica é necessário fazer a mesma trilha acima, somando 2 horas nesse trajeto.

→ Quanto custa?

Os preços variam de acordo com as agências e com os serviços que você pode incluir, como guia e hospedagem, por exemplo. Paguei 70 soles apenas na van, mas o mesmo serviço pode custar entre 60 e 90 soles. Com tudo incluído (inclusive entrada de Machu Picchu, guia e hospedagem em Águas Calientes) sai entre USD90 e USD110.

4 – VIA TRILHO KM 82

Sete maneiras de chegar em Machu Picchu - Machu Picchu pela Hidroelétrica

Definitivamente, essa é a maneira mais barata de chegar em Machu Picchu, mas por ser longa, acaba não sendo muito escolhida pelos mochileiros. O governo proibiu essa trilha, mas a galera VID4 L0K4 continua fazendo mesmo assim.

É necessário passar uma noite em Ollantaytambo. Da praça central do povoado, o viajante deve tomar um táxi até o km 82. Os taxistas estão habituados a fazer esse percurso.

De lá, segue-se o trilho do trem até Águas Calientes, sem erro – 28 km. Em cerca de 8 horas o viajante completa a missão, por isso deve-se sair cedo de Ollanta.

Esquece o fone de ouvido! É preciso ter muita atenção para ouvir os trens chegando, especialmente onde não há muito espaço, como nos túneis.

→ Quanto custa?

Os taxistas cobram entre 40 e 50 soles até o km 82 e no carro cabem até 4 pessoas, ou seja, o valor pode chegar a 10 soles. Os mais mãos de vaca ainda pegam carona nos caminhões que levam os trabalhadores da Trilha Inca por apenas 3 soles (1 dólar).

De Cusco a Ollanta custa cerca de 8 soles.

5 – INCA JUNGLE TREK – Chegar em Machu Picchu de bike

Inca Jungle Trek - Como chegar em Machu Picchu de bicicleta

Foto de divulgação – Perú Grand Travel

Acima de tudo, este roteiro é o mais aventureiro que curtem pedalar, já que parte do percurso é feito de bike e outra parte, a pé. Dura de 3 a 4 dias. No caminho há visita a alguns sítios arqueológicos.

De Cusco segue-se de carro até o povoado de San Luis, de onde descem de bicicleta até Santa Maria. De lá, segue-se a pé até Santa Teresa, margeando o Rio Urubamba. De Santa Teresa até a hidroelétrica de carro e de lá, a mesma trilha a pé seguindo os trilhos. O retorno para Cusco é de trem.

Os pacotes oferecidos pelas agências costumam incluir tudo: todos os transportes, bikes, acomodações, alimentação, guia e entrada em Machu Picchu.

→ Quanto custa?

Os valores variam muito dependendo da agência e do que o pacote oferece, mas custa entre USD250 e USD400.

6 – Trilha Inca

trilha Inca pra chegar em Machu Picchu

A Trilha Inca é um antigo caminho dos incas e vai garantir uma das experiências mais gratificantes de visitar Machu Picchu.

Essa é uma das trilhas mais famosas da América do Sul, ou seja, ela é super concorrida. Apenas 500 pessoas podem ingressar na trilha por dia, o que torna necessário garantir seu ingresso com pelo menos 3 meses de antecedência.

Em suma, o percurso leva entre 2 e 5 dias, dependo do local de partida e do preparo físico e possuem dois trajetos: a Trilha Clássica e o Caminho Sagrado.

A Trilha Clássica tem início ou no km 88 ou no 82. Cerca de 45 km combinando a linda paisagem das montanhas, floresta e selva sub-tropical, além de construções, ruínas e túneis Incas.

O Caminho Sagrado é ideal para quem não tem muito tempo ou não está muito em forma. A trilha dura 2 dias, começando do km 104.

A Trilha Inca é cheia de regulamentos e proibições, como: não é permitido fazê-la sem guia, apenas 500 pessoas podem iniciar a trilha por dia, é necessário fazer reserva com no mínimo um mês de antecedência.

A volta é de trem. Dependendo da agência o trem é até Ollanta e de lá com van até Cusco, ou direto até Poroy.

Enfim, Mais informações sobre a trilha podem ser acessadas no site oficial de Machu Picchu. Ou você pode ler o relato do blog Ligado em Viagem, que conta o dia a dia da Trilha Inca pra Machu Picchu!

As agências costumam incluir tudo: transportes, alimentação, equipamento de trekking, ingresso da trilha e de Machu Picchu. Antes de fechar o passeio, verifique os equipamentos e certifique que são de boa qualidade.

→ Quanto custa

Os valores para fazer a Trilha Inca Clássica giram em torno de USD500.

7 – Trilha Salkantay

Laguna Humantay fotos

São 70 km de caminhada, dividido entre 5 e 7 dias. Definitivamente, o atrativo dessa trilha é a paisagem, com picos nevados, como o Salkantay.

Além da caminhada em si, o aventureiro que segue por essa trilha vai ter que lidar com a altitude, que começa em 2.800 e sobe até 3.800 já no primeiro dia. No segundo dia anda-se a 4.500 m de altitude.

O Trekking de Salkantay chega em Santa Teresa entre o terceiro e o quinto dia e segue a trilha da hidroelétrica também. A volta é feita de trem.

As agências que vendem esse pacote em Cusco incluem tudo o que o trilheiro vai precisar, ou seja, guia, todos os transportes (incluindo o trem), equipamento de camping, alimentação, cavalos para levar a bagagem pesada, entrada para Machu Picchu e as águas termais de Santa Teresa.

Vejam o relato da Aline e muitas fotos lindas aqui.

→ Quanto custa

Os pacotes custam cerca entre USD300 e USD400, mas não vale a pena economizar, porque as agências mais baratas podem fazer o viajante levar a maior parte da carga, o que acaba sendo muito cansativo. Peça para ver os equipamentos e confira a qualidade deles antes de fechar o trekking.

8 – Trekking Lares Machu Picchu

Trekking Lares - Trekkings no Peru - 15 caminhadas de norte a sul
Um dos 15 trekking no Peru e um dos que levam a Machu Picchu, o Lares Trek ou Trekking Lares Machu Picchu é uma alternativa para as conhecidas trilhas Incas e Salkantay.
Essa caminhada tem mais interação com povos andinos que estão no itinerário. A imersão cultural é grande e o caminho também! Em conclusão, são 4 dias de trilha em meio ao vale – cerca de 35 km de caminhada.
O trekking começa em Lares, uma vila andina do Vale Sagrado do Incas, e vai até Machu Picchu. A volta é feita por trem. Veja mais informações.
→ Quanto custa?
Os pacotes costumam incluir tudo, ou seja, hospedagem, traslado, ingressos, carregadores, comida… Tudo mesmo! Mas o valor é uma facada. Gira em torno de USD559 por pessoa. Estando em Cusco, se informe melhor sobre o preço, já que a trila é relativamente nova e não temos tantas informações.
Sabendo do preço, comenta aqui pra gente saber 😉

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde


Como chegar em Machu Picchu - 8 maneiras de chegar a partir de 1 dólar.



canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
10 dicas para fotografar pessoas nas viagens
PRÓXIMO POST
Serra Gaúcha sem carro – como chegar e se locomover

24 Comentários

  • […] de 100 mil turistas todo mês e essa galera chega até a cidade Inca por vários caminhos – 7 maneiras, […]

  • […] que haviam várias formas de se chegar até lá e escolhi a segunda mais barata, que é ir através da […]

  • […] preços variam entre 1 e 500 dólares. Você pode fazer este trecho via trem, trilhas e van. Leia aqui sobre as maneiras de chegar em Machu […]

  • 12 de agosto de 2017 a 21:24

    Uau, li e favoritei. Certamente vou usar muito essas dicas. Machu Picchu está muito na minha lista.

  • 13 de agosto de 2017 a 19:08

    Muitas maneiras de chegar e com um bom custo! Ta tido anotado!

  • 14 de agosto de 2017 a 14:15

    Amei seu post, nem sabia de tantas opções para chegar em Machu Pichu, confesso que não tenho muita disposição pra trilha mas esse de 2 dias até acho que consegui encarar, apesar que é bem salgada, já favoritei seu post aqui. Parabéns.

  • […] >>> VEJA 7 MANEIRAS DE CHEGAR EM MACHU PICCHU A PARTIR DE USD1 <<< […]

  • 14 de agosto de 2017 a 20:50

    Parabéns pelo post, Aline, tudo o que as pessoas precisam para viver este sonho!

    • 15 de agosto de 2017 a 10:22

      Brigada, Márcia <3 Machu Picchu é 10/10

  • 14 de agosto de 2017 a 21:53

    Quero muito conhecer Machu Picchu e adorei ler seu post, pois economizar é comigo mesmo! Ótimas dicas

    • 15 de agosto de 2017 a 10:21

      Eba! Machu Picchu é demais. Você vai amar <3

  • 14 de agosto de 2017 a 22:06
    GUSTAVO GUEDES

    Muito boas aa dicas. Obrigado!

  • 15 de agosto de 2017 a 10:08

    bahh ainda acho q a van eh a melhor opcao pra quem ta limitado na grana ahueahuea n ia sobreviver depois de caminhar alguns dias ahueahe

    • 15 de agosto de 2017 a 10:21

      Eu também acho! Eu ia ter que passar pelo um dia a mais de molho em Águas Calientes e acabar gastando com hospedagem HAHAHA

  • 17 de agosto de 2017 a 09:41
    Henderson

    Confesso que fiquei um pouco chateado com o post, (não com vc)para nós amantes de trekking pagar mais caro! teria que ser o inverso :/, vou acompanhá-la no site pois as dicas são ótimas. Obrigado

    • 17 de agosto de 2017 a 22:10

      Obrigada, Henderson.
      Pois é! Trekking deveria ser mais barato mesmo, afinal suas pernas são seu veículo, mas em se tratando de Machu Picchu, vemos uma exploração financeira bem grande.
      Mas fica aí a oportunidade de ir a pé desde Ollanta. É proibido, mas não se paga nada.
      Beijos

      • 19 de agosto de 2017 a 10:51
        Henderson

        Eu que agradeço as dicas, no caso o ingresso eu compro na portaria ?

      • 19 de agosto de 2017 a 10:53

        Você pode comprar na Secretaria do Turismo, que fica perto da Plaza de Armas em Cusco.

  • 27 de março de 2018 a 12:44
    Luiz Otávio

    Bom dia , Parabéns pelo seus Post muito incrível e dicas muito boa.
    Gostaria de saber para voltar pela trilha hidrelétrica e pegando a van , se tem horário específicos de saída?
    Pois irei de trem e na volta quero voltar pela hidroelétrica.

  • 31 de maio de 2019 a 08:01

    Que post maravilhoso. Estou montando um roteiro pro Peru, tenho 15 dias e amei as suas dicas. Foi o blog mais completo e sincerão que eu li, até agora… kkkkk Obrigada!

    • 3 de junho de 2019 a 11:52

      Que bom ler isso! Fico muito feliz em poder ajudar a realizar seu sonho de conhecer o Peru e a chegar em Machu Picchu! Beijos

  • […] só conhecia a Laguna Humantay quem se aventurava no Trekking Salkantay, uma das 8 maneiras de chegar em Machu Picchu. Mas há poucos anos as agências passaram a oferecer passeios de um ou dois dias até […]