15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Jalapão por conta própria - perguntas e respostas - Cachoeira da Velha

10 dicas para fotografar pessoas nas viagens

Powered by Rock Convert

Essas dicas para fotografar pessoas nas viagens vai ajudar a melhorar suas fotos e não atrapalham em nada no seu rolê! São dicas simples e fáceis de lembrar, como várias dicas de fotografia que tem aqui no blog.

Para quem viaja, fotografar é eternizar cada minuto que vivemos na viagem. Tiramos centenas de fotos das paisagens, mas também gostamos de fotografar pessoas, sejam as que estão com a gente ou as que fazem parte do lugar que conhecemos.

Geralmente as fotos com pessoas são bem parecidas: pessoas centralizadas, braços abertos, sorriso no rosto, olhos na câmera. Essa fotos são boas também, mas podemos variar um pouco o álbum de fotos, como você vai ver nesse post!

10 dicas para fotografar pessoas e criar um álbum diferente

Mochilão América do Sul em cinco sentidos

Escrevi 10 dicas que acho bem valiosas na hora de fotografar pessoas nas viagens. Elas vão te ajudar a ter fotos mais diversificadas e diferentes de uma voagem pra outra!

Se você estiver num rolê solo, pode fazer essas mesmas fotos usando essas dicas de como tirar foto viajando sozinho.

1 – Não encarar a câmera

Dicas para fotografar pessoas nas viagens

Viagem pela Argentina - Jujuy, Uquía e Quebrada de Las Señoritas

Uma das melhores dicas para fotografar pessoas! O fotografado pode olhar para o lado, para o chão, para o alto. Isso cria um álbum mais diversificado, alternando com fotos frontais e direcionadas para a lente.

Mas antes de escolher para onde olhar, saiba que o olhar do fotografado vai direcionar o olhar de quem vir a foto, ou seja, se o fotografado está olhando para o céu, quem vir a foto depois vai olhar para o céu também. Por isso direcione o olhar para onde quer que as pessoas vejam algo.

2 – Não precisa fazer pose


As fotos mais bonitas são aquelas em que a gente tá distraído. Ao fotografar pessoas, não as avise ou peça para que elas se sintam a vontade, sem posar para a foto, fazendo o que gostariam de fazer e capture esse momento.

A foto fica real e transmite o sentimento do fotografado.

ATENTA: Ao tirar foto de desconhecidos, peça autorização antes!

3 – Regra dos terços

como enquadrar e compor suas fotos de viagem 2

Essa é uma das maiores dicas para fotografar pessoas e objetos, porque usa a psicologia e quebra a monotonia dos álbuns de fotos.

Para segui-la, imagine (ou habilite em sua câmera essa opção) duas linhas horizontais e duas verticais. O ponto de encontro entre elas são os pontos de interesse em uma fotografia (ou obras de arte). Encaixe o fotografado em um desses pontos.

Falo mais sobre a regra dos terços nessas dicas para enquadrar e compor fotos de viagem.

4 – Use o direcionamento correto

Essa é uma das mais importantes dicas para tirar fotos de pessoas, porque você precisa passar a informação certa!

Nas fotos acima, no Salar de Uyuni, foram tiradas com segundos de diferença, mas as duas retratam duas mensagens:

Na primeira foto eu estou chegando, de frente para a paisagem.

Na segunda foto eu estou partindo, de costas para o cenário.

É preciso se preocupar com a direção do corpo ou rosto do fotografado. Se você não quer mesmo passar a mensagem de “saída”, como na segunda foto, você deve deixar mais paisagem na direção em que o fotografado está olhando ou pedir para que ele se vire para a direção mais bonita.

Cupom desconto worldpackers 10 dólaresPowered by Rock Convert

5 – A câmera na altura dos olhos

Menos de R$6 por dia na América do Sul

Para valorizar o corpo do fotografado, a dica é sempre manter a câmera na direção dos olhos, assim você não distorce as proporções da pessoa.

Manter a câmera na altura dos olhos faz com que o fotografado olhe para frente e não para o lado, para o alto ou para baixo na hora de encarar a câmera.

Especialmente na hora de fotografar crianças, abaixe-se! Se a pessoa está sentada ou ajoelhada, busque deixar a câmera na altura dos olhos dela. Se ela estiver em pé, esteja pé também

6 – Use um ângulo diferente para criar composições inusitadas

Parece que essa dica é contraditória com a número 5, mas na verdade não é! Enquanto na dica acima o fotografado busca olhar para a direção da câmera, nesta ele olha para onde quer.

No exemplo acima, eu me abaixei para fazer uma foto de baixo para cima. Isso faz parecer que a altura de onde o fotografado está é maior do que realmente é, mas a principal ideia é criar novos ângulos e deixar o álbum mais gostoso de ver.

7 – Perceba a luz

Essa não deveria entrar na lista de dicas para fotografar pessoas na viagem, mas infelizmente a galera não se liga na luz!

Na foto acima, tirada em Puerto Iguazú, na Argentina, meu rosto e corpo estão na sombra, mas perceba a luz que está batendo um ou dois passos para à direita.

Ao fotografar uma pessoa (ou pedir para alguém te fotografar), confira onde está a fonte de luz. Muitas fotos boas acabam ficando bem ruins por causa da falta ou do excesso de luz.

Perceba se o rosto do fotografado está com sombras ou se está muito iluminado e vá mudando de lugar para garantir que a luz esteja boa.

8 – Antes de bater a foto, foque

Dicas para fotografar pessoas nas viagens - Foque antes de clicar

Fiquei diva, mas desfocada – Máncora – Peru

Muita gente não sabe, mas o botão de clique nas câmeras, inclusive as compactas, possuem dois estágios: o foco e o clique.

Aperte até a metade para focar o fotografado e termine de apertar o botão quando quiser registrar a foto.

Quando você aperta até o final de uma só vez, a foto pode sair desfocada. Mesmo que no display da câmera não pareça, quando a foto ficar grande, no computador, dará para perceber.

Olha só como essa foto seria maravilhosa se eu não tivesse ficado desfocada.

9 – Observe o fundo

Dicas para fotografar pessoas nas viagens - Observe o fundo

A bunda da lhama é a melhor/pior coisa da foto – Machu Picchu

Antes de clicar, veja se o fundo tá ok. Muitas vezes algo no fundo chama mais atenção que o próprio fotografado, como no meu caso e a bunda da lhama.

Vamos salvar as fotos seguindo essa dica para fotografar pessoas, né!

10 – Poses diferentes

Todo mundo sai sempre igual nas fotos porque descobriu o angulo perfeito ou por puro hábito mesmo: mão na cintura, meio sorriso, mãozinha hang loose, perna dobrada…

Para que o álbum não fique parecendo uma montagem em que a gente copiou e colou o fotografado em vários lugares, pense em pose diferentes.

Use muros, escadas, árvores, cordas e o que mais tiver por perto para mudar o habitual. Peça para o fotografado segurar alguma coisa, sentar, se apoiar, abaixar os braços…

Viagem ao capitólio e serra da Canastra

♥  Leve em consideração as dicas para si próprio. Ao pedir para que alguém tire uma foto sua, explique mais ou menos como quer e se posicione da forma correta.

♥ Ao fotografar pessoas desconhecidas, peça permissão. Em muitas culturas e regiões, como nos andes, as pessoas acreditam que a fotografia capturam a alma delas.

♥ Bata sempre duas fotos para garantir!

Veja como fotografar cachoeiras e água em movimento

Veja dicas para fotografar o pôr do sol


Compartilhe esta imagem no Pinterest e leia as dicas quando quiser

Ideias de poses para fotos de viagem

[axathemes_title title=”Organize sua viagem” description=”Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog”]

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
POST ANTERIOR
Review SJCAM4000 WIFI – Câmera de ação estilo GoPro
PRÓXIMO POST
Como chegar em Machu Picchu de 8 maneiras diferentes

6 Comentários

Deixe uma resposta