15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Templo Budista de Foz do Iguaçu

Fotografia de viagem – Dicas de como enquadrar e compor fotos

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Dois dos meus maiores amores se completam lindamente: Fotos e viagens! Conforme o tempo passa, vou aprimorando as duas coisas e a fotografia de viagem acabou se tornando um hobby no qual eu tenho me dedicado bastante a aprender.

Das coisas que sei, vou deixando dicas aqui no blog pra te ajudar a melhorar suas fotos também! Clique para ver todas as dicas!

Dicas de fotografia de viagem

Sabe aqueles álbuns chatos de fotografia de viagem que ninguém consegue ver até o final ou nem prestam tanta atenção? Então, não tenha um desses! As técnicas desse post são para que suas fotos não fiquem chatas e repetitivas.

Elas vão ganhar mais movimento, mais leveza e vão se tornar bem mais interessantes.

Tive um semestre de Fotografia na faculdade de Publicidade e li muitas coisas para aprender tirar fotos menos amadoras. Tô longe de ser profissional, então as dicas aqui são para entusiastas mesmo.

Todas as dicas de fotografia de viagem aqui do blog são simples e fáceis, que podem ser aplicadas em quase todos os tipos de câmeras, inclusive celulares!

Enquadramento de um corpo

Ao fotografar uma pessoa, não podemos enquadrar em qualquer lugar. Dependendo da parte do corpo onde você fizer o corte, a pessoa vai parecer amputada, menor ou mais larga do que realmente é.

Quais partes evitar:

  • Articulações (joelho, cotovelo, tornozelo, punho…)
  • Em cima da linha do umbigo
  • Em cima da linha dos mamilos

Corte a pessoa sempre um pouco acima ou abaixo dessas partes.

como enqudrar e compor suas fotos de viagem

Tudo sobre as Cataratas del Iguazú na Argentina

Dicas para fotografar cachoeiras

Regra dos terços

Comprar passagens, reservar hotéis, viagens BookingNão que seja proibido, mas não centralizar o objeto é uma das mais importantes dicas para criar um bom enquadramento e melhor a fotografia de viagem.

A maioria das câmeras oferecem a possibilidade de deixarmos linhas na tela durante a captura de imagens. Se a sua não tiver, é só imaginar. São 2 linhas verticais e 2 horizontais. O encontro dessas linhas são os melhores lugares para colocar seu objeto.

Centralizar é muito óbvio e acaba não resultando numa foto perfeita (a não ser que você preencha a foto com seu objeto). Ao usar a regra dos terços você cria composições mais dinâmicas e interessantes.

como enqudrar e compor suas fotos de viagem

Passeio pela Isla del Sol, em Copacabana na Bolívia

Isla del Sol, lado norte – Copacabana, Bolívia

♥ Alinhe o horizonte

Quando for tirar fotos de qualquer cena que tenha um horizonte, você precisa alinhar. Mesmo que seu objeto seja uma pessoa ou um animal, tendo uma linha no horizonte ao fundo, não a deixe torta. Isso é uma das coisas que mais causa desconforto inconsciente, tanto na fotografia de viagem, quanto nas fotos de eventos gerais.

Se a linha ao fundo não estiver reta, tudo na foto parecerá caído. Use as linhas dos terços para saber se está alinhando ou não.

como enqudrar e compor suas fotos de viagem 3

relato-salar-de-uyuni-dia-3-2

Salar de Uyuni

Veja aqui dicas para fotografar pessoas

Simetria e perspectiva

Ganhe R$100 em sua primeira hospedagem - AirBnBUm corredor, uma estrada, uma escada… O segredo aqui é direcionar o olhar do espectador para um ponto de encontro ou um ponto de fuga. Esse tipo de fotografia oferece uma sensação de movimento e profundidade.

Podem ser duas linhas (retas ou curvas) que se encontram ou pode ser apenas uma linha que leve o olhar para o final dela. Quem vê a foto segue um caminho e suas fotos ficam mais agradáveis de olhar.

como enquadrar e compor suas fotos de viagem 4

Como é viajar de ônibus pela América do Sul

♥ Outras dicas:

Seguro Viagem Barato e Confiável

Compre seu seguro por aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog

#1 – Clique novos ângulos: uma árvore clicada de baixo para cima ou uma pizza fotografada de cima. Use óticas diferentes para deixar sua fotografia de viagem mais agradável e imprevisível

#2 – Abaixe-se ao clicar objetos baixos. Animais, crianças, concha na praia… Assim se consegue um ângulo mais bonito. Procure focar sempre nos olhos de crianças e animais. Pra isso você precisará estar na altura deles.

#3 – Fotografe coisas aleatórias para compor sua foto. Seu filho não precisa estar em todas as fotos para mostrar a paisagem ao fundo. Nem a paisagem precisa estar sempre “vazia”. Use um barco, uma pedra, a linha da calçada, uma árvore como objeto da imagem.

#4 – Você não precisa aparecer na foto sempre da mesma forma e fazendo a mesma pose. Use seus pés e mãos como objeto da foto. Peça para tirarem foto de vocês pelas costas (de frente para um objeto secundário, como montanhas).

#5 – Antes de viajar conheça sua câmera. Leia o manual de instruções, assista vídeos na internet e fuce bem. Durante a viagem não dá tempo de descobrir as possibilidades da sua máquina.

#6 – Leia as dicas do Flávio, do blog Viajando na Janela, para fazer fotos incríveis.

Veja como fotografar a si mesmo viajando sozinho

Fotografia de viagem - 4 dicas para compor e enquadrar suas fotos

Foto tirada de baixo para cima – Campos do Jordão

como enquadrar e compor suas fotos de viagem 8

De costas para a foto, mas observando a paisagem. Corpo cortado abaixo do joelho – El Calafate

como enquadrar e compor suas fotos de viagem 9

Criando um ponto de encontro – Jardim Botânico do Rio

como enquadrar e compor suas fotos de viagem 10

Horizonte alinhado – Paraty

Fotografia de viagem - 4 dicas para compor e enquadrar suas fotos

Regra dos terços – Pedra Grande de Atibaia


Compartilhe esta imagem no Pinterest e veja este artigo mais tarde

Fotografia de viagem - 4 dicas para compor e enquadrar suas fotos

canal de viagens no youtube
Categoria:Fotos
POST ANTERIOR
Mochila de viagem feminina – Como escolher
PRÓXIMO POST
Mochilão pela América do Sul – Como arrumar e o que levar na mochila

6 Comentários