15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Laguna Humantay em Cusco tour

Laguna Humantay, das maravilhas de Cusco

Powered by Rock Convert

Na minha terceira (e sei que não última) visita à Cusco finalmente conheci a Laguna Humantay. Uma lagoa que muda de cor dependendo da luz e do ângulo e que está aos pés de uma das mais altas montanhas da região, a Salkantay.

A Laguna Humantay fica a 4200 metros acima do nível do mar e para chegar é preciso fazer uma trilha que tem início a 120 quilômetros de Cusco, no pueblo de Soraypampa.

Fiz o tour de um dia a convite da agência Guty Turism Travel e vou contar tudo que você precisa saber sobre a Laguna Humantay!

A Laguna Humantay

Tour Laguna Humantay
Onde se hospedar em Cusco

Escondida entre montanhas de Cusco, com água esmeralda e um glaciar oferecem a vista mais linda e harmoniosa da região. Uma paisagem que você não vai esquecer!

Antes só conhecia a Laguna Humantay quem se aventurava no Trekking Salkantay, uma das 8 maneiras de chegar em Machu Picchu. Mas há poucos anos as agências passaram a oferecer passeios de um ou dois dias até lá.

Tour à Laguna Humantay

Trilha Laguna Humantay em Cusco
Trilha Cusco Peru - Humantay
Menos de R$6 por dia na América do Sul

O passeio mais comum feito com agência dura um dia inteiro, começando bem cedo, lá pelas 5h30. A viagem dura cerca de 3 horas até lá. Faltando uma hora a agência para pro café da manhã.

Depois segue-se mais uma hora até o ponto de início da trilha, a 3800 metros mais ou menos. A agência me ofereceu bastão pra caminhada, o que ajuda muito!

Veja dicas para trilheiros iniciantes

A trilha tem um total de 7 quilômetros, sendo metade para ir e metade para voltar. A ida é bem hard, porque se ascende quase 400 metros em apenas 3,5 km, ou seja, o caminho é bem inclinado. Isso na altitude local é de cair o cool da boonda.

Levei uma hora pra completar a subida, mas já tava em altitude havia 3 meses. Fui a primeira do meu grupo, que começou a chegar cerca de meia hora depois.

A trilha é linda, então dá pra aproveitar a paisagem enquanto descansa e recupera o ar! Cachoeiras, rio, montanhas e glaciares fazem parte da vista que você vai ter enquanto caminha à Laguna Humantay.

Ao chegar na laguna com mais tempo livre até a hora de descer, caminhei um pouco pela margem e depois subi mais até um mirante. Pra mim foi a vista mais linda, até porque não havia muita gente e pude curtir melhor!

Depois de uma hora e vinte, mais ou menos, começamos a descer. Foi bem rapidinho, porque pra descer os deuses ajudam!

Seguimos pra o mesmo restaurante do café da manhã pra almoçar (que almoço, misericórdia!). Depois disso seguimos pra Cusco, cerca das 17h.

O tour pra Laguna Humantay custa entre 50 e 70 soles, dependendo do que a agência oferece.

Como colocar a Laguna Humantay no seu roteiro por Cusco

Como chegar na Laguna Humantay
Tour Humantay Cusco
À caminho da Laguna Humantay
Cupom desconto worldpackers 10 dólares

Tem muita opção de passeio em Cusco, como Maras y Moray, o clássico Vale Sagrado e a Montanha Colorida. Encaixar os passeio nos dias certos faz toda a diferença!

Os mais altos devem ser deixados pros últimos dias da viagem, porque assim teu corpo já vai estar mais acostumado com a altitude. Por isso, recomendo deixar a Laguna Humantay pra o último ou penúltimo dia.

É que tem quem considere a Vinicunca mais pesada (eu achei pior), então nesse caso, eu faria a laguna no penúltimo dia. Mas tem quem acredite que a Humantay é pior.

Veja como reconhecer e prevenir os sintomas de mal de altitude.

Cupom desconto worldpackers 10 dólaresPowered by Rock Convert

Comparando Humantay com Vinicunca

Laguna Humantay fotos

Isso é uma divergência bem grande, porque cada um tem uma opinião diferente sobre a sofrência das duas trilhas.

A Laguna Humantay tem 7 km totais, começa a 3800 e ascende 400 metros em 3,5km. Já a Vinicunca, que tem 14 km totais, ascende 700 metros em 7,5 e chega a 5200 metros de altitude.

Ou seja, a Rainbown Montain tem o dobro da distancia, apesar de ter um pouquinho menos de ascensão. E a montanha tá bem mais alta, o que dificulta mais a caminhada.

Quando ir à Laguna Humantay

Laguna Humantay em Cusco passeio
Laguna Humantay em Cusco passeio

A melhor época pra viajar para Cusco é na seca, que vai de abril a outubro, sendo que junho, julho e agosto são os melhores meses.

Na época de chuva é possível sim fazer o passeio, mas vai estar mais frio e se tiver nublado a cor da água não fica tão azul, como na foto acima, que tirei num momento que nublou.

Para ler sobre Cusco e Peru

10 Mandamentos do Viajante no Peru

30 melhores opções de hospedagem em Cusco

Boleto Turístico: o que é e como funciona

8 maneiras diferentes de chegar em Machu Picchu

O que levar para uma viagem pelo Peru

Guia de viagem pelo Peru

Qual moeda levar pro Peru e dicas de câmbio

Fiz esse passeio à convite da agência Guty. Todas as impressões são fieis e verdadeiras.

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

[axathemes_title title=”Organize sua viagem” description=”Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog”]

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como

Categoria:Cusco, Peru
POST ANTERIOR
Tres Cruces de Jujuy – Puente del Diablo e Inca Cueva
PRÓXIMO POST
Guia de Cusco – Informações improváveis que ninguém te conta

0 Deixe teu comentário

    Deixe uma resposta