Puente del Diablo Tres Cruces Jujuy

Tres Cruces de Jujuy – Puente del Diablo e Inca Cueva

Tres Cruces é um pueblo da província de Jujuy, Norte da Argentina onde estão a Puente del Diablo e Inca Cueva.

Apesar de estar na Quebrada de Humahuaca, Tres Cruces não costuma estar nos roteiros dos viajantes que visitam a região, como Tilcara ou Purmamarca.

A Puente del Diablo é uma rocha em forma de ponte no alto do Espinazo del Diablo. Já a Inca Cueva e uma caverna onde se encontram pinturas rupestres. Os dois se encontram a caminho de Tres Cruces e vou contar mais sobre esses lugares.

10 coisas pra saber antes de viajar pela Argentina

Puente del Diablo de Tres Cruces

Vicunhas Jujuy, Norte da Argentina
Espinazo del Diablo Tres Cruces Jujuy
Puente del Diablo perto de Humahuaca Norte Argentina
Tres Cruces, Quebrada de Humahuaca - Jujuy
Menos de R$6 por dia na América do Sul

A Puente del Diablo é o objetivo da trilha do Espinazo del Diablo, alguns quilômetros antes de chegar em Tres Cruces.

Eu estava hospedada no Hostel Giramundo em Humahuaca, pertinho do terminal. Ali peguei um ônibus sentido a Tres Cruces por 110 pesos argentinos e pedi ao motorista pra me avisar quando eu deveria descer pra fazer a trilha.

Quando parou me mostrou mais ou menos o caminho que eu deveria fazer. Eu tava completamente sozinha e encontrei vários animais selvagens, como lebres e vicunhas.

A dica é sempre seguir o caminho aberto, onde há marcas de pneus. Eu fiz um caminho nada a ver por dentro de um cânion e, além de ser mais difícil, mais largo e exigir escalada, encontrei manadas de vicunhas e manchas de sangue com pelos de vicunha. Ou seja, há predadores e eu tava ali bem linda e sozinha.

A trilha tem entre 10 e 12 km dependendo de onde você começa. O último trecho é bem pesado pela altitude. Quando se chega na parte de pedra o caminho fica bem inclinado e já está a 4 mil metros de altitude.

Veja como evitar o mal de altitude

Inca Cueva

Inca Cueva é uma espécie de caverna onde há pinturas rupestres de mais de 1600 anos. A gruta tem 40 metros de largura, 10 metros de altura e 5 de profundidade.

No teto e paredes há pinturas brancas, vermelhas e pretas, que formam figuras geométricas, animais e pessoas. Inclusive há uma mulher parindo.

As pinturas foram consideradas incas por estudiosos, porque foi feita no mesmo período em que os incas andavam pelo Norte argentino.

Pra visitar a Inca Cueva você deve pegar um busão sentido Tres Cruces no terminal de Humahuaca. Até o começo da trilha me custou 80 pesos argentinos.

Caminhei pela Quebrada de Inca Cueva, voltei e parei em uma bandeira branca fincada numa rocha. É preciso fazer isso para esperar o guia. Pra acessar a Inca Cueva, o Oasis de Jujuy e La Ventana paga-se o valor de 100 pesos argentinos.

Caminhei 12 km, mas rola fazer bem menos até a Inca Cueva, como 8 km mais ou menos.

Posts sobre Jujuy e Quebrada de Humahuaca

Como incluir Tres Cruces no Roteiro por Jujuy

Puente del Diablo Jujuy
Cupom desconto worldpackers 10 dólares

Sempre digo pra se hospedar em Tilcara por ficar bem no meio da Quebrada de Humahuaca, mas isso quando você vai conhecer o básico da região, como listei nesse post com 6 lugares para conhecer em Jujuy.

Já pra quem vai incluir Tres Cruces no roteiro, recomendo dividir as hospedagens entre Tilcara e Humahuaca.

Acrescente um dia para cada uma das atrações de Tres Cruces. Por ser caminhadas relativamente longas e em altitude, seria legal colocar algo entre as duas coisas, como Hornocal.

Se hospedando em Tilcara para conhecer Purmamarca, Salinas Grandes, Maimará e Tilcara.

Se hospedando em Humahuaca pra conhecer Uquía, Tres Cruces e Humahuaca, além de Iruya.

Veja como cruzar do Norte da Argentina pra o Atacama

Quando ir

O período ideal pra viajar pra Quebrada de Humahuaca é entre abril e novembro. Em agosto rolam festas à Pachamama, em especial no primeiro e último dia do mês.

Já em fevereiro, apesar de ser época de chucas, é ideal pra curtir o Carnaval Jujeño, um dos melhores da América do Sul!

Onde se hospedar em Humahuaca

Que fazer Tres Cruces Humahuaca

Humahuaca é bem pequena e possui algumas poucas opções de hospedagem, por isso é interessante deixar reservado, especialmente em datas de alta temporada.

Fiquei no Hostel Giramundo, bom preço, ótima localização e conforto ok! Possui cozinha equipada, café da manhã simples e quartos privados e compartilhados.

Outra opção é o El Sol Hostel de Humahuaca, o Hostel La Humahuacasa e o Hostal La Soñada.



Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Organize sua viagem

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog

HOSPEDAGEM

O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!

ALUGUEL DE CASAS

Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.

SEGURO VIAGEM

Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.

ROAD TRIP

Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.

LOJA DO BLOG

Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.

MUITO MAIS

Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.

Assine a news

Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email

Nome
Email
Me identifico como



Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.