15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Montanha Colorida de Palcoyo: como é o tour

Conheça Palcoyo: uma montanha colorida alternativa do Peru

Desconto Fui Gostei - Passeios em Santiago, Atacama, Uyuni e Cusco
Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Enquanto a famosa montanha colorida Vinicunca recebe centenas de visitantes diariamente, a Palcoyo, um conjunto de três montanhas arco-íris, é uma imensidão de silêncio e tranquilidade!

Multicolorida, a Palcoyo exibe suas faixas em tons verdes, vermelhos, ocres, azuis e brancos pra poucas pessoas que buscam uma alternativa pra conhecer uma montanha colorida no Peru.

E, em comparação com a exigente Vinicunca, a Palcoyo tem uma caminhada muito mais leve, com cerca de 1 hora até o mirante da terceira montanha colorida do conjunto.

Além disso, há o Bosque de Pedras, um extra que a Palcoyo nos regala: formações rochosas que ficam de frente pras montanhas arco-íris e, além de lindo, oferece uma vista panorâmica surreal.

Em 2017 conheci a Vinicunca com a Peru Happy Travel, que me convidou agora em 2024 pra visitar a Palcoyo e, assim, contar pra você como é o tour, os custos e mostrar que ela pode ser uma alternativa interessante pra quem vem pro Peru e quer ver de perto as cores das montanhas arco iris de Cusco.

A montanha colorida Palcoyo

Montanha colorida Palcoyo vale a pena

A descoberta da região não foi fruto de uma expedição científica planejada. A comunidade indígena campesina de Palcoyo já conhecia sua montanha colorida. E, assim como pra muitas outras comunidades andinas, as montanhas possuem um profundo significado espiritual e cultural.

Na cosmovisão andina, as montanhas são consideradas seres vivos e sagrados, conhecidos como “Apus“, em quechua. Os Apus são espíritos protetores das montanhas que têm então um papel crucial na vida espiritual e cotidiana das pessoas locais.

Para mim, a maior beleza de visitar esta montanha colorida é o fato de que o povoado de Palcoyo sempre a considerou sagrada. Saber disso me fez sentir muito mais o poder divino desse lugar que esbanja a beleza da natureza sulamericana.

Já pra o turismo, a Palcoyo foi “descoberta” depois do sucesso da Vinicunca. O povo local, então em parceria com as operadoras de Cusco, criaram uma rota turística.

Mas a Palcoyo nem sempre foi colorida

Cordilheira Vilcanota na Região de Cusco

Um turista perguntou ao guia da Peru Happy Travel se os incas tinham conhecimento da montanha colorida de Palcoyo. A resposta foi: “Não, porque há 500 anos isso aqui era um nevado, ou então um glaciar”.

Sua “descoberta” se deu então por conta das mudanças climáticas que afetam o planeta. O derretimento das geleiras exibiu uma nova paisagem cromática, conhecida por pastores locais, que em suas rotineiras trilhas, se depararam com uma montanha com as cores de um arco-íris.

As encostas multicoloridas da Palcoyo é resultado de camadas de sedimentos minerais expostas pela erosão. Essa formação geológica única cria um efeito visual semelhante a um arco-íris natural, com tons de vermelho, laranja, amarelo, verde e roxo que se entrelaçam, formando um espetáculo visual único.

Entenda aqui porque existem montanhas coloridas na América do Sul (e aonde encontra-las)

Onde fica a montanha arco-íris de Palcoyo

Montanha Colorida alternativa do Peru

A cordilheira de Vilcanota, localizada na região de Cusco, é uma joia andina! Nela está o Nevado Ausangate e suas 7 Lagunas e as as montanhas coloridas de Vinicunca, Pallay Puncho e, claro, a Palcoyo.

Perto da cidade de Checacupe, a aproximadamente 100 km ao sudeste de Cusco, a comunidade Palcoyo abre suas portas pra gente visitar o conjunto de montanhas coloridas e o Bosque de Pedra.

Leia também: Roteiro circular de Lima a Cusco por terra

Como chegar na montanha colorida de Palcoyo

Pra chegar por conta própria, você pode pegar um transporte em Cusco até Checacupe, aproximadamente 2 horas. E então, um táxi até o povoado de Palcoyo, cerca de 1 hora. É preciso combinar com o taxista a volta, já que no povoado não há esse tipo de serviço.

Outra maneira mais prática de chegar é através de tours privados que saem de Cusco, que foi a maneira como conheci a montanha colorida de Palcoyo a convite da agência Peru Happy Travel.

Tours à Montanha de Palcoyo

Como chegar a Palcoyo

O passeio à Palcoyo dura um dia inteiro, saindo ainda de madrugada de Cusco e volta no início da noite.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Os tours variam conforme a agência de turismo. Com a Peru Happy Travel inclui:

  • Transporte turístico
  • Guia turístico
  • Café da manhã
  • Visita à ponte inca de Checacupe (sem entrada 10 soles)
  • Entrada de 15 soles pra a Montanha Colorida de Palcoyo
  • Almoço
  • Equipamentos de primeiros socorros

Quanto Custa um Tour pra Montanha Colorida de Palcoyo?

Bosque de Pedra da Palcoyo

O tour pra conhecer a Montanha Colorida de Palcoyo custa entre 100 e 150 soles. O preço varia conforme cada agência de viagens e a qualidade do serviço oferecido.

Leia também: Qual a melhor moeda pra viajar pelo Peru

Como é o passeio à Palcoyo

Como é o passeio na montanha Palcoyo

Saimos de madrugada de Cusco, perto das 5h, mas dá pra seguir o sono na van até a primeira parada pro café da manhã. O buffet é servido perto das 7h em um restaurante antes de chegar em Checacupe.

De barriguinha cheia, seguimos pra nossa primeira parada: Ponte Inca de Checacupe, que foi originalmente construída em 1448 pra integrar a rede de Caminhos do Inca (Qhapac Ñan), esta ponte suspensa, tecida com palha, é periodicamente substituída pelos habitantes locais.

Em seguida, seguimos uma hora mais até Palcoyo pra começar a caminhada. O percurso dura cerca de 1 hora, dependendo da capacidade física de cada pessoa. A única dificuldade é a altitude de aproximadamente 4.900 metros acima do nível do mar. Caso não saiba porque isso dificulta o passeio, leia este artigo do UMASULAMERICANA sobre o mal de altitude.

A vista é sensacional o tempo todo! Existem vários mirantes ao longo do caminho. A trilha da Palcoyo começa na primeira montanha colorida e sobe até a segunda, com mirante pra terceira.

Quem quer pode retornar pelo mesmo caminho, mas dali é possível fazer um circuito passando pelo Bosque de Pedras. Amei demais, porque além de as formaçoes rochosas serem impressionantes, a vista é muito mais linda do alto do bosque.

Aqui você pode ver a trilha que fiz e gravei as informações.

Enfim, voltamos pra Cusco, mas antes paramos no mesmo restaurante pro almoço buffet incluído no tour.

Veja também: Guia de Viagem gratuito do Peru

Como é o clima em Palcoyo

Vista do Nevado Ausangate

O clima em Palcoyo é frio, com temperaturas que, durante o passeio, chegam no máximo a19ºC e um mínimo de 5ºC.

A todo momento há correntes de vento frio, então recomendo ter luvas, touca e casaco corta-vento. Aqui tem dicas pra se vestir em locais frios uando a técnica de 3 camadas.

Durante a época de chuvas, entre dezembro e março, as chuvas podem fazer com que as montanhas amanheçam cobertas de neve (os passeios inclusive duram menos tempo na temporada de chuva).

Qual é a diferença entre Vinicunca e a Montanha de Cores de Palcoyo?

Vinicunca ou Palcoyo? Qual montanha colorida conhecer no Peru

Ambas montanhas coloridas estão localizadas na Cordilheira de Vilcanota e a distância entre elas é de aproximadamente 20 a 25 km em linha reta. No entanto, devido à geografia montanhosa e às rotas sinuosas, a distância por estrada pode ser de aproximadamente 40 a 50 km de viagem.

Apesar da proximidade geográfica, ao contrário da montanha Vinicunca, a Palcoyo é uma atração pouco conhecida e ainda com poucos visitantes diariamente.

A forma de chegar é muito diferente também, porque a caminhada da Palcoyo é mais fácil que a da Vinicunca.

Pessoalmente, gostei mais da Palcoyo que da Vinicunca, porque de seu topo pude apreciar o nevado Ausangate como em nenhum outro lugar. Além disso, existe um bosque de pedras e uma paisagem única ao redor.

COMPARANDOVINICUNCAPALCOYO
Altitude52004900
Dificuldade da trilhaIntermediáriaFácil
Distância da trilha5 km (3 horas)3,5 km (1 hora)
Altimetria da trilha300 metros165 metros
ClimaFrioFrio

Dicas pra sua viagem

Montanha arco iris do Peru

  • A melhor época pra viajar pela região de Cusco é na temporada seca, entre maio e setembro.
  • Recomendo ter seguro viagem, já que a saúde pública no Peru não é gratuita pra pessoas estrangeiras e estamos falando de uma viagem de clima extremo. Aqui você garante 4% de desconto, o que dá cerca de R$7/dia.
  • O ideal é trazer cartão gobal pro Peru. Recomendo a Nomad, uma conta em dolar pra pessoas brasileiras. Com o código UMASULAMERICANA20 você recebe até $20 de cashback.
  • Se for começar por Cusco, pode deixar pra comprar roupas de frio nos brechós do centro. Aqui tem mais dicas e endereço.
  • Não deixe de aclimatar antes, deixando pra fazer a Palcoyo e outros passeios de altitude mais pro final da tua viagem.
  • Se precisar de ajuda personalizada pra montar teu roteiro e planejar tua viagem pelo Peru, ofereco consultoria por videochamada. Veja aqui como funciona.

Me conta, gostou do rolê na montanha colorida de Palcoyo? Quais dúvidas você tem que eu possa te ajudar?

Montanha colorida alternativa no Peru: Palcoyo
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
A história de fuga e liberdade por trás das tranças africanas na Colômbia
PRÓXIMO POST
Cultura inca sem romantização: 5 verdades sobre a famosa civilização sul-americana