15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
como escolher o melhor mochilão de viagem

Entenda como escolher o melhor mochilão de viagem

Nomad conta global - Código promocional NomadPowered by Rock Convert

Escolher a melhor mochila de viagem não só entrar em uma loja ou site e pegar a mais bonita e barata. Não, senhora! É preciso pensar bem antes, entender o estilo da viagem e até mesmo o modelo do teu corpo na hora de comprar um mochilão, por isso vai fazer total diferença para tua experiencia na viagem.

Além disso, há as questões ligadas a própria mochila de viagem, que para escolher a melhor opção precisa se analisar o tamanho, modelo de costado, marca, barrigueira e muito mais.

Então dedique um tempo antes de escolher um mochilão, porque é uma das mais importantes preparações de uma viagem, já que você vai passar bastante tempo com a mochila nas costas.

Como mochileira há mais de 8 anos, já passei por esse processo. Só para comprar o primeiro mochilão levei 6 meses analisando minha viagem, meu estilo e as opções do mercado. Então, neste artigo quero compartilhar tudo com você.

Como escolher a melhor mochila para viagem

Mochila de viagem feminina - Escape 50 L

Primeiramente, responda para si mesma umas perguntas, que são importantes na hora de escolher a melhor opção de mochila de viagem:

  • Que tipo de viagem eu gosto de fazer?
  • Quais tipos de atividades eu costumo fazer?
  • Quantos dias eu costumo viajar?
  • Quais coisas costumo levar comigo?
  • Quanto eu estou disposta a pagar por uma mochila de viagem?

E se você for mulher, tenho um post inteirinho dedicado a você: como escolher uma mochila de viagem feminina. Mas não deixe de ler este artigo, porque aqui tem informações gerais, que no outro não tem.

Essas respostas vão ser importantes para te orientar na escolha do melhor mochilão para viagem, porque a verdade é que não existe um único melhor, mas sim o melhor para cada pessoa e situação.

Ao escolher a melhor mochila para a sua viagem, considere que o material precisa ser resistente para não te deixar na mão no meio do caminho. Outra coisa é que ela precisa ser confortável ao entrar em contato com teu corpo, oferecendo alças, costado e barrigueira acolchoadas, por exemplo. E precisa ser prática, ou seja, possuir bolsos e compartimentos para melhor organização.

Além de conforto, resistência e praticidade, é ideal que a mochila de viagem tenha espaço suficiente para assim carregar todas as suas roupas, calçados, objetos e documentos.

Espaço do mochilão de viagem em litros

Como arrumar e ajustar a mochila de viagem

As mochilas são medidas em litros e as normas de litragem são baseadas em diretrizes europeias ou chinesas, por isso duas marcas diferentes podem ter tamanhos diferentes mesmo tendo a mesma litragem.

A norma europeia considera a litragem do interior da mochila, ou seja, considera apenas o que vai dentro do mochilão, desconsiderando os bolsos do lado de fora.

Ao contrário, a norma chinesa conta com todos os compartimentos da mochila, ou seja, considera parte da capacidade em litros aquilo que vai dentro do mochilão e fora dele.

Agora que você já sabe disso, vamos aos tipos de mochilão disponíveis no mercado.

Tipos de Mochilão para Viagem

Mochila de viagem estilo cargueira

Como escolher uma mochila para viagem

As mochilas cargueiras são as mochilas grandes, acima de 40 litros e são as mochilas principais que usamos para viajar.

Considerando que você irá fazer um mochilão, ou seja, uma viagem longa, vai passar por muitos lugares com diferentes climas, então vai precisar levar roupas para situações diferentes.

Então considere escolher uma mochila grande, ou seja, uma mochila cargueira, sendo que o ideal são as de 40 a 60 litros.

É possível ainda encontrar modelos de 80 ou 90 litros, mas essas são indicadas para longas caminhadas e montanhismo.

Assim, existem dois modelos de mochila cargueira: mochila de trekking e mochila de viagem.

O que é Mochila de trekking

Mochila para trekking qual a melhor

O modelo mais popular de mochila cargueira é a modelo de trekking. São grandes e possuem diversos compartimentos e acessórios externos para facilitar a vida do viajante.

Por isso possuem fitas para prender barraca de camping, colchonete e saco de dormir, além de bastões de trekking.

O compartimento principal se parece com um saco, fechando na parte de cima através de um cordão. Alguns modelos, por exemplo, tem acesso ao interior da mochila através de zíper no meio.

Quando escolher a mochila de trekking é a melhor opção para sua viagem? Você deve escolher esse tipo de mochila se pretende acampar, fazer trekkings ou carregar muitas coisas do lado de fora da mochila, como saco de dormir e bastão de trekking, por exemplo.

Como escolher a melhor mochila de trekking? Pense na sua facilidade durante a trilha ou viagem, por isso essa mochila deve ter bolsos para itens que você precisa sempre ter à mão, como água, mapas, câmera ou passaporte, por exemplo. É ideal que tenha um zíper ao longo dela, que dê acesso ao compartimento principal, caso contrário, para pegar algo no fundo da mochila, você terá que tirar tudo que estiver em cima.

Verifique também se ela possui os itens de ajuste. O ideal é que ela tenha 6 pontos de ajuste.

Ao escolher a melhor mochila para o seu mochilão, veja se ela se encaixa bem com sua altura e seu porte físico, porque sua mochila precisa caber em você como uma roupa.

O que é Mochilão de viagem 

Qual é o melhor mochilão para viagem

Outro tipo de mochila cargueira é a mochila de viagem, que não oferece facilidades para camping e trilhas, mas que possui características de mala de viagem. Ou seja, esse modelo de mochila mão possui compartimentos externos, nem fitas do lado de fora.

A mochila de viagem é um misto do mochilão convencional, ou seja, a mochila cargueira, e da mala de rodinhas.

O compartimento principal abre até 180°. Dentro há fitas que prendem os itens para que não fiquem soltos na mochila, assim como uma mala. Os zíperes possuem espaço para cadeados e algumas possuem alças para carregar nas mãos.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Quando escolher a mochila de viagem? Se você não vai caminhar por dias ou horas com a mochila nas costas, por exemplo, nem vai acampar, essa pode ser sua mochila. Ela é ideal para quem precisa despachar muitas vezes durante uma viagem, porque é um modelo mais seguro (por causa dos cadeados, coisa que a mochila de trekking não possui).

A mochila de viagem deve ser escolhida quando suas viagens não fazem muito o tipo aventureiro, dessas que você vai se enfiar em caminhadas por dias e campings, por exemplo. Trips urbanas são mais a cara desse tipo de mochila.

Mochila hibridas

Tudo o que você queria saber sobre MOCHILA

Há no mercado algumas poucas mochilas híbridas, ou seja, que são mochilas de trekking, mas com modelagem de viagem.

Elas possuem abertura inteira, como uma mala, compartimento para cadeado, fitas interiores, mas também fitas externas para barraca, bastão, etc.

A minha atual mochila é uma híbrida da Forclaz, antiga Quechua e o modelo é Escape. Veja meu review sobre ela.

Mochila de viagem de ataque

Melhor modelos de mochila de ataque

As mochilas de ataque são modelos para atividades que não necessitem levar itens para camping, ou seja, passeios no dia a dia e trilhas leves, de apenas um dia.

Quando falamos em litragem de mochila de ataque, consideramos as que partem de 10L e chegam a 35 litros.

Então, diferente da cargueira, a de ataque tem o objetivo de comportar itens importantes que você precisa ter a mão ou apenas para um dia de passeio.

Se chama mochila de ataque porque é um modelo criado para que montanhistas coloquem itens necessários para alcançar o topo de montanhas.

Quando escolher a mochila de ataque? Se você vai fazer trilhas curtas na sua viagem, tenha uma mochila de ataque. Nela você levará alimento, casaco, câmeras e outros itens assim. Outra situação são passeios urbanos ou tours simples sem trilha.

Durante seu mochilão será necessário ter as duas mochilas para eventos diferentes. Alguns mochileiros, por exemplo, andam com a cargueira nas costas e a de ataque no peito, onde colocam os itens importantes e valiosos. No meu caso, leva a minha dobrada dentro da mochila cargueira.

A mochila de ataque também serve para viagens de final de semana, ou então um bate e volta (dependendo do destino).

Qual melhor tamanho da mochila de viagem

Na hora de escolher o tamanho da sua mochila de trekking considere o que você vai carregar nela. 

Vale mencionar que o peso da mochila não está diretamente ligada a litragem, isso porque litragem é sobre a capacidade de espaço. Em relação ao peso, o ideal é que você escolha itens mais leves, inteligentes e funcionais, conforme as orientações deste artigo sobre como montar uma mochila leve.

Por isso, o tamanho da barraca e dos demais equipamentos vão influenciar na escolha do melhor mochilão para a sua viagem.

Tamanho do Mochilão de trekking

O tempo de trekking vai determinar o tamanho da tua mochila, ou seja, a quantidade de bagagem que você terá que levar para a caminhada.

Leve em consideração se terá acampamento, se terá de levar sua própria alimentação ou se o destino é de extremo frio, por exemplo.

Use a tabela abaixo para ter uma base, mas se você é mulher, veja o outro post para não errar no tamanho.

Tempo de TrekkingMeio dia/ 1 dia inteiro2 a 5 dias6 a 12 dias13 a 20 diasMais que isso
Tamanho da MochilaAté 30 l35 a 45 l50 a 60 l65 a 70 lAcima de 75

Tamanho do Mochilão de viagem

No caso do mochilão de viagem, o tamanho vai depender muito do tempo e do destino. Por exemplo, lugares de frio extremo exigem espaços maiores, quanto que praia exige espaços diferentes para toalha, canga, etc. Viagens urbanas requerem menos espaços ainda.

Por isso, analise bem como será sua viagem antes de escolher a melhor mochila de viagem.

Essa tabela é uma orientação, mas eu uso uma mochila de 50l sendo nômade. Ou seja, levo tudo o que tenho no mochilão. Isso porque vou trocando de roupas conforme o clima.

Tempo de ViagemFinal de semana3 a 5 dias6 a 15 diasAcima
Tamanho da MochilaAté 40 l45 a 55 l50 a 60 lDe 65 l

Mochila de ataque

O tamanho vai depender muito do que você ira carregar consigo. O tamanho da sua câmera, se vai precisar de alimento ou roupa extra para a trilha, por exemplo. O indicado é de no máximo 30 litros.

Qual a melhor marca de Mochilão de viagem

Então, agora que você já entendeu tudo sobre tamanho e espaço das mochilas de viagem, conheça as principais marcas e escolha a melhor opção para si.

Há muitas marcas de mochilas e há para todos os gostos e bolsos.

Em suma, as principais marcas que atuam no Brasil são: Quechua, Deuter, Nautika, Trilhas e Rumos, The North Face, Kailash e Curtlo.

Sendo que as marcas brasileiras são: Trilhas e Rumos, Nautika, Kailash e Curtlo.

Marcas mais acessíveisForclaz
(Quechua)
Trilhas e RumosKailashNautika
Marcas mais conceituadasDeuterThe North FaceCurtloOsprey

Não se esqueça de ver o artigo ensinando a montar e ajustar uma mochila com passo a passo e orientações importantes, porque não adiantar escolher o melhor mochilão de viagem e não saber como usar, certo?

E como você já está se preparando para viajar, veja como escolher uma bota para trekking, porque da mesma maneira de a mochila de viagem, é importante escolher o melhor modelo para suas caminhadas.

Dicas para escolher o melhor mochilão de viagem
canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert
POST ANTERIOR
Imigração e visto para viajar com a Worldpackers para o exterior
PRÓXIMO POST
Águas Turquesas de Millpu, piscinas naturais de Ayacucho no Peru

6 Comentários

  • […] >>Veja aqui qual tipo, tamanho e marca de mochila escolher<< […]

  • 21 de novembro de 2017 a 15:47
    Cristina Soarez

    Esse post me ajudou demais! Vou escolher uma mochila de viagem feminina, como li no seu outro post, porque não faço trekking (e nem tenho mais idade e disposição pra começar agora).

    • 21 de novembro de 2017 a 15:49

      Boa, Cristina! A mochila de viagem é muito mais indicada, porque alguns modelos de trekking só possui acesso pelo bolsão, sem acesso no meio da mochila.
      Sem trekking, sem necessidade de uma mochila pra colocar bastão, saco de dormir e tudo mais, né?

  • 7 de abril de 2018 a 14:10
    Angélica

    Olá !! Super grata pelas dicas , super blog !! Acho legal deixar uma dica aqui pra quem adora água gelada como eu ! Sempre preciso d 1 litro a mais do q o necessário, pra poder levar minha bolsa térmica . Uso a peq. ou a média da Quechua !! Ótms viagens 🙌

  • 24 de dezembro de 2018 a 01:08
    Viviane Pedrosa

    Olá! Comecei a acompanhar seu blog agora e estou adorando. Eu vou partir pra minha primeira viagem em Janeiro, farei Peru-Bolívia-Chile em 25 dias, no máximo. Estou com dúvida de que mochila comprar pois queria uma mais em conta e leve já que sou bem magrinha, rs. Você acha que dá para fazer esse roteiro nesse período com uma mochila de 40L + uma de 10L de ataque? E eu tenho dúvida com relação à bagagem de mão, todas as mochilas até 60L entram como bagagem de mão? No caso, eu teria que levar a de ataque dentro da de 40L pra não precisar despachar tudo?

    • 31 de dezembro de 2018 a 14:53

      Oi, Viviane! Que bom que tá gostando do blog! fico super feliz!
      Então, você consegue usar uma de 40 L de boa, basta levar as roupas certas. Aqui tem umas dicas pra viajar mais leve.
      Sobre despachar, as de 60L geralmente já não passam como bagagem de mão.
      Uma opção pra você é a Forclaz da Quechua, que é leve e pequena, além de ser uma das mais baratas e boas do mercado.
      Bjs