Tudo sobre as novas regras para visitar Machu Picchu
O governo do Peru fez uma série de alterações nas regras de visitação da cidade Inca de Machu Picchu. Essas novas regras entram em vigor à partir do dia 1° de julho.
Veja o que mudou antes de fazer sua viagem para conhecer Machu Picchu.
Quando estive em Machu Picchu as regras eram bem simples, como entrada limite de pessoas por dia. Ter guia era opcional (mas indispensável para compreender a cidade) e depois da visitação guiada era possível passar o dia todo por lá.
Andei, mexi com lhamas, subi e desci muitas vezes, fiz um lanchinho, meditei… Fiquei o tempo que achei que precisava para conhecer a cidade e sentir a energia de Machu Picchu.
As novas regras vão mudar tudo isso!
Todas as informações aqui foram retiradas do documento oficial do governo, disponível em espanhol neste link aqui.
Quaisquer atualizações e relatos de quem foi com a nova regra, farei updates no final deste post.
♥ Quais são as novas regras?
〉〉〉 Horário de visitação
A partir de 1° de julho de 2017 a visitação a Machu Picchu terá dois turnos:
- Turno 1, das 6h às 12h
- Turno 2, das 12h às 17h30
Agora, na hora de comprar seu ingresso, você precisa optar por um dos dois turnos.
O tempo de permanência no sítio é de 4 horas a partir do momento de ingresso.
O vistante que quiser, no mesmo dia, aproveitar o dois turnos, deverá pagar por dois ingressos.
〉〉〉 Obrigatoriedade de um guia de turismo
Agora, todos os visitantes deverão estar acompanhados de um guia obrigatoriamente.
Você poderá contratar um guia previamente em Cusco ou Águas Calientes ou na porta do parque, entrando em um grupo ou contratando o seu particular. Os grupos terão no máximo 20 pessoas.
Não será mais permitido se afastar do grupo e andar sem guia dentro da cidade, como podia acontecer antes.
Outra coisa, a ver com a próxima nova regra, é que você precisa se encaixar num grupo que vá fazer o circuito do seu interesse.
O turista que visitar Machu Picchu também no dia seguinte não precisará ser acompanhado de guia, bastando mostrar o bilhete do dia anterior e o nome do guia que o acompanhou.
〉〉〉 Circuitos pré-determinados
Machu Picchu agora terá três circuitos fechados para visitação. Cada um deles terá entre duas e três horas de duração e não será permitido sair do roteiro.
- Circuito 1 – Mais completo, este roteiro inclui a subida até a parte alta e a parte baixa completa. Terá cerca de 3 horas de duração.
- Circuito 2 – Visitação completa à parte baixa da cidade. Duração de 2h30 aproximadamente.
- Circuito 3 – Percurso mais breve na parte baixa. Cerca de 2 horas de duração.
〉〉〉 Proibido entrar novamente
Depois que você sair da cidade de Machu Picchu, não será mais possível retornar. E já que os circuitos serão fechados, entende-se que, terminado o circuito escolhido, você deverá ir embora.
Na cidade inca não há banheiros ou lugares para comprar comida. Antes as pessoas podiam sair livremente e retornar apenas mostrando o ingresso.
〉〉〉 Outras proibições
Não será mais permitido entrar com bandeiras, faixas e posteres, nem com sapatos com solas duras (como tamanco) e aerossóis.
Os tamanhos das mochilas e bolsas não poderão ser maiores que 40x35x20.
Paus de selfie não serão mais permitidos em qualquer ambiente para não congestionar nem obstruir as passagens da cidade.
〉〉〉 Documentação
Agora, para entrar em Machu Picchu, o visitante deverá ter em mãos o documento original de viagem e o ingresso.
♥ Huayna Picchu e Machupicchu
As pessoas que vão subir a Huayna Pichhu ou a Machupicchu não precisarão entrar com um guia e poderão fazer um dos circuitos antes ou depois da montanha.
Aí, o ponto de encontro com o guia e o grupo deverá acontecer no setor da Rocha Sagrada.
O vistante que vai subir a Machupicchu terá uma permanência máxima de 7 horas, incluindo a visita a um dos circuitos.
Já quem for subir a Huayna Picchu, terá o tempo máximo de 6 horas, também incluindo a visitação a cidade inca.
Os visitantes, então, deverão ingressar dentro do primeiro turno.
♥ Mas por que todas essas novas regras?
Segundo a administração do parque, a intenção é preservar Machu Picchu.
Dividir os visitantes diários em dois turnos evita o aglomerado de turistas simultâneos no parque.
Com as novas regras para visitar Machu Picchu, eles poderão controlar melhor o fluxo de pessoas e a forma como elas usam os espaços da cidade.
Não acredito, não! Infelizmente, a administração de Machu Picchu explora muito os turistas desde antes dessas regras. Leia aqui o que escrevi sobre isso.
♥ Considerações
Sinceramente, achei que as mudanças não fazem muito sentido em diversos pontos. Acredito ser mesmo necessário controlar o número de pessoas, pois Machu Picchu é um dos destinos mais buscados do mundo, mas esse controle diário já existia. Poderiam apenas diminuir mais esse número.
Sobre os dois turnos, o problema é que Machu Picchu é bem grande e mesmo o dia todo por lá, você não vai conhecer tudo.
O maior problema são os circuitos. Na teoria o visitante tem 4 horas dentro do parque e ele não pode sair dos circuitos, nem se afastar do guia. Se o circuito mais completo termina em 3 horas, isso significa que o visitante deverá ir embora? Caso, sim, isso é um abuso!
Outra, até as 10 horas da manhã Machu Picchu é nublada. Quem chegar às 7h não conseguirá ver a cidade, já que o turno vai acabar perto das 10h.
Bom, vamos esperar que os primeiros vistantes que viveram as novas regras nos digam como é agora a experiência. Vou atualizar o post assim que tiver mais informações.
♥
Mais informações e para comprar seu ingresso, acesse o site oficial de Machu Picchu.
UPDATE: Recebi relatos de quem foi a Machu Picchu depois das mudanças: está sendo permitido entrar ou andar sem guia pelo circuito escolhido. Depois de terminado o percurso, pode iniciar mais um. Não houve fiscalização de horário para retirar as pessoas que entraram no primeiro turno.
30 Comentários
Uma pena!!!! Tão gostoso andar de bobeira, e explorar a cidade sozinho depois do tour guiado! Só 4 horas me parece muito pouco tempo! Parabéns pelo blog!
Obrigada, Larissa!
É uma pena mesmo. 4 horas é muito pouco, mas a pior parte mesmo é não ter mais a oportunidade de andar sozinho 🙁
Não gostei das novas regras. Falta bom senso da Administração do Parque também. Mas gostei da sua análise e do blog. Parabéns!
Que bom que curtiu o blog, Rodrigo. Fico mega feliz <3
Eu também fiquei bem chateada com as novas regras, mas não acho que vá durar por muito tempo. Acredito que logo vão voltar a ser mais flexíveis.
Faz dois meses que voltei de lá,show um lugar muito bonito,contratamos um guia e depois ficamos livres para ir até o portal do sol.Só não conseguiria meditar depois de fazer um lanche lá,eta lugar explorador kkkkkk.Nao gostei das novas regras,limita muito conhecer e curtir um lugar com tanta historia.
Nossa, não sabia dessas novas regras. Estou tentando programar uma viagem pra lá em Janeiro.
Obrigado
Fui em outubro de 2016. Foram dois dias em Machu Pichu, com a subida na Montanha velha – Machu Picchu no segundo dia.
No primeiro dia explorei com uma mochileira espanhola o sitio arqueológico. No segundo dia subi Machu Picchu e fui praticamente i último a sair do sítio arqueológico. Curti; contemplei e me energizei naquele local místico.
Fui pelo caminho da hidroelétrica e os dois dias subi ao sítio pela trilha de mochileiros. Meus guias foram uns cães que ficam no caminho e nos levam até a entrada só sítio. Dividi com eles o lanche que lavava comigo. Muito massa!
Contratamos um guia no primeiro dia a 20 soles por pessoa, para um tour de duas horas. Éramos 05 pessoas. No segundo dia, depois de subir a montanha velha, fiquei o dia inteiro perambulando pelo sítio.
Com as novas regras, acredito que perde a graça e fica parecendo aqueles passeios rápidos em que não se vê com calma nada.
E a neblina impede os grupos que irão mais cedo de verem melhor a cidadela. Uma pena essas regras. ..
E os guias, ao que me parece, fizeram um lobbie para forçarem a contratação ( extorsão).
Não comprei nada lá em cima. Levei lanche, frutas e água comigo.
Ah, voltei de trem até Olaytamtambo pq a adrenalina foi a mil na ida de van até a hidroelétrica. Paguei 70 dólares a passagem. Como havia economizado bastante , deu pra fazer esse luxo. Mas foi pelo medo de voltar de van naquelas paisagens de estradas montanhosas. Rsrs.
Seu blog é muito bom. Instrutivo e esclarecedor para nós, viajantes.
Obrigado!
Oi, Joselio. Que demais sua viagem. Parece que foi muito especial.
Obrigada pelo comentário ♡
Oi!
Em primeiro lugar, fã do blog! Vc é uma inspiração para mochileiros iniciantes 😀
E uma dúvida: se for comprado 2 turnos no mesmo dia, funciona igual a voltar no dia seguinte? Dê só precisar de guia uma unica vez?
Valeu, e parabéns pelo blog!
Obrigada, Fernando! Bom saber que o que escrevo ajuda no planejamento de outros viajantes.
Bom sobre sua dúvida, não sei dizer. É melhor perguntar na hora de comprar em Cusco. Agora, se for comprar online, entre em contato com alguma agência e pergunte. Eles vão saber melhor te responder.
[…] ATUALIZAÇÃO Desde julho de 2017 estão valendo novas regras para entrada e permanência em Machu Picchu, sendo os visitantes divididos em 2 grupos (manhã ou tarde) e podendo ficar apenas 4 horas. Quem dá as dicas completinhas é a Aline do blog Uma Sul Americana. […]
[…] Antes de marcar sua viagem a Machu Picchu, leia sobre as novas regras de visitação aqui. […]
Não entendí como são esses 3 circuitos rs… para tirar a fotinho clássica teria que ser o circuito 1?
Isso! O circuito 1 é o que sobe e de lá dá pra ver a cidade com as montanhas no fundo
Olá!
Adorei as informações e a forma do texto.
Abri o regulamento em espanhol e diz que as regras valerão de 01 de Julho a 31 de Outubro.. Você saberia dizer como estarão as regras mais para o final do ano?
Será que essas regras vieram para ficar ou são temporárias, devido a alta temporada?
Bjs!
Oi, Thais. Acredito que seja como um teste, porque em nenhum lugar eles explicam como será depois. Vamos ter que aguardar cenas dos próximos capítulos pra saber como vai ser.
Olá boa tarde estou pesquisando tudo sobre machu picchu, gente minha única dúvida e sem tem como ir sem passar el lugares perigosos como vi a van ? Por favor diz que tem outros meios menos perigoso ?
Oi, Juliana. Tem como ir de sete maneiras diferentes, mas a mais tranquila é de trem. Mesmo assim, a viagem com a van não é perigosa. Ela é cansativa e dá tontura rs, mas não perigosa.
Já viu esse post? Nele você vê explicadinho como chegar https://umasulamericana.com/2017/07/10/sete-maneiras-de-chegar-em-machu-picchu-de-usd1-a-usd500/
Estarei indo para Machu Picchu no início de outubro, gostaria de saber se tenho que comprar antes os convites, ou posso deixar para comprar quando chegar em Cusco?
Oi, Valber. Outubro é bem tranquilo e você pode comprar em Cusco. Comprei o meu com dois dias de antecedência e não tive nenhum problema. Compre assim que chegar.
[…] ⇒ CONFIRA AS NOVAS REGRAS PARA VISITAR MACHU PICCHU […]
[…] das novas regras, não sei como fica a visitação de cada um desses pontos, nem como é a liberação para as […]
Olá, Aline, concordo com as outras pessoas. Estas novas regras impostas não me agradaram também. Porém considero que há algo de positivo nelas e acredito que foram feitas considerando-se a proteção e o cuidado com esta maravilha. Penso também que agora milhares de pessoas terão a oportunidade de desfrutar de Machu Picchu, coisa que não se havia pensado anteriormente. Um abraço e obrigado por compartilhar o post que, com certeza, ajuda muitos viajantes.