Trekkings no Peru – 15 caminhadas de norte a sul
De Norte a Sul, são diversos trekkings no Peru, um dos melhores países da América do Sul para quem ama longas caminhadas.
Trilhas em meio a cordilheiras, lagoas de cores intensas, ruínas arqueológicas e vales. Quase todas as caminhadas são feitas com altitudes desafiadoras, onde o soroche (mal de altitude) faz o corpo e a mente se sentirem mais cansados.
15 Trekkings no Peru
Trekkings na Região de Cusco
Trilha Inca
O mais famoso trekking do Peru é a Trilha Inca, caminhada de cerca de 42 km e com início no KM 82 da ferrovia que leva a Águas Calientes. O trekking tem duração de 4 dias e 3 noites e passa por diversos sítios arqueológicos até chegar em Machu Picchu pela Porta do Sol.
Trekking Salkantay
São 64km caminhando até Águas Calientes em 5 dias. Esse trekking tem início aos pés do Monte Salkantay. O caminho do trekking passa pela Laguna Humantay e pela floresta, chegando ao Vale de Santa Teresa. Um dos caminhos mais lindos até Machu Picchu.
Leia o relato da Aline do blog Relato de Botas Batidas.
Circuito Ausangate
Uma trilha que contorna os nevados Ausangate e Santa Calatina, na Cordilheira Vilcanota, perto de Cusco. São 60km de caminhada em grandes altitudes, chegando a 5 mil metros. O trekking dura, em média, 5 dias.
Trilha Choquequirao
A caminhada leva os aventureiros até a “nova Machu Picchu”. A cidade sagrada possui setores agrícolas, ritualísticos e religiosos. Para chegar lá, o visitante precisa encarar uma caminhada de cerca de 5 dias.
Trilha Lares Machu Picchu
A caminhada dura 4 dias e tem início na Vila Lares, na região de Cusco. De lá, o trekker caminha em direção a Machu Picchu. No caminho, lagos, montanhas e vilarejos andinos tradicionais.
Trekkings na Região de Lima
Tekking Huancaya
Uma caminhada impressionante em um dos trekkings no Peru mais esquecidos. O Trekking Huancaya, de cerca de 2 dias, acontece na Reserva Natural Nor Yauyos-Conchas, passando por rios, quedas d’água e montanhas da Cordilheira Ocidental.
Trekkings na Região de Huaraz
Trekking Santa Cruz
O trekking tem duração de 4 dias, percorrendo cerca de 41 km os lindos caminhos da Cordilheira Branca, em Huaraz. Uma trilha com altitude média de 5 mil metros.
Durante o percurso, o trilheiro passa por lagos, montanhas e vales. Alguns trechos são bem íngremes.
Trekking Alpamayo
Considerada a montanha mais linda do mundo, a Alpamayo dá o nome à trilha, que dura 10 dias. Também em meio à Cordilheira Branca, essa trilha chega a elevadas altitudes e tem uma paisagem impressionante pelo caminho, com picos nevados e lagoas.
Circuito Huayhuash
A Huayhuash é uma cordilheira localizada entre Lima e Huaraz, a 300 km da capital e 110 km da Cordilheira Branca. A travessia, que dura cerca de 10 dias, possui 130 km. A caminhada acontece em grandes altitudes, chegando a mais de 5 mil metros, como lagoas e montanhas nevadas.
LLama Trekking Olleros – Chavín
Um dos trekkings no Peru menos populares, ainda mais por estar na região de Huaraz, o Trek Olleros – Chavín começa na cidade de Olleros e termina no sítio arqueológico de Chavín de Huantar. A caminhada tem duração de 4 dias, passando por montanhas nevadas e comunidades tradicionais andinas. O nome tem ‘lhama’ porque é necessário o uso do animal para carregar cargas.
Trekkings na Região de Arequipa
Trekking do Vale del Colca
Um dos mais buscados trekkings no Peru, o Vale del Colca tem duração de 3 dias, começando em Cabanaconde e descendo até o Rio Colca, passando por comunidades do vale, pelo Cânion do Colca e por piscinas termais.
Trekking à Nascente do Rio Amazonas
A caminhada que leva à nascendo do Rio Amazonas acontece no Vale do Colca. Tem início em Chivay e dura cerca de 6 dias, caminhando até 8 horas por dia. A trilha é feita em altitude, por isso acaba exigindo ainda mais do caminhante.
Trekking Cânion Cotahuasi
Ainda mais profundo que o Cânion do Colca, o Cotahuasi está entre dois maciços de mais de 6 mil metros, na região de Arequipa. O trekking do Cânion Cotohuasi dura até 6 dias, chegando a Cascata de Sipia, com 150 metros de altura. Alguns trechos são feitos em pontes suspensas sobre o Rio Cotahuasi.
Trekkings na Região de Puno
Alturas de Taraco
A caminhada na região de Puno é feita perto dos 4 mil metros de altitude e passa por paisagens incríveis, como as Chullpas, as torres funerárias de Sillustani e a laguna Umayo, até chegar no Lago Titicaca. O trekking dura entre 2 e 6 dias, dependendo do itinerário.
Trekkings na Região de Chachapoyas
Trekking Kuelap
Quando se fala em trekkings no Peru, o norte só é lembrado por Huaraz, mas há uma caminhada de 7 dias para ser encarada em Chachapoyas, onde começa o trekking. Passando por lugares incríveis, como o cânion Sonche e pelo sarcófago da encosta de uma montanha, até chegar em Kuelap, uma ruína arqueológica.
1 Deixe teu comentário
O trekking Santa Cruz tá na minha lista!