Roteiro de um dia em Cusco: o que ver e fazer em um city tour sem agência
Se você tem um dia livre em Cusco e tá procurando opções do que fazer na cidade, esse artigo vai te ajudar! Um destino imperdível no Peru pra quem curte se aprofundar em cultura tradicional e história.
Conhecida como a antiga capital do Império Inca, Cusco é mágica e oferece assim uma infinidade de atrações pela cidade pra você conhecer antes de ir a Machu Picchu e Vale Sagrado dos Incas e que são ideias pra encaixar em um único dia livre.
Então, caso você tenha um roteiro com tempo limitado, não se preocupe! Escrevi esse guia específico de um dia em Cusco pra você aproveitar ao máximo sua breve estadia. Vou mostrar como conhecer o máximo da cidade, com dicas e conselhos pra tua viagem.
Vale a pena ter apenas um dia livre em Cusco?
Este artigo nasceu depois de inúmeras consultorias de viagem pelo Peru que atendo. Sempre sugiro um dia livre em Cusco antes de qualquer coisa. Além de ser um dia pra fazer câmbio ou comprar passeios e roupas que faltaram, você pode começar a adentrar no universo Inca.
Veja os passeios disponíveis pra fazer na cidade de Cusco e arredores
Cusco certamente é um destino imperdível no Peru, especialmente pra entusiastas da cultura e história. Além de ser parada obrigatória pra experenciar a mágica Machu Picchu, o místico Vale Sagrado dos Incas e a Montanha Colorida de Vinicunca, a antiga capital do Império Inca é também uma cidade encantadora repleta de atrativos fascinantes que se encaixam bem num roteiro de um dia.
Não só vale a pena, como recomendo muito um dia livre na cidade, dica de quem morou meses por lá e já voltou várias vezes.
Antes de mais nada, confira meus outros guias como “O que fazer em Cusco: As melhores atrações” ou “Guia improvável de Cusco: coisas que ninguém te conta depois de ler este focado em um dia na cidade. É perfeito pra quem está com uma agenda apertada, mas quer absorver o máximo de Cusco.
Na Denomades você encontra um city tour em Cusco, mas com foco em ruínas arqueológicas.
Roteiro de um dia em Cusco: o que ver e fazer em um city tour
Se você está na cidade apenas por um dia livre, há opções incríveis pra aproveitar ao máximo sua estadia. Veja aqui o mapa do city tour em Cusco.
Comece com uma visita ao Coricancha
No teu dia livre em Cusco, você pode começar visitando o Coricancha, o antigo templo do sol dos incas, que foi um local sagrado do império.
Coricancha também é encontrado com as grafias Qorikancha, Korikancha ou Qurikancha, em quéchua, Quri Kancha, que significa “recinto de ouro” ou “templo dourado”, originalmente Inti Kancha.
O Coricancha era o edifício mais sagrado e significativo do império Tahuantinsuyo. Durante o período da invasão espanhola ao Peru, o templo foi então destruído e saqueado. Sobre as ruínas, a igreja cristã ergueu o convento de Santo Domingo.
Enfim, hoje, ambas as estruturas coexistem no mesmo local, proporcionando uma visão única da história inca e os impactos da colonização espanhola. Há um museu no Coricancha que exibe todas as peças incas descobertas durante escavações.
Siga pra Plaza de Armas
Em seguida, conheça o coração de Cusco! Cercada por arcos de pedra, a Plaza de Armas representa o núcleo histórico e cultural da cidade.
Além dos diversos cafés e restaurantes, você encontrará a Catedral e a Igreja da Companhia de Jesus. Estas construções cristãs foram erguidas sobre as ruínas das antigas moradias dos imperadores incas Wiracocha e Huayna Cápac, adicionando uma camada de conhecimento da história local a sua viagem.
A Plaza de Armas certamente é o ponto central para muitos eventos culturais, festivais e celebrações na cidade. A atmosfera vibrante e a mistura de elementos históricos e contemporâneos fazem desta praça um local fascinante pra conhecer em um dia em Cusco.
Pedra de 12 ângulos, conheça em um dia em Cusco
Logo após, cruze o Portal Belén e siga pela Calle Triunfo até a famosa Calle Hatunrumiyoc.
Seus muros exibem a perfeição da arquitetura inca, com pedras que se encaixam perfeitamente, incluindo a renomada Pedra dos 12 Ângulos (Piedra de 12 Ángulos), que pesa incríveis 6 toneladas e foi moldada artesanalmente durante o império do inca Rocca, em meados do século 13.
Ao observar esse muro, você vai se impressionar com a precisão dos encaixes, não só pelo fato de as pedras terem permanecido unidas ao longo dos séculos, mas também porque nem mesmo uma agulha consegue passar por seus contornos.
O mais curioso é ver ao lado o torto muro espanhol, feito com todo o “conhecimento” e “supremacia” branca e comparar o acabamento.
A Pedra dos 12 Ângulos é um testemunho da habilidade e maestria dos construtores incas e hoje é uma peça arqueológica única, gratuita e ao ar livre!
Conheça o bairro San Blas num city tour em Cusco
Siga subindo a Cuesta de San Blas, apesar do esforço fisico pelos sintomas da altitude de Cusco, até o bairro mais charmoso e boêmio da cidade.
Entre casinhas brancas com portas azuis, nessa parte de San Blas, você encontrará oficinas de artesãos, galerias de arte e lojas artesanais, por exemplo. A Plazoleta de San Blas é uma gracinha e um bom lugar pra se sentar e descansar da subida.
Depois de juntar novas forças, suba mais 200 metros até o Mirador de San Blas, um mirante que proporciona uma visão das montanhas circundantes, do centro histórico de Cusco e das suas icônicas ruas de paralelepípedos.
Museu Inka no teu roteiro de um dia em Cusco
Descendo de volta ao centro da cidade, você pode conhecer a Plazoleta Nazarenas, que durante o Império Inca, fazia parte do centro da cidade, com o Yachaywasi, uma escola inca, em frente.
E, passando a pracinha, está o Museu Inka, que conta a história do império, com múmias, cerâmicas, têxteis, prata, ouro e muito mais. São várias salas, como a sala com peças arqueológicas de culturas pré-colombianas e outra que mostra sobre agropecuária inca, por exemplo.
Conheça o lindo Arco Santa Clara
Em seguida, caminhe até a Plaza San Francisco e conheça o Arco de Santa Clara, um arco colonial construído em um dos cantos da praça. É um monumento considerado como o arco do triunfo mais belo do país, declarada como Monumento Histórico do Peru.
Finalize o city tour de Cusco no Mercado San Pedro
Enfim, passando o arco, caminhe na Calle Santa Clara até o Mercado San Pedro, uma joia cultural e gastronômica onde os moradores fazem refeições e turistas compram lembrancinhas.
Além da variedade de produtos frescos, desde frutas exóticas até ervas locais e carnes frescas, suas barracas de comida e pequenos restaurantes oferecem uma autêntica experiência gastronômica peruana.
O Mercado San Pedro não é apenas um ponto central pra compras, mas também uma oportunidade única pra imersão na cultura local, interagindo com vendedores locais e observando a vida cotidiana de Cusco.
Veja outros mercados pra fazer compras e refeições em Cusco neste guia improvável, com dicas que ninguém te dá.
E se precisar de ajuda pra armar teu roteiro personalizado pelo Peru, veja aqui como funciona a consultoria ao vivo por videochamada.
Siga @umasulamericana no Instagram e visite o canal UMASULAMERICANA no YouTube.