Arquitetura e engenharia de Machu Picchu

Desde que foi “descoberta”, em 1911, Machu Picchu rendeu muitos documentários a respeito de sua arquitetura e da engenhosidade com a qual a cidade foi construída. A construção data do século XV, mas quase nada se sabe sobre o local, já que não há registros na história. Tudo o que sabemos são teorias de estudiosos.
O que impressiona é a perfeição da construção em uma época e por um povo que não possuía ferramentas, tecnologia e nem estudo cientifico.
Clique para ver as imagens maiores
Os muros de pedra são perfeitamente cortados, esculpidos e alinhados. São completamente sobrepostos, sem uso de argamassa, cimento, nem nada disso, mas mesmo assim não passa uma linha. Os canais perfurados nas rochas e as fontes de águas também são impressionantemente bem arquitetados e conectados a todo o Império através dos caminhos Incas, que hoje são percorridos por turistas do mundo todo.
https://www.segurospromo.com.br/site/frame/sulamericana/gifs/728×90.gif
Ganhe 5% de desconto pelo blog. Acesse aqui e use o código SULAMERICANA5
A cidade perdida de Machu Picchu possui dois setores principais: o agrícola e o urbano. O primeiro inclui os terraços e o segundo os pontos religiosos.
Algumas janelas são alinhadas: mesma altura, mesma largura! Impressionante a perfeição de cada muro, cada detalhe, cada portal, janela.
Machu Picchu possui muros circulares, paredes igualmente construídas por dois muros paralelos de pedras trabalhadas e templos erguidos com pedras especiais. As pedras dos cantos e dos topos possuem acabamento arredondado, assim como muitas pedras de pontos de encontro. Como fizeram isso?
As rochas são imensas e foram cortadas em ângulos inusitados. Elas foram entalhadas com precisão e caprichosamente polidas. As construções de Machu Picchu desafiam nossa compreensão.
Em toda a cidade perdida dos Incas há cerca de 140 construções. São templos, santuários, praças e núcleos residenciais (algumas casas possuem até hoje cobertura de palha). Há ruas estreitas, escadarias e becos.
Durante os anos em que Machu Picchu ficou abandonada, até a descoberta, muita coisa se deteriorou e o que se vê hoje é apenas 30%. Todo esse mistério em torno de sua arquitetura e engenharia, a beleza da construção e a paisagem maravilhosa tornaram Machu Picchu em um dos lugares mais impressionantes e desejados do mundo.
A cidade perdida dos Incas é a principal atração turística do Peru e uma das Maravilhas do Mundo.
Gostou desse artigo? Inscreva seu e-amil e receba novos posts.
Compartilhe esta imagem no Pinterest. Siga minhas pastas de viagem e se inspire.
1 Deixe teu comentário
[…] O sítio é dividido entre o setor urbano e o setor agrícola. Os dois setores possuem construções impressionantes, com as pedras se encaixando magicamente sem uso de nenhum tipo de argamassa. Leia mais aqui sobre a arquitetura de Machu Picchu. […]