15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu. As impressionantes construções incas datadas do século XV.

Como é a arquitetura de Machu Picchu e teorias sobre sua engenharia

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

A arquitetura de Machu Picchu já rendeu muitos documentários desde que foi “descoberta”, em 1911. Muito se especula a respeito da engenhosidade com a qual a cidade foi construída. A construção data do século XV, mas quase nada se sabe sobre o local, já que não há registros na história. Tudo o que sabemos são teorias de estudiosos de diversos campos.

O que mais impressiona em relação a Arquitetura de Machu Picchu é a perfeição de sua construção, porque se deu em uma época e por um povo que não possuía ferramentas, tecnologia e nem estudo cientifico.

Como então os incas puderam arquitetar uma cidade perfeita no topo de uma montanha? Alguns especulam a ajuda de extraterrestres, mas a ciência busca teorias mais palpáveis.

Veja neste artigo porque a arquitetura de Machu Picchu impressiona tanto e conheça as principais teorias sobre sua construção.

Clique para ver as imagens maiores

Como é a arquitetura de Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas

Ao viajar para o Peru, uma das tuas melhores experiências vai ser conhecer Machu Picchu e sua arquitetura secular, porque se vê perfeição a cada detalhe.

Em toda a cidade perdida dos Incas há cerca de 140 construções. São templos, santuários, praças e núcleos residenciais (algumas casas possuem até hoje cobertura de palha), bem como ruas estreitas, escadarias e becos.

Durante os anos em que Machu Picchu ficou abandonada, até sua descoberta, muita coisa se deteriorou, assim, o que se vê hoje é apenas 30%.

Todo o mistério em torno de engenharia e arquitetura de Machu Picchu, localizada no Valle Sagrado, bem como a beleza da construção e a paisagem maravilhosa tornaram o lugar em um dos lugares mais impressionantes e desejados do mundo.

A cidade perdida dos Incas é a principal atração turística do Peru e uma das Maravilhas do Mundo.

PEDRAS E ROCHAS TRABALHADAS EM MACHU PICCHU

Ao andar pelas ruínas sagradas dos incas, você verá muros de pedra perfeitamente cortados, esculpidos e alinhados. São completamente sobrepostos, sem uso de argamassa, cimento, nem nada disso, mas mesmo assim não passa uma linha.

Partes dos muros e edifícios estão construídos abaixo da terra para dar sustentação. O engenheiro Kenneth Wright estimou que 60% da construção feita no Machu Picchu era subterrânea

A arquitetura de Machu Picchu possui muros circulares, paredes igualmente construídas por dois muros paralelos de pedras trabalhadas e templos erguidos com pedras especiais. As pedras dos cantos e dos topos possuem acabamento arredondado, assim como muitas pedras de pontos de encontro.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

As rochas são imensas e foram cortadas em ângulos inusitados. Elas foram entalhadas então com precisão e caprichosamente polidas. As construções de Machu Picchu desafiam nossa compreensão.

CANAIS E FONTES DE ÁGUA DE MACHU PICCHU

Os canais perfurados nas rochas e as fontes de águas também são impressionantemente bem arquitetados e conectados a todo o Império através dos caminhos Incas, que hoje então são percorridos por turistas do mundo todo.

A cidade perdida de Machu Picchu possui dois setores principais: o agrícola e o urbano. O primeiro inclui os terraços, ao passo que o segundo inclui os pontos religiosos.

Esses canais e fontes alimentavam tanto um quanto o outro durante o império inca na região de Cusco.

JANELAS, PORTAS E PORTAIS DA CIDADE SAGRADA

Algumas janelas são alinhadas: mesma altura, mesma largura! Impressionante a perfeição cada detalhe, como no caso das Tres Ventanas.

A engenharia e arquitetura de Machu Picchu. As impressionantes construções incas datadas do século XV.
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu - Peru 2
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu - Peru 6

Teorias sobre a construção de Machu Picchu

Existem muitas especulações em relação a Machu Picchu e sua construção.

Uma das teorias proposta pelo arqueoastrónomo Giulio Magli sugere que a viagem até Machu Picchu desde Cusco foi uma peregrinação através da Trilha Inca, já que o caminho mais sensato seria pelas margens do rio Urubamba.

O geólogo gaúcho Rualdo Menegat, professor do departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, afirma ter desvendado o mistério da cidade perdida provando que os incas construíam sobre falhas geológicas, nas quais obtinham pedras quebradas para suas construções.

Já o historiador Luis Guillermo Lumbreras acredita que Machu Picchu foi construída como um mausoléu para Pachacutec. Ele argumenta que havia uma cripta principal onde estava a múmia do grande Inca, que foi então levada pelos espanhóis a Lima.

Mas o antropólogo Federico Kauffmann diz que os incas não tinha palácios, mas centros de gestão. Segundo o estudioso, a construção de Machu Picchu se deu como um centro administrativo a fim de expandir suas áreas de cultivo, assim enriquecendo a alimentação e fornecendo meios de subsistência aos habitantes do Vale Sagrado. Além disso, era lugar de culto e cerimônias a fim de obter boas colheitas e agradecer a grande mãe, Pachamama.

O Chefe do Parque Arqueológico de Machu Picchu, Fernando Astete, alega que o objetivo de Machu Picchu era atuar como um elo entre o Altiplano Andino e a selva do Império. Além disso, era um centro religioso, político e administrativo.

Já o arqueólogo e antropólogo Julinho Zapata, juntamente com a historiadora Mariana Mould; creem que a construção de Machu Picchu foi mais relacionada à religião, ou seja, era um local de culto e retiro espiritual, um espaço sagrado onde ocorriam cerimônias religiosas.

Como chegar a Machu Picchu pela hidroelétrica
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu. As impressionantes construções incas datadas do século XV.
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu. As impressionantes construções incas datadas do século XV.
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu - Peru 12
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu. As impressionantes construções incas datadas do século XV.
A engenharia e arquitetura de Machu Picchu - Peru 5

Compartilhe esta imagem no Pinterest. Siga minhas pastas de viagem e se inspire.

Machu Picchu e a impressionante arquitetura
Categoria:Machu Picchu, Peru
POST ANTERIOR
15 Ideias de presentes para quem ama viajar
PRÓXIMO POST
Tudo sobre Seguro de Viagem e como escolher

1 Deixe teu comentário