Roteiro Brasil, Argentina e Paraguai – Missões Jesuítas e cataratas

Uma tríplice fronteira que oferece belezas naturais e históricas. Paraná, Rio Grande do Sul, Missiones, Ciudad del Este e Encarnación fazem parte do roteiro Brasil, Argentina e Paraguai que vou sugerir nesse post e te dar todas as dicas e informações.
Patrimônios da Humanidade e uma das 7 Maravilhas da Natureza é o que você vai conhecer nesse rolê pouco explorado, mas que tem muito potencial.
O que você vai ver
O que ver no roteiro Brasil, Argentina e Paraguai
O roteiro Brasil, Argentina e Paraguai vai ser inesquecível, especialmente se você ama natureza e história, como eu!
Resumindo, nesse rolê da tríplice fronteira você vai ver lindas quedas d´água, ruínas de missões jesuítas e comunidades indígenas. Pode rolar compras também, se faz seu tipo!
Cataratas do Iguaçu

Cataratas vistas do parque brasileiro
As Cataratas do Iguaçu é um dos conjuntos de quedas d’água mais lindos do mundo, tanto é que foi considerada uma das 7 Maravilhas da Natureza.
As quedas estão na fronteira Brasil Argentina e podem ser vistas e vividas em dois parques nacionais, um de cada lado.
No parque argentino você poderá conhecer melhor as Cataratas do Iguaçu, pois as passarelas passam por cima, ao lado e chegam muito perto! Já no lado brasileiro você terá uma linda vista panorâmica.
Nos dois parques você pode fazer passeios de barco – com ou sem emoção rs. Eu fiz o Macuco Safari, no Brasil.
Leia aqui uma comparação dos dois parques.
Saltos del Monday
A menos de 10km de Ciudad del Este, na cidade de Presidente Franco, no Paraguai, há uma beleza natural esquecida pelo turismo e ofuscada pelas Cataratas do Iguaçu.
Os Saltos del Monday – ou Cataratas del Monday, estão localizados no Parque Municipal Monday, uma reserva natural de 9 hectares.
Os Saltos del Monday são quedas do rio Monday, que desemboca no rio Paraná. As cachoeiras possuem aproximadamente 45 metros de altura e quase 400 metros de largura.
Praias do Rio Paraná
Você pode curtir as praias do rio Paraná! Pequenas faixas de areia, águas calmas e cristalinas e um sol lindo!
Uma das praias que você pode curtir é a Playa del Sol, en San Ignacio. Em Posadas há a praia da Costanera, super linda!
Já no Paraguai você pode curtir as praias de Encarnación, como a Mboi Kae ou a San José.
Missões Jesuítas

San Ignacio Miní
O roteiro Brasil, Argentina e Paraguai não será completo sem as ruínas das Missões Jesuítas.
É que os três países juntos são solo das Misiones de los Treinta Pueblos. No Brasil existem 7, na Argentina são 15 e no Paraguai estão 8 Missões Jesuítas. Das trintas ruínas, 7 foram tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Como são muitas ruínas, é possível conhecer apenas as mais bem conservadas e tombadas pela Unesco, como São Miguel das Missões, San Ignácio Miní, Jesús de Tavarangué e Trinidad.
As Missões Jesuítas contam muito da nossa história. Elas foram uma espécie de cidade construída na selva e compartilhada entre índios americanos, especialmente na etnia Guarani, e padres da Companhia de Jesus, os Jesuítas.
Ali os padres catequizavam e civilizavam os índios segundo os padrões europeus. Juntos, eles desenvolveram cidades autossuficientes, onde plantavam, faziam artesanatos, estudavam, enterravam seus mortos, detinham prisioneiros, ministravam missa e tudo mais comum a uma cidade.
Por esse motivo, os espanhóis expulsaram os padres das colônias, pois temiam que as missões se tornassem impérios independentes.
Algumas das reduções jesuítas foram atacadas antes da expulsão em conflitos com bandeirantes e caçadores de escravos portugueses. Por isso alguns destes sítios arqueológicos estão mais deteriorados.
Compras
Se você curte fazer compras entre uma paisagem e outra, o roteiro Brasil, Argentina e Paraguai vai te fazer feliz!
Claro, Ciudad del Este é o paraíso! A região é zona franca e, por isso, você compra aparelhos eletrônicos, roupas, cobertores, perfumes, tudo com preços bem mais baixos.
Não é tudo falsificado, como costumam dizer, não! Ali você encontra muitas lojas confiáveis vendendo produtos originais.
Outro lugar que os compradores amam na tríplice fronteira é o Duty Free Shop de Puerto Iguazú, com os mesmos produtos que você encontra em aeroportos internacionais, tudo de marcas caras e famosas, como Calvin Klain, Dolce & Gabana e MAC, por exemplo.
O Diego do blog Uma Viagem Diferente dá as melhores dicas e informações pra quem quer se acabar nas compras no Paraguay: dicas de lojas, imigração, onde comer, sobre declaração de compras e tudo mais!
Melhor época pro roteiro Brasil, Argentina e Paraguai

Cataratas do Iguaçu vistas do parque argentino
Durante o verão as chuvas podem atrapalhar seu rolê, mas as águas das quedas estarão em seu volume máximo e o espetáculo será lindo. A cor da água vai ser mais barrenta e haverá muitos (MUITOS) mosquitos. O calor vai ser bem sofrido.
Durante o inverno as águas estão com baixo volume e o frio pode atrapalhar seu rolê. Nos Saltos Monday a neblina tá sempre presente durante o frio. As águas estão cristalinas, os parques e ruínas vazias e sem mosquitos!
Já na primavera e no outono você consegue aproveitar um pouco de tudo! Recomendo escolher esses períodos para o seu roteiro Brasil, Argentina e Paraguai.
Quantos dias para fazer Brasil, Argentina e Paraguai na mesma viagem

Missões Jesuítas de Jesús de Tavarangué
Claro que quanto mais, melhor! Assim você aproveita bem mais sua viagem. A quantidade de dias também vai depender do como você vai percorrer as distâncias do roteiro Brasil, Argentina e Paraguai.
De carro, por exemplo, você não vai precisar esperar os horários de ônibus. De carro próprio você vai acabar levando mais tempo nas aduanas.
Assim, indico ter no mínimo uma semana! Em 10 dias você conhece as principais atrações e com 15 dias você consegue conhecer as atrações segundarias, como o Templo Budista, no Brasil e a Playa del Sol, na Argentina.
Com mais dias você consegue incluir outras ruínas jesuítas e aldeias indígenas. Além de incluir o Salto do Yucumã, em Derrubadas (RS) e o Salto Moconá (Misiones) – os dois saltos são os mesmos, compartilhados na fronteira, assim como as do Iguaçu.
Quais cidades incluir no roteiro Brasil, Argentina e Paraguai

Playa del Sol – San Ignacio
Na hora de montar seu roteiro Brasil, Argentina e Paraguai você precisa saber quantos dias terá, mas tente incluir:
Brasil:
São Miguel das Missões (RS)
Foz do Iguaçu (PR)
Derrubadas (RS)
Argentina:
Puerto Iguazú (Missiones)
San Ignacio (Missiones)
Posadas (Missiones)
El Soberbio (Missiones)
Paraguai:
Ciudad del Este
Encarnación
Como montar o roteiro Brasil, Argentina e Paraguai

Jesús de Tavarangué
Vou te indicar um roteiro que eu faria se fosse fazer só essa região dos três países. É que eu conheço muitas dessas cidades, mas segui viagem para Tucumán e norte da Argentina e Chile.
O ideal é começar por São Miguel das Missões, Brasil, onde você pode visitar até 3 ruínas mais próximas, e seguir para Posadas, de onde você consegue alcançar três ruínas também.
Posadas tá do lado de Encarnación e você pode atravessar de trem em 10 minutos. A partir de Encarnación você consegue visitar três ruínas também.
De Encarnación para Presidente Franco para conhecer os Saltos del Monday, indo para Ciudad del Este.
De Ciudad del Este basta atravessar a Ponte da Amizade para chegar em Foz do Iguaçu, onde tá o parque brasileiro do Iguaçu.
De Foz, em poucos quilômetros, você tá em Puerto Iguazú, onde pode conhecer as cataratas do lado argentino.
A quantidade de dias em cada lugar vai depender muito do quanto tempo você tem pra viajar.
Todas as cidades possuem bons hotéis, hostels e pousadas, por isso você pode escolher qualquer uma para os seus pernoites. Veja hospedagens em São Miguel das Missões, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, San Ignacio, Posadas, Encarnación e Ciudad del Este.
De carro próprio, alugado ou sem carro?
Escolher o meio de transporte do seu roteiro Brasil, Argentina e Paraguai é muito importante, mesmo!
Sem carro:
Bom, sem carro você ganha tempo para chegar até Foz do Iguaçu, que possui aeroporto.
Para chegar em São Miguel das Missões vai ser mais complicado, porque o aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre, a xx horas de busão.
Você consegue usar tranquilamente ônibus e trem para chegar em todas as cidades que deseja.
De São Miguel das Missões para a Argentina eu não sei te dizer, porque não fiz esse trajeto. Sorry! De Posadas a San Ignacio é super tranquilo fazer de busão por conta própria (veja aqui). De Posadas para Encarnación você consegue chegar de trem por ARS35 ou G$ 10 mil (R$5,55 no primeiro valor e R$7 no segundo). De Posadas até Ciudad del Este existem ônibus várias vezes ao dia. De Ciudad del Este pra Foz do Iguaçu você atravessa em táxi, busão de linha ou a pé. De Foz para Puerto Iguazú, van, motorista privado ou busão de linha.
A desvantagem é depender dos horários dos ônibus!
Carro próprio:
A melhor maneira de curtir o roteiro Brasil, Argentina e Paraguai é de carro próprio.
Você vai fazer seu próprio horário e vai ter muito mais facilidade para chegar em locais com acesso mais difícil, como as ruínas de Jesús e San Cosme no Paraguai, as ruínas de Santa Ana e Loreto na Argentina, Saltos del Monday, no Paraguai e as ruínas próximas a São Miguel das Missões.
Se for conhecer Moconá e Yucumã, então! Nem se fala.
A desvantagem é perder muito tempo nas fronteiras. É preciso passar por alguns trâmites a mais para entrar com um carro de outro país. Outra coisa é ter que encarar a distância de sua casa até as cidades de Foz do Iguaçu ou São Miguel das Missões.
Pesquise bem os documentos necessários pra fazer o roteiro Brasil, Argentina e Paraguai com carro próprio.
De carro alugado
Já aviso: você não pode fazer o roteiro Brasil, Argentina e Paraguai com o mesmo carro alugado. Nenhuma locadora ou aduana aceita carros alugados em outro país circulando por seu território. O máximo que você consegue é ir às Cataratas do lado argentino.
Dito isso, você terá que alugar um carro em cada país. Alugue em Puerto Iguazú pra percorrer as distâncias e devolva em Posadas. Atravesse a fronteira de trem e alugue um carro em Encarnación, devolvendo em Ciudad del Este. Já no Brasil é preciso alugar para percorrer as missões no Rio Grande do Sul e devolver para entrar na Argentina. Depois será preciso alugar em Foz do Iguaçu de novo. Mas acho desnecessário no BR, porque dá pra usar Uber!
A desvantagem é ficar preso à retirada e devolução dos carros. Não acho que vá valer a pena se estiver apenas em um ou duas pessoas.
Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde
HOSPEDAGEM
O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!
ALUGUEL DE CASAS
Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.
SEGURO VIAGEM
Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.
ROAD TRIP
Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.
LOJA DO BLOG
Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.
MUITO MAIS
Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.