Como chegar em Machu Picchu pela hidrelétrica passo a passo
Chegar em Machu Picchu faz parte da experiência de conhecer as ruínas incas. Você pode passar dias caminhando no Vale Sagrado ou então pelas montanhas. Também pode ir de trem ou então de bicicleta. Mas existe uma alternativa que tem o melhor custo x benefício e que tem sido a salvação dos mochileiros e viajantes independentes: Machu Picchu pela hidrelétrica!
Entre 8 maneiras de chegar em Machu Picchu, o caminho pela hidrelétrica exige pouco fisicamente comparada as outras trilhas, mas também um pouco mais de tempo comparado com o trem.
Neste artigo voce vai saber como é o caminho pela hidrelétrica até Machu Picchu para conhecer um dos lugares mais impressionantes do mundo, o mais visitado ponto turístico da América Latina.
Caminhos até Machu Picchu
São cerca de 100 mil turistas todos os meses para conhecer as belezas de Machu Picchu, uma montanha que guarda a história dos Incas.
Localizada no Vale Sagrado de Cusco, Machu Picchu atrai os visitantes por sua beleza e magia. A cidadela foi construída no topo de uma montanha e demaneira que a engenharia moderna ainda não sabe explicar.
Aqui no UMASULAMERICANA há um artigo especulando as principais teorias sobre a arquitetura e engenharia de Machu Picchu.
Para conhecer essa magia toda, os turistas que chegam diariamente em Aguas Calientes, povoado aos pés da montanha, recorrem a longos trekkings, trem e até mesmo bicicleta, mas existe a chance de chegar a Machu Picchu pelo caminho da hidrelétrica.
Este percurso pode ser uma aventura ou muito tranquilo, isso depende do seu estilo de viajar. Mas de qualquer maneira, é bastante barato se comparado com os outros 7 caminhos.
No total, investi USD 70 pra conhecer Machu Picchu de van em três dias/ duas noites.
Onde está localizada Machu Picchu
Primeiramente, você precisa entender onde está o povoado de Machu Picchu, ou Aguas Calientes. Você pode ver nesse post um passo a passo, mas vou resumir aqui pra você.
Aguas Calientes está localizada a cerca de 110km de distância de Cusco, a capital histórica do Peru e porta de entrada para quem quer conhecer Machu Picchu.
Em Cusco há aeroporto e recebe voos diários de várias cidades próximas, especialmente da capital Lima. De ônibus você pode chegar de outras cidades, inclusive direto de São Paulo (dois dias e meio de viagem).
Assim, de Cusco você precisa chegar ao Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Aguas Calientes, para pode subir à montanha onde estão as ruínas Incas que formam a cidade sagrada.
Como não há acesso por terra até lá, você só chega ao povoado caminhando ou de trem.
Como chegar em Machu Picchu pela hidrelétrica
O caminho de van pela hidrelétrica é para quem está buscando uma alternativa barata de chegar a cidade sagrada dos incas.
Mas já aviso que é necessário ter um mínimo de preparo físico e pelo menos 2 dias para se aventurar de van e caminhada pelo conhecido caminho da hidrelétrica.
Veja como gastar menos de R$80 para chegar em Machu Picchu.
→ Etapa 1 – ir de Cusco à hidrelétrica
Primeiramente, essa parte pode ser direta com van ou em partes por conta própria usando transporte público.
No caminho de Cusco à Machu Picchu há duas cidades chaves: Santa Maria e Santa Teresa. A estrada termina então na Hidrelétrica.
Hidrelétrica de ônibus
Para ir por conta para Machu Picchu pela hidrelétrica, você precisa ir ao terminal terrestre de Cusco e tomar um ônibus que chegue a Santa Maria. Custa 25 soles e leva 4 horas.
Em seguida, é necessário tomar outro ônibus até Santa Teresa. São mais 2 horas de viagem e custa 10 soles.
Então em Santa Teresa é preciso tomar um táxi, que – segundo a funcionária do escritório do iPeru – custa 8 soles. Este valor é por pessoa, considerando que o motorista vai esperar encher o carro ou então você paga o total da corrida. A viagem leva 1 hora.
Isso dá 43 soles cada trecho, ou seja S/86 ida e volta.
Hidrelétrica by car
Por isso escolhi chegar em Machu Picchu de van com agência. Custa, em média, S/70 ida e volta. A van passa na sua hospedagem logo cedo e segue direto pra hidrelétrica. Faz então uma parada para quem quiser comprar comida ou usar o banheiro. Se tiver passageiros para subir, pode ser que pare em Ollantaytambo. Leva em média 6 horas para chegar na hidrelétrica.
A agência que contratei é a Inkaschacana, Portal Comercio 181 – Plaza de Armas de Cusco, mas qualquer agência cobra o mesmo valor e oferece o mesmo serviço.
De qualquer maneira, a viagem é cansativa. A estrada é tortuosa, pois vai circulando as montanhas. Eu vomitei na ida e na volta de tão enjoada. Não deixe de ver aqui 10 dicas para não passar perrengue na ida a Machu Picchu.
Depois que passa Santa Teresa a estrada não é asfaltada, então o chocalho é bem maior.
→ Etapa 2 – caminhada até o povoado de Machu Picchu
Assim que a van (ou o táxi) deixa os passageiros na hidrelétrica é a hora de caminhar. A caminhada é feita pelo trilho do trem.
Logo, em 5 ou 10 minutos, vai ter um muro e o trilho vai acabar. É porque o trilho que se segue é o de cima.
Do lado direito há um caminho. Subindo haverão barreiras. Pule-as e continue. Esse é o caminho correto. Na verdade, um pouco antes, passando os restaurantes, haverá uma indicação em amarelo escrito “Acesso”, mas poucos turistas o usam, porque há umas casas e acaba que todo mundo acha que o acesso é para os moradores.
Fui pela segunda entrada, a das barreiras. Então quando vimos as barreiras, voltamos. Perguntamos e nos disseram que era por ali mesmo. Então subimos de novo.
Como são os ônibus de viagem no Peru – quanto custa, quais empresas são confiáveis e muito mais
Ao chegar lá em cima, siga para o lado esquerdo.
São 11 km de caminhada plana. Levei 3h, porque estava bem cansada por conta da sede. A água havia esquentado e não dava para tomar. Isso também menciono no link que compartilhei acima.
Em suma, com exceção do calor e dos mosquitos, a trilha foi bem tranquila. O Rio Urubamba acompanha o caminho e de vez em quando apresenta belas paisagens.
Depois de cerca de 2 horas e meia, cheguei em uma espécie de lixão. Ali o trilho segue para um túnel e temos que seguir para uma trilha alterativa. É só seguir para o lado direito. Poucos minutos depois essa rua acaba e é hora de subir para a cidade, à esquerda.
Pronto, chegamos em Machu Picchu pela hidrelétrica!
Como chegar em Machu Picchu desde Aguas Calientes
Visitei as ruínas no dia seguinte, depois de “falecer” às 20h30. Descansada, pude subir a montanha onde está a cidade perdida.
Há duas formas de subir: escadas ou vans.
Machu Picchu com as vans ecológicas
A van custa USD 12 cada trecho. Se for subir e descer, deve então investir USD24. Se preferir, pode subir de van e descer pelas escadas ou usar apenas as escadas de forma gratuita.
Perto do trilho do trem está a parada para a van. A fila vai ficando longa com o passar das horas, por isso procure chegar às 4h.
Machu Picchu pelas escadas
Para ir pelas escadas, acordei bem cedo, às 3h30, e saí perto de 4h. Muita gente já estava de pé. Uns no ponto da van e outros indo em direção às montanhas. Cheguei então em um portão, que estava ainda fechado.
Era melhor ter dormido mais, porque o portão abre só às 5h. O bom é que aproveitei para comer na meia hora que faltava.
Funcionários pedem para ver o ingresso a Machu Picchu e a identidade depois que o portão abre.
Siga o fluxo e coragem! São 1.700 metros de escadaria. Haja água, haja joelho e haja folego. Os mais preparados sobem em 40 minutos, mas a média é levar 1h30 para chegar à entrada de Machu Picchu. Eu levei 2 horas de puro esforço e suor. O maior esforço físico que já fiz na vida.
Chegando em Machu Picchu
Quando cheguei o tempo estava bem fechado. Fazia frio e garoava. Fiquei bem chateada, porque depois daquele esforço todo, achei que não poderia ver a cidade toda, mas o tempo abriu perto das 10h .
Para descer é outro esforço no joelho, mas é mais tranquilo. Desci em 40 minutos.
Dicas para chegar a Machu Picchu pela Hidrelétrica
• Tenha muito repelente e passe em todos os pedaços do corpo. Eu me protegi, mas a palma da mão não tava lá essas coisas e levei 4 picadas nela.
• Tenha pelo menos 2l de água por pessoa e leve congelada. Eu suei muito e fiquei desidratada. Senti muita sede e fiquei mais cansada. Eu tinha água, mas ela esquentou. Se tivesse congelado antes ela teria virado líquido de novo numa boa, porque são 6h30 na van.
• Para as escadas tenha mais 2l. Repor a água do corpo é muito importante. E essa água vai servir para descer, porque a água lá em cima é um absurdo de caro.
• Use bastante protetor solar, porque depois das 10h a cidade pega fogo de tanto calor. Na altitude os raios UV são mais fortes. Leia mais sobre altitude.
• Tente juntar algumas pessoas para fechar a van e assim conseguir um desconto para grupos.
• Fique duas noites hospedado no povoado de Machu Picchu, porque no dia seguinte você vai precisar estar às 14h na hidrelétrica. É muito corrido. Nem todas as agências cobram mais. Se cobrar, procure outra.
• Se você é de enjoar fácil, tome um remédio antes de subir na van. Tanto na ida, quanto na volta.
• Se você tem vertigem por causa de altura, se sente do lado direito da van pra não ver o precpício.
• Não leve muito peso com você. Você vai andar muito e não vai precisar de quase nada. Deixe sua mochila em Cusco e tenha apenas uma de ataque.
• Leve muitos snacks. Frutas, barras de cereal, bolachas e chocolates, por exemplo. Fiz lanches de presunto e queijo. Comi na trilha e nas ruínas também.
63 Comentários
Quero saber quais os horários da van, de Cusco até Santa Maria e o valor. E posso deixar a mala na van ? Você disse que demora 6h de viagem, então a ideia é sair a noite para chegar na madrugada lá e fazer a caminhada ??
Oi, Cassio. Na verdade nem os ônibus, nem as vans fazem esse trecho de madrugada. É perigoso e cansativo para os motoristas. Eles fazem esse horário porque levam um pessoal de Cusco para Hidro e voltam com quem já foi a Machu Picchu para Cusco. Para o motorista são 12h de viagem.
Os horários de Cusco para Santa Maria eu não cheguei a ver, porque sai mais barato e fácil ir de van, mas o preço que o ‘Informação Turística’ me passou é esse do post.
Aline, excelente postagem …. tenho feito varias vezes este trajeto por levar alguns grupos de Santa Catarina e RG Sul e realmente este itinerário e único.
Aprovecho para felicitarte por tu Blog, ya lei varios post y siempre acrescentan, dan muestra de tu conocimiento.en cada local visitado. Felicitaciones !!
Muchas gracias. Yo siempre trato de pasar todo con claridad y detalles 🙂
Nossa essa cidade merece todo esse esforço , é muito lindo e maravilhoso.
Espero um dia também poder desfrutar de um momento. Como esse de vcs é tudo de bom muito marcante em nossas vidas!!!
Olá. Muito legal essa tua dica. Estou indo em janeiro. Você lembra qual era o nome da agência que você fez a viagem? Onde fica? Obrigado….
Thiago, não lembro o nome, porque comprei com a mais barata. Mas ela fica na galeria que tem em frente a Plaza de Armas de Cusco. Perguntei ali e nas ruas próximas e fechei com a mais barata e que topou (pelo mesmo preço) me pegar dois dias depois.
Olá! A agência é a Inkaschacana, Portal Comercio 181 – Plaza de Armas
Olá,
Estou com dúvida em uma coisa. Esse trajeto é para economizar com o transporte, certo? Precisarei comprar o ingresso para entrar no parque (Machu Picchu) mesmo fazendo essa caminhada?
Grato,
Olá, Marcos. A entrada é parte mesmo. São 120 pesos a entrada inteira. Este caminho é o mais barato em relação ao transporte ?
Boa noite,
qual agência vocês acharam o preço da van por 70 soles? Essa fila a qual tu se referia e colocou a foto é para a subida a pé? Porque entendo que também é possível pagar um ônibus para subir no Machu Picchu.
Obrigada
Não me lembro o nome da agência, porque fui negociando com várias, mas ela fica na galeria galeria de frente pra igreja da Plaza de Armas. A fila é pra escadaria, sim. A van que sobe e desce custa muito caro, por isso escolhemos subir subir descer a pé. Tem um outro post aqui no blog onde falo sobre todos os preços. Bjs
Olá! A agência é a Inkaschacana, Portal Comercio 181 – Plaza de Armas
Muito bom o post. Eu e minha namorada estamos querendo ir agora em Agosto ou Setembro, e estou pesquisando sobre essa forma de ir a MP pela caminho da Hidrelétrica. Uma duvida, você se recorda qual o nome da hospedagem que vocês ficaram em Aguas Calientes? E quanto era a diária?
Muito bom seu blog e comecei a lhe seguir. Estamos fazendo um blog também, se quiser segue nós aí, abraços!
https://demochilaecuiablog.wordpress.com/
Vou seguir, sim! Então, não lembro o nome agora, mas tenho em casa. Pagamos R$50,80 pelo quarto de casal com banheiro particular.
Certo Aline, aguardo o nome então, pois está bem em conta. Vamos dia 17/08 pra lá o/
Obrigado!!
Ola! Adorei o post … lembra o nome do hostel para indicar?
Olá! Não me lembro, porque fiquei no lugar mais barato. Assim que você entra na cidade, as pessoas começam a te abordar oferecendo hospedagem. Você pode negociar e sempre vai encontrar onde passar a noite.
Olá Aline!
Fiz esse mesmo percurso em Janeiro desse ano. Ao ler o seu relato foi como reviver cada momento. Acabamos fazendo todo esse percurso de carro até Santa Teresa, depois de Van até a hidroelétrica e depois a pé também.. É muito cansativo realmente. Superei todos os meus limites como ser humano até então. Uma coisa que ficamos em dúvida é a distância que percorremos da hidroelétrica até o topo (Machu picchu) caminhando.. Vc tem noção de quantos km?
Parabéns pelo blog!!!
Brigada <3 Olha, sinceramente, não faço a menor ideia de quanto KM percorremos nesse trecho. Sei que a escadaria até a cidade antiga de MP são quase 2 mil metros
Ei André. Esou querendo ir de carro cusco ate santa teresa tambem! Foi tranquilo? Precisou de gps? Onde vc deixou o carro em santa teressa? E como conseguiu e quanto pagou pela vam ate a hidreletrica? Vai me ajudar muito! Obrigada
Aline, tudo em paz???
Achei excelente o seu relato, em outubro vou fazer um mochilão com a minha digníssima e o seu blog está nos ajudando bastante. Tenho uma dúvida com relação ao tempo necessário para conhecer a cidade de MP. Vamos chegar em Águas Calientes no dia 18/10 e no outro dia subiremos para MP, faremos tudo da forma mais econômica, mas estou com duvidas se conseguiremos conhecer a cidade Inca e ir embora no mesmo dia. Infelizmente não tem mais ingressos disponíveis para nenhuma das montanhas, com isso, ficaremos somente na cidade. É possível conhecer tudo e voltar a tempo para a hidroelétrica para pegar a vam para Cusco??? Você sabe qual o último horário para retorno???
ValeuuU!!!
Oi! Olha, sempre indico passar duas noites. Especialmente se vc for subir pela escada, não indico voltar no mesmo dia.
As vans saem da hidroelétrica às 15h, pra isso você terá que sair de Águas Calientes às 13h, no máximo. Pra poder descer MP, passar na hospedagem e almoçar, terá que acabar com o passeio ao 12h no máximo e se for descer as escadas, levará pelo menos 30 minutos.
Fica muito corrido. O que eu fiz foi passar duas noites, voltando pra Cusco no dia seguinte da minha subida a MP, porque é beeeem cansativo, especialmente do jeito mais barato.
Aline, boa tarde
Se for dormir apenas 1 noite em aguas calientes, teria umas 4h para conhecer machu picchu. Esse tempo é suficiente ou é muito pouco ?
Olá, Marco. Acho pouco e cansativo, mas suficiente se não tiver outra opção. Só com o guia você vai passar umas 2 horas mais ou menos.
Quanto mais tempo você puder passar na cidade, melhor. Ela é grande e tem muita coisa pra ser vista e revista.
Olá! Perfeito o seu relato! Muito Obrigado!
Estamos indo em 4 pessoas agora em janeiro/17, duas pretendem ir de trem e duas pretendem fazer este caminho via hidrelétrica. Para não nos separarmos em Cusco, pensamos em ir com a van até Ollanta, e lá separar o grupo. É possível né? Aí duas pessoas descem em Ollanta e pegam o trem e as outras duas seguem com a van. Preciso ajustar essa logística. Abraço.
Olá! Perfeito o seu relato! Muito Obrigado!
Estamos indo em 4 pessoas agora em janeiro/17, duas pretendem ir de trem e duas pretendem fazer este caminho via hidrelétrica. Para não nos separarmos em Cusco, pensamos em ir com a van até Ollanta, e lá separar o grupo. É possível né? Aí duas pessoas descem em Ollanta e pegam o trem e as outras duas seguem com a van. Preciso ajustar essa logística, lembra que horas mais ou menos a van passa em Ollanta? Abraço.
Olá, Adriano. Obrigada! Pelo que me lembro, de Cusco levou umas duas horas até Ollanta. A hora em que a van chega lá depende do horário de saída de Cusco. As vans costumam sair entre 7h e 8h.
Vai ser super sussa se separar assim. Aí é só marcar um ponto em Águas Calientes.
Beleza! Vamos fazer isso então! Valeu!!!
Olá!
Gostaria de saber se é perigoso ir sozinha e fazer essa trilha da hidrelétrica.
Abraço.
Olá, Rebeca! Super tranquila de ir só. Tem muita gente, porque todos fazem nos mesmos horários
Aline tudo bem? adorei o roteiro de voçes vou fazer um mochilao na america do sul sozinha e gostaria que vc me mandasse seu roteiro com os gastos feitos nos paises que vc conheceu ser for possivel segui meu [email protected]
Oi, Michelle. Olha, neste post tem todos os gastos dia a dia numa planilha e o roteiro https://umasulamericana.com/2016/01/29/quanto-custou-meu-mochilao-de-5-meses-pela-america-do-sul/
òtimo relato. vamos em Maio e anotamos todas as dicas, queria saber se posso voltar de trem a cusco, mesmo indo de van?
Olá! Dá sim, Andrielli. Você pode ir a estação de Águas Calientes assim que chegar no vilarejo e se informar sobre horários e valores. Minha dica é: não vá embora no mesmo dia em que subir na montanha, porque vai ficar muito corrido. Chegue em um dia, visite a cidade no segundo dia e vá embora no terceiro.