Aplicativos de serviço de táxi exclusivos para mulheres e dicas de segurança

Que as mulheres passam por situações constrangedoras e perigosas todos os dias todo mundo tá cansado de saber.

No transporte não é diferente. Desde olhares intimidadores a casos de estupros, a mulher é vítima em ônibus público, metrô, ônibus de viagem, táxi e em serviços de transporte urbano, como o Uber.

Sabe aquele alívio quando vemos que a motorista é mulher? Ele agora é uma opção fixa em algumas cidades brasileiras. Veja mais sobre isso neste post, além das dicas de segurança quando pegar motoristas homens.

Segundo o Olhar Digital, em menos de 3 anos, o Uber recebeu mais de 6 mil reclamações de agressão sexual. E como sabemos, muitas mulheres acabam não denunciando, o que faz pensarmos sobre o verdadeiro número de casos de assédios e estupros.

E as vítimas não são apenas as passageiras, não! As mulheres motoristas de táxis e serviços particulares acabam ficando vulnerável às agressões por parte dos passageiros.

Foi pensando nessas mulheres que alguns aplicativos foram desenvolvidos. Fiz um compilado dos apps exclusivos para nós em algumas cidades do Brasil.

Aplicativos de táxi exclusivos para mulheres

Lady Driver

Serviços de táxi exclusivos para mulheres

Foto de divulgação Lady Driver

Criada por e para mulheres, o app Lady Driver tem como objetivo a segurança, o emponderamento e o sucesso profissional de mulher, que pode baixar o aplicativo para ser motorista ou para ser passageira. 

Onde: São Paulo e Rio de Janeiro.

Disponível para Android e iOS

Site

Venuxx

O aplicativo também é exclusivo para motoristas e passageiras mulheres, garantindo a segurança para quem dirige e pra quem viaja. O app Venuxx possui um botão SOS para que a mulher possa pedir ajuda caso se sinta ameaçada de alguma forma.

Onde: São Paulo e Porto Alegre

Disponível para Android e iOS

Site

Femitaxi 

Serviços de Táxi exclusivos para mulheres

FemiTaxi (Foto: Divulgação)

O Femitaxi também é um app para mulheres motoristas e passageiras. Tem um serviço super legal que atende crianças desacompanhadas ❤ A empresa já está planejando atender em Buenos Aires e Santiago. Posso ouvir um amém?

Onde: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Campinas.

Disponível para Android e iOS

Site

Femini Driver

Uma empresa gaúcha criada para atender passageiras mulheres e, para que elas se sintam seguras, apenas cadastra motoristas mulheres também.

Onde: Porto Alegre

Disponível para Android e iOS

Site

Táxi Rosa

Os carros são de táxi comuns, mas possuem um adesivo rosa na parte traseira, identificando que a motorista é mulher.

Onde: Rio de Janeiro

Disponível para Android e iOS

Facebook

Divas For

Apenas motoristas mulheres podem se cadastrar para atenderem as corridas e apenas mulheres podem solicitar as corridas, mas homens podem entrar no carro de estiverem acompanhados da solicitante.

Onde: Fortaleza

Disponível para Android

Facebook

99 

Serviços de táxi exclusivos para mulheres

O aplicativo 99 já é bastante conhecido, mas acabou investindo para segmentar o serviço para mulheres, que podem ser utilizados também por crianças e adolescentes. Na hora de solicitar o serviço de táxi, basta selecionar “motorista mulher”. Este serviço está disponível apenas para mulheres ou crianças desacompanhadas, garantindo a segurança da motorista, caso algum macho escroto homem mal intencionado peça uma motorista para assedia-la.

Onde: São Paulo e Rio de Janeiro

Disponível para Android e iOS

Site

Seguro viagem barato

Nüshu

O app Nüshu permite apenas que motoristas mulheres se cadastrem para atender corridas de usuárias do sexo feminino, também com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade para ambas. Meninos de até 12 anos poderão ser transportados pelo serviço.

Disponível para Android e iOS

Site

Conhece algum outro aplicativo de transporte apenas para mulheres? Comente!

Dicas de segurança ao andar de táxi ou serviços privados de transporte

Infelizmente, por sermos mulheres, os cuidados com a nossa segurança nunca para, nem mesmo quando estamos viajando. Com certeza você já se vira de alguma forma, por causa dessa necessidade de cuidado, então deixe sua dica nos comentários e anote as que você ainda não faz.

E se você faz serviço de motorista, tem dicas de segurança pra você também.

Serviços de táxi exclusivos para mulheres e dicas de segurança. Nas viagens ou no dia a dia, veja como se proteger de assédios em táxis e transportes privados, como Uber

Salve esse post do Pinterest e leia quando quiser. Siga minhas pastas de viagem e se inspire

  • Ao contratar o serviço de táxi via app, tire um print da tela com os dados do motorista e do carro e envia para uma amiga ou familiar. Diga mais ao menos a previsão de tempo de chegada e ao chegar, avise que deu tudo certo.
  • Acompanhe o caminho que o carro está fazendo.
  • Durante a viagem, vá falando ao telefone, mesmo que seja com ninguém. Isso evita que o motorista puxe papos inapropriados com você.
  • Ao telefone, tente falar coisas que distanciem os pensamentos dele de qualquer vertente sexual. Dica da mamãe: falar de peido, dor de barriga, doença, dívidas, faxina…
  • Dê um jeito de dizer que seu namorado/marido/noivo está te esperando no destino, mesmo que você nem goste de homem. É que se tem alguém que homem respeita, é outro homem. Mulheres solteiras acabam tendo mais chances de serem assediadas (não que as comprometidas não tenham).
  • Caso se sinta ameaçada de qualquer maneira, deixe o telefone de emergência discado do celular, pronto para fazer a chamada.
  • Quando estiver viajando, peça para que o staff do hostel ou hotel peça um serviço de táxi para você e diga que tem preferência por motorista mulher.
  • Se qualquer coisa acontecer, mesmo que seja um comentário “inofensivo” sobre sua beleza, denuncie no aplicativo ou na empresa de táxi.

Para motoristas

  • Sempre deixe a central ciente do percurso que você está fazendo. Caso faça trabalhos informais para aplicativos, envie os dados dos passageiros e da viagem para alguém, como uma amiga ou um familiar.
  • Uma dica dada pelo especialista em segurança Patrick de Oliveira é criar um grupo no whatsapp com outras motoristas, assim você pode pedir ajuda, mandar os dados que citei acima e ajudar caso alguma mana esteja precisando. Mas o grupo precisa ter esse foco, se não vocês vão receber várias notificações por bobeira.
  • Caso o passageiro puxe assunto, tente sempre direcionar a conversa para algo que o fará perder o interesse, como citei nas dicas aqui em cima. E também tente, de alguma forma, dizer que é a última corrida, porque seu marido/noivo/namorado está te esperando depois disso.
  • Fique sempre de olho no retrovisor e, se tiver fortes suspeitas, pare o carro em local movimentado e invente problemas de mecânica.
  • Dê um jeito de deixar avisado que o carro é monitorado, seja através de um adesivo ou num papo furado.
  • Se você faz serviços exclusivos para mulheres justamente porque presa pela sua segurança e tranquilidade, sempre que receber um chamado, invente uma desculpa para ligar para a cliente. Diga que não a está vendo, ou que já está chegando. Se for um homem mal intencionado, você saberá.

    Viaje com descontos e vantagens

    Compre e reserve pelos links do blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s