Viajar sozinho ou acompanhado? Delícias e vantagens
Viajar é maravilhoso de qualquer jeito! A não ser que você tenha dedo podre pra escolher seus companheiros de trip, existirá vantagens em viajar sozinho ou acompanhado.
Vivi muitas delícias e percebi muitas diferenças em viajar com alguém e em viajar solo, como: acompanhado se come melhor, mas sozinho gastamos menos pra comer!
Viajei sozinha duas vezes (até agora rs). Eu amei muito as duas experiências, que foram completamente diferentes.
Em Gramado, minha primeira vez, não fiquei sozinha quase nada! Fiz amigos incríveis, que me fizeram companhia o tempo todo. Já no Peru, curti muitos momentos solitários, de introspecção e de companheiros relâmpagos, que me fizeram companhia durante um passeio e depois seguiram seus caminhos, enquanto eu seguia sozinha o meu.
Sempre viajo acompanhada do meu marido, mas também já viajei com amigos. Essas companhias também me fazem muito feliz! Rio muito mais acompanhada.
Por isso, escrevi sobre as diferenças e as vantagens em viajar sozinho ou acompanhado.
Vantagens de viajar sozinho
1 – Você fica mais introspectivo. O tempo sozinho te dá a oportunidade de pensar sobre si mesmo, seus sonhos e suas experiências.
2 – Você se conhece melhor. Afinal de contas, você tá sozinho e as decisões e escolhas são suas, sem a influência de ninguém. É você puro e simples!
3 – As chances de fazer novas amizades são maiores. Afinal de contas, você tá sozinho e a necessidade de socializar acaba te levando a falar com outras pessoas.
4 – Trabalha a timidez, porque você precisa falar com todas as pessoas e em todos os lugares. Hotel, restaurante, agência de passeio… Não tem ninguém que possa fazer isso por você.
5 – Você se torna mais confiante. É preciso tomar a frente e só tem você pra isso!
6 – Liberdade para tomar suas decisões baseado apenas na sua vontade! Não é preciso se preocupar com as necessidades de outras pessoas.
7 – Liberdade de mudar os planos quando quiser. Seja desistir de um lugar, seja acompanhar alguém que acabou de conhecer. Mudar o roteiro viajando sozinho é bem mais fácil.
8 – Os gastos são bem menores. Quando estamos sozinhos é mais fácil abrir mão do conforto e isso reflete no valor final da viagem.
9 – Quando viajamos sozinhos, aumentamos as chances de nos aventurar em algo novo e desconhecido. Não tem ninguém para te desencorajar, porque ninguém por perto conhece seus medos e limites.
10 – Fazer fotos também é melhor sozinho, porque você tem o controle do seu próprio tempo, seja para esperar voos de aves, seja para criar timelapses.
11 – A possibilidade de fazer uma imersão cultural é bem maior. Você não perde o foco com conversas. Seus olhos e seus ouvidos estão sempre nas pessoas locais. Essa é uma das maiores vantagens em viajar sozinho.
12 – Dormir e acordar só depende de você! Você não precisa combinar horários com outras pessoas. Não prejudica, nem é prejudicado caso o sono seja mais pesado.
13 – O tempo sozinho te desperta novas ideias e você acaba voltando pra casa mais criativo ou com outras habilidades, como uma nova língua, por exemplo.
14 – Você aprende a lidar com a solidão. Não sente tanta necessidade de ter alguém por perto e consegue se satisfazer com sua própria companhia. Na verdade, vai curtir tanto a introspecção, que vai buscar momentos a sós pra ter oportunidade de fazer isso.
15 – Vai ganhar novos companheiros de viagem. Quando você quiser aproveitar as vantagens de viajar acompanhado, vai poder contar com aquela pessoa que conheceu na viagem. Os amigos que fazemos viajando tendem a ter muitas afinidades nesse âmbito. Maiores chances de dar certo!
Veja aqui dicas para tirar fotos de si mesmo viajando sozinho.
Vantagens de viajar acompanhado
1 – Tem sempre alguém com quem rachar os gastos, como táxi, aluguel de carro ou guia de viagem.
2 – Sempre pode comentar com alguém sobre algo curioso ou engraçado.
3 – Vai ter memórias compartilhadas com alguém pra sempre e, juntos, vocês podem reviver os dias da viagem.
4 – Grandes chances de estreitar a amizade, porque vocês vão passar um bom tempo tendo apenas a companhia um do outro. Numa viagem, a gente conhece o outro bem profundamente: os medos, os gostos e até o reloginho intestinal HAHAHAHAHA
5 – Vai sempre ter alguém de confiança para olhar suas coisas, sem que você precise carregar com você a bagagem pra tudo quanto é lado.
6 – Aumenta a sensação de que tá protegido, porque você sabe que aquela pessoa tá cuidando de você também.
7 – Poder rachar a pizza ou a garrafa de vinho é sem igual, né!
8 – Vai sempre ter alguém pra tirar fotos de você e do jeitinho que você quer.
9 – Ter alguém pra dividir os perrengues e as preocupações é bom. Duas cabeças pensam melhor que uma só!
10 – Você não se culpa se algo der errado. A decisão não foi só sua, então você se cobra menos.
Mas é melhor viajar sozinho ou acompanhado?
Os dois! Viajar sozinho ou acompanhado é mais que uma questão de escolha.
Viajar sozinho é maravilhoso, porque é um momento só seu, de vivência cultural mais profunda e de muito auto-conhecimento, mas viajar acompanhado é divertido. Você ri muito mais, come melhor, compartilha os bons momentos e suas memórias se confundem com de outra pessoa.
É uma delícia quando uma conversa começa com “Nossa, lembra aquela trilha que aconteceu tal coisa?”.
Mas é também uma delícia fechar os outros e conseguir voltar sozinha àquele momento super especial.
Se você vai viajar sozinho ou acompanhado, saiba que vai ser incrível, sempre!
Mas, cuidado! Você não pode convidar qualquer pessoa pra viajar com você, né? Antes só que mal acompanhado. Esse é um dos meus conselhos pra melhorar suas experiências de viagem.
Veja aqui os tipos de amigos que eu listei pra convidar pra viajar com você.
19 Comentários
Muito bom! É bem assim mesmo.
Tive uma única experiência de viajar sozinho e foi muito massa. Hoje em dia prefiro a companhia da esposa já que nós temos o mesmo espírito de querer conhecer o mundo. Boa postagem, parabéns 🙂
Ter a companhia certa é metade do sucesso da viagem, né? Brigada pela visita e pelo comentário!
no meu caso depende muito do humor e do dinheiro, morando sozinha aprendi a viajar sozinha e ser minha melhor companhia, mas adoro viajar acompanhada, pois tenho uma irmã gêmea e sempre viajamos juntas!
Ai que bacana! Imagino que morar sozinha já te ofereça um montão das vantagens de viajar sozinha. Ter uma boa companhia é tudo! Quando a gente encontra, tem que segurar firme rs
Adorei o post e as dicas! Eu sempre viajei acompanhada, na maioria das vezes com meu esposo. Tenho vontade de fazer uma viagem sozinha para ver se eu voou gostar.
Certeza que vai! Mas tem que escolher o lugar certo. Que tenha bastante atividade e oportunidade de ver gente.
Tô precisando voltar a viajar sozinha… adorei o post. Feliz ano novo pra você!
Eba! Que bom que gostou. Volte, sim! Pelo menos uma vez por ano, mesmo que seja um final de semana. Beijos e obrigada! Feliz ano novo.
Eu já viajei sozinha e foi ótimo, mas eu gosto mesmo é de viajar acompanhada. Gosto de ter com quem compartilhar as experiencias.
É uma delícia mesmo! Adoro os momentos de “lembra?”
É bem isso mesmo! Vantagens e desvantagens. Já viajei com amigos, família e marido e tive meus momentos sozinha em viagens.
Cada uma dessas viagens deixaram lindas memórias. 😀😁😊
Viajar é muito bom e cada uma tem sua maneira preferida, sozinho ou acompanhado; tanto faz desde que a gente curta os momentos não é mesmo?! Beijocas 😊
Com certeza, Analuiza! O importante é ir, porque esse mundo é lindo e a gente tem que aproveitar. Beijos!
Demais, adorei o post! De fato ambas as situações são boas, exceto se quando acompanhado a companhia seja pé no saco… De qualquer forma, o importante é viajar! 🙂
Como diz o ditado, antes só que mal acompanhado, né? Valeu pela visita e pelo comentário. Bjs
eu gosto dos dois, mas confesso q viajar com o marido eh melhor para tirar bilhoes de fotos e rachar o quarto aheuahe
As fotos são uma vantagem forte de viajar acompanhada, porque os desconhecidos fazem cada uma sofrida!
Eu curto os dois. Mas mesmo quando eu viajo com o maridón a gente sempre tem os nossos momentos de cada um ir pro seu lado e ter umas horinhas livres pra fazer o que curte (e q nem sempre o outro tá lá mto empolgado em fazer). Então acabo curtindo um pouquinho dos 2 numa só viagem. 🙂
Ai que delícia, Roberta! Depois do meu mochilão sozinha pelo Peru eu falei pro maridón que quero fazer isso que vocês fazem. Cada um acorda e faz o que quer, sem ficar se prendendo ao outro. Arrasou! E bom saber que dá certo.