15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
As melhores técnicas pra tirar foto viajando sozinha

9 melhores técnicas para tirar foto viajando sozinha – inclusive pelo celular

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

Viajar sozinho tem seus desafios e um deles é tirar fotos de si mesmo. Não dá pra ficar só na selfie com o celular, né? Então, ao longo dos anos viajando sozinha, desenvolvi as melhores técnicas pra tirar foto de mim.

E a questão é que tirar foto viajando sozinha acabou se tornando meu hobby, porque consigo me soltar mais, valorizar meu corpo e transmitir melhor as emoções que quero nas fotos da viagem. Posso ser alegre, sexy, reflexiva, o que eu quiser, sem julgamentos!

A maioria das minhas fotos no instagram @umasulamericana são selfies, ou seja, fui eu mesma quem fiz depois de aprimorar a arte de tirar foto viajando sozinha.

Neste artigo quero compartilhar com você quais são essas técnicas e explicar passo a passo o que você precisa saber pra fazer auto fotografia de qualidade.

As 8 melhores técnicas para tirar fotos viajando sozinha

Minha primeira compra depois que comecei a trabalhar fixo foi uma câmera fotográfica. Era 2007 e o modelo que comprei, sem entender nada de fotografia, era um hibrido de digital com analógico.

Na faculdade tive 6 meses de fotografia, uns 3 anos depois, e comprei uma câmera nova. Dessa vez digital de verdade. De lá pra cá vim aprimorando esse hobby, inclusive aprendendo a fazer bons auto retratos.

Juntando o útil ao agradável, passei a melhorar a arte de tirar foto viajando sozinha a partir de 2017, quando comecei a cair na estrada desacompanhada.

Mas a verdade é que minha necessidade de tirar fotos de mim mesma começou antes, porque ninguém conseguia tirar boas fotos minhas e eu não conseguia me soltar com facilidade.

Então, acabei aprendendo a tirar minhas fotos viajando sozinha e quero compartilhar essas técnicas com você.

#1 Câmera com o wifi controlada pelo celular

Como tirar foto viajando sozinha usando câmera com wifi
Foto viajando sozinha usando wifi da câmera em m Tres Cruces

A minha preferida é me fotografar à distância usando meu celular como controle da câmera. Hoje existem no mercado vários modelos de câmera que possuem wifi ou bluetooth, daí você consegue conectar a câmera ao teu celular.

Funciona assim: nas configurações da câmera, você seleciona o wifi e ativa. Já no celular, você se conecta ao wifi da câmera. Você já precisa ter instalado no teu celular o aplicativo da marca e através dele você tem acesso às funções da câmera, inclusive de vídeo, dependendo do modelo.

Cada câmera tem um limite de distância. Você posiciona a câmera depois de conectar o celular à ela, se afasta e controla a câmera através do aplicativo.
Depois ainda é possível ver as fotos pelo celular e baixar no aparelho as fotos que mais gostou.

#2 Temporizador em câmeras e celulares

Técnicas para tirar fotos de si mesmo viajando sozinho
Viajando sozinha por Salinas Grandes

Além de controlar a câmera à distância, eu uso o temporizador. Disparo a foto e tenho de 2 a 10 segundos pra me posicionar como quero. Essa é minha segunda técnica pra tirar foto viajando sozinha!

Você pode usar o temporizador mesmo sem ter câmera com o wifi. No teu celular com certeza tem essa função.

Daí você posiciona o celular, dispara e se posiciona. Nesse caso, recomendo mais que 5 segundos, porque assim você garante que vai focar em você e não no que estava antes de você se posicionar.

Entre nas configurações do teu celular e ative a função. Ela pode tá como temporizador, timer ou cronômetro. Ao ativar, você terá as opções disponíveis no aparelho. No meu caso, 2, 5 e 10 segundos.

As câmeras fotográficas também tem essa opção!

Minha dica é que você encontre no enquadramento um ponto de referência onde acha que vai ficar legal você ficar. Dispare e se posicione na mesma direção dessa referência. Assim tem mais chances de a foto ficar como você quer.

#3 Controle a distância através de voz e gestos

Técnicas para fazer as melhores auto fotografias
Foto viajando sozinha pelo Ceará

Outra técnica que uso pra tirar fotos sozinha é o reconhecimento de voz e gestos do celular, tanto na função selfie, quanto na câmera traseira.

Meu celular é bem simples, mesmo assim tem essas funções. Fuça aí nas configurações do teu e veja se encontra algo como “capturar sorrisos” e “controle de áudio”.

É só ativar essas funções e as fotos vão ser disparadas a uma certa distância.

Quando uso a câmera frontal, ou seja, a de selfie, ganho outra opção, que é a “Controle de gestos”. Posiciono o celular, me afasto e mostro a palma da mão pra câmera. Assim, ela dispara depois de 2 segundos.

Usei muito essa função pra tirar fotos viajando sozinha!

#4 Captura de tela de vídeos geram boas fotos viajando sozinha

Como tirar foto viajando sozinha
Viajando sozinha pela Bolívia

Outra possibilidade de auto fotografia é fazer vídeos pra depois capturar a tela. É super fácil e dá pra fazer umas fotos bem naturais!

Você dispara a gravação de vídeo do teu celular ou câmera e faz poses na direção da lente. Depois veja qual momento ficou legal e tire um print da tela.

Nesse caso, prefiro fazer com a câmera ao invés do celular, porque a qualidade fica muito melhor. Mas, fazendo pelo celular, você pode usar o aplicativo Remini pra melhorar a resolução da foto.

Minha dica é não ficar só se mexendo, porque alguma parte do teu corpo vai ficar mexida, seja a mão, o rosto, os olhos. Faça a pose e segure por 3 segundos e se mova sempre devagar pra que os movimentos sejam completamente captados pela câmera.

#5 Pau de selfie, um clássico na hora de tirar foto viajando sozinha

Como usar o pau de selfie
Viagem sozinha pra Gramado e Canela

Minha quinta técnica é bem conhecida: o pau de selfie! Essa não é a minha preferida, porque não dá muito espaço pra criatividade na hora de fazer auto fotografias, mas ela é muito útil quando eu quero fazer capturas amplas de cima pra baixo.

Existem muitos bastões de selfie que possuem controle remoto via bluetooth, mas o meu não tem. Então o que faço é ativar aquelas funções do celular de sorrir, apontar a palma da mão ou de dizer xis ou também com o disparador cronometrado.

#6 Câmeras com lente articulada

Como tirar fotos viajando sozinho
Foto viajando sozinha pelo Peru

No caso, posso fazer isso com a minha câmera também, porque ela tem lente articulada. Essa é minha sexta técnica pra tirar foto viajando sozinha.

Tela articulada quer dizer que posso girar a tela LCD pra outros ângulos pra ver o que tá sendo contemplado pela lente da câmera, então posso usar o cronômetro nesse caso também!

Posiciono a câmera ou coloco no bastão de selfie e posso ver pela tela articulada como vai ficar a foto.

#7 Disparo contínuo é perfeito pra tirar foto viajando sozinha

Técnicas pra fazer as melhores selfies
Viajando sozinha por Bariloche

E, além do disparo cronometrado, costumo usar também o disparo contínuo.
Essa função só tenho na minha câmera, mas sei que existem alguns celulares que podem ser configurados pra sacar várias fotos sequenciais.

Não costumo usar muito essa técnica pra fazer selfies, mas acho legal pra fazer auto fotografias bem espontâneas. Você dispara e a câmera faz fotos em sequência, então é possível ter várias fotos do mesmo momento.

Cada câmera ou celular vai funcionar de uma maneira diferente. Tive uma câmera Samsung Mirroless que fazia o disparo contínuo sem intervalos. Já minha hoje, uma Canon SL3, tem o disparo espaçado, com intervalo de 1 segundo.

Posso programar pra ela tirar até 10 fotos, então ela vai levar 10 segundos pra tirar essas fotos. Assim me dá mais tempo pra mudar de pose.

#8 Pedir a pessoas que sabem tirar foto

Técnicas de selfie
Pedi a alguém para tirar essa foto em Baños

Outra maneira de tirar foto viajando sozinha é pedir pras outras pessoas, certo? Mas não dá pra pedir pra qualquer pessoa. Tem que ser estratégico e pedir pra quem demonstra ter conhecimento e técnica.

Espero chegar aquele cara com uma câmera profissional ou aquela menina que direciona a amiga em relação a luz. Sempre tem essa galera nos rolês. É só ter paciência!

Pessoalmente, só peço em caso de impossibilidade de me virar pra tirar foto sozinha, porque na selfie consigo ser mais criativa nas poses.

#9 Lente grande angular / Câmeras de ação

Foto de lente grande angular - câmera de ação - GoPro
CAMERA

Por fim, Minha última técnica pra fazer as melhores selfies é a câmera com lente grande angular. Essas lentes são comuns em câmeras de ação, tipo GoPro ou SJCAM.

Elas costumam ter lente de 180°, ou seja, o ambiente é mais contemplado pela câmera. Quanto maior o ângulo da lente, mais paisagem ela vai capturar.

Elas são uma boa opção para tirar fotos viajando sozinho, porque você não precisa se afastar tanto e pode usar o pau de selfie pra se fotografar por inteiro.

10 dicas para fazer auto fotografias

1 – Abuse dos ângulos diferentões, especialmente se estiver fazendo fotos sem a ajuda de ninguém – não vai se sentir com vergonha de fazer caras e bocas;

2 – Não tenha vergonha de fazer selfies, porque todo mundo faz isso;

3 – Tome cuidado pra não causar acidentes com o pau de selfie (acredite, pessoas caem e se machucam feio);

4 – Bata sempre duas fotos, mesmo com disparos remotos, para garantir que uma fique boa;

5 – Tenha um cartão de memória com capacidade auta, acima de 32 GB, já que você vai usar vários cliques;

6 – Veja 10 dicas para fotografar pessoas na viagem e use para si mesmo;

7 – Use outras partes do seu corpo para sair nas fotos;

8 – Tirar fotos de cima para baixo é uma das melhores formas de fazer selfie sem ficar com um rostão;

9 – Seu rosto não precisa estar completo na foto. Deixe a paisagem mostrar sua experiência;

10 – Ao fazer selfie sem o bastão, segure a câmera ou o celular com as duas mãos ou temporize para não ficar tremida. Com uma das mãos você dispara e com a outra você segura firme.

É preciso ter um tripé pra tirar foto viajando sozinha?

Tecnicas para tirar foto viajando sozinha - tripé

Me perguntaram muito sobre o uso do tripé, por isso vou compartilhar a técnica que uso pra posicionar a câmera ou o celular na hora de fazer selfie.

Eu tenho tripé, mas é uma parada grande e volumosa, então não costumo levar nas viagens, então viajo sem tripé.

Claro que existem modelos de tripé que são pequenos e maleáveis que você pode prender em árvores, corrimãos ou apoiar em bases retas, mas no meu caso uso a criatividade pra posicionar a câmera!

Geralmente apoio a câmera na minha mochila ou bolsa, uso pedras, postes, árvores, bancos… O que tiver por perto! Claro, acabo ficando limitada, mas prefiro assim do que carregar o tripé e ainda investir tempo montando e desmontando ele.

É seguro se afastar da câmera para tirar fotos sozinha?

Tecnicas para tirar foto viajando sozinha, selfie, auto retrato

Outra coisa que me questionam é a segurança: você não tem medo de deixar a câmera e se afastar?
A resposta é não, justamente porque não faço isso em qualquer lugar. Não vou parar no meio da praça de uma cidade grande, mas faço tranquilamente no alto de uma montanha na Patagônia ou na beira de uma lagoa nos Lençóis Maranhenses.

Bom, viajante, espero que você tenha curtido minhas dicas pra fazer as melhores selfies nas viagens!

Se você tiver qualquer dúvida, não só sobre tirar foto viajando sozinho, mas sobre qualquer outra coisa relacionado a viagens, fotografia e tudo mais, comenta aí e tento te responder.

Aqui no blog tem vários artigos com dicas de fotografia de viagem, então acessa aí pra aprender novas técnicas pra melhorar fotos viajando.

POST ANTERIOR
Quanto custa viajar pela América do Sul e como economizar no mochilão
PRÓXIMO POST
Viagem pelo Peru | Guia completo com dicas e informações

0 Deixe teu comentário

    Deixe uma resposta