15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Puerta del Diablo - Tupiza - Bolívia

Uma aventura entre cânions em Tupiza na Bolívia

Desconto Fui Gostei - Passeios em Santiago, Atacama, Uyuni e Cusco
Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Tupiza é uma surpresa ainda pouco conhecida na Bolívia, próximo à fronteira com a Argentina e apresenta como principal atração montanhas com diversas formações de 40 milhões de anos, permitindo assim explorar as eras geológicas em uma linda viagem.

O Ecoparque Encantado de Tupiza pode ser apreciado percorrendo trilhas montanhosas de diferentes níveis de dificuldade. Além disso, você pode buscar adrenalina fazendo canyoning ou equitação, conhecendo esse paraíso de cores e formas caprichosas.

Visitei a cidade em 2019, na minha segunda volta pela América do Sul e neste artigo do UMASULAMERICANA, vou te mostrar Tupiza e te levar pra conhecer a natureza selvagem local com a marca da cultura milenar que só a Bolívia tem!

Tupiza, a Joia da Bolívia

O que fazer em Tupiza, na Bolívia
Tupiza, próximo a Villazon, fronteira com a Bolívia

A cidade de Tupiza é mais do que um destino turístico boliviano – é uma sinfonia de cores e formas que inspiram a imaginação. Sua paisagem diversificada é uma obra de arte viva, onde cada ângulo oferece então uma nova perspectiva deslumbrante.

Chamada por seu povo de ‘Jóia da Bolívia‘, é um destino localizado a sudoeste da Bolívia, capital da província de Sud Chichas, no departamento de Potosí. É uma cidade situada nas proximidades da fronteira com a província de Jujuy na Argentina. Inclusive, foi esse meu percurso pra chegar em Tupiza, eu estava dando minha segunda volta de mochilão na América do Sul, e cruzei de La Quiaca pra Villazón e assim cheguei a Tupiza!

A principal atração de Tupiza são suas enormes colinas avermelhadas, que também atuam como protetoras das tempestades de vento, por isso que a cidade andina desfruta de um clima agradável.

A Magia das Montanhas Vermelhas

Turismo na Bolívia - Lugares pra conhecer em uma viagem
Montanhas coloridas na Bolívia na fronteira com a Argentina

Esteja preparada pra se encantar pelas montanhas de Tupiza. Um tom de vermelho deslumbrante que parece pintado pelos deuses andinos mostram colinas majestosas.

Uma Jornada pela História Geológica

Canion del Inca Tupiza

Durante a tilha pelo Ecoparque Encantado, onde fica a Puerta del Diablo, você será transportada pra eras passadas enquanto explora caminhos entrelaçados com formações rochosas que datam de milhões de anos atrás. Cada passo revela a rica história geológica dessa terra única, onde as montanhas têm suas próprias histórias para contar.

Cultura Milenar e Hospitalidade Chicheña

Além das maravilhas naturais, você terá a oportunidade de mergulhar na cultura milenar da região. As chicheñas, como são chamadas as pessoas locais, acolhem os visitantes com sorrisos calorosos e histórias fascinantes. Não perca a chance de explorar suas tradições, artesanato e culinária autêntica.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

O que fazer em Tupiza, Bolívia

O que conhecer numa viagem pela Bolívia ecoparque encantado Tupiza

  1. Cânion del Inca: Um desfiladeiro espetacular conhecido por suas formações rochosas únicas e paisagens dramáticas.
  2. Puerta del Diablo: Uma formação rochosa incrível que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da região.
  3. Salar de Uyuni: Embora não esteja em Tupiza, é um passeio que pode ser feito na região pra conhecer o maior deserto de sal do mundo.
  4. Montanha Cristo de la Concordia: Uma caminhada até o topo dessa montanha proporciona assim vistas panorâmicas da cidade de Tupiza e dos arredores.
  5. Quebradas de Palala: Trilhas e caminhadas cênicas que levam a paisagens impressionantes e coloridas no Eco Parque Encantado.
  6. Passeios a Cavalo: Explore as paisagens deslumbrantes da região a cavalo, passando por cânions e formações rochosas únicas.
  7. Passeios de Quadriciclo: Explore a paisagem circundante em emocionantes passeios de quadriciclo.
  8. City Tour em Tupiza: Explore a cidade de Tupiza, suas praças, igrejas e arquitetura colonial.
  9. Mercado de Tupiza: Experimente a vida local e desfrute assim da culinária boliviana em barracas e restaurantes locais.
  10. Festivais Locais: Se sua visita coincidir com um festival local, aproveite a oportunidade para experimentar a cultura e a tradição boliviana.

Trilha pelo Ecoparque Encantado de Tupiza

Tupiza, a Joia da Bolívia

Caminhar sozinha no silencioso Ecoparque Encantado de Tupiza, na Bolívia, entre paredões de cores terrais, foi uma experiência tão prazerosa pra mim, que fui duas vezes ao parque. A primeira sozinha e a segunda pra acompanhar meus novos amigos, um brasileiro, um uruguaio e uma argentina (todos mochileiros a caminho do Peru, recém chegados da Argentina, então nos juntamos e viajamos por um mês os quatro juntos).

Toda a trilha é autoguiada, levando assim a alguns pontos específicos, como a Porta do Diabo (Puerta del Diablo), um bloco de pedras firmes que tem a aparência de um portal.

Durante o caminho a paisagem é muito impressionante. Os morros vermelhos, as formações rochosas e o cânion del Inca criam um cenário que parece saído de um filme.

A área natural Eco Parque Encantado está dividido em quatro blocos (A, B, C e D). Assim a gente pode escolher o grau de dificuldade durante o passeio. Eu visitei o parque até a entrada do cânion e até ali a trilha é muito tranquila.

Perto da Puerta del Diablo você pode subir a um mirante e ter uma vista integral do parque e de Tupiza, a Joia da Bolívia.

Como chegar em Tupiza, na Bolívia

Conheça o Eco parque encantado em Tupiza

Tupiza, na Bolívia, se encontra a 90 km de Villazón, a 200 km de Uyuni e a 250 km de Potosi.

Primeiramente, tudo depende do teu roteiro. Vindo da Argentina, depois de cruzar a ponte e passar pela imigração, você caminha até o ponto das vans e ali pode pegar uma até o centro de Tupiza. Também existe a possibilidade de chegar em trem. A viagem é mais longa, mas é uma experiência diferente de viagem, né?

Inclusive é possível fazer a travessia de 4 dias no Salar de Uyuni saindo de Tupiza, já que existem passeios regulares saindo de lá.

Você pode chegar em Tupiza vindo de cidades bolivianas, como Potosí, por exemplo, com saídas de ônibus ou trem diariamente.

Combine Tupiza com outros destinos da região do Altiplano Andino

Viagem pela Bolívia
canal de viagens no youtube
Categoria:Bolívia, Tupiza
POST ANTERIOR
Desvendando raízes espirituais na América Latina: um olhar decolonial sobre Deus
PRÓXIMO POST
Trekking Vale do Pati na Chapada Diamantina – Guia completo