O que fazer em Huaraz: A Capital da aventura do Peru

No Norte do Peru, a 400 km de Lima, está Huaraz, um destino imperdível pra quem busca aventura e contato com a natureza exuberante da Cordilheira Branca, onde não falta o que fazer.
Localizada a 3 mil metros de altitude, no coração dos Andes peruanos, Huaraz não só oferece paisagens de tirar o fôlego, como também oferece uma variedade de atividades de aventura pra todos os gostos, desde caminhadas leves até escaladas desafiadoras.
A majestosa Cordilheira Branca é lar de picos nevados, lagoas glaciais e trilhas de altitude e te convida pra uma aventura inesquecível em Huaraz, a vibrante capital peruana do trekking e do montanhismo.
Então, escrevi este artigo no UMASULAMERICANA pta te mostrar o que fazer em Huaraz: principais trilhas, sitios arqueológicos e cultura local pra você viver experiências autênticas em meio a paisagens de tirar o fôlego. Mas atenção, este artigo contém imagens fortes. Fortíssimas, aliás! Fica a ansiedade por sua conta e risco.
Descubra o que fazer em Huaraz no Peru

Já que você assumiu o risco de ler este artigo cheio de lindezas peruanas, vou te mostrar o que fazer em Huaraz, que serve como base pra quem deseja conhecer o Parque Nacional Huascarán e os povoados da região.
Conhecendo a Cidade de Huaraz
Antes de mergulhar nas aventuras da região, reserve um tempo pra conhecer a própria cidade de Huaraz, assim aproveita pra aclimatar o corpo em relação à altitude.

A Plaza de Armas é o ponto central, onde você encontrará várias lojas e restaurantes. Além disso, o Museo Regional de Áncash é uma parada obrigatória pra aprender sobre a história e a cultura da região, exibindo artefatos arqueológicos, incluindo a famosa pedra de Chavín.
O Mercado Central de Huaraz é um excelente lugar pra experimentar a culinária local e também pra comprar artesanatos. Aqui, você encontrará uma variedade de frutas frescas, vegetais, queijos e outros produtos locais. Experimente pratos tradicionais como ceviche, pachamanca e anticuchos, por exemplo, que são espetinhos de carne marinados.
Trilhas e Caminhadas pra fazer em Huaraz
Antes de tudo, Huaraz é um paraíso pra entusiastas do trekking, com várias trilhas que oferecem vistas espetaculares das montanhas e vales. Então aqui deixo algumas das trilhas mais populares:
Laguna 69, das trilhas queridinhas pra fazer em Huaraz

A trilha até a Laguna 69 é uma das mais famosas do Parque Huascarán, mas é também uma das mais desafiadoras. A caminhada leva cerca de 5 a 6 horas pra ser concluída em uma altitude de 4600 acima do nível do mar. O esforço vale a pena, pois a vista da lagoa de águas turquesas cercada por picos nevados é simplesmente deslumbrante.
A Laguna 69 é um dos muitos lagos glaciais encontrados no parque, formados então pelo degelo das geleiras dos picos nevados da Cordilheira Branca. A lagoa recebeu esse nome porque, de acordo com o inventário do Parque Nacional Huascarán de lagunas alto-andinas, ela está na posição sexagésima nona entre as mais de 400 lagunas de origem glacial.
Reserve aqui teu passeio com o melhor custo benefício
Nevado Pastoruri: um glaciar nos Andes Peruanos

Mas pra quem prefere uma caminhada menos puxada, o Nevado Pastoruri é uma excelente opção. Esta trilha oferece a oportunidade de ver um glaciar a uma altitude de mais de 5 mil metros, mas a trilha yem menos de 2 km entre ida e volta. Embora o glaciar esteja derretendo devido às mudanças climáticas, a paisagem ainda é impressionante e vale a pena a visita.
Também conhecido como Glaciar Pastoruri, este pico nevado imponente está localizado na Cordilheira Branca, dentro do Parque Nacional Huascarán. A montanha, imponente e majestosa, com seus 5.240 metros de altitude, atrai visitantes de todo o mundo que desejam se aventurar na montanha e, além disso, conhecer sua geleira
Apesar de ter dificuldade moderada por conta da altitude, a trilha pra o Nevado Pastoruri recompensa com vistas panorâmicas deslumbrantes da Cordilheira Branca.
Laguna Llanganuco: paraíso escondido nos Andes Peruanos

A Laguna Llanganuco é um lago glacial de águas cristalinas localizado na Cordilheira Branca, nos Andes peruanos, no departamento de Ancash.
O lago, cercado por picos nevados, como o Nevado Huascarán e o Nevado Chopicalqui, é um dos destinos turísticos mais populares da região, atraindo visitantes do mundo todo que desejam apreciar sua beleza natural e, além disso, fazer caminhadas.
A Llanganuco é um lugar mágico que oferece uma experiência inesquecível. Então, se você busca aventura, contato com a natureza e paisagens de tirar o fôlego, a Laguna Llanganuco é o destino perfeito para você.
Das mais lindas opções do que fazer em Huaraz: Laguna Parón

A Laguna Parón é um lago glacial, o maior lago de água doce da Cordilheira Branca e está localizado dentro do Parque Nacional Huascarán, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. A lagoa é alimentada por geleiras dos picos nevados circundantes, incluindo o Nevado Huascarán, a montanha mais alta do Peru, e a Pirámide de Garcilaso, por exemplo.
Localizada a uma altitude de 4.200 metros, suas águas de cor azul-turquesa podem ser admiradas durante uma caminhada ao redor do lago, mas também de um mirante onde se chega fazendo uma trilha curta, mas bem ingreme.
Ademais, a laguna Parón é considerada sagrada pelos habitantes locais e tem grande importância cultural e espiritual.
Resgate 4% de desconto na Real Seguro Viagem – Menos de R$8/dia
Laguna Churup, perfeita pra aclimatar pra realizar trekkings longos

Enfim, a Laguna Churup é uma laguna glacial localizada a 4.450 metros de altitude. É conhecida não apenas por suas águas azuis e transparentes, mas porque está situada aos pés do imponente Nevado Churup.
A trilha até a Laguna Churup começa então na pequena aldeia de Pitec, a cerca de 20 km de Huaraz. Apesar de ser uma caminhada desafiadora, com trechos íngremes e rochosos, que leva de 4 a 6 horas ida e volta, a trilha recompensa com vistas deslumbrantes dos vales e montanhas circundantes.
O que fazer em Huaraz pra quem ama caminhar: travessias de longas distâncias
Pra aventureiras que amam vivenciar a natureza a pé, Huaraz se revela como um paraíso imperdível. Apesar de encantar trilhas desafiadoras, estes longos caminhos vão te levar a cenários de tirar o fôlego, onde a natureza se revela em toda sua grandiosidade.
Santa Cruz Trek – de 4 a 5 dias

Em primeiro lugar, o Santa Cruz Trek é uma das trilhas de vários dias mais populares da Cordilheira Branca em Huaraz, conhecida por suas paisagens variadas e deslumbrantes. Este trekking geralmente leva de 4 a 5 dias e passa por vales, lagos e montanhas impressionantes, incluindo o famoso Alpamayo, muitas vezes considerado a montanha mais bonita do mundo.
Este trekking é considerado de dificuldade moderada a difícil, com uma distância total de aproximadamente 45 km.
O Santa Cruz Trek é uma experiência desafiadora, mas gratificante, que oferece a oportunidade de apreciar a beleza andina do Peru. Se você está em boa forma física e busca uma aventura inesquecível, o Santa Cruz Trek é o trekking perfeito pra você.
Trilha Cordilheira Huayhuash – de 8 a 10 dias
A trilha da Cordilheira Huayhuash é uma das mais espetaculares e desafiadoras do mundo, oferecendo paisagens deslumbrantes dos Andes peruanos. Esta trilha de 8 a 10 dias leva você por picos nevados, lagos cristalinos, vales verdes e glaciares impressionantes.
É conhecida por suas altitudes elevadas, com diversas montanhas que ultrapassam os 4.500 metros, sendo o mais alto, com cerca de 5.000 metros, é o Passo Cuyoc. Esses altos desníveis exigem então que os caminhantes estejam bem aclimatados e preparados fisicamente pra enfrentar o desafio do ar rarefeito e das subidas íngremes durante atrilha Huayhuash.
Se quer fazer a trilha com guia, recomendo a Denomades
Escalada e Montanhismo pra fazer em Huaraz

Se você é alpinista experiente ou deseja experimentar a escalada pela primeira vez, Huaraz oferece diversas oportunidades pra desafiar seus limites.
- Subida à Montanha Mateo: A melhor opção para iniciantes, combina trilhas com caminhada no gelo, atingindo o cume a 5.180 m de altitude. Inclui visita à lagoa Cancará.
- Montanha Pisco (3 dias): Subida de dificuldade técnica média, com paisagens incríveis, atingindo 5.750 m de altitude.
- Subida Ishinca e Tocllaraju (5 dias): A combinação perfeita para subir a seis mil metros. Dois cumes de 5.530 m e 6.034 m de altitude.
- Alpamayo (6 dias): Uma subida exigente pra montanhistas experientes e em forma.
- Huascarán Sul (7 dias): Subida ao cume mais alto da Cordilheira Branca, atingindo 6.768 m de altitude. Só para os experientes.
- Subida Urus, Ishinca e Tocllaraju (7 dias): Expedição de subida a três cumes de 5.495 m, 5.530 m e 6.034 m de altitude. Só para alpinistas experientes.
O que fazer em Huaraz: Ruínas e Sítios Arqueológicos
A região de Huaraz é rica em história e cultura, com vários sítios arqueológicos que oferecem um vislumbre do passado antigo do Peru.
Chavín de Huántar

Chavín de Huántar é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Peru, datando de cerca de 900 a.C. Este complexo de templos e praças era o centro da civilização Chavín e é famoso por suas esculturas e relevos intrincados. A visita ao sítio inclui um passeio pelas galerias subterrâneas e uma visão das impressionantes cabeças esculpidas conhecidas como “Cabezas Clavas”.
Wilcahuain
Localizado a cerca de 7 km de Huaraz, Wilcahuain é outro sítio arqueológico importante, com estruturas que datam do período Wari. As construções de pedra bem preservadas e as vistas panorâmicas da área circundante fazem desta uma excursão fascinante e educativa.
Atividades Culturais e Comunitárias pra fazer em Huaraz

Para aqueles interessados em conhecer a cultura local e as comunidades, Huaraz oferece várias oportunidades pra interagir com os habitantes locais e aprender sobre suas tradições e modo de vida.
Uma forma de vivenciar a cultura local é através de intercâmbio voluntário. Em Huaraz você pode fazer alguns em diferentes projetos, como casa de campo, comunidade sustentável ou homestay.
Você pode ajudar cuidando de animais, ajudando em reparos, criando conteúdo pra redes sociais e muito mais.
Veja aqui mais de 20 oportunidades de intercâmbio pra fazer em Huaraz através da Worldpackers, uma plataforma brasileira com projetos em mas de 140 países.
Planejamento de Viagem e Dicas Práticas pra fazer uma viagem a Huaraz

Para aproveitar ao máximo sua viagem a Huaraz, aqui estão algumas dicas práticas:
Melhor Época para Visitar
A melhor época para visitar Huaraz é durante a estação seca, que vai de maio a setembro. Durante esses meses, o clima é mais estável, com menos chances de chuva, tornando-o ideal para atividades ao ar livre.
Aclimatação
Huaraz está localizada a uma altitude de 3.052 metros acima do nível do mar, e muitas das atividades envolvem altitudes ainda maiores. É importante reservar alguns dias pra aclimatação antes de embarcar em caminhadas ou escaladas mais desafiadoras para evitar o mal da altitude.
Entenda aqui o que é Mal de Altitude, como reconhecer sintomas e evitá-los
Equipamento
Traga equipamento adequado pra trekking e montanhismo, incluindo roupas de frio, botas de caminhada, e uma mochila com suprimentos essenciais. Se você não tiver seu próprio equipamento, há várias lojas em Huaraz onde você pode alugar ou comprar o que precisa.
Veja aqui como se vestir em lugares frios com a técnica das três camadas
Como você pode ver, existem muitas opções do que fazer em Huaraz, desde caminhadas leves até subidas exigentes a montanhas, ruinas arqueológicas e muito mais.
Se precisar de ajuda pra montar teu roteiro e se planejar pra esta viagem, eu ofereço consultorias de viagens. Basta preencher o forms e posso te ajudar.
25 Comentários
Obrigada pelo post, Aline. Tô indo pro Peru em maio do ano que vem e já tava pra pesquisar o que fazer em Huaraz.
Sabe me dizer porque os preços variam (tipo, entre 35 e 50 soles)? O que as agências vendem de diferente? Brigada. Beijos
Oi, Jualiana. Que bom que te ajudou <3 Olha, na verdade não muda quase nada. Algumas agências incluem cafés da manhã no meio dos passeios, de frente pras lagoas e tals, mas essas cobram absurdos.
As outras cobram entre S/35 e S/50 por pequenas diferenças. Algumas oferecem uma outra coisa além, como bastão de trekking. Outras não incluem o guia nas trilhas.
Bom dia! Com qual empresa vc fez os passeios? Vi que realmente os valores divergem muito! Adorando seus posts
Oi, Tatiane! Que bom que tá curtindo. Obrigada por ler. Então, em Huaraz fiz com a Lalo, mas achei os caras meio desorganizados (pelo menos comigo). Além de me cobrarem mais caro, mudavam a ordem dos meus passeios e só me avisavam quando eu mandava mensagem perguntando o horário de saída no dia seguinte. Teve um dia que eu tive que trocar de roupa, porque achei que ia pra Chavín (que é quente), mas tava indo pra Parón (que é mais friozinho). Mas de forma geral, em os passeios de Huaraz são os mesmo vendidos em todas as agências e custam mais ou menos o mesmo valor.
O Peru é demais, mas só estive em Cusco…. Huaraz já tá na minha lista! Valeu pelas dicas!
Eu voltei no Peru mais por causa dessa cidade! Com o tanto de coisa linda pra ver e fazer em Huaraz, com certeza vale a viagem!
Uau, que lugar maravilhoso! Não acredito que nunca havia ouvido falar sobre ele antes. Fiquei apaixonada principalmente pela foto do glaciar 🙂
Lindo, né Camila? Eu tô apaixonada por Huaraz, que além de linda é barata!
Olha só que lugar incrível! Eu não tinha pensado a respeito de conhecer Huaraz, mas agora, fiquei com água na boa. E tenho certeza que vou querer incluir quando formos ao Peru. Obrigada pela dica.
Que bom que inspirou a conhecer. Vale muito a pena conhecer Huaraz e a região de Ancash
Nossa… que lugar lindo com paisagens maravilhosas! Quero muito conhecer o Peru. Amei o post e as fotos!
Vivi, super recomendo o Peru! País mais lindo e cheio de belezura natural e histórica!
Tem horas que acho que os cenários da América do Sul são imbatíveis. Mas esse mundão é tão diverso, que acho injusto também! Mas que são lindos, ah, isso são!!! hahaha
Não sei se o continente mais lindo, mas que preenche os olhos e o coração, ah sim!
Oi Aline, Td bem?? . Seu post me encantou!. Estarei no Peru em Outubro com uma galera.. e depois queria esticar com meu marido até lá!.. Quero saber se dá pra conhecer lugares legais em 4 dias! Os hoteis ficam no Centro.. perto das agências?.. A maioria dos passeios fica no Parque Nacional Huascarán?? Como terei pouco tempo quero fazer passeios de 1 dia (indo e voltando).
Oi, Viviane! Huaraz é mesmo encantadora, né?
Então, eu fiquei exatamente 4 dias na cidade e fiz passeios de um dia até os locais. Foram 3 no Parque Nacional Huascarán e 1 em Chavín.
Dá uma olhada no meu roteiro.
Ola, amei suas dicas, eu queria ir a patagônia Argentina no fim do ano, mas quando soube dessas lagoas no Peru, mudei de destino sem pestanejar, na verdade adiei a patagônia e priorizei o Peu. Valeu por dedicar tempo para ajudar os futuros visitantes.
Que legal, Manuella! É um prazer poder ajudar.
Você com certeza vai amar o Peru 😍
Aline,
Gostaria de saber quantos dias você sugere ficar em Huaraz e qual o melhor período?
Obrigada
Aline, tudo bem? Por qual empresa você fechou os passeios em Huaraz?
Oi, Natacha. Fiz com a Lalo, mas achei tudo bem confuso, viu! Dá uma olhada na Denomades.
Oi, Aline…eu e meu namorado estamos planejando um mochilão e Huaraz está no nosso roteiro. Na verdade construímos o roteiro com base no seu blog (muito obrigada). Os valores que pesquisamos até agora estão divergentes dos seus, numa das agencias o valor do Glaciar, por exemplo, está 40 dólares. Gostaria de saber se compensa fechar pacotes antes ou deixar pra comprar alguns passeios lá mesmo.
OBS.: Eu venho lendo vários post seus sobre seu mochilão e em um deles você relata um encontro com dois irmãos alagoanos, eu sou alagoana também e conheço os dois. Achei de uma sincronia danada.
Obg pelo blog, tem me ajudado muito.
Nossa, tô chocada que você conhece os meninos. Que mundo pequeno!
Então sobre os preços, pode ser que estejam realmente mais altos porque tem quase dois anos, já. Mas nunca que tá 40 dólares. Deixa pra comprar tudo lá mesmo. Dá pra comprar até pro mesmo dia. Sempre tem gente vendendo na rodoviária.
Olá!
Qual época do ano você foi para Huaraz?
As fotos estão incríveis!
Oi, Renata. Brigada! Era outubro, começo do mês.